quarta-feira, 8 de junho de 2022

Poema sobre Nicodemos e o nascer de novo

.





Havia entre os fariseus que é aquela seita mais rigorosa e legalista dos judeus um homem chamado Nicodemos.
Que significa vitorioso com o povo ou vitorioso para o povo e pelo povo.
Nicodemos é um nome Grego que era uns dos principais do judaísmo da religião judaica, da academia, da diplomacia politica embora fosse um fariseu ele era um homem de muita flexibilidade, ele não era tão radical quanto os demais da seita á qual ele estava filiado dentro do judaísmo.
Entro esse Nicodemos, que era uns dos principais dentre os judeus, era uma das figuras mais importantes e renomados e significativas e cultuas e respeitadas.
De noite, um dia foi ter com Jesus, não queria de dia porque não queria se visibilizar.
E a noite na antiguidade era noite, não é como hoje onde noite e dia é quase a mesma coisa.
Era escuro, não se via quem ia e vinha e ele aproveitou esse véu da noite e foi ter com Jesus escondido e lhe disse: Mestre sabemos ( sabemos), ele tinha a ' presunção' de saber algo.
"Sabemos que és mestre vinda da parte de Deus porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes se Deus não estiver com ele".
Ele deduz que Jesus só podia ser alguém de significado extraordinariamente superior, enviado por Deus ou falando da parte de Deus, por causa de uma relação de dedução de causa e efeito.
'Ninguém pode fazer os sinais que Tu fazes se Deus não estiver com ele'.
É o que a maioria das pessoas usa pra discernimentos de natureza teológica.
Eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela faz milagres, eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela fala bem, eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela expulsa poderes malignos.
Quando Jesus nos diz repetidas vezes e a mais explicita de todos está em Mateus no capitulo 7, quando Ele diz que em todo aquele que lhe diz senhor, senhor não entrará no reino dos céus, mas tão somente aquele que obedece e se ativa pela obediência á palavra.
Ele também diz que em teu nome expulsamos demônios, operamos milagres, profetizamos não entrará no reino dos céus porque são pessoas que têm a boca cheia do nome de Deus e as ações marcadas por atitudes de suposta manifestação da autoridade divina mas não vivem Deus, não provaram Deus, não conhecem a Deus porque Deus, não é um nome nem um assunto a ser debatido ou ser entendido ou ser dominado para ser exposto e pra ser assim o poder que impressiona os outros a partir de mim.
Jesus disse não, se você não tiver conhecimento experiencial de Deus e se o seu conhecimento de Deus não for demonstrado pela prática, pela obediência em fé dando razão a Deus pela frutuosidade que decorre de maneira natural da sua obediência pratica a lei da vida segundo Jesus segundo o Evangelho, se você não estiver a experiência de Deus manifesta como fé que atua pelo amor em que ele coloca no caminho prático da obediência, você pode ter todas as teologias e vir com todas as supostas deduções, você não sabe ainda o que está falando, embora você carrega a 'presunção' de dizer: 'Sabemos'.
Sabemos que Tu és porque ninguém pode fazer estes sinais senão tivesse sido enviado por Deus ou se Deus não estiver com Ele.
Jesus respondeu que não é nada disso, que essas lógicas lineares e cartesianas não servem para explicar a relação de Deus com o homem.
Você está olhando a partir de lógicas de causa e efeito Nicodemos, o reino de Deus está acima da teologia de causa e efeito e da sua aplicação ao mundo das deduções acerca de quem é Deus ou quem não é de Deus.
Isso é uma falácia portanto, a isto respondeu Jesus: Em verdade em verdade, eu te digo que se alguém não nasce de novo, não passar pela experiência dessa regeneração essencial não pode ver, enxergar, discernir perceber o reino de Deus nem o que está acontecendo não vai entender nada, a conclusão será errada equivocada a dedução será ilusória porque se não houver a mudança da Matrix, senão houver a mudança do pressuposto essencial, senão houver a convenção do significado mais profundo do ser ninguém enxergar essa outra dimensão.
A gente passa pela vida vendo só as lógicas lineares, a gente passa pela vida andando apenas no máximo e na melhor das hipóteses quando não se é totalmente burro e derrotado, quando na melhor das hipóteses se enxergar as lógicas lineares cartesianas.
