quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Poema sobre o jovem rico

.





Hoje eu quero ler apenas o verso 22 de Marcos 10.
Marcos 10 diz assim: ' Ele porém contrariado com esta palavra retirou-se triste porque era dono de muitas propriedades.
Ele porém contrariado, zangado com esta palavra de Jesus, com o Evangelho, com as raízes do reino de Deus, retirou-se triste, zangado com Jesus, contrariado com o conceito e totalmente indisposto a seguir; se seguir Jesus fosse daquele jeito.
De quem é que eu estou falando?.
Se não de alguém chamado de aqui no Evangelho de um ' jovem rico', o individuo que é religioso, porém muito rico acerca de quem se diz que na sua piedade religiosa muito religiosa, ele vem ao encontro de Jesus e se ajoelha.
Ele era um homem de piedade exteriorizadas, ele era um homem de piedade exteriorizadas, entenderam?.
Ele era um homem de piedade exteriorizadas, por isso que ele vem ao encontro de Jesus e ajoelha-se.
Ele é dramático na sua manifestação de religiosidade, porque tudo que ele é apenas um ser religioso.
Então pergunta Jesus de joelhos:' Bom mestre, que farei eu, para herdar a vida eterna, o que tenho que fazer'?.
Pra ele herdar a vida eterna não era de fato uma herança.
Herança não depende de méritos, eu até aqui na vida não tenho nenhum objeto, nenhuma propriedade assim material que eu pudesse deixar para a minha família ao ponto de que tivesse algum poder de ser um socorro afetivo mesmo pra eles.
Mas se houvesse desse tamanho, dessa magnitude, não seria mais pra uns e menos pra outros, seria em partes iguais.
Porque uma herança eu não saberia dar uma herança desigual aliando o mérito da família.
Mas na mente desse moço; ele sabe que paternidade ele tinha que maternidade no caso dele forte era a paternidade, aquela era uma cultura patriarcal, com leis patriarcas, com serenidade patriarcas.
Mas o fato é que ele introjetou a ideia de que a herança era uma coisa que a gente adquiria.
' Que farei, o que preciso merecer para herdar, merecer para herdar é a tal da graça comprada'.
Ele acha que ele tem que fazer alguma coisa para herdar, se eu preciso fazer não é herança é salário, se é herança é de graça, não é mérito é vinculo, relacionamento é exclusividade natural no pertencimento por isso é herança como tantas vezes se vê que nem conhecia o doador, um tio distante mas a única sobrinha que sobreviveu de uma família toda extinta, recebeu tudo o que tocava aquele tio a quem ela nem conheceu.
Não foi por mérito, não foi salário foi herança, foi de graça.
Você houver o homem fazer esta pergunta' que farei para herdar a vida eterna', então Jesus lhes respondeu:' Porque tu me chama de bom, o homem estava de joelhos.
Ficar de joelhos diante de um outro homem na Índia, na Arábia em Israel não existe.
Judeus não se ajoelham diante de ninguém e nem diante de Judeus, nem diante de rabinos, diante de mestres; Judeus supostamente só se ajoelharia diante do Deus invisível e de nada mais.
Mas vem esse homem religioso e se ajoelha diante de Jesus e chama de ' bom mestre'.
Também na consciência de um verdadeiro Judeu que compreendesse o sentido da teologia judaica ele iria saber que ninguém saber que (bom) nesse sentido que me faça ajoelhar-me diante do absolutamente (bom) só diante de Deus e de ninguém mais.
Então Jesus começa do começo, porque me chamas 'bom'?.
Essa tua dramaticidade tem raiz, têm consciência ou é apenas uma exteriorização piedosa?.
O que Jesus está perguntando é pela consciência; existe alguma relação entre as tuas palavras e o teu entendimento?.
Se tu te ajoelhas e me chamas de 'bom mestre' quem eu sou pra ti?.
Só há um bom, absolutamente bom diante de quem nós nos ajoelhamos que é o nosso Pai que estás no céu que é Deus.
Porque tu me chamas bom?.
Qual é a raiz dessa tua atitude exteriorizada?.
Sabes os mandamentos Jesus disse a ele, sabes eu sei que tu sabes.
Não matarás, não adulterarás,  não furtarás ou roubadas ou corromperas, não dirás falso testemunho, não divulgarás fake news, não defraudaras ninguém, não usarás tráfico de influência para enriqueceres e empobreceres o próximo, honra teu pai e tua mãe, melhora teu pai e tua mãe na tua vida, fazes os melhores na tua vida.
