quarta-feira, 8 de junho de 2022

Poema sobre Nicodemos e o nascer de novo

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Havia entre os fariseus que é aquela seita mais rigorosa e legalista dos judeus um homem chamado Nicodemos.
Que significa vitorioso com o povo ou vitorioso para o povo e pelo povo.
Nicodemos é um nome Grego que era uns dos principais do judaísmo da religião judaica, da academia, da diplomacia politica embora fosse um fariseu ele era um homem de muita flexibilidade, ele não era tão radical quanto os demais da seita á qual ele estava filiado dentro do judaísmo.
Entro esse Nicodemos, que era uns dos principais dentre os judeus, era uma das figuras mais importantes e renomados e significativas e cultuas e respeitadas.
De noite, um dia foi ter com Jesus, não queria de dia porque não queria se visibilizar.
E a noite na antiguidade era noite, não é como hoje onde noite e dia é quase a mesma coisa.
Era escuro, não se via quem ia e vinha e ele aproveitou esse véu da noite e foi ter com Jesus escondido e lhe disse: Mestre sabemos ( sabemos), ele tinha a ' presunção' de saber algo.
"Sabemos que és mestre vinda da parte de Deus porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes se Deus não estiver com ele".
Ele deduz que Jesus só podia ser alguém de significado extraordinariamente superior, enviado por Deus ou falando da parte de Deus, por causa de uma relação de dedução de causa e efeito.
'Ninguém pode fazer os sinais que Tu fazes se Deus não estiver com ele'.
É o que a maioria das pessoas usa pra discernimentos de natureza teológica.
Eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela faz milagres, eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela fala bem, eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela expulsa poderes malignos.
Quando Jesus nos diz repetidas vezes e a mais explicita de todos está em Mateus no capitulo 7, quando Ele diz que em todo aquele que lhe diz senhor, senhor não entrará no reino dos céus, mas tão somente aquele que obedece e se ativa pela obediência á palavra.
Ele também diz que em teu nome expulsamos demônios, operamos milagres, profetizamos não entrará no reino dos céus porque são pessoas que têm a boca cheia do nome de Deus e as ações marcadas por atitudes de suposta manifestação da autoridade divina mas não vivem Deus, não provaram Deus, não conhecem a Deus porque Deus, não é um nome nem um assunto a ser debatido ou ser entendido ou ser dominado para ser exposto e pra ser assim o poder que impressiona os outros a partir de mim.
Jesus disse não, se você não tiver conhecimento experiencial de Deus e se o seu conhecimento de Deus não for demonstrado pela prática, pela obediência em fé dando razão a Deus pela frutuosidade que decorre de maneira natural da sua obediência pratica a lei da vida segundo Jesus segundo o Evangelho, se você não estiver a experiência de Deus manifesta como fé que atua pelo amor em que ele coloca no caminho prático da obediência, você pode ter todas as teologias e vir com todas as supostas deduções, você não sabe ainda o que está falando, embora você carrega a 'presunção' de dizer: 'Sabemos'.
Sabemos que Tu és porque ninguém pode fazer estes sinais senão tivesse sido enviado por Deus ou se Deus não estiver com Ele.
Jesus respondeu que não é nada disso, que essas lógicas lineares e cartesianas não servem para explicar a relação de Deus com o homem.
Você está olhando a partir de lógicas de causa e efeito Nicodemos, o reino de Deus está acima da teologia de causa e efeito e da sua aplicação ao mundo das deduções acerca de quem é Deus ou quem não é de Deus.
Isso é uma falácia portanto, a isto respondeu Jesus: Em verdade em verdade, eu te digo que se alguém não nasce de novo, não passar pela experiência dessa regeneração essencial não pode ver, enxergar, discernir perceber o reino de Deus nem o que está acontecendo não vai entender nada, a conclusão será errada equivocada a dedução será ilusória porque se não houver a mudança da Matrix, senão houver a mudança do pressuposto essencial, senão houver a convenção do significado mais profundo do ser ninguém enxergar essa outra dimensão.
A gente passa pela vida vendo só as lógicas lineares, a gente passa pela vida andando apenas no máximo e na melhor das hipóteses quando não se é totalmente burro e derrotado, quando na melhor das hipóteses se enxergar as lógicas lineares cartesianas.
Sabemos que Tu és de Deus porque o que Tu fazes é maravilhoso é fantástico extraordinário, logo só pode ser alguém que tenha um pacto com a Divindade.
Tem gente que não tem pacto nenhum com Deus que não ama, que não sabe nada de Deus, e faz coisas extraordinárias.
Mas tu não vais compreender o que está acontecendo aqui através das lógicas teológicas doutrinas dos ensinos da academia tu vas cair antes, tu não vais passar a fronteira das lógicas e das conclusões para entrares na dimensão das coisas que não são concluídas pelas lógicas de causa e efeito, pois elas só são apropriáveis pela fé quando a gente enxergar para além do que os olhos percebe do que as lógicas imediatas deduzem.
Se alguém não nascer, não mudar o pressuposto a Matrix espiritual não pode ver, não pode enxergar não tem o prisma para discernir o reino atrás do imediato presente através das coisas.
Os verdadeiros sinais do reino de Deus você não vai enxergar enquanto somente ficar preso apenas a essa linearidade.
Tem que ser de Deus porque faz coisas fantásticas?. Não!.
Tem muitos fazendo coisas extraordinárias que nunca conheceram a Deus, e tem gente que conhece a Deus profundamente que nunca fez nada de extraordinário como João Batista acerca de quem Jesus diz que dentre os nascidos de mulher, ninguém alcançou a obediência comprometida e simples entregue de João Batista.
Jesus disse isto acerca dele, e aí o Evangelho diz sobre o qual mesmo João Batista, que ele João na verdade nunca fez nenhum sinal, nenhum milagre, nunca chamou atenção por nada portentoso.
Era o caráter dele que era um grito desafiante, rasgante, provocativo.
Mas ele nunca fez nenhum milagre, nenhum sinal, todavia tudo o quanto ele disse de Jesus era verdade.
Portando esse critério de sinais prodígios, maravilhas não são nada a menos que eles sejam corroborados, validados pelo fruto desse novo nascimento, desse novo olhar, dessa nova compreensão, dessa nova Matrix do reino a partir da qual tudo é interpretado e conhecido.
E quem não passou essa transformação de mente, quem não teve a percepção alterada por essa nova consciência, por esse novo discernimento nunca enxergará o que está acontecendo porque o reino de Deus não é óbvio, o reino de Deus é só para quem consegue discernir-lo, pra discernir-lo tem-se nascer de novo, tem-se que ter a Matrix do ser alterada.
Então perguntou Nicodemos,  como pode um homem nasce sendo velho, ele outra vez demonstra que a lógica dele para no horizonte das coisas do espaço-tempo que acontecem entre o berço e a sepultura.
Jesus explica que essa lógica linear não é o bastante pra você concluir quem Eu Sou seja lá quem Eu Seja.
Só dá pra entender de fato às coisas de Deus, se o teu olhar for realmente mudado, se a Matrix for alterada.
Nicodemos repeti que o modo de ele ver é o modo linear é o modo seco é o modo cartesiano é o modo das lógicas aparentes quando ele diz, como pode um homem nasce sendo velho?.
Ai vem essa pergunta pode porventura voltar ao ventre materno e nasce segunda vez?.
No mundo contemporâneo eu não consigo realizar eu não conseguiria, ninguém nem Nicodemos nem ninguém voltar ao ventre da mãe, fica pequeno e nascer de novo, a fantástica vida de Nicodemos Benjamin Button.
Há alternativa disso seria a reencarnação, morrer nascer de novo no ventre da mãe para repetir o processo.
Porém não é disto que Jesus está falando porque não é isto que Jesus ensina, nem tão pouco é isto que as escrituras ensinam em nenhum lugar delas.
Mas a pergunta do Nicodemos na melhor das hipóteses colocam um homem na crença da reencarnação porque a alternativa é patética é um homem já idoso voltar ao ventre da mãe e nasce a segunda vez, que é essa lógica cartesiana levaria alguém a concluir.
Só dá pra nascer de novo nesse mundo se ficar criança e nascer no ventre da mãe, ou se o individuo tiver uma doutrina transcendental dizer só estou pela via da reencarnação, a mãe morrendo e ele também e uma reencarnação voltando a serem duplas: mãe e filho começando tudo outra vez, o que é também uma fantasia a qual a escritura não dá nenhuma corroboração ou validação.
Então respondeu Jesus a Nicodemos ( ao vitorioso do povo).
Esse nome vai ficando ridículo quando esse diálogo vai se desenvolvendo, o mestre, o fariseu rigoroso, cheio de obediência ao mesmo tempo em que é cheio de cultura acadêmica e teológica e doutrinária, mas não consegue dar esse salto está preso e condicionado a esse mundo das lógicas lineares e cartesianas, não compreende o que Jesus diz.
Jesus repete em verdade eu te digo quem não nascer da água e do espírito dessa consciência de que a mente precisa ser transformada pelo arrependimento que era o que a água do ponto de vista imediato para quem estava conversando com Jesus significava porque João Batista ainda estava vivo e batizando com água.
Então ninguém tem que interpretar o que é a água.
João estava vivo batizando com água, Nicodemos vai visitar Jesus, e Jesus responde quem não nascer da água portanto do arrependimento conforme João Batista estava convidando todos a mudarem de mente a verem que o reino chegou que é chegada a hora, que está disponível e acessível a qualquer um pela fé pra quem mudar de mente pra quem dê o fruto de quem mudou de mente, o fruto da metanoia, o fruto do arrependimento, se alguém não der esse fruto não demonstra que compreendeu, que viu que entendeu que disceniu o reino de Deus.
Por isso, Eu te digo e repito.
Quem não nascer da água e da mudança interior que o espírito de Deus produza provoque, fazendo regenerar a consciência, acordar e despertar e ativar a percepção morta e adormecida do significado de Deus e do Seu reino no coração humano, quem não for despertado pelo toque do arrependimento e mudado pela regeneração do espírito, não pode entrar, não pode fazer parte, não pode experimentar, não pode gozar, não pode usufruir nem consegue ver o que está acontecendo como é o teu caso Nicodemos.
Se não tiver metanoia e sofrer a ação cirúrgica do Espírito Santo mudando todas as perspectivas todos os primas do teu caráter do teu acordo com a vida, do que você chama de razão pra viver, se o Espírito Santo não operar isso em Ti ...Tu vás envelhecer sabendo tudo de teologia de academia de doutrina sem ver o reino diante de ti e sem entrar, sem toma posse sem experimentar o reino que está posto aqui por uma razão Nicodemos.
Aquele que nasceu da carne é carne, não basta ter nascido no mundo, você assim só é um ser existente carne é carne mas o que é nascido do Espírito Santo, do espírito de Deus da consciência de Deus do arrependimento da decisão por uma vida nova, aquele que é nascido da regeneração do despertamento que vem do espírito ilumina o ser desse ativamento para obediência do Evangelho em fé por amor a vida, quem não tiver essa consciência, quem não é nascido dessa regeneração dessa mudança não é espírito não nasceu no espírito ganhou a consciência do espírito, ainda é só um ser trabalhando com as categorias da lógica da carne.
Porque as coisas espirituais se disserem espiritualmente e as coisas das físicas carnais do espaço-tempo ser disserem com as lógicas de causa e efeito.
Mas o reino de Deus está fora das lógicas de causa e efeito.
O reino de Deus é o reino da graça e a graça quebra o ciclo de causa e efeito toda hora de modo que pelo arrependimento aquilo que no mundo das lógicas de causa e efeito do espaço-tempo não tem transformação no mundo e na dimensão do espírito podem nascer de novo agora já simultânea e concomitantemente operações, novas criaturas podem brotar de dentro das velhas criaturas, novas mentes podem brotar de dentro das velhas concepções, novo olha que enxerga não só coisas visíveis mas discerne dimensões invisíveis podem ser dado a você.
Isso tudo a você se você nascer de novo, se for ativado no Espírito Santo para viver essa consciência do reino de Deus com os olhos abertos discernindo o trabalho de Deus em você e concordando com o trabalho de metanoia de conversão de arrependimento de regeneração de Deus em você e se entregando a cada vez mais ao sentido e a razão transformadora de Deus que não tem nada a ver com as lógicas imediatas de qualquer que seja a presunção de conhecimento humano exterior no espaço-tempo, porque o que nascido da carne é carne e o que nascido do espírito é espírito.