Sabemos que Tu és de Deus porque o que Tu fazes é maravilhoso é fantástico extraordinário, logo só pode ser alguém que tenha um pacto com a Divindade.
Tem gente que não tem pacto nenhum com Deus que não ama, que não sabe nada de Deus, e faz coisas extraordinárias.
Mas tu não vais compreender o que está acontecendo aqui através das lógicas teológicas doutrinas dos ensinos da academia tu vas cair antes, tu não vais passar a fronteira das lógicas e das conclusões para entrares na dimensão das coisas que não são concluídas pelas lógicas de causa e efeito, pois elas só são apropriáveis pela fé quando a gente enxergar para além do que os olhos percebe do que as lógicas imediatas deduzem.
Se alguém não nascer, não mudar o pressuposto a Matrix espiritual não pode ver, não pode enxergar não tem o prisma para discernir o reino atrás do imediato presente através das coisas.
Os verdadeiros sinais do reino de Deus você não vai enxergar enquanto somente ficar preso apenas a essa linearidade.
Tem que ser de Deus porque faz coisas fantásticas?. Não!.
Tem muitos fazendo coisas extraordinárias que nunca conheceram a Deus, e tem gente que conhece a Deus profundamente que nunca fez nada de extraordinário como João Batista acerca de quem Jesus diz que dentre os nascidos de mulher, ninguém alcançou a obediência comprometida e simples entregue de João Batista.
Jesus disse isto acerca dele, e aí o Evangelho diz sobre o qual mesmo João Batista, que ele João na verdade nunca fez nenhum sinal, nenhum milagre, nunca chamou atenção por nada portentoso.
Era o caráter dele que era um grito desafiante, rasgante, provocativo.
Mas ele nunca fez nenhum milagre, nenhum sinal, todavia tudo o quanto ele disse de Jesus era verdade.
Portando esse critério de sinais prodígios, maravilhas não são nada a menos que eles sejam corroborados, validados pelo fruto desse novo nascimento, desse novo olhar, dessa nova compreensão, dessa nova Matrix do reino a partir da qual tudo é interpretado e conhecido.
E quem não passou essa transformação de mente, quem não teve a percepção alterada por essa nova consciência, por esse novo discernimento nunca enxergará o que está acontecendo porque o reino de Deus não é óbvio, o reino de Deus é só para quem consegue discernir-lo, pra discernir-lo tem-se nascer de novo, tem-se que ter a Matrix do ser alterada.
Então perguntou Nicodemos,  como pode um homem nasce sendo velho, ele outra vez demonstra que a lógica dele para no horizonte das coisas do espaço-tempo que acontecem entre o berço e a sepultura.
Jesus explica que essa lógica linear não é o bastante pra você concluir quem Eu Sou seja lá quem Eu Seja.
Só dá pra entender de fato às coisas de Deus, se o teu olhar for realmente mudado, se a Matrix for alterada.
Nicodemos repeti que o modo de ele ver é o modo linear é o modo seco é o modo cartesiano é o modo das lógicas aparentes quando ele diz, como pode um homem nasce sendo velho?.
Ai vem essa pergunta pode porventura voltar ao ventre materno e nasce segunda vez?.
No mundo contemporâneo eu não consigo realizar eu não conseguiria, ninguém nem Nicodemos nem ninguém voltar ao ventre da mãe, fica pequeno e nascer de novo, a fantástica vida de Nicodemos Benjamin Button.
Há alternativa disso seria a reencarnação, morrer nascer de novo no ventre da mãe para repetir o processo.
Porém não é disto que Jesus está falando porque não é isto que Jesus ensina, nem tão pouco é isto que as escrituras ensinam em nenhum lugar delas.
Mas a pergunta do Nicodemos na melhor das hipóteses colocam um homem na crença da reencarnação porque a alternativa é patética é um homem já idoso voltar ao ventre da mãe e nasce a segunda vez, que é essa lógica cartesiana levaria alguém a concluir.
Só dá pra nascer de novo nesse mundo se ficar criança e nascer no ventre da mãe, ou se o individuo tiver uma doutrina transcendental dizer só estou pela via da reencarnação, a mãe morrendo e ele também e uma reencarnação voltando a serem duplas: mãe e filho começando tudo outra vez, o que é também uma fantasia a qual a escritura não dá nenhuma corroboração ou validação.
