sábado, 25 de junho de 2022

Poema sobre a mulher samaritana e sobre o adorar em espírito e em verdade .

.





É no Evangelho de João capítulo 4 que nos narra a história de uma ida de Jesus até a cidade de Siquém na Samaria hoje é chamada de Cisjordânia em um lugar especificamente é aonde está a maior densidade oficial da população e da representação Palestina no mundo inteiro, é ali naquela área.
Não é tão distante de Jerusalém, de carro você faz hoje uma certa rapidez talvez uns quarenta minutos incluindo o trânsito você esteja lá passando a fronteira.
E aquele era um lugar de conflito sempre foi depois do século VII e VIIl antes de Cristo quando o reino do Norte de Israel foi levado para o cativeiro no Judar reino Sul de Jerusalém, já estavam separados do reino Norte não foi iria depois com Nabucodonosor.
Mas agora num tempo antes os do reino Norte foram levados em cativeiro e num cativeiro se misturaram, se miscigenaram de todos os modos e como já havia ruptura histórica na descendência de Davi quando houve na sucessão de Salomão todo tipo de conflito e acabou na divisão do reino Norte para o Sul uma inimizade que tinha caracterizado a disputa que tinha impregnado aquele chão era da divisão entre o Norte.
Boa parte do tempo com a Capital na região de Samaria e o Sul cuja Capital é em Jerusalém, esse era o conflito já histórico antigo depois ambos os grupos voltaram dos seus cativeiros mas nunca mais se deram e á medida em que em Jerusalém crescia o supremacista crescia a superioridade religiosa crescia o orgulho da ortodoxia do puritanismo da invenção de leis e mais leis costumes e mais costumes todos supostamente criados para agradar a Deus e provar a submissão do homem de modo que nunca era o bastante.
Então nessa época os judeus olhavam para os samaritanos e diziam que ali estava um povo de segunda categoria que dizem que adoram a Deus o nosso Deus mas de fato eles não têm nem direito de fazer isso porque são uns seres heréticos, são do ponto de vista genético um povo miscigenado se tornaram para nós mais estranhos do que antes.
E aí passaram a serem interpretados de maneira moral ética espiritual a partir da superioridade do povo religioso de Jerusalém olhando lá pra baixo pra aquela Capital da Samaria dos samaritanos que coincidentemente hoje também é o lugar da Capital dos Palestinos.
Mesma Geográfica o mesmo ressentimento e em muitos o espírito de beligerância.
Então o texto diz que naqueles dias por aquelas razões não se usava o caminho de Samaria, era um caminho a ser evitado por um judeu e Jesus era judeus nascido em Belém da Judeia da descendência do rei Davi.
Não convinha atravessar um território dominado tão conflituado tão difícil criado na expansão da sua dificuldade não pelos samaritanos perseguindo aos judeus mas sim pelos judeus perseguindo ou menosprezando ou banido ou exilando os samaritanos.
Jesus no entanto imagina ou pensa que para Ele era necessário atravessar a Samaria para Ele Jesus, porque Ele não pensa com as categorias politicas, ideológicas, religiosas, ressentidas nem supremacistas nem dos inferiores revoltados.
Isso é coisa de vocês caídos é o que o Evangelho diz é de fato o pior do instinto animal que se transformou em algo maior do que a pré-atualidade da besta, vocês superaram todos os critérios de existência predatória diz o Senhor.
Portanto Jesus achava que era necessário atravessar a Samaria por outras razões, tinha a ver com o que o encontro humano iria favorecer.
É o que diz o verso 4 do capitulo 4, era-lhe necessário atravessar a província de Samaria e Ele atravessou chegou até a fonte de Jacó, Ele estava cansado da viagem a pé que Ele vinha fazendo já longa no maior calor do dia e teve sede e cansado da viagem se assentou junto a fonte, fonte que Jacó tinha aberto naquela cidade de Siquém há muito tempo atrás.