"Portanto Nicodemos não te admires de Eu te dizer que você tem que nascer de novo".
Porque senão você não vai entrar, você não vai usufruir, embora você seja extraordinariamente bem rankiado em Israel, fica sabendo Nicodemos que ninguém tem domínio sobre isto, é a soberania absoluta de Deus então não aches que tu podes controlar: "Eu sei que ele e de Deus porque os sinais que ele faz são de Deus".
Ninguém consegue controlar, ninguém consegue determinar, ninguém consegue condicionar se é de Deus é incondicional e não incondicionável está para além de todo controle humano.
Assim é o que é nascido do espírito de Deus porque o vento o Ruah ou vento de Deus, o sopro de Deus vem de onde é que ele esteja, o vento sopra de onde ele esteja e para onde ele deseja, o vento sopra onde quer.
Ninguém tem o poder de determinar por onde o vento vai soprar, no máximo tu ouves o seus assovios ou farfalhar das folhas nas árvores ou uns uivos de uma penha sendo soprada por um vento misterioso é tudo o que tu consegues saber ou sentir na tua pele o impacto físico da passagem dele, mas tu não sabes de onde ele vem, de que casa ele está vindo nem para que casa ele está indo, de que floresta ele está vindo pra que floresta ele está indo, em que oceano ele se formou e onde ele vai terminar e o que ele vai produzir.
Assim é todo aquele que é nascido do espírito, esse que é nascido do espírito está pra além do controle dessas lógicas imediatas de alguém poder dizer: Sabemos.
Não tu não sabes, vocês todos juntos não sabem.
E somente aquele que nasceu de novo que se deixou regenerar por esse trabalho da metanoia da mudança de mente e significados operados pelo Espírito Santo mudando a Matrix do coração, somente esse pode ver, somente esse pode entrar nessa dimensão mas ele próprio também não a controlam.
Ele é levado daqui pra lá e quando você nasce de novo, você perde a presunção de controlar a Deus e ao Espírito de Deus ou de dizer quaisquer palavra finais acerca de Deus.
Então perguntou Nicodemos, como podes suceder isto?.
E a palavra seguinte é assim:  'Acudiu Jesus'.
Jesus o socorreu, porque o homem entrou em um estado de susto de perplexidade, ele compreendeu o que não compreendia o que é raríssimo.
Nicodemos chegou nesse ponto de susto de pânico, ele entendeu o que não entendia.
Como podes suceder isto?. 
Ele não disse que não pode suceder isso era impossível, ou coração dele era bom, ele só tinha que vencer o título de ser o vitorioso do povo, acadêmico do povo essa tolice.
Esse Nicodemos entendeu e se deixou sacudir por esse pânico para essa angústia por esse pavor e teve a graça de compreender o que não compreendia e de expressar com veemência seu pânico da sua mais absurda ignorância.
Jesus socorre ele com uma pergunta: "Tu és mestre em Israel e não compreende estas coisas".
São as coisas que as escolas não ensinam, nenhum curso em nenhuma academia, nenhum rabinato em nenhum seminário, nenhum sacerdócio, nenhum mestre, nenhum corpo docente sabes isto ou entende isto.
Eles são no máximo seres da lógica linear e cartesiana, eles param aonde a mente deles não alcançam mas e a aonde as demonstrações empíricas e repetitivas não podem acontecer.
Jesus diz que não é o bastante saber andar até onde a filosofia, teologia e a lógica te leva, você tem que transcender-las e entender as coisas que as escolas não ensinam.
Tu és mestre em Israel e não compreende estas coisas simples, básicas?.
A fala de Jesus tinha a intenção de liquidar de vez a ilusão do mestre, a ilusão do pensado, do teólogo, do filósofo, do doutrinado, do que pensa que pelo muito saber, ele concluí alguma coisa.
Quando na verdade todos os saberes me levam a saber que eu não concluo definitivamente nada.
E que todo o meu saber é de absoluta relatividade e que ele será substituído em tempo porque não passa ainda do que apenas se palmilha na experiência tatiantes das lógicas lineares e cartesianas que vão sendo vencidas por realidades maiores e mais esmagadoras  para não mencionar a dimensão espiritual que está pra além que se pode compreender com os sentidos e tem a ver com aquelas coisas que excedem a todo entendimento.
Se o individuo nesse ponto der razão a Deus definitivamente, existem coisas e as maiorias das realidades espirituais habitam aonde o melhor do meu pensar não penetra o melhor do meu intuir não alcança o melhor do meu concluir não conclui e, essa seria a melhor da minha inteligência seria concluir e discernir a inconclusividade das minhas conclusões e assim me quebranta.
Se eu não chegar aí e se eu não for levado e ai não alcança pela pulsão pelo trabalho do espírito me dando estes socos de luz para eu entender alguma coisa, se eu não admitir a minha presunção e não concluir o meu não poder conclui para mim manter aberto para então nascer de novo.
Nada dessa dimensão do espírito do reino de Deus será ativado, será despertado será acordado dentro de mim.
Porque em verdade, em verdade eu te digo, disse Jesus a ele: Que nós dissemos o que sabemos, é a conversa de todo mundo, todos falam o que aprendeu, o que sabe, o que estudou, se apresenta dizendo o que sabe, eu sou isto ou aquilo e testificamos aquilo que nós dizemos temos visto é até onde a gente pode ir.
Contudo eu dizendo o que eu digo, porque eu sei o que eu sei, e mesmo eu testemunho o que eu tenho visto, você e a maioria não podem aceitar o meu testemunho, ficam concluindo com as conclusões do que apenas vocês experimentaram e vocês não iram dar o passo além se vocês não puderem crê naquele que viu, naquele que soube e soube não porque aprendeu com os mestres, mas por que foi ensinado pelo Pai, e por que se aproprio de tal modo que isso é seu como tudo isso que eu digo, faço e falo é meu, se você não aceitar esse testemunho você não vai ter acesso ao que eu estou falando.
Se a palavra que sai da minha boca não for acolhida por você, se o meu testemunho, se as minhas conclusões sobre a falência das conclusividades humanas não for entendido e você não ser render, não baixar aguardar e não aceitar a palavra e o testemunho das coisas que eu sei e tenho visto do meu Pai, você não vai ver o reino de Deus, porque se tratando até mesmo de coisas terrenas, do testemunho que Eu dou, da conversa possível, do diálogo imtabulável usando os códigos de compreensão que Eu estou usando para me fazer entender, se você não me entender nem nesse nível da minha explicação aqui e agora pra você, como é que você vai crê nas coisas espirituais, celestiais?.
Aceita pelo menos a incapacidade que tu tens de concluíres sobre as coisas celestiais, as coisas do reino de Deus, as lógicas do Espírito Santo que estão pra além do teu poder de alcançar e que são as manifestações que a gente recebe pela fé e justamente são elas próprias que nos transformam que nos fazem nascer de novo, que nos ativa e nos regenera por uma nova percepção.
Assim se tratando de coisas  terrenas não me credes como crereis se eu começar a falar das coisas celestiais?.
Ora Nicodemos ninguém subiu ao céu até hoje, não ao céu espacial, não ao Sky, mas o céu espiritual, senão aquele que dessa dimensão superior desceu, a saber o filho do homem que está aqui na tua presença e ao mesmo tempo tem o seu recíproco no céu de modo e do modo porque e como Moisés levantou aquela serpente lá no deserto que mordia o povo de Israel, assim se importa que o filho do homem seja levantado para que assim foi como lá no deserto quando Deus disse que aquele que olhasse para a serpente de bronze erguida por Moisés numa haste e a vise ai e cresce que as mordeduras das serpente estava envenenando o povo todo e matando tinha sido absorvidas pela serpente de bronze no símbolo daquele emblema ficaria curado, assim também Eu digo que hoje o que está acontecendo é isto, está todos sendo mordido pelo veneno da morte como o povo de Israel no deserto, e eu o filho do homem fui enviado e serei levantado, era uma expressão pra definir a sua cruz.
Serei levantado eu vou absolver pra Mim o veneno de todos para que todo aquele que creia em mim tenha a vida eterna, sabe por que Nicodemos?.
Porque Deus amou o mundo fez isso e faz isso por amor.
Se você não entender que tudo isso é fruto do amor e que o nascer de novo acontece porque aquele que não tem pecado Deus o fez pecado por nós e ele se tornou o centro de convergência de toda iniquidade do universo e da humanidade por que Deus fez convergir tudo pra Ele.
Aquele que não tiver essa consciência de que sua culpa, seu pecado, sua vida de morte foi absolvida na cruz para que agora crendo, você veja o reino, entre no reino se aproprie de uma dimensão eterna pra sua condição humana, aquele que não tiver essa percepção de fé não vai se apropriar de nada.
Agora, se tu queres saber por que Deus age assim conosco, humanos diz Jesus a Nicodemos: É porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, Nicodemos entendia bem essa linguagem do filho unigênito desse ser, desse anjo do Senhor, dessa manifestação de Deus do espaço-tempo sinalizando o Cristo que viria de modo que é isso que Jesus diz a Nicodemos: " Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito a expressão exata do seu ser para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha onde pegar, segure com segurança e se aproprie da qualidade eterna da vida que não tem fim.
Não tem fim porque seja temporalmente imortal não é assim.
Ela não tem fim porque ela é possuída pela qualidade do amor de Deus pra além do espaço-tempo vivera a eternidade em Deus.
Quem Nele crê, nesse que chama pra Si converge pra Si a angústia de todos os pecados de todos os venenos de todos, quem Nele crê não é julgado o que não crê sabendo com certeza diz não quero pra mim, eu me resolvo a mim mesmo, eu não preciso de perdão, esse já está julgado pelo julgamento que fez da desnecessidade da graça sobre a sua própria vida.
Esse já está julgado porque não crê naquilo que foi feito em favor dele de modo que tudo convergiu para o unigênito de Deus para que todos os filhos de Deus ficassem livres de todo e qualquer culpa, e pudessem seguir a jornada e não seria apenas homens da carne para a carne mais seres humanos do espírito para o espírito.
O julgamento é este Nicodemos, que a luz veio ao mundo, e a luz está aqui, você veio me visitar de noite, a noite tu viste ao encontro do sol nascente das alturas.
O julgamento é este, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz Nicodemos.
Olha a luz aqui e tu vens me visitar a noite porque tu tens medo do julgamento dos homens, mas o julgamento é este.
A gente tem que decidir se a gente ama a luz ou ama as trevas, a gente tem que decidir se a gente ama mais as trevas do que a luz!.
E se a gente ama a luz, a gente não pode ama mais a luz do que as trevas, a gente que ama a luz não pode ama as trevas.
E porque que alguns vendo a luz, sabendo da luz amam mais as trevas do que a luz?.
Jesus diz: Porque eles sabem que o seu modo de viver, de agir é mal e quem vivendo de modo mal, quem dando o fruto do ódio, da inveja, da amargura, do ciúme, da disputa vingativa, da acepção de pessoas, do supremacismo, quem vivendo isto é tão abominável diante de Deus vai querer vir para a luz?.
Só deseja a luz aquele que tendo intenções diferentes no coração se sente atraído pelo fruto da luz, pelo o que a luz propõe.
Mas todo aquele que pratica o mal quando ver a luz foge da luz porque sabe ao se aproximar da luz as suas obras serão manifestas, o seu ser ficará nu e descoberto e eles querem continuar mascarados.
O interessante é que esse diálogo é com um homem que seguia Jesus de longe e que foi seguindo Jesus ocultamente com medo do que os outros podiam dizer até o último momento até depois da morte de Jesus.
Ele era um discípulo, o Evangelho de João diz: Era um discípulo de Jesus ainda que ocultamente.
O julgamento é este Nicodemos: Que a luz veio ao mundo meu filho, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más, pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega pra luz é óbvio.
Todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz, aborrece o Evangelho, aborrece esta palavra e não se chega para a luz afim de que não sejam questionadas as suas práticas e as suas obras.
Quem pratica a verdade todavia não é para ser conhecido, a verdade que se faz conhecer e não se faz prática não é verdade.
A verdade só se torna verdade pela prática, quem prática a verdade aproxima-se da luz afim de que as suas obras sejam manifestas porque são obras de uma vida que acontece em Deus.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Não sou líder de nada