Então respondeu Jesus a Nicodemos ( ao vitorioso do povo).
Esse nome vai ficando ridículo quando esse diálogo vai se desenvolvendo, o mestre, o fariseu rigoroso, cheio de obediência ao mesmo tempo em que é cheio de cultura acadêmica e teológica e doutrinária, mas não consegue dar esse salto está preso e condicionado a esse mundo das lógicas lineares e cartesianas, não compreende o que Jesus diz.
Jesus repete em verdade eu te digo quem não nascer da água e do espírito dessa consciência de que a mente precisa ser transformada pelo arrependimento que era o que a água do ponto de vista imediato para quem estava conversando com Jesus significava porque João Batista ainda estava vivo e batizando com água.
Então ninguém tem que interpretar o que é a água.
João estava vivo batizando com água, Nicodemos vai visitar Jesus, e Jesus responde quem não nascer da água portanto do arrependimento conforme João Batista estava convidando todos a mudarem de mente a verem que o reino chegou que é chegada a hora, que está disponível e acessível a qualquer um pela fé pra quem mudar de mente pra quem dê o fruto de quem mudou de mente, o fruto da metanoia, o fruto do arrependimento, se alguém não der esse fruto não demonstra que compreendeu, que viu que entendeu que disceniu o reino de Deus.
Por isso, Eu te digo e repito.
Quem não nascer da água e da mudança interior que o espírito de Deus produza provoque, fazendo regenerar a consciência, acordar e despertar e ativar a percepção morta e adormecida do significado de Deus e do Seu reino no coração humano, quem não for despertado pelo toque do arrependimento e mudado pela regeneração do espírito, não pode entrar, não pode fazer parte, não pode experimentar, não pode gozar, não pode usufruir nem consegue ver o que está acontecendo como é o teu caso Nicodemos.
Se não tiver metanoia e sofrer a ação cirúrgica do Espírito Santo mudando todas as perspectivas todos os primas do teu caráter do teu acordo com a vida, do que você chama de razão pra viver, se o Espírito Santo não operar isso em Ti ...Tu vás envelhecer sabendo tudo de teologia de academia de doutrina sem ver o reino diante de ti e sem entrar, sem toma posse sem experimentar o reino que está posto aqui por uma razão Nicodemos.
Aquele que nasceu da carne é carne, não basta ter nascido no mundo, você assim só é um ser existente carne é carne mas o que é nascido do Espírito Santo, do espírito de Deus da consciência de Deus do arrependimento da decisão por uma vida nova, aquele que é nascido da regeneração do despertamento que vem do espírito ilumina o ser desse ativamento para obediência do Evangelho em fé por amor a vida, quem não tiver essa consciência, quem não é nascido dessa regeneração dessa mudança não é espírito não nasceu no espírito ganhou a consciência do espírito, ainda é só um ser trabalhando com as categorias da lógica da carne.
Porque as coisas espirituais se disserem espiritualmente e as coisas das físicas carnais do espaço-tempo ser disserem com as lógicas de causa e efeito.
Mas o reino de Deus está fora das lógicas de causa e efeito.
O reino de Deus é o reino da graça e a graça quebra o ciclo de causa e efeito toda hora de modo que pelo arrependimento aquilo que no mundo das lógicas de causa e efeito do espaço-tempo não tem transformação no mundo e na dimensão do espírito podem nascer de novo agora já simultânea e concomitantemente operações, novas criaturas podem brotar de dentro das velhas criaturas, novas mentes podem brotar de dentro das velhas concepções, novo olha que enxerga não só coisas visíveis mas discerne dimensões invisíveis podem ser dado a você.
Isso tudo a você se você nascer de novo, se for ativado no Espírito Santo para viver essa consciência do reino de Deus com os olhos abertos discernindo o trabalho de Deus em você e concordando com o trabalho de metanoia de conversão de arrependimento de regeneração de Deus em você e se entregando a cada vez mais ao sentido e a razão transformadora de Deus que não tem nada a ver com as lógicas imediatas de qualquer que seja a presunção de conhecimento humano exterior no espaço-tempo, porque o que nascido da carne é carne e o que nascido do espírito é espírito.
