quarta-feira, 6 de julho de 2022

Poema sobre as duas espadas

.





Eu quero escrever a você hoje o texto de Lucas.
Jesus estava às vésperas do seu aprisionamento e da sua execução.
Lucas no capítulo 22 e ele Jesus tem consciência disso, Ele sabe que naquela Páscoa dos judeus Ele seria o cordeiro imolado, cordeiro pascal, e também nessa mesma ocasião os principais sacerdotes e os doutores da escritura da religião conspiraram intensamente em como é que eles iriam fazer para tirar a vida de Jesus.
Mas tinha que ser de uma outra maneira discreta porque eles temiam as implicações sobre o povo, o que o povo faria fazendo aquilo?.
No verso 13 do capitulo 22 diz que satanás então entrou na mente, na consciência de Judas chamado Iscariotes que era assim chamado Iscariotes por causa dos Sicários.
Os Sicários era um partido extremista, xenófobo, nacionalista anti-romano até onde se pudesse ir os Sicários e eram assim conhecidos porque eles eram a favor de que todo individuo que se ligasse a eles que se tivesse aquele conceito de conflito e de confronto, contra o Estado e contra o Império Romano que os dominavam a todos deveriam usar um sicar, uma arma escondida sobe a roupa pra poder dela sacar.
Judas Iscariotes é portanto um individuo que antes na vida em algum momento tinha sido ligado e vinculado aos Sicários.
Daí até agora sendo discípulo de Jesus, ele ser chamado de sicário; tão forte foi fora esse vinculo no passado.
Então se diz que satanás entrou em Judas o sicário que era um dos discípulos de Jesus, andava ali na intimidade, no caso de Judas era mais do que isso; ele cuidava inclusive das finanças porque era tido como um individuo íntegro na gestão do dinheiro.
Judas no entanto quando deu essa virada de consciência, quando ele teve essa subtesa e sua compreensão se voltou na direção antiga ele o deixou com que todo aquele espírito da ideologia, da violência brotasse no coração dele e se fixasse fazendo uma releitura de todas as coisas foi o que acontecem na percepção dele no instante no abrir e fechar de olhos o que tinha se acumulado durante anos e que agora tinha estado reprimido, de repente toma as rédeas passa a controla-ló.
E então ele foi se entender com os principais sacerdotes nas lideranças de natureza militar do templo.
Aqueles que eram oficiais de milícia vinculado ao templo e que obedeciam a instrução dos sacerdotes que eram os ideólogos desse projeto político em relação a aniquilar Jesus.
E os capitães conspiraram com ele com estratégia como eles entregariam a Jesus.
Então todos ali em um ambiente se alegraram e combinaram com Judas em como lhe dar dinheiro pra pagar por esse favor extraordinário porque era um de dentro do grupo de Jesus que estava saindo para o entregá-Lo.
Judas concordou, e buscava uma boa ocasião para entregar-lhes Jesus sem causa nenhum tumulto para que a multidão que tinha se juntando em Jerusalém para a festa da Páscoa não se amotinasse, não criasse uma revolução enlouquecida, ensurdecida com gritos de todas as direções e de todas as maneiras de pensamentos e de fragmentos, e de ódio que ali estava.
Isso deveria evitar para não se ter um problema maior com os Romanos, era uma questão de definir uma situação local, uma perturbação local e pronto.
Então a narrativa segue e diz como Jesus estava tão tomadas acerca da consciência de tudo o que estava acontecendo que Ele mandou os seus discípulos, Pedro e João fossem preparar um lugar para eles comerem a Páscoa.
Eles perguntaram 'Onde Tu queres que nós preparemos essa Páscoa?'.
Ai então Jesus explicou a eles que quando vocês entrarem na cidade, vão encontrar um homem com um cântaro de água; siga esse homem até a casa onde ele a de entrar e ali ao verem o dono da casa diga ao dono da casa' O Mestre manda perguntar-te onde é o aposento no qual Ei de comer a Páscoa com os meus discípulos?'.
'Ele vos mostrara um espaçoso cenáculo mobiliado; ali fazeres os preparativos para a nossa Páscoa'.
Indo eles tudo encontraram conforme Jesus lhes disseram e preparam a Páscoa, Jesus antecipa isso chamado aquele momento de ' a Páscoa do Meu sofrimento'.
Verso 15 diz que aquilo significaria uma interrupção entre os discípulos d' Ele e Ele, aquela Páscoa seria um corte e então toma o pão e serve toma o cálice e o distribuir, diz as palavras que todos nós conhecemos a respeito disso.
No meio desse momento tão solene tão íntimo o verso 24 nos diz que suscitaram também entre si uma discussão partindo o pão e dando vinho.
Eles discutem sobre coisas tão mesquinha sobre qual deles parecia ser o maior o mais importante, se era quem fala mais, se era quem tinha o poder de botar a cabeça no peito de Jesus e lá ficar deitado como João.