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Definitivamente, não tenho a menor vocação para ser líder.
Muito menos, chefe.
Não nasci para ser seguido,
nem tampouco para dar ordens.
Custei a entender isso.
Fui convencido desde criança que esta era a minha sina.
Por algum tempo, acreditei piamente nisso.
Porém, à medida que me aprofundo não proposta revolucionária de Jesus, me dou conta de que este jamais foi seu propósito.
Pelo contrário, ele disse que entre os seus discípulos seria diferente.
Não haveria lugar para disputa de poder.
O maior seria o menor.
O último seria o primeiro. 
Por isso, hoje prefiro ser acompanhado a ser seguido,
prefiro colaborar a dar ordens,
prefiro inspirar a exercer controle.
Abrir mão do controle não é nada fácil, principalmente quando percebemos o quanto ele é cobiçado. Sempre há quem se candidate a assumir um trono deixado vago.
Sempre há quem se ache mais preparado a assumir o timão.
Sinto pena de quem se disponha a gastar sua vida na busca desenfreada por autoafirmação.
No reino de Deus não há tronos a serem ocupados, nem posições a serem defendidas com unhas e dentes.
O reino de Deus é um reino de amigos.
No lugar de controle, cuidado.
No lugar de autoridade, serviço.
Em vez de discursos que nos assegurem o poder, mensagens que estimulem o amor, a partilha, o perdão.
Nisso encontro o sentido da minha existência.
Quem quiser um líder para chamar de seu, basta olhar ao redor para encontrar quem melhor se encaixe em suas fantasias.
Quem quiser um amigo, um companheiro de jornada, um irmão, espero que o encontre em mim.
No mais, não pretendo ter a última palavra em nada, nem mesmo neste assunto.
Contento-me a encorajar a reflexão,
a autonomia de pensamento.
Acho que finalmente a maturidade parece ter chegado.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Lá vem a chuva

