quarta-feira, 15 de março de 2023

Hermenêutica

.





Nosso povo tem uma dificuldade extrema de interpretar textos simples e atuais.
Ainda assim, muitos e muitas se arvoram intérpretes inquestionáveis de textos antigos, como a Bíblia, principalmente a Bíblia.
Salvo exceções, os textos são escritos para serem entendidos facilmente pelos leitores da época do escritor.
Isso não se aplica aos textos dos deuses e das deusas das universidades que escrevem mais para ostentarem que para serem entendidos, utilizando uma língua estranha ao povo chamada academiquês.
Mas fora isso, os textos são produzidos para serem entendidos.
Os leitores da época tendem a entender com facilidade e os de épocas distantes tendem a apresentar dificuldades,  necessitando de pesquisas, de outras leituras.
Diante do fragmento "e todos ficamos aprisionados em nossas casas, enquanto o vírus e o verme circulavam livremente", qualquer um de nós que vivemos a pandemia do coronavirus, no Brasil, entenderemos imediatamente do que o autor está falando e de cara entendemos qual é o  vírus e quem é o verme.
Leitores que tenham acesso a esse fragmento daqui a uns 50, 100 ou mais anos precisarão pesquisar sobre quem escreveu, de onde escreveu e quando escreveu.
Somente assim poderá entender.
No caso dos leitores estudiosos da Bíblia, livro com uns 2000 anos, vão precisar do auxílio de uma disciplina estudada nos seminários chamada HERMENÊUTICA.






Postagens mais lidas