terça-feira, 23 de outubro de 2018

Poema sobre a escravidão

.



Infelizmente a natureza humana é ruim e esta barbárie acompanha a humanidade desde sempre praticamente.
Basta olhar os grandes impérios e não restará nenhuma dúvida,
há no homem o desejo inato de manipular,
explorar e subjugar aqueles que ele julga inferiores.
Os babilônicos, os medos, os persas, os assírios, os egípcios,
os astecas, os gregos, os romanos e tantos outros povos espalhados pelo mundo, nos cinco continentes, utilizaram a escravidão como meio de ampliar seu poder e suas riquezas, ter escravos, em muitas culturas, era quase que indispensável, tamanha a dependência do sistema escravista.
Os escravos eram desumanizados,  tratados como meros objetos e não há em hipótese alguma nenhum benefício advindo da escravidão e muitos povos que foram subjugados no passado, deixaram de existir ou seus descendentes apresentam péssimos níveis de desenvolvimento humano.
Quando começamos a falar de descendentes, nada mais justo do que avaliar a condição dos mesmos aqui no BRASIL.
Não é preciso ser especialista em história para saber que ter a pele preta por aqui é algo bastante complicado, não por sermos ou nos sentirmos inferiores, mas sim pela existência do RACISMO e da exclusão social aos quais somos submetidos diariamente.
O 13 de Maio de 1888 não trouxe à liberdade plena, mas sim uma nova prisão.
Os negros deixaram de ser escravos?
Sim, isso é incontestável, porém passaram a ser excluídos.
Exclusão que nos acompanha. Livres por direito, mas não de fato.
As ações afirmativas, dentre elas a política de cotas, não são um favor, fazem parte da ordem constitucional deste país que tem por objetivo construir uma sociedade livre, justa e solidária. Como construir tal sociedade, sem a interferência do Estado?
Alguém acha que por bondade e  consciência seriam ofertados aos afrodescendentes ( da pele preta ) vagas nas universidades públicas? Já sei, você talvez diga que já são oferecidas, basta ir lá e competir de igual para igual.
Só umas perguntas: como tratar como iguais aqueles que sempre foram pensados de modo diferente? Por que não oferecer desde sempre um ensino público de qualidade?
A política de cotas me desagrada por não ter prazo de validade, creio que ela deveria ter nascido já com a certidão de óbito, deveria ter sido elaborado um projeto de reestruturação social, onde o termo raça viesse a inexistir e todos recebessem as mesmas oportunidades, contudo, as coisas não são assim.  
Então, negar o descaso e despreparo da nação quando o assunto é o povo da pele preta é de uma insensibilidade e de um mau caratismo sem precedentes. Justificar a MISÉRIA e a exclusão social, do povo preto deste país, através da culpabilização dos chefes tribais africanos é muita canalhice.
Os chefes tribais e os portugueses daquele momento são a representação máxima da humanidade, ou seja, não importa a ética, o que importa é obter vantagens e consolidar seu projeto de poder, mesmo que o outro seja desumanizado.

Postagens mais lidas