Quem é que tinha mais poder, essa disputa interna para saber quem é o maior.
Mas Jesus lhes disse:' Os reis dos povos neste mundo, não aqui entre nós.
Aqui entre nós Jesus chamava a relação de reino de Deus.
As relações humanas que tinha que se estabelecer entre nós, deveriam ser as do reino de Deus.
Ele faz uma distinção entre os reinos deste mundo e o reino de Deus que só acontece se implanta no coração humano e se manifesta com amor, justiça, verdade, fidelidade, lealdade, paz, domínio próprio.
Jesus faz clara distinção e diz, os reis dos povos segundo a loucura da sabedoria e das supremacias promovidas pelo desejo de personalismo que nasce enraizados de narcisismos que se coroam de extrema total soberba.
Os reis dos povos dominam, são os senhores sobre eles; os que exercem autoridade no mundo, quanto mais colocam autoridade mais crescem sendo chamado de benfeitores, populistas.
Mas vós não sois assim, entre vós não pode ser assim, não vale ser de qualquer jeito, não vale fazer como eles fazem; do contrário vocês não são Meus.
Mas vós não sois assim, pelo contrário, pelo oposto deles, eles dominam, eles criam dependência para serem chamados de benfeitores, mas vós não sois assim pelo contrário o maior entre vós seja como o menor e aquele que dirige seja como o que serve como diácono da vida.
Pois qual é o maior quem está sentado á mesa ou quem serve?.
Preste atenção porventura não é quem está sentado à mesa pois saibam no meio de vocês Eu sou aquele que serve, quem está sentado na mesa são vocês, quem está servindo, ensinando e vivendo e mostrando Sou Eu.
Vós sois os que tendes permanecido Comigo nas Minhas tentações até aqui.
Assim como o Meu Pai me confiou o reino, esse mesmo reino que não é como dos reinos deste mundo; é reino de Deus, é reino onde quem é o maior é aquele que serve.
Eu também vos confio que vivais que  proves o sentido desse reino vivendo no mundo mas não segundo o mundo, mas segundo o Meu reino na consciência, no coração de vocês, isto pra que enfim comas e bebas a minha mesa na consumação, no estabelecimento, na concreção do Meu reino; e assim vos assentareis em tronos para julgar todas as manifestações de principados e potestades humanas, segundo o poder exercido conforme o conceito de poder segundo os reis da terra, segundo as autoridades do planeta, segundo os dominadores deste mundo tenebroso, mas entre vós não é assim.
Então Ele avisa Pedro dizendo: 'Pedro, satanás está querendo te comer; mas Eu orei por ti para que a tua fé não desfaleça e quando tu se converteres, quando a tua consciência mudar mesmo e tu enxergares porque até aqui tu quase vês mas não vê ainda.
Quando tu enfim te converteres, fortalece os teus irmãos'.
Então no verso 35 nos diz, então a seguir Jesus lhes perguntou:' Lembre de como esse dia começou com os preparativos para preparar a Páscoa e todas aquelas instruções dizendo.
'Ide, segui um homem, ele vai carrega um cântaro, vai entrar em uma casa.
Chegando lá fale com o dono da casa; ele vai mostrar o lugar.
Lembre de como começou tudo?.
E aqui a seguir Jesus lhes perguntou:' Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje, sem sandálias; faltou porventura alguma coisa.
Lá em Lucas 10 quando Ele disse:' Eis que envio como ovelhas para o meio de lobos e podem irem sem se preocupar com qualquer outro dia.
Vocês vão ficar de casa em casa, onde houver um filho da paz, uma pessoa da paz fiquem com ele, onde não houver um filho da paz não fiquem ali porque não a comunhão entre os que não são filhos da paz.
Faltou a vocês naquele tempo alguma coisa?.
Como hoje quando eu mandei vocês preparem a Páscoa?.
Não foi tudo conforme Eu lhe dissera e eles confirmaram dizendo:' Sim!. Nada nos faltou em tempo algum, tudo sempre se confirmou conforme Tu disseste'.
Então Jesus lhes disse:' Agora porém, quem tem uma bolsa tome-a, como também uma alforje, uma mochila, um guardado de pertences e o que tem uma espada venda a sua capa e o que não tem espada, não tem espada, venda a sua capa e compre uma espada; pois Vos digo que importa que se cumpra em Mim o que está escrito' Ele foi contado com os malfeitores'.
Porque o que a Mim se refere está sendo cumprido até um homem carregando um cântaro levou vocês a um lugar onde já tinha um arranjo feito.
É só vocês saberem e aqui Ele ironiza dizendo:' Eu não mandei que vocês vivessem de um determinado modo e crescem de um determinado modo?.
