sábado, 18 de setembro de 2021

Além do bem e do mal

.





Em nenhum outro momento da história humana a sociedade esteve tão doente quanto em nosso tempo e, paradoxalmente, em nenhuma outra situação se teve tanta medicina, tantos medicamentos e tanta tecnologia para melhora a existência das pessoas.
O que está acontecendo, então?.
Por que não evoluímos nesse sentido?.
Levamos o homem a Lua, mas não conseguimos levá-lo a fazer a viagem para dentro de si mesmo,
fundimos o átomo, mas não conseguimos romper com os mecanismos que produzem miséria e fome, criamos supercomputadores e inteligência artificial, mas estamos, de forma estúpida, destruindo o ecossistema que mantém o planeta vivo.
Tenho sido testemunha de que a sociedade contemporânea é uma terra devastada, um lugar de ruínas emocionais, de gente dilaceradas de alma, de anoréxicos de consciência e coração.
Adolescentes estão se suicidando, mulheres se sentem esmagadas em meio a rotinas de trabalho profissionais que atuam em situações extremas, como médicos, policiais e motoristas, sofrem corriqueiramente com síndromes, crianças estão tendo crises de pânicos nas favelas.
Os males sociais não têm preconceito, nem de classe, nem de cor, não exclui religiosos ou ateus, ricos ou pobres, todos estão sendo molestados por pulsões de morte, visitados por angústias e medo, tornamo-nos a sociedade da pílula, precisamos de algo que amorteça a realidade para podermos por o pé do lado de fora do apartamento de tal forma a encarar a rotina perversa dos dias.

 

Postagens mais lidas