sábado, 15 de agosto de 2020

Poema sobre o fanatismo

.




A essência do fanatismo consiste em considerar determinado problema como tão importante que ultrapasse qualquer outro.
O fanatismo é um zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância,
O fanatismo é um facciosismo partidário; uma adesão cega a um sistema ou doutrinação.
É uma dedicação excessiva a alguém, a algo ou paixão.
É extremamente frequente em paranóide,
cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
O fanatismo se torna um perigo pra sociedade quando beira o fundamentalismo porque faz com que a pessoa tenha “fé cega” e interpretações equivocadas sobre os ensinamentos religiosos.
Os bizantinos, nos dias que antecederam a conquista turca,
entendiam ser mais importante evitar o uso do pão ázimo na comunhão do que salvar Constantinopla para a cristandade.
Muitos habitantes da península indiana estão dispostos a precipitar o seu país na ruína por discordar numa questão importante.
Eles querem saber se o pecado mais detestável consiste em comer carne de porco ou de vaca.
O fanático defende suas causas com tanto fervor que, por vezes,
flerta com o delírio, ficando impossibilitado de ouvir argumentos opostos ou entabular diálogo saudável com quem não coadune com a sua premissa.
Os reacionários americanos prefiririam perder a próxima guerra do que empregar nas investigações atómicas qualquer indivíduo cujo primo em segundo grau tivesse encontrado um comunista nalguma região.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os escoceses a despeito da escassez de víveres provocada pela atividades dos submarinos alemães, protestavam contra a plantação de batatas ao domingo e diziam que a cólera divina, devido a esse pecado, explicava os nossos militares.
Os que opõem objeções teológicas à limitação dos nascimentos, consentem que a fome, a miséria e a guerra persistam até ao fim dos tempos porque não podem esquecer um texto, mal interpretado, do Gênese.
Os partidários entusiastas do comunismo, tal como os seus maiores inimigos, preferem ver a raça humana exterminada pela radioatividade do que chegar a um compromisso com o mal capitalismo ou comunismo segundo o caso.
Em cada comunidade há um certo número de fanáticos por temperamento.
Alguns desses fanáticos são essencialmente inofensivos e os outros não fazem mal enquanto os seus partidários forem pouco numerosos ou estiverem afastados do poder.
Na Pensilvânia pensam que é mau usar botões; isto é completamente inofensivo, salvo na medida em que revela um estado de espírito absurdo.
Alguns protestantes extremistas gostariam de ressuscitar a perseguição aos católicos; essas pessoas só serão inofensivas enquanto forem em pequeno número.
Para que o fanatismo se torne uma ameaça séria é preciso que possua bastantes partidários para pôr a paz em perigo, internamente por meio de uma guerra civil ou externamente por uma cruzada; ou quando, sem guerra civil, estabeleça uma Lei dos Santos que implique a perseguição e a estagnação mental.
No passado, o melhor exemplo da história é o reinado da Igreja desde o século IV ao século XVI.
Atualmente, a igreja ou a super espiritualida é um veneno que mata a vida com Deus e dos próprios crentes.
E para curá-lo são necessárias três condições: segurança, prosperidade e educação liberal.




Postagens mais lidas