domingo, 12 de junho de 2022

Poema sobre o bom pastor

.





Em verdade em verdade eu vos digo, que aquele que não entra pela porta para ter acesso ao curral ao aprisco das ovelhas.
Ovelhas entenda-se por pessoas a serem ajudadas e guiadas e que se confiaram a cuidados especiais.
Jesus diz que aquele que não entra pela porta, aquele que não entra pela licença, àquele que não entra pela porta da reverência, àquele que não entra pela porta do cuidado, àquele que não entra pela porta da compaixão, àquele que não entra pela porta da verdade, àquele que não entra pela porta do acesso às ovelhas com o coração quebrantado e a determinação de servi-las, mas ao contrário tem subterfúgios e é sub-reptício sobe pelos outros caminhos esses vocês não tenham dúvidas, não é pastor.
Esse é ladrão, esse é salteador e as ovelhas são ideais para se tornarem vitimas de ladrões e de salteadores.
Elas são mansas, elas são silenciosas, elas temem a serem passivas, elas são completamente dominaveis.
Elas vão silenciosas para o matadouro, por isso elas são ideais para o ladrão e para o salteador.
Todo aquele que carrega o espírito de ovelha atrai o ladrão e o salteador, por isso o critério é este que aquele que não entra pela porta, pela porta da ovelha obedecendo os paramentos do amor e do cuidado, aquele que não faz legitimamente e límpida essa jornada que não pratica esse caminho, que não entra por essa porta do Evangelho de Cristo na direção das ovelhas saiba que se não for como Jesus é ladrão e salteador.
A história não conhece exemplos de pastores de sacerdotes ou de gurus de quaisquer que tenham sido os grupos ou as seitas com as comunidades que não tendo vivido como Jesus praticado como Jesus se eximindo de qualquer que fosse o aproveitamento de qualquer natureza como Jesus fez, ao ponto que nem casar casou-se nem filhos teve entregou-se por inteiro a necessidade daquele grupo, daquele rebanho, daquela demanda.
A história não tem exemplos bons de pessoas que foram vistas com centralidade total, carisma profundo e obediência determinada.
Não tem exemplos bons, são todos exemplos maus, os poucos exemplos de ovelhas seguindo a um pastor que não são maus, são aqueles que nos quais o pastor entra pela porta das ovelhas vai segundo Jesus, segundo o Evangelho, vai segundo a vereda do amor e da verdade, da fidelidade, da justiça e do respeito e da reverência.
Sem chamar pra si a atenção, vai pra servir.
De outra sorte é o que a gente vê o tempo todo, é a festa do ladrões é o banquete dos salteadores.
Aquele porém que entra pela porta esse é pastor das ovelhas, esse que se submete a parâmetros estabelecidos pelo amor e pela justiça na relação com o próximo esse é pastor e aqui quem fala isso é Jesus.
Ele é tanto o bom pastor quanto a própria porta.
A porta é o parâmetro que existe Nele no ensino Dele, na palavra Dele, no modo operante Dele, nos gestos Dele na palavra no ensino e no viver.
Essa é a porta e Ele é o bom pastor porque Ele anda segundo a reverência que Ele próprio estabeleceu.
Por isso Ele é o bom pastor e quem quer que queira como Ele ser, tem que entrar pela mesma porta do Evangelho.
Do contrário é candidato a ladrão e a salteador, mas aquele que pastoreia segundo o fren da porta de Cristo, segundo o Evangelho esse é pastor das ovelhas e pra este o porteiro abre usando a linguagem da fazenda, o vigilante que guarda quando ver que quando está chegado é o pastor abre às portas, às ovelhas ouvem a sua voz, entendem discernem, ele as chamam pelos seus nomes, ele dá nomes a elas e as chamam e as conhecem as entendem, sabe qual é a história de cada uma delas e as dores que elas sentem, sofrem as condições que elas experimentam as limitações que as condicionam, esse é o bom pastor que cuida que respeita esse as conduz pra fora pra vida as guias e depois de fazer sair a todas as que lhes pertencem, são deles, ele mesmo ensina o caminho, ele vai adiante, elas o seguem porque reconhecem a voz o sentido do espírito a palavra a lógica do cotidiano do caminho que ele faz da trilha que ele ensina elas aprendem o seu espírito.
