quinta-feira, 1 de outubro de 2020

O teatro americano

.




O primeiro confronto direto entre os candidatos à Presidência dos EUA, infelizmente, ficou muito parecido com quase todos os que já vimos no Brasil.
Em vez de ideias e propostas, Donald Trump e Joe Biden protagonizaram uma briga de rua, uma rinha de galos, cheia de gritos, palavrões e agressões.
O que milhões de americanos assistiram, na noite de terça-feira,
foi um show de calouros capaz de envergonhar até os piores apresentadores de TV brasileira.
Baixaria, amadorismo, falta de respeito, de educação e de civilidade.
Analistas enxergaram que ninguém ganhou e que todos os eleitores perderam.
Mas, a bem da verdade, nesse contexto de reducionismo, desqualificação e “quanto-pior-melhor”, a vantagem foi claramente de Donald Trump.
Só a ele interessava transformar um ambiente de diálogo, informação e esclarecimento num palco de baderna e desordem, estrategicamente forjado para, mais uma vez, sabotar um ritual da democracia.
Só ao Trump interessava não ter que responder por que um presidente dos EUA, com uma fortuna pessoal de 2 bilhões de dólares, se acha no direito de não pagar imposto de renda ou de pagar uma merreca ao Fisco.
Daí que Joe Biden perdeu a oportunidade de aplicar um dos ensinamentos letais do jeito americano de vencer eleições, baseado no seguinte: quando seu inimigo está se afogando, não jogue uma boia, jogue uma viga, um pilar ou uma bigorna… pro sujeito afundar mais rápido.
Em vez disso, Donald Trump ainda respira!.

Postagens mais lidas