quarta-feira, 29 de junho de 2022

Poema sobre a parábola do semeador

.




No livro de Marcos capítulo 4 descreve que Jesus voltou a ensina a beira-mar e que reuniu-se numerosas multidão a Ele de modo que entrou num barco onde se assentou e afastando-se da praia todo o povo estava a beira-mar da praia enquanto ouve assim Jesus lhes disse ensinava muitas coisas por parábolas no decorrer do seu ensino dizia por exemplo: houve desde que saiu o semeador a semear a sementes e ao semear uma parte caiu á beira do caminho e vieram as aves e comeram.
Outra caiu em solo rochoso onde a terra era pouca em cima embaixo era pedra.
Logo nasceu, visto não ser profunda a terra aparentemente respondeu com facilidade.
Mas na hora que o sol saiu e a camada de terra frágil, fina foi esquentada de baixo pra cima pela rocha que ali existia o que aconteceu foi que o sol queimou no seu calor a semente e porque ela não tinha raiz secou-se.
Outra parte caiu entre os espinhos, a semente entre os espinheiros.
E os espinheiros foram crescendo, crescendo, crescendo abafaram, sufocaram e ela não deu fruto nunca.
Outras enfim caíram em boa terra, algumas outras e deram frutos.
E esse fruto vingou, cresceu produzindo assim essas sementes 30 vezes mais, 60 vezes mais e até 100 vezes mais por semente.
Uma semente para 100, uma semente para 60, uma semente para 30 reproduções imediata.
Então Jesus acrescentou que tem ouvido para ouvir ouça.
Quando Jesus ficou só, o que estava junto com Ele com os outros doze discípulos, O interrogaram a respeito dessa parábola das parábolas e Ele lhes respondeu:' A vós outros estais aqui Comigo vos é dado conhecer o mistério da relação entre Deus e o coração humano através da mediação do Evangelho.
Mas aos de fora que não entraram nessa compreensão, tudo se ensina por parábolas para que vendo não veja porque na realidade não querem ver.
Esses que estão de fora, estão de fora porque não querem estar dentro, eles não querem que a palavra lhes penetre, esteja dentro deles, por isso Eu falo por parábolas, para que vendo, vejam e não percebam, para que ouvindo ouça e não entendam, para que venham para que não venham a converter-se porque eles não querem se converter.
Eles não querem de fato receber o perdão de Deus pra eles, por isso eles se bloqueiam e se fecham deliberadamente de modo que Eu lhes conto tudo por parábolas porque não adianta eles vendo vêem não percebem, ouvindo ouvem e não entendem por que eles não querem ser converter'.
Então lhes perguntou aos discípulos:' Não entendes esta parábola e como compreenderei todas as outras parábolas, se não entendes essa, ou que acabei de dizer antes sobre quem vê mas não quer perceber, ouvir mas não quer entender por que não quer entender profundamente porque não deseja ser converter.
Qual é o problema de vocês?.
Não entendes esta parábola, como poderes entender as demais parábolas, se não entendes essa que é a mais básica de todas.
Que é de onde por onde tudo começa'.
Vou explicar a vocês, disse o senhor Jesus: O semeador semeia o Evangelho, a palavra assim como eu estou fazendo semeando a palavra e é esse o semeador, é quem espalha todo dia as sementes de vida para todos os lados.
São estes os da beira do caminho onde a palavra é semeada, são aqueles que enquanto a palavra está sendo semeada como eu estou semeando aqui agora, enquanto ouvem é distração para todos os lados, e confusão, é briga, é provocação ou individuo simplesmente já perdeu toda a capacidade de concentração, vive numa hiperatividade mental.
Quase todos hoje em dia tem incapacidade de concentração se você não os alcançarem um minuto, dois minuto, eles não conseguem mais ter atenção a dar, eles têm relação pacifica com o tempo.
Então enquanto estão ouvindo, logo vem satanás mesmo o adversário da boa nova, o adversário do Evangelho, o adversário da fé satanás, e tira a palavra semeada nessas pessoas enquanto elas estão me ouvindo.
Você enquanto me ouve aqui presta atenção na quantidade de coisas brigando contra essa palavra na sua mente fora de você?.
Cada dia mais eu vejo a incapacidade das pessoas pararem e se concentrarem, meditarem, pensarem e refletir.