Por isso quando a ovelha sabe quem é o seu pastor ela de modo algum segue o estranho.
O estranho que não é como Ele é, que não trata como Ele trata, é que não ensina como Ele ensina, é o que não fala o que Ele fala, é o que não prioriza aquilo que Ele dá valor.
O estranho é que chega com as ordens subvertidas, invertidas pervertidas.
O estranho é este que estar ali para ser servido não pra servir, o estranho é aquele que diz: 'É meu é minha é dono'.
Esse é o estranho, esse é o espírito que Jesus diz: 'Não é meu, até hoje vocês não sabem de que espírito Eu Sou?.'
Esse é o estranho, a verdadeira ovelha sabe a diferença.
Agora é fácil entender quem é a ovelha de Jesus segundo o Evangelho, segundo o umbral da porta os limites da entrada e da saída, da vereda e do caminho.
É fácil saber quem é e quem não é, as ovelhas entendem o Evangelho, e as que não são ovelhas seguem o estranho e se entregam ao ladrão não percebem o espírito do mercenário são usadas e abusadas e se deixam abusar e repetem os abusos se entregando de novo e de novo.
Elas não sabem a quem pertence por isso qualquer um que chegue com fala de pastor aparência de pastor as enganara.
Elas seguiram o estranho, as ovelhas no entanto de Jesus ao contrário que entende o Evangélico, quando chega o ladrão e o mercenário, um ladrão ou um lobo elas fogem dele porque não aceitam não conhecem a voz dos estranhos.
O ouvidos delas ficam sintonizado com o Evangelho, o que não é Evangelho que não é a voz de Jesus, é a voz do estranho é estratagema do ladrão é o ardil do salteador.
Por isso elas de modo nenhum seguiram o estranho antes fugiram dele porque não identificam familiaridade alguma na voz dos estranhos.
Jesus lhes propôs essa parábola, isso aqui é uma parábola, mas eles não compreenderam o sentido de que Ele falava.
Pode ter havido até alguém que achou que Ele estava dando aula de como cuidar de ovelhas no pasto ali do lado.
Era só uma parábola e continua a ser aplicada a mim e a você.
Jesus então lhes afirmou de novo, em verdade em verdade vos digo: 'Eu sou a porta, eu sou a definição, eu sou a referência absoluta pra quem quer que queira ser ovelha pra quem quer que queira ser pastor.
Eu sou a porta, tem que entrar por mim, Eu sou a porta das ovelhas.
Ovelhas que esta segura, siga o Evangelho entre pelo caminho.
Todos quanto vieram antes de Mim se aproveitaram, são ladrões e salteadores todos tiram o seu proveito.
Mas as verdadeiras ovelhas não lhes deram ouvidos, nesses dias Jesus estava dizendo que nos dias Dele tinha havido uma proliferação brutal de messias nos últimos cem anos e haveria ainda.
Jesus disse que esses todos que vieram antes de Mim, vocês conheceram vários deles não passava de ladrões e salteadores, aproveitadores da angústia escatológica dessa hora.
Por isso as minhas ovelhas não lhes deram ouvidos, Eu sou a porta, Eu sou absoluto, Eu sou a entrada, Eu sou a saída, Eu sou a segurança, Eu sou a referência.
Se alguém entrar por Mim, alguém entrar mergulha no Evangelho, crê em Min, se entrega a Mim, será salvo.
Ninguém tocara jamais, entrará e sairá nunca mais será molestado, achara pastagem, esta seguro.
Eu sou a porta ambulante, Eu sou a porta que fica como quadrante como fran na vida naquele que sendo ovelha anda na vereda do meu caminho.
O ladrão espiritual, o ladrão pastoral sacerdotal, o ladrão de qualquer que seja a natureza, mas Ele esta falando daquele que se apropria das almas, das mentes, dos afetos, das atenções dos bens que exerce poder domínio e controle sobre o ser humano aqui designado como ovelha, o ladrão que é o lideram, vem somente pra matar, roubar e destruir.