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Ai que angústia, que tormento... chego a me contorcer por causa desta dor... toda a minha terra está devastada.
Em um instante, todas as nossas barracas e tendas foram destruídas.
Lá vem a chuva, meu Deus, é água que não acaba mais, lá vem o morro, rolando céu abaixo, varrendo o barraco crescido no barro, construído em local impróprio, poluindo a paisagem da cidade apinhada de miséria e pobreza.
Lá vem a chuva, meu Deus, não é novidade não, todo ano ela nos visita, sempre trazendo no colo a destruição e um punhado de mortes e dor, todo mundo sabe, não existem mais inocentes por aqui.
Lá vem a chuva, meu Deus, hoje a gente não dorme, a casa é de tijolo, mas o coração é de papel, sem fundamento, a alvenaria é nada diante da valentia da natureza e o amontado de entulhos, rolando morro abaixo, destrói até a esperança, quanto mais o pouco que se colheu de uma vida inteira de trabalho e suor.
Lá vem a chuva, meu Deus, e com ela lá se vão os meus sonhos, a ilusão de uma vida digna, justa, comida na mesa, filhos na escola, um chão pra chamar de seu e uma cama pra deitar depois do moído da lida, é pouco, mas pra maioria de nós é um luxo que os olhos nunca verão.
Lá vem a chuva, meu Deus, protege pai, protege mãe, guarda os filhos, livra-nos do hálito da morte que nos corteja com esse cheiro de terra e capim, salva-nos da boca aberta na encosta do morro que quer nos tragar com apetite voraz.
Lá vem a chuva, meu Deus, vou correr pra acender uma vela, fazer uma prece, uma promessa qualquer, quem sabe alguém ouve e se compadece de nós que somos esquecidos de tudo, nessa encosta dos dias.
Lá vem a chuva, meu Deus, o raio corta o céu cinzento como se fosse faca amolada na carne seca, depois, o zunido do trovão nos faz calar, o morro fica em silêncio reverente esperando a hora de gritar por socorro, ainda que se saiba que ninguém que importa vai ouvir.
Lá vem a chuva, meu Deus, mas fazer o quê, é só um dia a mais nessa agonia de viver, amanhã, se a gente acordar, a gente vê o que vai fazer, enterra quem morreu, tira na vassoura e no balde a lama que soterrou a casa, a alma e a vida.
Lá vem a chuva, meu Deus.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Um espelho da sociedade doente

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Não há outra designação, é criminoso o que a Polícia Rodoviária Federal fez em Sergipe matando um suspeito asfixiado com gás dentro de uma de suas viaturas.
Coisas assim não podem ser toleradas, não podem ser complacentemente degustadas,
não por gente que ama o Evangelho.
Eu leio os profetas e vejo o quanto eles clamaram por justiça,
pela repreensão do opressor,
pela manifestação de Deus em favor daquele que está sendo esmagado, daquele que não tem quem o defenda.
Essa é uma pauta inadiável, prioritária, a igreja que não enxerga isso é pobre, cega e nua, se alguém que, dizendo-se discípulo de Jesus, vê esse tipo de coisa e não se manifesta é conivente com quem a patrocina, em nome da tolerância se aceita o escárnio contra a vida,
em nome do politicamente correto se foge de enfrentamentos intransponíveis, padres, pastores e bispos que fazem vista grossa a este tipo de violência se associam ao mal calando-se diante da tragédia dos desvalidos.
Não há como se calar, quem não se manifesta é porque escolheu viver num mundo cor de rosa que só existe por ser alimentado pela covardia, quem não dá a cara para bater é porque ainda não entendeu o chamado de Jesus para confrontar as potestades da Terra e fazer o bem a todo aquele que for encontrado no caminho.
É tempo de despertar, porque se você não se revolta com cenas como essa é porque, talvez, sua alma tenha morrido, uma vez que a dor do outro nada lhe diz.
Eu sou o reflexo do tempo em que vivo, sou o espelho de uma sociedade doente, sou um homem fazendo a leitura do mundo que me cerca e tendo a responsabilidade social, muito mais do que religiosa,
de denunciar a surdez e a dureza de coração que se instaurou.
Você acha que devemos ficar calados, só orando e falando ao mundo: “Jesus te ama!”?.
Ora, como convenceremos alguém dessa verdade se não nos importamos com as pessoas a quem dizemos que ele ama, como mostraremos ao mundo quem ele é e com quem se importa se,
como seus representantes, não nos envolvemos com a dor, a miséria e a tragédia humana deste tempo?.