Se você não oferece a elas um minutinho pra quem sabe elas sejam tocadas por aquilo não adianta.
Quanto mais você ensina mas elas vêm sem ver, mas elas ouvem sem ouvir porque não querem compreender porque não querem as implicações da compreensão.
E esses que caem a beira do caminho são justamente aqueles que enquanto a palavra esta sendo falada satanás está tirando, roubando, distraindo, arrancando mudando o assunto pra sempre no coração deles.
Semelhantemente vêm aqueles que eu disse que são como sementes semeadas em solo rochoso aqueles da terra rasa, os quais ouvindo a palavra logo a recebe, logo começam a dizer:"Meu Deus, porque que eu não ouvi isso antes, eu nunca mais vou deixar, que coisa maravilhosa eu não tive o privilégio de crescer sabendo disso mas agora eu sei, agora é pra sempre, agora eu vou ficar".
Eu já ouvi isso imaginem vocês de quanto milhares, milhares e milhares e quase ninguém fica.
Esses que chegam assim dizendo que nasceu, floresceu da noite pro dia com esse ímpeto extraordinário em geral são terras rasas.
Aparecem com subtersa e desaparecem no dia seguinte pela extensão histriônica da sua declaração de fé de erva, se você presta atenção só no que se está falando e na empolgação da fala, você pensa que a pessoa vai ser o seu melhor escudeiro dali pra frente.
Mas eu depois de tanto tempo sei que em geral esses que falam muito fogem logo, não aguentam a pressão, não aguenta o sol causticante da existência.
Recebem com alegria mas eles não têm raízes em si mesmo, sendo antes uma emoção são aqueles da emoção de pouca duração, eis lhe chegando angústia o a perseguição por causa da palavra por causa do Evangelho mesmo, logo eles dizem:" não!. Eu não me escandalizam, ficam chocados e dizem meu Deus eu creio em Deus e agora só porque eu estou tentando obedecer o Evangelho, todos me perseguem.
Eu não quero isso não, nem o Evangelho, nem Deus e nem a perseguição".
Pergunta quantos milhares desses eu já vi na minha frente?.
A outros ainda, aqueles que são semeados entre os espinhos.
São aqueles que ouvem a palavra, notem que todos estão no processo de ouvir.
Aquele que cai na beira do caminho encontro ouvi é roubada, aqueles do solo rochoso ouvi a palavra se alegram mas não tem raiz a palavra morre e esses são semeados entre os espinhos enquanto ouvem os espinhos crescem e Jesus diz que 'espinhos que sufocação de naturezas antagônicas que são como espinhos para a alma.
São essas da experiência existencial desse grupo aqui'.
Jesus diz que são os cuidados deste mundo, a preocupação materialista, a ansiedade, a avidez, a ganância, a busca de poder de dinheiro, de importância,de imagem.
São esses que os espinhos sufocam, esses que dão importância aquilo que pra Deus no mundo é espinho é cargo e abrolho. 
Mas por individuo que não foi iluminado pelo Evangelho são as coisas mais importantes pra ele e que acabam sendo as que sufocam como os cuidados deste mundo, todos os interesses e as aplicações do coração intensamente nos valores insignificantes deste mundo e ainda mais a preocupação com a fascinação das riquezas, o desejo de prosperar financeiramente enriquecer; ter muito dinheiro gera uma fascinação um deslumbre.
O individuo começou ouvir o Evangelho mas logo o Evangelho é sufocado pelo deslumbre da riqueza e as demais ambições todas elas ambições financeiras, ambições políticas, ambições ideológicas, ambições de imagem, ambições, ambições, essas ambições que se tornam o sentido, o objetivo, a presa, a ansiedade e a  primordialidade da própria existência do individuo.
Todos esses concorrendo juntos sufocam a palavra e ela fica infrutífera, não produz mais nada morre no coração, o individuo pode até continuar a ser religioso, mas o Evangelho foi morto nele.
Já os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem o Evangelho, o lerem, aprendem, ouvem a palavra e acolhem, a abraçam, a praticam, a têm na mente como princípio primordial para todos os pensamentos, decisões e escolhas.
São esses que ouvem e acolhem o Evangelho e obedecem, e porque ouvem, recebem, acolhem, obedecem às suas vidas crescem frutificando.