Claro que o diabo faz assim, mas é óbvio que todo aquele que se aproxima das ovelhas sem entrar pela porta segundo o Evangelho pra servir-las vêem como ladrão, salteador, estranho e aproveitador lobo e mercenário.
Vem pra matar, roubar e destruir.
O interesse dele é ele, eu primeiro, eu somente.
Jesus disse, assim são eles, assim são os que vocês têm acompanhado em boa parte da religião.
Eu vim pra que vocês minhas ovelhas, os que ouvem a minha voz, os que discernem o Evangelho tenham vida.
A vida que Eu ensino com forme a prática da minha palavra, e ai quem viver assim, quem provar assim, quem crescer assim, nessa vida e nessa prática vai experimentar vida crescentemente mais ebuluinte, mais abundante mais farta.
Eu sou a porta das ovelhas e Eu sou o bom pastor, àquele que dá a vida pelas ovelhas que não negocia o significado das ovelhas, o bem estar das ovelhas a segurança das ovelhas.
Eu sou a porta e Eu sou o bom pastor, Eu sou a referência e Eu sou o cuidador.
O mercenário que não é pastor há quem não pertencem as ovelhas, ele é só um aproveitador da hora vê vir o lobo e dizer-lhe: ' Não vou ficar aqui pra brigar com o lobo afim de defender a ovelha, já tirei dela tudo quanto eu queria.
Deixa que o lobo as comam, então as abandonas e foge'.
O lobo no entanto vêem as arrebatam, as dispensa acaba com elas.
Mas àquele que não era pastor que só se interessava no ganho no dinheiro no interesse do que a ovelha podia dar a ele não compra brigas em favor do Evangelho em favor das ovelhas, abre as pernas virar as costas e sai da reta não bota a cara pra apanhar, não dar a vida para proteger as ovelhas.
O mercenário só pensa em não perder dinheiro porque não têm cuidado com as ovelhas.
Eu sou o pastor, conheço as minhas ovelhas, elas sabem quem Eu Sou, conhecem o Meu caráter, conhecem a Minha voz, conhecem a Minha conduta, conhecem o Meu modo o Meu compromisso a Minha fidelidade a rentabilidade da Minha graça da Minha salvação.
Elas conhecem a Mim, assim como o Pai me conhece a Mim, Eu conheço o Pai, elas também estão crescendo pra conhecer a Mim.
Elas sabem que Eu dou a vida por elas e quem quer que queira ser ovelha entenda quem Eu Sou para ter paz em Mim, para ser pastoreado pelo o Meu amor pela Minha vara e pelo o Meu cajado, saibam quem eu sou.
Quem quer ser pastor  veja o Meu caráter pra que você também saiba como olhar pro uma ovelha que não é sua mas Me pertence.
Aprenda assim como o Pai sabe quem eu sou, e Eu sei quem é o Pai, às minhas ovelhas vão crescer para saber quem eu sou para não serem mais enganadas pra confiar em Mim só em Mim.
Por isso o Pai me ama porque Eu sou assim, por que Eu dou a Minha vida para reassumir porque Eu não tenho nenhum problema em me entregar á morte para trazer a salvação.
O Pai me ama porque Eu não tenho medo de morrer, o Pai me ama porque Ele sabe que Eu Sou aquele que veio para viver e fazer viver.
Ninguém tira Minha vida de Mim, Eu não tenho medo dos que ameaçam fazê-lo.
Por isso Eu não temo o lobo, não temo o mercenário, não temo o estranho, não temo o ladrão, não temo o salteador não temo a ninguém, a Minha vida ninguém a tirar de Mim.
Pelo contrário, Eu todo dia espontaneamente Me entrego, espontaneamente Me dou por tudo aquilo que possa ser perigo contra as ovelhas, quanto o Evangelho, Eu me interponho, Eu me entrego sem medo de morrer.
Porque Eu recebi esse poder do meu Pai de entregar espontaneamente a vida por consciência livre, porque Eu sei que Nele todo aquele que morre ressuscita e todo aquele que todos os dias não cuida primeiro da sua vida é cuidado primeiro pelo Pai que está no céu.

Postagens mais lidas