Então o jovem que tinha chegado se ajoelhado e chamado um homem diante de quem ele estava de joelhos de 'bom mestre' com uma atitude e uma reverência só pertinentes diante de Deus recebe de Jesus esse questionamento e essa afirmação dizendo que o jovem sabes.
Porque tu me perguntas aquilo que tu supostamente sabes e crês?.
Se tu propalas para todos os lados que essa e tua fé, porque tu perguntas a mim?.
Faz parte de que é de uma encenação?.
Tu tens que aprender qual é a relação entre palavra e consciência, palavra e comportamento, raiz, verdade, sinceridade, coerência.
Palavras não podem ser tratadas como coisas que a gente possa sair recolhendo-as sem pedir perdão sincera, honesta e repetidamente pela nossa própria tolice quando praticado.
Por que é que tu pensas que isso tudo possa serem consequentes; além do que por que tu me perguntas aquilo que eu sei que pra ti mesmo tu dizes que sabes?.
Então o moço respondeu:' Mestre, esses mandamentos, não matarás, não adúlterarás, não furtarás, todos esses mandamentos eu observo desde novinho, desde a minha juventude, isso eu sei'.
Então Jesus olhando pra ele profundamente dentro dos olhos dele diz o texto fitando o amor ; Jesus olhou e amou esse ser tão viciado nas devoções estereotipadas nos cultos exteriorizados, nas obediências de receita de prescrições; olhou fitou e amou, amou, viu todos os condicionamentos dele, viu como não sabia entender a ideia de graça; porque pra ele até herança era algo que se fazia por merecer e não era qualquer coisa que decorresse naturalmente da relação, da continuidade, do vínculo, do pertencimento.
Olhando o amou, se ternurou, se encheu de compaixão e disse:' Só uma coisa te falta.
Já que tu estais procurando, já que o teu objetivo é entrares e andares no caminho de perfeição entre os homens.
Já que tu queres ser perfeito como se você ler em Matheus 19 em Lucas 18, Jesus alude a esse narcisismo travestido de piedade, a esse culto do rapaz por si mesmo, essa busca de perfeição sublime auto-idolatrada; Jesus o amou e porque o amou entrou na ferida dele, tocou no nervo exposto só visto por Jesus.
Encobertos pelos estereótipos da religião, pelas fachadas, pelos ajoelhamentos, pelas lindas declarações; Jesus no entanto olhou pra além das fachadas, dos dramas e dos estereótipos que viu, esse narcisismo e tocou no nervo narcistico do moço.
'Uma coisa te falta, tu queres vida eterna mesmo ou isso é só uma conversa.
Se a alegria da tua vida é a eternidade então uma coisa te falta; inicie a eternidade hoje, comece a eternidade agora, não espere a eternidade e não há atrase, faça a verdadeira hoje.
Vai vende tudo que que tu tens, tudo que é hoje, tudo que é temporal, tudo que é passageiro.
Se tu tens realmente esse encantamento com a sublimidade e com a eternidade; vai e desfaz-te hoje de tudo que é temporalidade empobrecedora da grandeza do espírito, todos os apegos que enterram a existência no agora.
Se tu és mesmo um apaixonado pela eternidade, se existe consequência entre tuas questões e tuas decisões; então vais, vende tudo que tens e dá aos pobres.
Inicie a eternidade fazendo o bem com tudo que tu tens há aqueles que padecem no tempo.
Inicie a eternidade aliviando as dores dos que sofrem com os bens que te sobram, ajudando-os a diminuir suas angustias, a diminuir suas dores já hoje agora no tempo.
Se tu tens todo esse anseio pela eternidade então desfaz-te de tudo que tu possuis porque centenas vão ser beneficiados por aquilo que tu acumulas e como tu acumulas e só porque tu és rico e tu não estás interessado nas riquezas deste mundo e sim nas riquezas eternas; então ao invés de me perguntar sobre a eternidade, fazer-te bem ao teu próximo, ao pobre, ao miserável, as minorias que não têm como cuidarem de si mesmas por alguma limitação pessoal, circunstancial ou por algum a capaixamento mais poderoso do que elas.
Tu que és um ser que amealhaste no presente mas que és apaixonado pela eternidade; pega o que tu tens no presente e ameniza a dor e tira muitos do inferno da agonia já no presente já agora.
Fazes isso por eles, enquanto tu fazes isso por eles, podes ter certeza que a quem dá aos pobres, empresta a Deus como diz o livro de Provérbios.
Se tu assim fizeres, tu pode andares sabendo que tu tens um tesouro um tesouro no céu do teu ser, um tesouro plantado em ti.