"Portanto Nicodemos não te admires de Eu te dizer que você tem que nascer de novo".
Porque senão você não vai entrar, você não vai usufruir, embora você seja extraordinariamente bem rankiado em Israel, fica sabendo Nicodemos que ninguém tem domínio sobre isto, é a soberania absoluta de Deus então não aches que tu podes controlar: "Eu sei que ele e de Deus porque os sinais que ele faz são de Deus".
Ninguém consegue controlar, ninguém consegue determinar, ninguém consegue condicionar se é de Deus é incondicional e não incondicionável está para além de todo controle humano.
Assim é o que é nascido do espírito de Deus porque o vento o Ruah ou vento de Deus, o sopro de Deus vem de onde é que ele esteja, o vento sopra de onde ele esteja e para onde ele deseja, o vento sopra onde quer.
Ninguém tem o poder de determinar por onde o vento vai soprar, no máximo tu ouves o seus assovios ou farfalhar das folhas nas árvores ou uns uivos de uma penha sendo soprada por um vento misterioso é tudo o que tu consegues saber ou sentir na tua pele o impacto físico da passagem dele, mas tu não sabes de onde ele vem, de que casa ele está vindo nem para que casa ele está indo, de que floresta ele está vindo pra que floresta ele está indo, em que oceano ele se formou e onde ele vai terminar e o que ele vai produzir.
Assim é todo aquele que é nascido do espírito, esse que é nascido do espírito está pra além do controle dessas lógicas imediatas de alguém poder dizer: Sabemos.
Não tu não sabes, vocês todos juntos não sabem.
E somente aquele que nasceu de novo que se deixou regenerar por esse trabalho da metanoia da mudança de mente e significados operados pelo Espírito Santo mudando a Matrix do coração, somente esse pode ver, somente esse pode entrar nessa dimensão mas ele próprio também não a controlam.
Ele é levado daqui pra lá e quando você nasce de novo, você perde a presunção de controlar a Deus e ao Espírito de Deus ou de dizer quaisquer palavra finais acerca de Deus.
Então perguntou Nicodemos, como podes suceder isto?.
E a palavra seguinte é assim:  'Acudiu Jesus'.
Jesus o socorreu, porque o homem entrou em um estado de susto de perplexidade, ele compreendeu o que não compreendia o que é raríssimo.
Nicodemos chegou nesse ponto de susto de pânico, ele entendeu o que não entendia.
Como podes suceder isto?. 
Ele não disse que não pode suceder isso era impossível, ou coração dele era bom, ele só tinha que vencer o título de ser o vitorioso do povo, acadêmico do povo essa tolice.
Esse Nicodemos entendeu e se deixou sacudir por esse pânico para essa angústia por esse pavor e teve a graça de compreender o que não compreendia e de expressar com veemência seu pânico da sua mais absurda ignorância.
Jesus socorre ele com uma pergunta: "Tu és mestre em Israel e não compreende estas coisas".
São as coisas que as escolas não ensinam, nenhum curso em nenhuma academia, nenhum rabinato em nenhum seminário, nenhum sacerdócio, nenhum mestre, nenhum corpo docente sabes isto ou entende isto.
Eles são no máximo seres da lógica linear e cartesiana, eles param aonde a mente deles não alcançam mas e a aonde as demonstrações empíricas e repetitivas não podem acontecer.
Jesus diz que não é o bastante saber andar até onde a filosofia, teologia e a lógica te leva, você tem que transcender-las e entender as coisas que as escolas não ensinam.
Tu és mestre em Israel e não compreende estas coisas simples, básicas?.
A fala de Jesus tinha a intenção de liquidar de vez a ilusão do mestre, a ilusão do pensado, do teólogo, do filósofo, do doutrinado, do que pensa que pelo muito saber, ele concluí alguma coisa.
Quando na verdade todos os saberes me levam a saber que eu não concluo definitivamente nada.
E que todo o meu saber é de absoluta relatividade e que ele será substituído em tempo porque não passa ainda do que apenas se palmilha na experiência tatiantes das lógicas lineares e cartesianas que vão sendo vencidas por realidades maiores e mais esmagadoras  para não mencionar a dimensão espiritual que está pra além que se pode compreender com os sentidos e tem a ver com aquelas coisas que excedem a todo entendimento.
