domingo, 6 de novembro de 2022

Poema sobre os profetas

.






“Há alguma palavra do Senhor?”.
Esta foi a pergunta feita a Jeremias pelo Rei Zedequias antes de ter seus filhos assassinados e seus olhos vazados, sendo amarrado a grilhões de ferro para ser exilado na Babilônia.
Os Caldeus, sobre a liderança de Nabucodonosor, haviam cercado Jerusalém e o Rei buscava uma resposta de Deus para seu desespero.
Antes de ouvir o profeta,
o Rei o colocou num fosse escuro e fétido, por 3 dias, tudo com o objetivo de quebrantá-lo para que ele pudesse lhe dar uma boa palavra.
Então, passados os dias, na presença do Rei, Jeremias respondeu à pergunta: “Há alguma Palavra do Senhor?.
Sim, há!.
Na mão do Rei de Babilônia serás entregue!". Jr 37:17.
E para desgraça de Judá, a profecia se cumpriu.
Profetas não são pessoas ajustadas a modelos, adequadas por etiquetas, eles não se alinham a ordem ideológica, econômica e política, profetas sequer andam na direção do status quo religioso, divergem dos sacerdotes, não vivem no Templo, não comem na mesa do Rei,
são andarilhos solitários,
desviantes e malditos. Incompreendidos, quase sempre os profetas são ridicularizados, não raro, são rejeitados pela sua própria família, eles são os “pinos redondos em buracos quadrados”.
Contudo, creia, profetas não podem ser dobrados, eles não negociam a Verdade ou a Justiça, não dizem o que o povo quer ouvir,
não se preocupam com reputação, Deus fala com eles e eles entregam aquilo que receberam.
O profeta não é um homem da religião, ele não está confinado a um prédio, ele é um ser das ruas,
como Malaquias, precisa saber o que está sucedendo, precisa fazer uma leitura dos fenômenos sociais para compreender àquilo que Deus está lhe revelando e, desta forma,
falar o que precisa ser dito,
sem se importar com as consequências.
Estamos vivendo a corrupção generalizada da igreja evangélica no Brasil, mas restaram alguns poucos profetas falando aquilo que Deus deseja comunicar.
Eles não serão vistos nas catedrais, ou nos grandes ajuntamentos,
eles não pertencem as denominações de grifes e a maioria é invisível nas mídias, mas “A Palavra do Senhor” está com eles e quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a igreja nesses dias.

Postagens mais lidas