Agora porém quem tem uma bolsa tome-a guarde-a em todos os seus pertences, e o que não tem espada venda a sua capa; a proteção já não é mais contra as intempéries.
Compre uma capa, venda a sua capa e compre uma espada, por que Eu não posso estar cercado de gente desarmada.
Eu preciso estar cercado de gente armada é o que Ele está dizendo para que se cumpra o que de Mim foi escrito' Ele foi contado, ou foi encontrado com os malfeitores'.
Por isso tire as capas, venda as capas agarre o dinheiro com vocês, as bolsas e compre espadas que é pra se cumprir essa escritura, ao invés de estarem cercados de cordeiros estarem cercados lobos; porque o que a Mim se refere está sendo cumprido.
Ele está usando de uma ironia absoluta.
Então lhes disseram os discípulos que não entendem nunca nada:' Senhor aqui nós temos duas espadas, então Jesus respondeu: ' Basta'.
Já deu pra fazer o cenário, já deu pra Eu estar cercado de malfeitores.
Entre doze tem dois com espadas já caracteriza o fato de que Eu não tenho mais um grupo de discípulos e sim uma súcia de malfeitores.
Tudo Ele diz com extrema ironia.
E quando os discípulos entenderam e disse que temos duas espadas, Ele disse' Basta' um basta duplo, basta eles porque não é possível que nem vocês compreendem, e também diz' Basta, para dizer que já se configurou o cenário dessa loucura.
O filho do Homem estaria cercado de malfeitores.
Na realidade Ele sempre foi amigo de pecadores.
Esteve cercado de pessoas de diferentes estranhas e morreu entre dois malfeitores.
Ai então vem o Getsêmani, acontece tudo que lá acontece.
Jesus é preso e se diz o seguinte.
Verso 49 ainda capitulo 22; os que estavam ao redor d' Ele lá no Getsêmani quando Judas veio e beijou a Jesus e Jesus perguntou: ' Judas com um beijo tu traí o filho do Homem?'.
Os que estavam ao redor d' Ele vendo que Jesus iria ser preso, perguntaram:' Senhor queres que a gente usa aquelas duas espadas?'.
Tu queres que a gente use as duas espadas, chegou a hora de puxar as espadas?.
E um deles não esperou a resposta; feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita que caiu.
Mas Jesus acudiu ao homem servo do sumo sacerdote que o mandará prender com o fim de matá-lo Jesus, o acudiu dizendo:' Deixai, basta'.
E tocando-lhe a orelha O curou na mesma hora.
Então dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes que ali estavam lá na sombra atrás do complô, e falou aos principais sacerdotes aos capitães do templo e anciões do templo e anciões que vieram prende-Lo e disse:' Saíste com espadas e cacetes para deter um salteador?'.
Espadas e cacetes são usadas para se deter-lo um salteador, um ser humano violento que parte contra a vida humana.
E ai esse tem que usar do rigor legal do aparato policial na configuração da lei para deter o salteador ou o malfeitor perverso e violento.
'Ora diariamente estando Eu convosco no templo não pusesse as mãos sobre Mim porque claro eles temiam ao povo.
Esta porém é a vossa hora é o poder das trevas, é a hora da violência, e a hora do ódio é a vossa hora.
Quem tem ouvidos para ouvir que ouçam.
Quem tem entendimento para entender entendam que ódio só é quebrado pela ação do amor que curar e entendam que há muito fácil mesmo alguém dizendo que conhece Jesus como Pedro e aqueles doze que com Jesus mas de perto andava e vendo que toda ação de Jesus andava na direção da cura, da restauração da vida, da compaixão, da inclusão, da misericórdia, da não segregação.
Nunca em Jesus saiu palavras que estimulasse o espírito da violência, do ódio, do confronto ou da segregação.
Ao contrário tudo que d' Ele procedia era o oposto disso, mesmo vendo isso ainda estão confusos.
Se devem recorrer a espada, proteger a causa ou a pessoa pela qual eles estavam fanatizados porque eles ainda não amavam a Jesus, eles só estavam fanatizados por Jesus e o fanático sempre acha que existe uma hora de pegar da espada para defender o seu ídolo.
Quem vive da espada morre pela espada.
No entanto não existe essa hora da espada se você é filho do cordeiro de Deus.
Um dia o mundo conhecerás a verdadeira espada de Jesus que é a Sua justiça, Sua misericórdia, Seu amor e Sua palavra que é viva, e eficaz.
Ela é mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, 
e penetra até à divisão da alma,
e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração dos homens.
A verdadeira espada de Jesus transfixará toda a maldade humana, toda a blasfêmia dos homens sórdidos, todos aqueles que perfuram a palavra de Deus com interpretações equivocadas, com pretexto de poder e de usurpar o povo dizendo que Jesus só não comprou pistola porque não tinha.


Postagens mais lidas