Não é um tesouro que virá só, é um tesouro que virá mais que em ti já estará porque tu estarás Me seguindo, Me seguir já é andar na eternidade.
O que Jesus está dizendo é' Me seguir já é andar na eternidade'.
Portanto vem e segue-Me, ele porém contrariado com esta palavra retirou-se triste porque era dono de muitas propriedades.
Então Jesus olhando ao redor disse aos seus discípulos:' Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que tem riquezas, porque o reino de Deus não entra neles por isso eles não entra no reino.
Não deixa o reino neles porque o reino de Deus é amor é compaixão é misericórdia é bondade é generosidade.
Se você ama as suas riquezas não há lugar pra Deus em você porque as riquezas Jesus explicou que elas têm o poder de uma divindade na gente quando a gente ama.
Foi Jesus que disse que não podes servir a Deus e as riquezas.
Você tem que escolher qual dos altares, qual dos Deus são divindades absolutas.
' Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que cultuam riquezas'.
Os discípulos estranharam estas palavras, mas Jesus insistiu em dizer-lhes' Filhos, ouçam, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus, quão difícil'.
Eles não tem fé não confiam, não se entregam o culto deles está sempre naquilo que eles podem ver, pegar, apalpar, materializar por isso eles não tem olhos por reino, não tem coração para o reino porque a possibilidade de manifestarem avidez pelo reino de Deus neles próprios.
Por isso Eu vos digo é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico apaixonado por dinheiro no reino de Deus ou por poder'.
E aqui Ele não está falando só de dinheiro mas sim por poder.
Quão dificilmente aqueles que amam o poder, seja o da riqueza.
Poder é o que realiza, dinheiro realiza,poder político realiza qualquer outro tipo de poder frequentemente o poder acadêmico intelectual, aqueles que amam o poder quão dificilmente entrará no reino de Deus.
Pois pra entrar o coração tem que se despir de todo amor ao poder, tem que deixar de confiar  nos poderes deste mundo e encontrar aquele lugar de descanso perene, essencial, exclusivamente no amor de Deus.
Então os Seus discípulos ficaram aterrados dizendo entre si: ' Então, quem pode ser salvo?'.
Porque eles viram que todo mundo ali mesmo a partir do coração deles, cada um deles tinha o seu trono de culto 
Mesmo quem se julgava livre, se olhava pra dentro do coração e encontravam os altares da sua segurança temporal e passageira bem herigido dentro da alma.
Quem pode ser salvo então?.
Jesus porém fitando neles o olhar em cada um deles bem profundamente lhes disse:' Para os homens ninguém poderia ser salvo'.
De fato ninguém.
Todos pecaram, todos carecem da Glória de Deus.
Para os homens é impossível a salvação, essa é a verdade; contudo não pra Deus.
Porque pra Deus tudo é possível ou como Lucas diz nessa mesma passagem, Lucas 18 pois os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.
Nenhum de nós entra, nenhum de nós entraria pela sua própria justiça, bondade, obediência exterior, nenhum de nós jamais entraria.
É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que qualquer um de nós entrar no reino dos céus.
Especialmente aqueles que cultuam poder, riqueza, sabedoria, entendimento, supremacia, superioridade.
Dificilmente vão se quebrantar e o mais extraordinário de tudo é que Jesus amou esse jovem que representa essa multidão de religiosos estereotipados, de moraes exteriores, de jactâncias pessoas, de heranças compradas, de graças adquiridas; amou mas não deixou de lhe tocar na ferida.
Se é verdade, tudo que tu exteriorizas com tanta dramaticidade, então dá um passo além de acordo com o nível da tua intensidade absoluta, vai vende tudo que tu tens, traz a eternidade e o socorro e a bondade e a misericórdia para a vida de pobres que podem ser ajudados pelo que tu possuis e carrega o céu em ti segue-Me e tu estará andando na eternidade de hoje em diante.
Ele se entristeceu contrariado com Jesus e com o Evangelho.
E Jesus diz que quão dificilmente entram ou deixam o reino entrar nele, os que têm o coração ocupado pelo amor as riquezas, as ideologias, aos poderes desse mundo, quão dificilmente.
No reino de Deus a riqueza é coletiva. Onde existe solidariedade, partilha e justiça, não existe solidão.
Ser salvo é participar do mundo governado por Deus, e está salvo quem deixou de viver apenas para si mesmo e se colocou no caminho de Jesus, do jeito de Jesus, com Jesus.

Postagens mais lidas