sábado, 28 de maio de 2022

Poema sobre a Vila Cruzeiro

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Tenho me esforçado bastante para não desperdiçar energia com bobagens, principalmente quando se trata de discussões sem sentido, carregadas de achismos e jargões, mas, por mais que me esforce,
às vezes, sim, às vezes é difícil não me posicionar.
Estava terminando de pagar uma conta e na fila tinha um cidadão que puxou papo com a atendente e começaram a falar do preço das coisas, ela reclamou do alto valor do café e ele disse que podíamos estar pior, que poderíamos ser uma Venezuela, eu calado estava e calado continuei, mas, para minha infelicidade, a máquina deu problema e o que eu pensei que acabaria rápido, demorou tempo suficiente para o cidadão me inserir na conversa, o assunto do café,
se transformou num discurso dele contra os direitos humanos,
mais uma vez veio a tona a questão dos direitos humanos que só servem para proteger vagabundo,
como ele me chamou para a prosa, fui obrigado a dizer que a vida,
a educação e a segurança são direitos humanos, logo, não existe um policial que seja contra os direitos humanos, podem ser contrários a politicagem existente, aos discursos descontextualizados de alguns,
que pregam reação com flores durante um ataque a tiros. 
O cidadão que me chamou para a conversa, ficou um pouco constrangido, ele pensou que encontraria apoio, mas não foi bem assim.
Saí de onde eu estava e amadureci um pensamento antigo: se você trabalha para o estado em áreas estratégicas e diretamente ligadas aos direitos humanos, você deveria pedir exoneração, do contrário,
o discurso não passa de hipocrisia. 
Sim, é um hipócrita aquele que afirma que os direitos humanos só servem para proteger vagabundos, enquanto continuam com suas carreiras públicas que existem exatamente por conta da necessidade de se garantir que os direitos humanos sejam minimamente respeitados.
Não estou dizendo que as carreiras foram criadas por conta dos direitos humanos, estou afirmando que tais carreiras são, hoje, o suporte do estado para garantir a vida,
a educação e a segurança do povo, logo, repetindo o que eu disse antes: se quer fazer discurso contra os direitos humanos e é funcionário público, está mais do que na hora de rever os conceitos ou de pedir demissão.
O que não dá, que não cabe, é esse discurso jargônico, descontextualizado, altamente irreal.
O cidadão que me puxou para a conversa, não pode ser enquadrado por mim como funcionário público, não sei e não me importa o que ele faz, mas assim como ele, existem muitos cidadãos que quando precisam, recorrem aos direitos humanos e depois ficam abrindo a boca pra falar mal.
Sim, eu sei, muitos vão dizer que nunca precisaram, mas se eles puxarem bem, vão perceber que até essa coisa de abrir a boca e falar livremente, é um direito humano.
Repito, não se combatem tiros com flores, assim como não se sustenta discurso sem o mínimo plausível de conhecimento.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Poema sobre a condição humana em sua perdição

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Nas parábolas de Lucas 15 e 16 Jesus descreveu em cada uma delas muitos ângulos diferentes da condição humana em sua perdição, tanto quanto também expressou o modo redentivo do Pai agir em relação á alienação humana em cada um desses casos.
Inicialmente temos a Ovelha Perdida.
É o ser humano que se atabalhoou no caminho e perdeu a direção,
o sentido da vida; ou seja:
o caminho do Pastor.
Nesse caso, não se trata de rebeldia, mas de distração e tolice;
o que frequentemente faz com que homens ovelhas venham a alienar-se da vereda, do passo, do sentido do Evangelho, da obediência a Jesus;
e, também, do vínculo fraterno humano tão útil a manter-nos andando tendo uns aos outros como admoestadores na caminhada.
Trata-se, portanto, da distração que gera o desgarrar fraterno e a comunhão; e isso por razões diversas, muitas delas vinculadas à perda do foco em razão de relacionamentos sem vínculo com a fraternidade da fé; ou, também,
pelo envolvimento excessivo com companhias que nos fazem abandonar o interesse pela Palavra e pela comunhão humana em torno da Palavra da fé.
Então, temos a Dracma Perdida.
Em tal caso, na maioria das vezes, tem-se a alma humana que se perde em estado de alienação de si mesma, inconscientemente; posto que a dracma, pela sua própria natureza, tenha se “perdido dentro da casa”;
e isto por não se conhecer, por não saber de si mesma.
É o caso dos que têm grande valor pessoal, mas que desconhecem o significado de sua própria existência; os quais acabam ficando jogados dentro do ambiente familiar da fé, mas sem que se saiba de seu estado de perdição pessoal; e, semelhantemente à inconsciência da “dracma”, tal pessoa não se sabe perdida, posto que não reflita sobre seu próprio estado em razão da inconsciência espiritual.
Em geral isto acontece muito com “crentes e seus filhos”; ou seja: com os que se habituaram à “religião como casa”; os quais, depois de um tempo, desaparecem em seu significado espiritual diante de Deus pela impressão de “pertencimento” ao ambiente da “casa”.
Tem-se, então, o Filho Pródigo.
Ora, esse tal é aquele que se rebelou contra o amor do Pai, e julgou na sua adolescência espiritual que viver com o Pai é equivalente a “limites e castrações”. 
Trata-se daquele que se vai por deliberação, que se aliena com a sensação de esperteza,
que se distancia a fim de “viver sua liberdade” como expressão de libertinagem contra o amor santo.
Depois aparece o Irmão Mais Velho. Sim, aquele perdido que pensa que está dentro da vontade de Deus pelos seus atos de obediência forçada e legalista, mas que nunca teve vida ou intimidade com o Pai; sendo ele próprio apenas um pecador que habita as proximidades embora sua alma invejosa viaje longe do coração de Deus; ainda que, ele mesmo, jamais tenha a coragem de estabelecer o que habita seu coração como decisão de comportamento.
Assim, torna-se magoado, judicioso e extremamente perdido do amor do Pai, especialmente pela sua raiva dos pecadores “sinceros na sua rebelião assumida”.
Por último, tem-se aquele que se dedica aos negócios do reino,
mas que é Um Administrador Infiel.
Estes equivalem aos pastores, sacerdotes e agentes supostamente explícitos do reino, mas que perderam a fidelidade, e, assim, tornaram-se ladrões e enganadores, fazendo do reino um “negócio” pessoal; e, portanto, explorando o povo e defraudando o Evangelho. Sim; são os pecadores malandros;
os quais esquecem que haverá o dia do acerto de contas; embora, eles mesmos, pelo vício administrativo e mistrativo pensem estarem para além do perigo, julgando que exista uma dependência de Deus em relação a eles.
Portanto, criando tal engano em suas mentes uma espécie de permissão para o ágio, para o adicional de gestão, para a exploração como “direito”; até que chega dia.
Para cada um desses “perdidos” o tratamento de Deus é diferente.
A Ovelha Perdida é “procurada”, pois, perdeu-se pela tolice e pela imaturidade.
A Dracma Perdida precisa ser buscada, posto que não tenha autodeterminação para achar-se.
O Filho Pródigo tem que arrebentar-se antes de tudo pois, sem que sofra a falência, jamais cairá em si e voltará; e mais: ele tem que voltar boa parte do caminho sozinho.
O Irmão Mais Velho poderá ser salvo pelo ciúme da Graça; sim, esta será a sua melhor chance; isso se ele aceitar seu estado de perdição embora enganado pela falsa ideia da salvação como profissão e gestão espiritual, moral e legal.
Do contrário, morrerá na casa do Pai sem conhecer a Sua Graça jamais.
O Administrador Infiel somente é salvo pela vergonha e pela possibilidade da revelação pública de seu estado de falsidade e infidelidade.
São aqueles que somente são salvos pelo escândalo de suas vidas.
Concluo perguntando:
Quem é você em relação aos arquétipos acima mencionados?.
A Ovelha Perdida se afastou alienadamente do caminho e o Filho Pródigo deliberou tal ato em estado de revolta.
Os demais, a Dracma, o Pródigo,
o Irmão Mais Velho e o Administrador Infiel não foram para “longe” de nada; perderam-se dentro da casa; sim, perderam-se sem expressão notória de seus estados de alienação.
É sutil assim o caminho da perdição de quem se julga “pertencendo”!.
A Ovelha tinha Pastor...
A Dracma tinha uma dona que a ela atribuía grande valor, mas a Dracma existia em estado de inconsciência no ambiente de sua proprietária.
O Pródigo sabia que tinha um Pai bom.
O Mais Velho tinha Pai, mas vivia como um órfão amargurado.
O Administrador Infiel nunca fora a lugar algum, mas jamais se entregará fielmente a nada...
Assim, vemos que tolice ingênua, alienação, rebeldia, raiva invejosa, malandragem e perspectiva de controle habitam os casos clássicos de perdição da alma no ambiente do convívio com a Palavra e com o Santo.
Olhe para você mesmo e pergunte-se:
Quem sou eu?.
Nele, que deseja dar festas de amor pelo nosso encontro, ou pelo nosso regresso, ou pela nossa esperteza de buscar graça na nossa vergonha flagrada.

domingo, 22 de maio de 2022

Felicidade é construção (Mateus 5:1-12)