Jesus assentou e ali ficou e era meio-dia, então veio uma mulher samaritana tira água ao meio-dia na solidão do dia.
E disse-lhe Jesus porque ela estava com um cântaro para baixar e puxar água.
Jesus disse:' Me dá de beber, deixar eu beber um pouco dessa água, dá-me de beber'.
E Ele disse isso porque os seus discípulos tinha ido a cidade pra comprar alimentos ou seja essa explicação de João aqui antecipa a pergunta de por quê que Ele não pediu o cântaro emprestado e não tirou a água?.
Hoje em dia as questões que são suscitadas são diferentes, as pessoas não pensa em como era os costumes humanos a dois mil anos atrás e as parcimônias e outras coisas mais.
De modo que Jesus não foi nem um pouco parcimônioso e pede água direto da mulher mesmo: 'Me dá, Me serve, você poderia'.
Na realidade Ele nem pergunta Ele afirma ao disse: 'Dá-me de beber'.
Porque os seus discípulos foram a cidade comprarem alimentos senão eles mesmos já tinha apanhado, já tinha se antecipado já estaria todo mundo bebendo água estava todos com sede.
E Jesus disse a mulher: ' Me dá de beber'.
Então a mulher respondeu a samaritana: ' Como é que judeu como Tu é um judeu está lhes pedindo de beber a mim que sou uma mulher samaritana?'.
Por causa desse ódio, dessa inimizade secular que havia entre os irmãos que tinham se afastados entre o reino Sul e o reino Norte do mesmo Israel.
Isso não acontece de um judeu pedir ajuda porque conquanto Ele tivesse dito dá-me de beber expressava uma necessidade, uma sede, carência, ajuda.
Ela achou muito estranho que aquele judeu estivesse falando com ela que era uma mulher samaritana e pedindo água, pedindo vida, pedindo ajuda, pedindo socorro dela para com Ele naquele momento imediato.
Ele não ia morrer de sede, mas naquele momento ela era a salvadora da necessidade d'Ele.
A mulher fica em um estado de perplexidade então, Jesus responde:' Não fique evocado essas loucuras da história dos seres machucados e ressentidos pelo seu próprio orgulho e vaidade.
Porque se tu conhecesses mesmo o dom de Deus, a graça de Deus e o que está acontecendo agora enquanto Eu te peço de beber, se tu soubesses o que está em processo e quem é esse que está diante de ti que é muito mais do que um judeu muito mais, se tu soubesses quem é esse que te pede socorro como o anjo que não conseguiu vencer Jacó, se tu soubesses quem é esse que fala contigo e te pede ajuda da água e que te diz ' Dá-me de beber', tu lhe pedirias a esse que te solicita e Ele te daria da água viva'.
Essa foi a resposta de Jesus e ela então replicou e disse:' senhor não tens cântaro e o poço é fundo, onde é que está guardada essa tua água viva, onde é que tu tens ela?.
Do lado de fora do espaço-tempo é que não é.
Tu está falando de qual dimensão e de qual água viva, de qual esguicho que brota?'.
Afirmou-lhe Jesus: ' Quem beber desta água, desse poço de Jacó tratada de maneira religiosa sagrada quem beber dessa água vai voltar todo dia para beber mais porque voltará a ter sede.
Aquele porém que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede pra sempre'.
Pelo contrário, Ele vem com a imagem do tempo de Ezequiel 40/47 aquele tempo que esguichas as águas da vida do alta, águas que curam tudo pelo caminho é esse mesmo espírito que depois Jesus vai explicitar mas adiante no decorrer da história e da narrativa não desta mas de uma outra já no fim do seu período de vida e de testemunho humano.
Então Jesus disse a ela que quem beber desta água tornará a ter sede, aquele porém que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede pra sempre.
