sábado, 20 de novembro de 2021

A consciência que existe em ser negra

.





Basta chegar a semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra para nos depararmos com inúmeros protestos nas redes sociais.
É extremamente agradável esperar que as coisas sumam ignorando-as, mas chega um tempo em que se torna necessário dizer “Pare! Isso é inaceitável!”.
Interessante ressaltar que nunca vi ninguém protestando no "DIA DAS CRIANÇAS", alegando que somos todos HUMANOS, independentemente da idade. Nunca vi ninguém protestando no "DIA INTERNACIONAL DA MULHER", alegando que independentemente do gênero, somos todos humanos.
Então, não entendo a razão que leva alguns a protestar contra o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
De fato, somos todos humanos, mas nenhuma etnia sofreu tanto nos últimos séculos do que a negra.
Digo, sofreu e ainda sofre nas mãos de outros pertencentes à mesma raça, a humana.
Ao longo da história a consciência de muitos ainda existem em ser negra, ainda existem em ser preconceituosa, ainda existem em negar a sua falta de humanismo.
Não precisamos de um dia dedicado à consciência humana, assim como não precisamos celebrar o Dia do Adulto ou o Dia do Homem, ou mesmo o Dia do Orgulho Hétero 
Os membros que têm sido menos honrados, a esses deveríamos honrar muito mais, enquanto que, os que têm sido prestigiados ao longo da história não teriam necessidade disso.
Isso certamente contribuiria para que não houvesse divisão no corpo, de modo que se corrigisse uma injustiça, e que todos tivessem igual cuidado uns dos outros.
Devemos honrar a quem tem sido desprezado, roubado em sua honra e dignidade, visto que os demais não necessitam disso.
Ou você conhece alguém que deixou de ser empregado por ser branco?.
Ou alguém que teve seu salário reduzido por ser homem?.
Ou foi privado de algum direito por ser hétero?.
Precisamos dar voz aos que não têm voz, tornar visíveis os invisíveis,
honrar os que foram desonrados ao longo do processo histórico, corrigindo assim a injustiça cometida pelas gerações que nos antecederam.

Postagens mais lidas