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Vendo Jesus as multidões subiu ao monte, e como se assentar-se aproximaram os seus discípulos, e Ele passou a ensina os discípulos um caminho da construção de uma vida feliz espiritualmente.
Ele começou a ensinar o caminho da construção da felicidade espiritual.
Felicidade espiritual é uma construção.
Felicidade pro coração, pra vida; esse nível de felicidade conforme Cristo, conforme Deus que aqui é designada como a felicidade dos Makários que significa dos espiritualmente felizes, dos espiritualmente prósperos.
Ele ensina essa felicidade e ensina que isso é uma edificação feita com escolhas.
Escolha de material para botar na construção do ser.
Eu vou escolhendo, eu vou pegando as materiais espirituais pela fé, pela adesão, pela convicção, pela razão que eu dou ao fato que não há material melhor nisso capaz de substituir e sobretudo porque eu estou convencido de que esta é a construção da felicidade.
Eu não quero deixar na minha vida, lugar para o azar para a loteria, eu não estou aqui num cassino de felicidade pra ver se eu dou sorte.
Jesus disse: A felicidade é construção, é escolha, felicidade é constatação de que seja excelente e a aceitar o caminho proposto nessa excelência de ser no coração.
Portanto Ele disse para quem quer aprender a construção da felicidade.
Felizes só são os ensináveis, os humildes de espírito que significa aquele que tem dentro de si húmus, aquele que tem dentro de si umidade, tem dentro de si o acolhimento.
São terrenos carregados de húmus e da palavra e da ideia de húmus que vem humildade é desse acolhimento fértil.
Humilde de espírito é um individuo que é dotado do poder, do acolhimento fértil, é o individuo ensinável.
Ele tem húmus no espírito, toda semente boa nele cresce, e ele acolhe.
Esse é o primeiro passo para quem quer ser feliz, é ter essa decisão, eu serei uma pessoa com o coração cheio de húmus.
E eu não rejetarei, serei humilde para acolhe toda semente boa da vida para que ela cresça em mim, e eu me manterei aberto a vida inteira.
Não lutarei contra a verdade antes serei hospitaleiro e acolhedor humildemente em relação a tudo o que seja a sabedoria da verdade na vida.
O segundo passo Ele disse para sermos humanos e solidários, seja generoso, seja aquele que se importa com a dor dos outros, seja um individuo que tem um coração pra solidariza-se com quem sofrem.
Esses que têm esse tipo de espírito paradoxalmente nunca choram de infelicidade.
Eles sempre choram com a doçura da consolação de uma paz edificante enquanto consolam e se solidarizam com os outros, porque eles existem em um estado de eterna consolação a medida em que consola.
Todo o individuo que queira ser feliz torne não um falso consolador, mas um sincero, honesto, verdadeiro e realista consolador e você viverá consolado.
O terceiro passo Ele disse para não compramos brigas, seja manso se controle, não seja escravo da sua pseudo dignidade nem escravo do exercício de direitos adquiridos, nem escravo da valentia, nem escravo do poder de pegar, fazer, bater.
Não antes os felizes são os que se controlam, os mansos são aqueles que colocam a besta o cavalo interior sob rédeas pessoais.
Esse é o sentido de mansidão, é pegar esse cavalo e coloca sobre o meu domínio, sobre a minha capitania.
O feliz é aquele que não se entrega aos impulsos translocado desse bicho resfolegante que o habita.
Esses que assim agem, esses que se ausenta das brigas esses que se retiram da palhaçada, esses que não se solidarizam com nenhuma forma de idiotice são os que herdam a terra, são os que recebem as melhores oportunidades.
São os que prosseguem tendo a chance de escolhe o melhor caminho.
Porque os outros vão guerreira guerras loucas até devorarem uns aos outros e morrer na sua própria infelicidade.
Jesus disse que quem quer se feliz, precisa carregar dentro de si essa vontade de ver justiça e não justíssimo amargurado.
A justiça é doce, a justiça é irmã da paz, a justiça é totalmente gêmea do amor, por que o amor almeja justiça, e a verdadeira justiça só é justa se ela vier carregada de amor, senão ela vira justíssimo felino.
Quer ser feliz busque justiça, trate com justiça, promova justiça pro próximo.
Mas não advogue em causa própria as suas justiças, porque você vai ser tornar um amargurado defensor de si mesmo.
Tenha fome e sede de justiça como se isso fosse fazer um bem estar justo.
Faça para o seu próximo aquilo que será sua água e sua comida, só fique satisfeito quando você perceber que o outro recebeu a medida necessária para viver e ser feliz na parte que lhe diz respeito, faça assim e você será feliz.
Quer ser feliz, Jesus disse para sermos misericordiosos, tenha um coração que se condói  com a miséria do próximo e você será feliz.
Você não vai viver com um sofredor doído patológico sofrendo as dores de aflição de um solidarismo improdutivo, que quer apenas chorar de maneira auto- redentora.
Seja misericordioso com aquele que passa no seu caminho.
Não adianta ficar dizendo que é misericordioso com aqueles que estão em um campo de refugiados na Ucrânia, eu posso orar mas se eu não fizer minha misericórdia chegar lá, eu estou apenas sendo um discursador das bondades que eu não encarno e que os outros não provam como beneficio da minha vida.
Comece a ser misericordioso com o seu pai, com sua mãe, com os seus filhos, com a sua esposa, com os seus irmãos, com os seus vizinhos, com os pobres que você vê , com o coração para quem está vivendo algum tipo de miséria.
Miséria financeira, miséria econômica, miséria social, miséria de reputação, miséria moral, miséria psicológica, miséria de afeto pelo sentimento de abandono e rejeição, se condoa e você será feliz.
Quanto mais você for assim, mas as existenciais, mas as leis da vida conspiraram misericórdia em seu favor.
Você vai semear misericórdia e ela vai voltar sobre você, e você vai ser coberto pela própria misericórdia que você semeou.
Se você quer ser feliz, tenha um coração limpo.
Eu nunca vi um individuo feliz com o coração sujo, eu não sou um pouco moralista, mas eu nunca vi em um homem com a mente cheia de cobiça, cheia de lasciva de luxúria feliz.
Eu nunca vi em um individuo adulterando feliz, eu encontro ele cheio de tesão, maluco subindo as paredes.
Eu nunca encontrei um bêbado feliz, já encontrei um individuo de pileque feliz, mas ele só estava feliz porque ele não vive bêbado, porque se o pileque virar uma coisa crônica ele vai se tornar um ébrio.
Eu nunca vi um individuo que fica maquinando como ele pode fazer para tirar dinheiro do próximo.
Eu nunca vi um individuo que nutra sua alma com pornografia porque busca infelicidade na diversidade dos suingues ou das suruba.
Eu nunca vi ninguém que dedicou á mente a pensar de maneira maliciosa sobre o próximo ser feliz.
Eu só encontro gente limpa de mente e de coração aprendendo o caminho da felicidade.
Se o coração não for limpo, a gente não vê nada de Deus na vida e quem não enxerga nada de Deus na vida não se alimenta com nenhuma esperança eterna e não tem nenhuma alegria maior.
Ninguém que tenha a mente pura e um coração assim sujo jamais será feliz na vida.
Quer ser feliz, seja um pacificado ao invés de ser um provocado, feliz são os que fazem a paz, os que se reconcilia que diminuem o peso de tragédia os que não cobrem multidão de pecados, os que socorrem o pai desnudo ao invés de gargalharem da sua vergonha ao contrário cobrem.
São aqueles que protejem o momento arrasador de uma pessoa digna cobrindo ao invés de expor.
São esses que trabalham pela paz, são estes que ao invés de provocarem guerras, diminuem as chances de conflito tentam aproximar pessoas.
Esses são felizes em casa com a esposa com os filhos com os pais no trabalho nos relacionamentos fazendo pontes porque um pontífice é um fazedor de pontes.
E estes aonde quer que chegue vai carregar a felicidade de um filho de Deus.
Todo mundo olha e diz: ' aleluia, chegou esse o filho de Deus, chegou a paz'.
Você carrega isso de você e todo mundo olha com essa certeza de que você é essa pessoa.
Ninguém é feliz sem paz, só um homem de paz pacifica outros.
Tem gente que escolhe brigas, tem gente que escolhe não gostar de graça, tem gente que escolhe perseguir, tem gente que escolhe como a maioria do quais foi infeliz e ficou dizendo a Deus para ter misericórdia.
Quer ser feliz aprenda a lidar com a injustiça, pois quem não aprende a lidar com a injustiça nunca será feliz.
Todo mundo sofre injustiça o dia inteiro.
Não seja um individuo movido pela opinião de terceiros, antes tenha um coração pacificado mesmo que aquilo que os homens chamem de direito de justiça e de lei seja usado para oprimir você, não se magoe.
Felizes são aqueles que vivem para além do ressentimento.
Felizes são aqueles que não se importam com os que terceiros interpretam atribuições a eles.
Feliz são aqueles que fizeram acordo de paz com Deus no seu coração e andam exultantes não importa qual seja a interpretação enganosa de quem quer que seja.
O homem e a mulher feliz são aqueles que desistiram de serem campeões de média de ibope no planeta e resolveram viver para não darem passos que não seja passos pacificados na presença do autor da vida.
Os felizes são os que são perseguidos por causa da justiça, não se importam porque sabem que eles são habitados pelo reino de Deus.
Eles são herdeiros, o reino está dentro deles, eles não estão procurando uma aprovação de nenhuma realeza, de nenhuma reputação média humana, de nenhuma validação de terceiros.
Esses conseguem, esses constroem todo dia felicidade.
Jesus disse que bem-aventurado somos todos nós, realmente felizes quando vivendo o Evangelho não somos compreendidos, mas nem por causa disso a gente desiste, retroagir ou voltar atrás.
Ao contrário disso a gente até exulta não porque os outros não entenderam, é por que a gente está tendo o privilégio de viver da história dessa consciência sem medo com coragem com ousadia com sabedoria com moderação mas no poder do Espírito Santo, e carregado de eterno peso de Glória dessa alegria de Glória, dessa certeza de vida eterna.
A gente caminha sabendo que sobre nós  repousa o espírito da Glória o espírito de Deus como disse Pedro:" Se sois perseguidos e injuriados caluniados bem-aventurados sois".
Isso acontece por causa do Evangelho não porque vocês são intrometidos ou fofoqueiros, mas por que vocês sejam sábios bondosos e apesar de serem essas pessoas assim, ainda que apesar disso são perseguidos até por causa disso são perseguidos.
Ora sobre vós repousa o Espírito da Glória de Deus.
Portanto, felicidade é construção, felicidade não é uma loteria nem uma sorte.
Felicidade é escolha e a escolha que você pode começar a fazer hoje.


