quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Seja anátema

.





Pregar o evangelho é uma das coisas mais perigosas que fazemos na vida, pois pesa um desejo de maldição sobre quem prega “outro evangelho”: que seja anátema, maldito seja,
disse o apóstolo Paulo.
Geralmente se diz que o tal “outro evangelho” tem a ver com heresias, um conjunto de crenças que distorcem o que a Bíblia diz.
Mas podemos compreender como “outro evangelho” justamente a redução do evangelho a um conjunto de crenças, ideias enunciadas em forma de doutrinas e dogmas.
O evangelho não é do mundo das ideias, não é da ordem da razão e do entendimento.
“Crer em jesus não é entender Jesus, mas seguir a Jesus”.
O evangelho é Jesus, não um conjunto de ideias a respeito de Jesus.
A resposta ao evangelho não é acreditar nas ideias a respeito de Jesus, nem mesmo acreditar nas coisas que Jesus fez em nosso favor.
A única resposta aceitável ao evangelho é seguir a Jesus: quem quiser me acompanhar, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Jesus mesmo advertiu: Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?” Então eu lhes direi claramente: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal”.
A questão não é acreditar nas ideias de Jesus ou a respeito de Jesus.
A questão é seguir a Jesus: fazer o caminho de Jesus, do jeito de Jesus, com Jesus.

Postagens mais lidas