São pessoas que você olha para elas e você ver o fruto de amor, de alegria pura de paz, de bondade, de justiça, de paciência longânima, de misericórdia, de compaixão, de fidelidade, lealdade e de autocontrole de domínio próprio onde o Evangelho cai e dar fruto, você percebe essa frutificação porque ninguém pode dizer que o Evangelho caiu e se realizou na sua vida sem que ele frutifique abundantemente o fruto do amor e do espírito de Deus, o fruto do reino de Deus o fruto da justiça do Evangelho na vida.
E faça isso com superabundância, 30 pra 1, 60 pra 1, 100 pra 1; quando uma pessoa frutifica o amor de Deus nessa vida na prática, no olhar, no interpretar, no tratar quando ela se converter mesmo e o Evangelho a engravida do sêmen divino da semente eterna, a pessoa fica grávida do fruto do Espírito Santo.
E aí quando essa pessoa começa a frutifica, essa pessoa vale por 30 e se multiplica em 30, se multiplica em 60, se multiplica em 100.
Tem alguns que viram um campo cheio de semente da vida porque o Evangelho manifesta-se como fruto e como frutificação evidente.
Não é aquilo que os crentes fanáticos ensinam que essa frutificação é sair gritando pela rua pregando pra quem ninguém não quer ouvir, obrigando, importunando.
Esse fruto nasce em mim, mesmo que eu esteja numa ilha deserta sem ninguém, eu estarei nessa ilha deserta se o Evangelho deu fruto em mim, eu estarei numa ilha deserta cheio de amor, de misericórdia, de paz, de alegria pela gratidão da sobrevivência por cada frutinha que eu encontre para comer, por cada gota d'água que eu encontro pra refrescar a boca.
No muda nada, tanto faz se eu estou no palco de uma congregação ou se estou sozinho perdido na escuridão.
Se o Evangelho me habita o fruto tem que ser o mesmo.
Essa coisa de dizer que o Evangelho só dar bons frutos em você quando está acompanhado não é ainda o Evangelho é a sua obediência hipócrita ao superego a média, ponderada do comportamento exigido.
Não é o Evangelho.
O Evangelho não precisa de público, ele não consegue dá fruto sozinho de si mesmo.
O Evangelho não melhora você quando há muitos e nem deixa você ficar pior quando você está sozinho.
O Evangelho da o mesmo fruto sempre porque se é verdade não há interregno na frutuosidade.
Agora pra entender isso porque isso é fundamental foi Jesus que perguntou.
' Não entendes esta parábola?'.
Essa é uma parábola que ninguém pode ser discípulo de Jesus sem entendê-lo.
' Se não entendes esta parábola como é que vocês compreender as outras?'.
Porque só compreende as parábolas de Jesus aquele em que o Evangelho foi plantado, brotou profundas raízes e frutifiquem em luz em entendimento, em amor, em graça, em compreensão e discernimento.
Somente esse pode entender o Evangelho; quem não teve esse plantio enraizado no ser, não compreende nada assim como não compreende nada aquele que de cujo coração o diabo rouba a palavra enquanto ele ouve, assim como não compreende nada aquele que tem uma vida superficial e que qualquer aperto faz com que ele desista de tudo; esse aí nunca entendeu essa parábola.
Como também não entendeu aquele que acha que é possível conviver, botar na mesma equação o Evangelho juntamente com todos os cuidados e preocupações consumistas nesse mundo, fascinação pelas riquezas e pelas ambições; esse que acha que o Evangelho combina com esse tipo de ambição diferente de natureza distinta de valores que não são do reino de Deus, esse não vai nunca entender nada.
Tem algumas pessoas que estão aqui comigo e não me entende;
só entendem os que abrem o coração para deixarem essa semente da boa-nova, do ensino, do caminho verdade e vida de Jesus que é caminho verdade e vida pra existência; somente esses que acolhem, guardam e deixam essa gravidez divina acontecer neles, são os capazes de entender o reino de Deus e a palavra do Evangelho aos demais é como Jesus disse e a tristeza é absolutamente essa pra que vendo veja e não percebam; ouvindo ouçam e não entendam porque não querem converter-se não querem de fato experimentar a palavra por isso o coração deles existe em estado de descaso, de bloqueio, de indiferença.
Pode tentativa de combinação do Evangelho com tudo aquilo que com o Evangelho não combina.

Postagens mais lidas