 

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Poema sobre os armamentistas

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Existem,  pelo menos, duas formas básicas de se fazer uma leitura bíblica: "contra nós" e "a nosso favor".
Quando lemos o texto a nosso favor, isolando, descontextualizando as partes que nos interessam, encontramos respaldo para qualquer absurdo que pensemos,
que queiramos justificar.
Os escravagistas cristãos do passado e do presente, usaram a abusam da carta de Paulo a Filemon para isso.
Os escravagistas atuais são também conhecidos como "patrões".
Quando lemos o texto contra nós, vamos nos dando conta de que precisamos ajustar o nosso comportamento aqui e ali para nos enquadramos nas orientações.
Resumindo: quando lemos a nosso favor,  mudamos o texto; quando lemos contra, mudamos a nós mesmos.
É uma questão de hermenêutica.
Nas mãos dos armamentistas, qualquer referência a arma, no texto bíblico, serve de apoio para legitimar sua própria truculência.
Assim, atualizam os textos sobre armas, descontextualizados,
e colocam na conta do "isso servia apenas naquele contexto, porque era só uma ilustração" para casos como o do "bom palestino", que socorreu um judeu, deixado para morrer por tantos outros judeus.
Os armamentistas evangélicos e católicos não tomam Jesus Cristo como referência, mas sim seus discípulos, que eram homens truculentos do seu tempo em processo de transformação pelo convívio com o Mestre.
Citam por exemplo, o fato de Pedro, um pescador estressado, andar armado, e dão como referência o momento da prisão arbitrária de Jesus, em que Pedro, num momento de indignação e justiçamento corta a orelha do servo do sumo sacerdote.
Pedro andava armado com uma espada, mas a referência não pode ser Pedro.
É Jesus Cristo.
Ou somos seguidores de Pedro?.
Na sequência desse episódio,
Jesus adverte Pedro, mesmo compreendendo que aquilo foi um ato de amor a Ele, porém de ódio ao romano.
Então Jesus manda ele recolher a arma.
E bota a orelha do soldado de volta no lugar, segundo a narrativa.
Ou seja, o armamentista da cena é Pedro, que foi repreendido, e não Jesus Cristo.
O pastor Batista armamentista, intérprete da Bíblia, que postou um vídeo recente com uma arma, legitimando o uso de armas pelos cristãos atuais porque os puritanos ingleses usavam, tem como referência os puritanos ingleses e não Jesus Cristo.
Outro texto que os líderes gosta de repetir é o de Marcos 6:8.
Ocorre que ali, Jesus enviando os seus discípulos em duplas,
por estradas perigosas, ele não manda levar uma arma, mas apenas um "cajado" ou "bastão", conforme traduções e versões.
Outro texto que os armamentistas adoram citar é o de Lucas 22:36,
que não pode ser analisado sem levar em conta os versículos anteriores e o que acontece depois.
Pouco antes da prisão, Jesus está tendo uma resenha com seus discípulos.
Pedro, sempre afoito, diz que está pronto para ser preso ou morto por ele.
Cristo retoma a cena em que enviou os discípulos sem armas e sem suprimentos, apenas com um cajado, e compara aquele momento com o que está para acontecer.
E diz que diferente daquele momento, agora iriam precisar de armas para montar uma cena de forma que a profecia sobre ele fosse cumprida:
" Ele foi contado com os malfeitores."
Pois bem, aí um dos discípulos diz: eis aqui duas espadas!. E ele respondeu: Basta!.
Eles só precisavam de armas para serem caracterizados como um grupo rebelde para que se cumprisse o que de Jesus escreveram.
Jesus não queria um confronto armado.
Duas espadas contra a quantidade de soldados que iriam prendê-lo não faz o menor sentido.
Além disso, na sequência dessa cena, Pedro corta a orelha direita do servo do sumo sacerdote, e Jesus repreende.
Jesus estava usando de uma ironia absoluta, não recomendou a ninguém que venda as capas e comprem espadas para andar armados, e que os discípulos andem com guardas e seguranças.
Só quem está com a mente obliterada pode pensar de outro jeito.
Jesus sempre esteve cercado de malfeitores, de pecadores de pessoas de diferentes estranhas e morreu entre dois malfeitores.
O ódio só é quebrado pela ação do amor que cura.
Jesus andava na direção da cura,
na restauração da vida,
da compaixão,
da inclusão,
da misericórdia,
da não segregação ao contrário do agregamento,
da busca de reconciliação.
Jesus nos ensina ama o inimigo,
a orar por aquele que nos persegue,
e damos a outra face e andar muitas milhas para desarmar o espírito do ódio e da raiva.
Um dia o mundo conhecerá como diz o Apocalipse a ira do cordeiro.
E a ira do cordeiro se manifestará não com grandes ações contra os humanos.
É o entregar dos humanos a si mesmo que provoca tudo aquilo que destrói a humanidade e que constrói a ira do cordeiro.
A ira do cordeiro é a nossa salvação.
Não tem Jesus Cristo armamentista nos evangelhos.
Essa imagem não é do Jesus dos evangelhos e sim do Jesus dos evangélicos.
Jesus é descrito nos evangelhos como "manso e humilde", como um pregador da paz, como príncipe da paz.
Jesus orienta que em caso de agressão, não revidem, que disponibilizem a outra face após um tapa na outra.
Jesus não reage a prisão e nem permite que o grupo use as duas armas disponíveis.
Jesus circula entre as piores pessoas de cara limpa,
Jesus se expõe, Ele não convoca ninguém para lutar por Ele.
Jesus acalma os ânimos o tempo todo e nunca sequer pega uma arma.
É muita imoralidade pastoral querer botar as armas na conta de Jesus.
Está, porém, é a vossa hora e o poder das trevas é a vossa hora.
Que os armamentistas covardes todo armamentista só é corajoso com uma arma na mão, especialmente pastores e padres que pregam a violência armada que defendem em seus próprios nomes.
Quem haja assim está associado com o poder das trevas.
Jesus disse para não associamos a este poder essa é a hora das trevas.
No livro de João diz: " ai vem o príncipe desse mundo e ele nada tem em mim, não tem uma porção de ódio nem de violência não tem onde se agarrar em mim, não tem onde se alojar demônio em mim, instalar demônio em mim, não tem como transferir diabo para mim".
No contexto em que vivemos nesse país, pastores e padres postarem fotos com arma, darem entrevista dizendo que usam e até querem pregar armados, falarem mais de arma que de paz.
Estão matando gente sim.
E não é em nome de Jesus, que fique bem claro.
Não há elogio de Jesus a armas.
Quando alguém próximo a Ele recorreu a elas, Ele disse: Basta!.
Duas espadas bastam para que se formasse uma cruz onde a salvação se consumou.

