terça-feira, 5 de julho de 2022

A história da fé

.




A história da fé é uma história de coragem, de rupturas e rompimentos, de seguir sem olhar para trás.
Foi assim com Noé, que se desviou da civilização a qual pertencia,
com Abraão, que se apartou de sua parentela, com Moisés, que rompeu com a corte de Faraó, com Daniel, que não quis ter parte com a cultura babilônica, com Davi, que deixou os irmãos e a casa do pai, com Elias, que se opôs à família real, com Jeremias, que desafiou os príncipes e o rei de Judá, com João Batista, que se dissociou da elite sacerdotal,
com Paulo, que intrigou-se do seu povo e com os apóstolos, que deixaram seus ofícios e famílias para seguir o Nazareno.
Olhando esses “Heróis da Fé”, é possível notar que eles não se intimidaram diante de nada, romperam com heranças, culturas, poderes, com suas próprias famílias e até mesmo com a religião prevalente, sabiam que, se assim não fosse, teriam se amalgamado ao status quo religioso, e as conveniências de uma espiritualidade que nada produz.
Olho para este tempo e para a decrepitude do movimente evangélico brasileiro e o que me vem a mente são as palavras de Paulo: “Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor”.
É assustador ver que o compromisso dos que lideram igrejas nesses dias está associado a um rótulo, uma bandeira, uma placa, uma convenção, um estatuo, um cânon, a hierarquias e as muitas, muitas conveniências agregadas no pacote.
Que tristeza!.
Onde estão os profetas desta era, confrontando reis e sacerdotes, admoestando o povo para que ele não se extravie?.
“A quem enviarei, quem há de ir por nós?”, bradou o Senhor a Isaías, e esse continua sendo o chamado de Deus para cada um de nós!.
Tenho apenas a dizer, diante de tudo o que está acontecendo, que se sua igreja não está tendo problemas,
com a organização a qual pertence,
e se o seu pastor não está sendo perseguido, creia: há algo de muito errado no que estão fazendo. Radical?.
E como não seria!.
Meu Senhor, vendo uma geração inteira se perder, chamou os líderes da religião de seu tempo de filhos do diabo, hipócritas, cobras e víboras?.

Postagens mais lidas