segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Poema sobre Hiroshima e Nagasaki

.



A guerra foi em todos os tempos a causa principal do crescimento, da transformação das famílias em tribos em nações e das nações em associação de várias entidades para um fim comum.
Na mas absolutamente certeza seja grande o interesse das nações poderosas em levar vantagens, algumas começam a compreender que há qualquer coisa preferível à própria vitória, que é evitar a guerra.
No passado, a guerra era às vezes uma empresa lucrativa.
A Guerra dos Sete Anos, por exemplo, proporcionou aos ingleses excelente rendimento em relação ao capital nela empregado, e os lucros conseguidos pelos vencedores nas guerras primitivas foram ainda mais evidentes e hegemônicas entre os Estados do antigo Sacro-Império Germânico.
No entanto, não sucede nos conflitos modernos, por duas razões principais, que foi primeiro, a questão dos armamentos que se tornaram extremamente caros, e, segundo, porque os grupos sociais envolvidos numa guerra moderna são muito importantes.
É um erro pensar que a guerra moderna é mais destruidora de vidas do que o foram os conflitos menos importantes de outrora.
Antigamente, a proporção das perdas em relação aos efetivos envolvidos na luta era por vezes tão elevada como hoje; e além das perdas em combate, as mortes causadas pelas epidemias eram em geral numerosas.
Repetidamente se encontra, na história antiga e medieval, notícia de exércitos inteiros praticamente exterminados pela peste.
A bomba atómica lançada sobre Hiroshima e Nagasaki, evidentemente, é mais espantoso, mas mesmo onde ela foi lançada, a taxa de mortalidade não foi tão forte como em muitas outras guerras anteriores.
A população do Japão aumentou cerca de cinco milhões durante a Segunda Guerra Mundial, ao passo que se calcula que a população da Alemanha, durante a Guerra dos Trinta Anos causada por motivos variados como rivaridade religiosos, dinastia, territoriais e comerciais, ficou reduzida a metade com o aumento de eficiência das armas empregadas para deixar crianças mudas telepaticas, meninos cegos inexatos, mulheres rotas alteradas pela radioatividade.


Postagens mais lidas