Se o individuo nesse ponto der razão a Deus definitivamente, existem coisas e as maiorias das realidades espirituais habitam aonde o melhor do meu pensar não penetra o melhor do meu intuir não alcança o melhor do meu concluir não conclui e, essa seria a melhor da minha inteligência seria concluir e discernir a inconclusividade das minhas conclusões e assim me quebranta.
Se eu não chegar aí e se eu não for levado e ai não alcança pela pulsão pelo trabalho do espírito me dando estes socos de luz para eu entender alguma coisa, se eu não admitir a minha presunção e não concluir o meu não poder conclui para mim manter aberto para então nascer de novo.
Nada dessa dimensão do espírito do reino de Deus será ativado, será despertado será acordado dentro de mim.
Porque em verdade, em verdade eu te digo, disse Jesus a ele: Que nós dissemos o que sabemos, é a conversa de todo mundo, todos falam o que aprendeu, o que sabe, o que estudou, se apresenta dizendo o que sabe, eu sou isto ou aquilo e testificamos aquilo que nós dizemos temos visto é até onde a gente pode ir.
Contudo eu dizendo o que eu digo, porque eu sei o que eu sei, e mesmo eu testemunho o que eu tenho visto, você e a maioria não podem aceitar o meu testemunho, ficam concluindo com as conclusões do que apenas vocês experimentaram e vocês não iram dar o passo além se vocês não puderem crê naquele que viu, naquele que soube e soube não porque aprendeu com os mestres, mas por que foi ensinado pelo Pai, e por que se aproprio de tal modo que isso é seu como tudo isso que eu digo, faço e falo é meu, se você não aceitar esse testemunho você não vai ter acesso ao que eu estou falando.
Se a palavra que sai da minha boca não for acolhida por você, se o meu testemunho, se as minhas conclusões sobre a falência das conclusividades humanas não for entendido e você não ser render, não baixar aguardar e não aceitar a palavra e o testemunho das coisas que eu sei e tenho visto do meu Pai, você não vai ver o reino de Deus, porque se tratando até mesmo de coisas terrenas, do testemunho que Eu dou, da conversa possível, do diálogo imtabulável usando os códigos de compreensão que Eu estou usando para me fazer entender, se você não me entender nem nesse nível da minha explicação aqui e agora pra você, como é que você vai crê nas coisas espirituais, celestiais?.
Aceita pelo menos a incapacidade que tu tens de concluíres sobre as coisas celestiais, as coisas do reino de Deus, as lógicas do Espírito Santo que estão pra além do teu poder de alcançar e que são as manifestações que a gente recebe pela fé e justamente são elas próprias que nos transformam que nos fazem nascer de novo, que nos ativa e nos regenera por uma nova percepção.
Assim se tratando de coisas  terrenas não me credes como crereis se eu começar a falar das coisas celestiais?.
Ora Nicodemos ninguém subiu ao céu até hoje, não ao céu espacial, não ao Sky, mas o céu espiritual, senão aquele que dessa dimensão superior desceu, a saber o filho do homem que está aqui na tua presença e ao mesmo tempo tem o seu recíproco no céu de modo e do modo porque e como Moisés levantou aquela serpente lá no deserto que mordia o povo de Israel, assim se importa que o filho do homem seja levantado para que assim foi como lá no deserto quando Deus disse que aquele que olhasse para a serpente de bronze erguida por Moisés numa haste e a vise ai e cresce que as mordeduras das serpente estava envenenando o povo todo e matando tinha sido absorvidas pela serpente de bronze no símbolo daquele emblema ficaria curado, assim também Eu digo que hoje o que está acontecendo é isto, está todos sendo mordido pelo veneno da morte como o povo de Israel no deserto, e eu o filho do homem fui enviado e serei levantado, era uma expressão pra definir a sua cruz.
Serei levantado eu vou absolver pra Mim o veneno de todos para que todo aquele que creia em mim tenha a vida eterna, sabe por que Nicodemos?.
Porque Deus amou o mundo fez isso e faz isso por amor.
