quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Poema sobre a lava jato .

.



Políticos, empresários, banqueiros, advogados e jornalistas corruptos. Ninguém pode ser a favor dessa gente fora da cadeia.
Todos eles falam tanto em “novo normal” que chegamos ao ponto de se especular um Brasil sem a Lava Jato.
Esse seria um “novo normal” tão indesejável quanto o velho normal sem a vacina contra o coronavírus.
De fato, já desidrataram o pacote de leis anticrimes,
já acabaram com a prisão em segunda instância,
já enfraqueceram a delação premiada,
já desfiguraram o Coafi.
Enfim, já colocaram no banco dos réus a maior operação da história do Brasil contra a corrupção e a impunidade.
Criminosos em festa estão trocando de lugar com promotores em luto.
A Lava Jato está agonizando em praça pública, e a única maneira de salvá-la seria uma grande mobilização em sua defesa, a exemplo do que se viu recentemente em defesa da democracia.
Sem a Lava Jato, voltaremos a um passado recente quando só pretos e pobres eram levados para cadeia por afanar um litro de leite e um pote de manteiga;
voltaremos a um tempo em que os corruptos eram detidos com algemas de algodão e tornozeleiras de lã para cumprir pena em celas com caviar e um saboroso vinho italiano.
Importante lembrar que a Lava Jato tem muitos acertos, que merecem ser aperfeiçoados,
e alguns erros, que precisam ser corrigidos.
Mas, acima de tudo, a Lava Jato tem o seu lado.
E a impunidade tem o seu lado também.
Cabe a você escolhe o lado em que vai ficar.
Ou você está do lado certo,
ou você está do lado dos corruptos!. Escolha o seu lado!.

Poema sobre Beirute

.




De berço fenícios, muitos te desejam.
Desde o Rio Monte Carmelo, ao Sul; e o Rio Orontes, ao norte.
Gregos, romanos, bizantinos e otomanos desejam a astronomia e a matemática nas quais os fenícios produziram importantes conhecimentos, principalmente em decorrência das necessidades da navegação.
Todos desejam, o maior legado fenício que foi, sem dúvida, a criação de um sistema de escrita, que ficou conhecido como alfabeto.
Predizer o futuro, todavia, sido havia sérias, e sempre serás, " Insha'Allah", com toda a tua beleza, a capital libanesa.
Desvendar a sua religião politeísta e antropomórfica, é como conservar os antigos deuses tradicionais dos povos semitas, as divindades terrestres e celestes, comuns a todos os povos da Ásia antiga.
Ontem Julia Augusta, Berytus.
Hoje Beirute.
Sempre pomposa, demonstrando luxo, magnificência, atribuindo excesso de dignidade; grandíloquo, belo e exuberante, um  monumento romano, destacada na Baía de São Jorge, iluminada, em tom alaranjado, a porta de entrada do Oriente Médio.
Quem vem pelo mediterrâneo ao avista-te  sente tua imponência, sente tua nobreza e solenidade no aspecto, nas maneiras e majestade de imediato por ti nutre reverência.
Quem te vê pelo céu imagina que és parte imenso do véu, o recanto dele chamado paraíso.
Tua grandeza é magistral, tantas vezes assolada pelo mal, renasces e transcendes, sempre imponente, orgulho da tua gente.
Beirute, Beirute.
És amada até porque quem nunca te viu, e quem te viu, certamente evoluiu.
Beirute, coberta de sangue por causa do nitrado de amônio, coberta pela sua ganância.
Beirute com mais de 100 mortes, 300 mil sem-teto e risco de desabastecimento.
Beirute uma barreira uma agressão, uma fricção, uma disputa de fronteiras em águas que abrigam campos de exploração de petróleo.
Um confronto entre Israel, um muro na fronteira, e religiões como muçulmanos sunitas, muçulmanos xiitas, cristãos maronitas, católicos, gregos, drusos, cristãos ortodoxos que fazem aumentar todos os dias tensões pelo poder.
Uma gigantesca fábrica de mísseis de precisão voltados contra Israel.
Beirute construída sobre guerras cívicas, destruída pelas milícias xiitas no Iraque, pelos rebeldes houthis no Iêmen, o Hizbullah no Líbano e o Hamas em Gaza.
Todos eles são multifacetada que teve seus antecedentes delineados nos conflitos políticos e compromissos firmados após o fim da administração otomana na região.


Postagens mais lidas