Pelo contrário se cumprindo a profecia de Ezequiel 47, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher a samaritana só ou dois sentado à beira do poço no maior calor do dia. 'Senhor dá-me dessa água'.
É interessante que em momento algum houve espaço para a mulher parar porque a sede dela era inimaginável, ela não conseguiu mais parar quando Jesus disse:' ah Eu tenho água viva'.
Ela não conseguiu mais parar o assunto de como tirar água do poço de Jacó acabou.
Jesus perdeu a sede e a mulher disse que era aqui que eu vou beber.
Esse assunto sai, essa questão desaparece, a mulher pede daquela água sempre, vira pra Jesus e diz: ' Dá-me da Tua água, dessa água para que eu não tenha mais sede e nem precise vir aqui buscá-la'.
Ela ainda está misturando um elemento de natureza subjetiva que ela já intuiu que existe no que Jesus está dizendo ao mesmo tempo como toda a mente humana ela gostaria que aquela satisfação e aquela completude de natureza interior se estendesse também como uma supressão das necessidades uma diminuição das necessidades na vida exterior na vida cotidiana.
Quase todo mundo já chega com esse pacotão fechado conforme a perspectiva das religiões da terra aonde a prosperidade de Deus só é vista como prosperidade material diferente do que o Evangelho ensina.
Senhor dá-me sempre dessa água para que eu não tenha mais sede e segundo para que eu não precise vir aqui buscá-la e esse esforço diminua na minha vida.
Mas ela não sabia que ao assim dizer era isso mesmo que Jesus iria fazer não como diminuição do trabalho de precisar beber água todo dia, isso faz parte da natureza da natureza, água é vida e Jesus é a água da vida.
Mas o que aconteceria é que qualquer que fosse a outra sede que ela tivesse necessidade de suprir uma vez bebendo daquela água essencial que Jesus tinha pra oferecer as outras sedes se  dispotencializariam porque na maior parte das vezes as nossas sedes, sedes de emoção, sedes de sentimentos, sedes de afeição, sede de toque, sede de ternura, sede de prazer, sede de sucesso nossas muitas sedes são exacerbadas são aumentadas são exageradas ficam imensa porque nós nunca tivemos a sede essencial a sede de Deus a sede do sentido da vida satisfeita e atendida e quem não tem, quem não bebeu dessa água essencial exarcebas todas as muitas sedes que possui.
Sempre foi, sempre será assim você pode filosofar do que jeito que quiser mas o resultado é esse.
Senhor dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede e possa quebrar esse ciclo angustioso da procura do não basta, por favor me socorre, me dá.
Jesus tinha dito 'dá-me de beber', ela faz um pedido 'me dar da tua água'.
Então Jesus lhe respondeu: ' Vai, chama teu marido e vem cá, eu vou dar pra vocês dois'.
Ai então a mulher a ouvir aquilo disse: ' Eu não tenho marido, então Jesus olho para ela e lhe respondeu: ' É verdade o que tu disseste sobre não teres marido, porque na verdade cinco maridos oficiais tu já tivestes, e esse agora com quem tu estás, tu não estás ainda casada com ele, mas tu vives com ele, tu não tens nenhuma legalização com ele como tu tivestes com os demais, mas é com ele que tu vives e tu estais.
Portanto vai chama o teu marido e vem cá'.
'Senhor disse-lhe a mulher, eu vejo que tu és um profeta, tu vês as coisa, tu estás me enxergando toda, eu estou chocada me responde um coisa?'.
E é aqui que a gente chega no centro desse diálogo, a maioria o posiciona lá no poço no pedido de água e no discurso no diálogo sobre a metáfora da água que é claro ocupa uma dimensão de natureza essencial.
Mas a grande proposta de libertação vem agora por que lembre a pergunta o pedido da mulher é para que eu não mas tenha sede, Jesus chamou ela e o teu marido para ensina o sentido do viver, e aí a mulher também tinha dito e também para que eu não mas precise vim aqui no poço de Jacó beber água no poço sagrado da religião beber água, me diz agora chegando aqui a esse lugar da repetição e da recorrência.