domingo, 15 de maio de 2022

Poema sobre a verdadeira marcha para Jesus

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Não creio que Jesus pretendesse iniciar um movimento que levasse multidões às avenidas para gritarem Seu nome em coros puxados por trio-elétricos.
A genuína “marcha para Jesus” se dá sem data e hora marcadas,
sem showmício para eleger candidatos evangélicos,
sem discurso moralista,
sem disputa para desbancar outras marchas e paradas.
A verdadeira "marcha para Jesus" não acontece com data marcada,
guiada por trios elétricos,
ao som de gritos de guerra,
mas acontece todos os dias,
pelas ruas, avenidas, corredores de supermercados, shoppings,
bancos, onde gente conquistada pelo amor de Jesus são conduzidas como evidência do poder do Evangelho.
Desta marcha eu participo sem o menor recato.
A verdadeira “marcha para Jesus” é aquela  em que “levamos sempre por toda a parte o morrer do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos”.
Portanto, trata-se de algo discreto, sem alarde, sem chamar a atenção para si mesmo.
Como “sal da terra” devemos ser polvilhados no caldeirão cultural, realçando o sabor da comida,
e não chamando a atenção para nossa presença.
Parece que temos errado na mão. Estamos tornando a comida intragável de tão salgada.
Como “luz do mundo” devemos estar direcionados para fora como refletores em vez de querer atrair os holofotes para si.
Em vez disso, tornamo-nos massa de manobra de quem almeja fazer de nós capital político para ser usado em suas negociações por trás dos bastidores.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Poema sobre os perigos da riqueza

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O bilionário Elon Musk, dono da Tesla, gastou US$ 44 bilhões para comprar o Twitter.
Esse valor é seis vezes mais do que seria necessário para acabar com a fome no mundo.
Existem 45 milhões de pessoas no mundo que não têm o que comer.
Se antes da pandemia o número chegava a 27 milhões,
a situação da fome se agravou ainda mais ao longo dos últimos anos,
de acordo com o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas.
O que deveria valer mais, uma rede social que muitos consideram ultrapassado ou a vida de milhões de pessoas que morrem de fome?.
O que você faria com sua fortuna se fosse um bilionário como Elon Musk?
Aliás, por que há bilionários?.
Por que há tantos recursos nas mãos de tão poucos enquanto tantos sequer têm o que comer?.
Seria correto desejar ser um bilionário em um mundo como o nosso?.
Como cristãos, não deveríamos almejar um mundo mais igualitário é justo?.
Viver numa cidade cercada de montanhas tem suas vantagens e desvantagens.
A exuberância de nossa topografia tem seu lado negativo. Se quisermos assistir a um belo nascer do sol, teremos que buscar uma praia,
de onde possamos vê-lo se insinuando no horizonte até rasgar o céu com seus raios.
Caso contrário, as mesmas montanhas que embelezam nossos cartões postais proverão uma muralha que retardará o aparecimento do astro rei.
Que haja algo errado, todos admitimos.
Resta saber o que se pode fazer para corrigi-lo.
Não basta remediar, tratar os sintomas, sem questionar as estruturas injustas que os produzem.
Como pisar num lugar como o lixão de Jardim Gramacho, deparar-se com seres humanos vivendo literalmente do lixo, e não questionar o que estaria por trás disso?.
Seria muito fácil emitir um juízo moral, atribuindo a miséria de nossos semelhantes ao pecado, à falha de caráter, à indisposição para o trabalho.
Isso, certamente, pouparia os verdadeiros responsáveis pela penúria que atinge boa faixa da população mundial.
Também é relativamente fácil esconder-se atrás de um sistema que incentiva a meritocracia, que justifica a concentração de renda,
enquanto desdenha da miséria alheia.
Como ceder à misericórdia em nossos corações enquanto nossas mentes teimam em justificar o sistema responsável por produzir esses indesejáveis efeitos colaterais?.
Eis a nossa esquizofrenia!.
O trabalho para o qual fomos arregimentados consiste em aplainar o terreno, para que, quando o Sol da Justiça despontar, toda a humanidade possa vê-lo ao mesmo tempo.
Para nivelar o terreno, montanhas terão que ser abatidas, e vales aterrados.
Não se trata de algo simples de se fazer, mas de um desafio que demandará um esforço por parte de todos os envolvidos.
O que provoca desnivelamento maior entre os homens do que a injustiça social responsável pela divisão de classes?.
O que hoje chamamos de desigualdade, os profetas chamavam de iniquidade.
Poucos com tanto, tantos com tão pouco.
Se isso não puder ser corrigido no âmbito da igreja, certamente não o será no mundo. 
Por que tratamos o rico de maneira gentil e o pobre de maneira rude?.
O homem com anel de ouro em seu dedo representa aquilo que gostaríamos de ser.
Nós o invejamos.
Quem sabe, se o adularmos, ele nos ajudará a ascender socialmente?.
Já a presença do pobre nos causa mal-estar.
Sua existência desafia nossos escrúpulos.
Sua presença nos intimida.
O que ele poderia nos oferecer?.
Provavelmente nos pedirá alguma ajuda.
Por isso, é melhor mantê-lo numa distância segura.
Só existem vales, porque existem montanhas.
Não haveria pobres, se não houvesse ricos.
Não haveria miséria, se não houvesse concentração de bens. 
Ninguém chega ao ponto de se tornar bilionário sem ter explorado o trabalho do pobre, do necessitado,
e sem ter se valido de um sistema calibrado para beneficiar a uns em detrimento de outros.
Salários foram fraudulentamente retidos.
Direitos foram solapados.
A justiça pervertida.
Tudo em nome do conforto,
da segurança, da estabilidade. 


terça-feira, 10 de maio de 2022

Para quem é o Evangelho

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O Evangelho não é para os arrogantes. 
Cristo veio para aqueles que sabem não serem bons. 
Para aquele que sabe que é um ser caído. 
Para aquele que vive a corrupção da carne e vê a vida como uma escola e que, por meio dos resultados das próprias escolhas, recoloca-se nas encruzilhadas da existência e ratificando a própria liberdade,
diz a si mesmo: escolha!.
Quem é sincero consigo mesmo sabe que já fez mal a muita gente.
Aquele que confessa que já mentiu,
já se deixou corromper,
já machucou o outro,
sabe que todas estas possibilidades continuam existindo.
Sabendo de toda a atração que a natureza humana caída acolhe, o discípulo agradece a Deus quando consegue, por meio Dele, dizer: NÃO!.
Que cada um consiga olhar para si mesmo e se reconhecer como um ser humano sujeito a falhas; um filho pródigo que pede todos os dias para voltar e vislumbrar o Pai amoroso que o recebe e se alegra. 
Ao reconhecermos que nada somos, podemos então agradecer à intervenção Deste Pai que sempre conduz o filho ao arrependimento necessário para aprender e continuar a jornada.
"Estou aqui para dar atenção aos de fora, não para mimar os da casa,
que SE ACHAM JUSTOS."

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