segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Poema sobre o povo Yanomami

.





Essa foto é de umas crianças Yanomamis em estado de fome extrema.
Cadavérico, está largado da vida numa aldeia qualquer,
agonizando solitário esperando a morte lhe contemplar em sua espera silenciosa.
Depois de 4 anos de intenso descaso com os Povos Originários a situação chegou a um ponto em que o Governo Federal tem que decretar estado de calamidade pública,
de crise humanitária e sanitária.
Em todo o País, os índios estão doentes e desnutridos, muitos deles pegaram malária, e o pior de tudo, estão sem medicação.
Depois de intensos ataques às suas terras, tanto pelo garimpo ilegal, quanto pela ganância desmedida dos barões do agronegócio, a situação chegou a um ponto insustentável,
o que vemos são homicídios qualificados e acobertados por todos nós, tornamo-nos a sociedade dos leprosos de alma, insensíveis, assistimos ao trágico espetáculo como se nada disso nos dissesse respeito.
É inaceitável ver que esses que se ajuntam prontamente para defender o aborto, pauta moral prioritária,
mas se calam diante do aborto da Terra que está vomitando diante de nossos olhos as feridas que lhes são feitas pela volúpia dos homens. 
Triste geração essa, que aprendeu a conviver, placidamente, com o intragável, que levanta as mãos aos céus e as encolhe ao necessitado e não transforma em oração no chão da vida manifestações de solidariedade aos que dela necessitam.

Postagens mais lidas