domingo, 20 de março de 2022

Propósito de redenção

.





Há textos que descrevem um Deus absoluto controlando  cada detalhe e acontecimentos da vida.
Mas há  também tantos outros  que  mostram a vontade de dEle não sendo realizada. 
A vontade de Deus foi frustrada por um grupo de  fariseus “os fariseus e os peritos da lei rejeitaram o propósito de Deus para eles,
não sendo batizados por João”.
Também por toda a  cidade  quando Jesus lamenta sobre Jerusalém “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados!.
Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!”.
Pensar que  o fato de Deus ser soberano significa que ele tem controle absoluto sobre todas as coisas é uma ingenuidade sem limites. 
Quem defende essa teologia não consegue perceber que em últimas consequências  está se afirmando  que horrores como, assalto, estupro, guerras, pedofilia, campos de concentração estão todas na conta das ações de Deus.
Esse Deus que pode controlar, prevenir, extirpar esse tipo de ação e não o faz só pode ser um monstro, um  canalha.
Não há outro adjetivo.
Esse Deus não é amor 
Se Deus está no controle como ele pode permitir genocídios? e tantas outras atrocidades?.
Jesus Cristo sendo meu óculos de leitura da vida me mostra que Deus é amor e não um déspota.
Mas a Religião prefere vender uma soberania sem sentido, que retira de nós nossa responsabilidade da história  e faz a todos seguir vivendo sem se responsabilizar pelos seus atos, portanto sem arrependimento e sem remendo.  
A miséria, os crimes,
as discriminações só existem porque Deus é aquele que permitiu sua vontade ser contrariada  nos fazendo seres livres que podemos nos comportar inclusive em desobediência a sua vontade  e projeto e é isso que fazemos.
Deus não controla a história,
nem a vida humana.
Dentro dessa bagunça em que vivemos  Deus age em seu propósito de redenção.

Postagens mais lidas