Nossos pais adoravam nesse monte Gerizim que está aqui, vocês judeus dizem no entanto que Jerusalém é o único lugar onde se deve adorar a Deus.
Jesus então destruindo todas as fontes rotas, todos os poços de Jacó ou todos os tanques de Siloé o todos os poços do sagrado da religião pros quais a gente precisa voltar e voltar todo dia.
Jesus diz agora a ela' Mulher podes crê-me, me creia por favor que a hora vem quando nem neste monte Gerizim onde Josué ungiu os seus altares, onde houver histórias memoráveis cujas as marcas arqueológicas estão lá até hoje.
Nem aqui neste monte Gerizim de Jesus nem em Jerusalém adorareis o meu Pai, e vocês aqui estão falando a respeito do que nem sabem do que nem conhecem.
Porque os judeus têm inegavelmente mais percepção das escrituras do que vocês.
Porque eles pelo menos sabem que a salvação vem daquela linhagem dos judeus.
Mas vem a hora volta a Jesus falar com a mulher e já chegou, Ele disse desde que Eu entrei no mundo, essa era foi inaugurada essa hora vem e já chegou quando os verdadeiros adoradores adorarão ao meu Pai em espírito não mas em Jerusalém nem no monte Gerizim.
Não há um lugar onde se deve adorar exceto o ser que pode adorar que é aquele que adora porque anda com consciência da dimensão espiritual e dos valores espirituais e vive na busca da verdade da sinceridade no seu próprio coração para com Deus e para com o seu próprio, esses são os adoradores e essa hora chegou Jesus disse, aliás nunca foi de outro modo sempre foi assim.
Só que agora olha para mim, Deus está aqui essa hora chegou quando os verdadeiro adoradores adorarão o meu Pai em espírito e em verdade, porque esses são os únicos dos quais e dos quais Deus espera e recebe adoração são os únicos que não são filhos de Jerusalém nem do monte Gerizim não são frutos de nenhum ambiente, não são patrocinados por nenhuma obra de construção humana, eles são os santuários Deus habita neles.
Então a hora já chegou e os adoradores que Deus procura e guarda essa palavra ' procura', para seus adoradores são esses porque Deus é espírito, invadi tudo está em tudo age por meio de todos.
Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito na consciência contínua da fé sabendo que eles são, eles existem em Deus.
Eles são um flagrante permanente, que eles comem, bebem respiram, vivem, existem em Deus.
Deus procura essas consciências que vivem com essa verdade, que traduzem essa percepção no modo de viver, de olhar, de tratar de,  interpretar e de servir.
Eu sei respondeu a mulher.
A mulher disse a Ele' eu sei', eu sei que há de vir o Cristo, há de vir esse que é Deus com os homens que é a revelação, que é a palavra última de Deus pra vida.
Eu sei que quando Ele vier ele nos anunciará a todas as coisas necessárias à vida viraram d'Ele, Ele vai ser a chave hermenêutica, Ele vai ser aquele que vai nos revelar todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento acerca de Deus e da vida, eu sei, isso eu sei que vai acontecer que Ele virá.
Então Jesus ouvindo isso falou pra ela, disse-lhe Jesus: ' Eu sou', que é de fato a expressão de Deus a Moisés, quando me perguntarem quem me enviou, quem eu direi quem me enviou?.
E Deus disse: ' Eu sou o que sou'.
Jesus disse 'Eu sou' o que falo contigo, você tá vendo, olhe bem nos meus olhos, olha como o poço é infinito e como a água borbulha para a vida eterna.
Eu sou Eu que falo contigo, neste ponto chegaram os seus discípulos e se admiraram que estivessem falando com uma mulher, por causa da hora, do lugar e da longitude do lugar, da solitude do ambiente e por ser ele um homem e por ser ela apenas uma mulher.