Se você não entender que tudo isso é fruto do amor e que o nascer de novo acontece porque aquele que não tem pecado Deus o fez pecado por nós e ele se tornou o centro de convergência de toda iniquidade do universo e da humanidade por que Deus fez convergir tudo pra Ele.
Aquele que não tiver essa consciência de que sua culpa, seu pecado, sua vida de morte foi absolvida na cruz para que agora crendo, você veja o reino, entre no reino se aproprie de uma dimensão eterna pra sua condição humana, aquele que não tiver essa percepção de fé não vai se apropriar de nada.
Agora, se tu queres saber por que Deus age assim conosco, humanos diz Jesus a Nicodemos: É porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, Nicodemos entendia bem essa linguagem do filho unigênito desse ser, desse anjo do Senhor, dessa manifestação de Deus do espaço-tempo sinalizando o Cristo que viria de modo que é isso que Jesus diz a Nicodemos: " Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito a expressão exata do seu ser para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha onde pegar, segure com segurança e se aproprie da qualidade eterna da vida que não tem fim.
Não tem fim porque seja temporalmente imortal não é assim.
Ela não tem fim porque ela é possuída pela qualidade do amor de Deus pra além do espaço-tempo vivera a eternidade em Deus.
Quem Nele crê, nesse que chama pra Si converge pra Si a angústia de todos os pecados de todos os venenos de todos, quem Nele crê não é julgado o que não crê sabendo com certeza diz não quero pra mim, eu me resolvo a mim mesmo, eu não preciso de perdão, esse já está julgado pelo julgamento que fez da desnecessidade da graça sobre a sua própria vida.
Esse já está julgado porque não crê naquilo que foi feito em favor dele de modo que tudo convergiu para o unigênito de Deus para que todos os filhos de Deus ficassem livres de todo e qualquer culpa, e pudessem seguir a jornada e não seria apenas homens da carne para a carne mais seres humanos do espírito para o espírito.
O julgamento é este Nicodemos, que a luz veio ao mundo, e a luz está aqui, você veio me visitar de noite, a noite tu viste ao encontro do sol nascente das alturas.
O julgamento é este, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz Nicodemos.
Olha a luz aqui e tu vens me visitar a noite porque tu tens medo do julgamento dos homens, mas o julgamento é este.
A gente tem que decidir se a gente ama a luz ou ama as trevas, a gente tem que decidir se a gente ama mais as trevas do que a luz!.
E se a gente ama a luz, a gente não pode ama mais a luz do que as trevas, a gente que ama a luz não pode ama as trevas.
E porque que alguns vendo a luz, sabendo da luz amam mais as trevas do que a luz?.
Jesus diz: Porque eles sabem que o seu modo de viver, de agir é mal e quem vivendo de modo mal, quem dando o fruto do ódio, da inveja, da amargura, do ciúme, da disputa vingativa, da acepção de pessoas, do supremacismo, quem vivendo isto é tão abominável diante de Deus vai querer vir para a luz?.
Só deseja a luz aquele que tendo intenções diferentes no coração se sente atraído pelo fruto da luz, pelo o que a luz propõe.
Mas todo aquele que pratica o mal quando ver a luz foge da luz porque sabe ao se aproximar da luz as suas obras serão manifestas, o seu ser ficará nu e descoberto e eles querem continuar mascarados.
O interessante é que esse diálogo é com um homem que seguia Jesus de longe e que foi seguindo Jesus ocultamente com medo do que os outros podiam dizer até o último momento até depois da morte de Jesus.
Ele era um discípulo, o Evangelho de João diz: Era um discípulo de Jesus ainda que ocultamente.
O julgamento é este Nicodemos: Que a luz veio ao mundo meu filho, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más, pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega pra luz é óbvio.
Todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz, aborrece o Evangelho, aborrece esta palavra e não se chega para a luz afim de que não sejam questionadas as suas práticas e as suas obras.
Quem pratica a verdade todavia não é para ser conhecido, a verdade que se faz conhecer e não se faz prática não é verdade.
A verdade só se torna verdade pela prática, quem prática a verdade aproxima-se da luz afim de que as suas obras sejam manifestas porque são obras de uma vida que acontece em Deus.

Postagens mais lidas