Os discípulos ficaram escandalizados, ele era um homem jovem, forte, judeu conversando com uma mulher, as mulheres de Samaria até hoje são mulheres mais bonitas do que a linha da normalidade.
O fato é que os discípulos de Jesus há dois mil anos quando chegaram com a comida se admiraram de que Ele estivesse falando com uma mulher e ainda de Samaria e sabe lá o que eles estavam pensando.
Todavia nenhum lhe disse uma palavra, ninguém teve coragem de perguntar a Ele porque perguntas a ela ou porque falas com ela?.
Ninguém todo mundo calou se admiraram e calaram.
Quanto à mulher vocês vejam antes disso o nível de intimidade como esse é um lugar de intimidade, como é em espírito e em verdade, como não é nem no monte Gerizim nem Jerusalém, como não é no ambiente público, como não é em nenhum confinamento de indicação religiosa ou de qualquer outra natureza, é íntimo assim como eles dois estavam em intimidade, em solitude é assim em espírito e em verdade, olho no olho, você e Deus e Ele vive em ti, e essa adoração e a adoração de intimidade.
Quanto a mulher assim que chegaram os discípulos, ela deixou o seu cântaro la mesmo abandonou foi até a cidade e disse aos homens da cidade que a conheciam todos muito bem.
Venham comigo e conheçam um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito.
Aqueles homens correram junto porque muitas das coisas que ela tinha feito, ela fez com os homens da cidade, por isso ela volta também aos homens da cidade porque a relação dela era muito mais com os homens do que com mulheres.
E ela disse aos homens da cidade: ' Venham comigo, conhecer um homem que me contou toda a minha vida'.
Isso era como narrar a história dos homens de Sodoma, de Siquém, de Samaria.
A curiosidade foi imediata, saíram eles da cidade e vieram ter com Jesus, foram correndo até lá a beira do poço.
Enquanto isso Jesus falou com os seus discípulos: ' Olha só como a sede do mundo tá grande, como as pessoas querem, a gente precisa de obreiros, vamos pedir ao Pai que mande mais pessoas pra repetirem a história da fonte d'água viva pro mundo inteiro'.
Então o verso 39 continua a narrativa dos samaritanos com Jesus e diz o seguinte: ' Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, os que correram até lá e começaram a conversar com Ele, os que foram levados pela mulher que disse:' Olha Ele sabe tudo de mim e dever saber da gente e venha conhecê-Lo'.
Muitos foram e creram em virtude do testemunho da mulher que anunciará tudo que ela dissera.
Ele me disse tudo quanto eu tenho feito, eles foram e começaram a conversar com Ele, o coração deles foi crendo.
Vindo pois os samaritanos ter com Jesus, pediram-lhe que permanecesse com eles, e ficou Jesus com eles, com aquela mulher, com o marido que não era marido, com os homens da cidade, com todos eles ficou Jesus mais dois dias e muitos outros ali naquele ambiente da chamada religião da heresia segundo o ponto de vista dos Judeus, muitos outros creram Nele por causa da Sua palavra, como Ele tratava as pessoas o que Ele dizia como Ele ia ao âmago do coração e da vida.
Muitos creram e diziam agora eles próprios a mulher que primeiro chamará para conhecer a Jesus, já agora eles dois dias depois diziam a mulher: 'Já agora não é pelo que tu nos dissestes que nós cremos Nele, porque muitas das vezes a fé vem por causa de um testemunho, por causa de alguém que experimentou certa graça provoca em nós no mínimo uma curiosidade espiritual e a gente vem e muitos ficam e crerem.
Já agora não é pelo que tu nos disseste que nós cremos Nele, mas porque nós mesmos temos ouvido e agora nós mesmos no nosso coração sabemos que Este é verdadeiramente o salvador do mundo, é Esse que a humanidade inteira precisa e que nós precisamos.

Postagens mais lidas