.
Segundo o relato bíblico, Jonas foi engolido por um grande peixe que o vomitou no lugar para onde Deus o havia enviado, mas que ele se recusara a ir. Quando nos negamos a tomar a direção determinada por Deus, somos tragados por situações inusitadas que visam corrigir a nossa rota.
Mas alguns de nós estão vivenciando uma espécie de revezamento de baleias, pois só se dispõem a sair de sua zona de conforto se engolidos sucessivas vezes e vomitados onde deveriam estar.
É melhor ser expelido por uma situação desconfortável do que ser digerido por ela.
É melhor ser vomitado por um peixe do que ser ameaçado de ser vomitado pelo próprio Cristo como ocorreu com a igreja em Laodicéia, pelo fato de não ser fria, nem quente, mas morna, isto é, na temperatura ambiente.
Ninguém é mais indigesto para Cristo do que aquele que se nega a viver plenamente a sua vocação existencial, preferindo o comodismo, a covardia e a apatia.
Desejo que a mesmice lhe cause náuseas de modo que você não necessite ser tragado por uma adversidade qualquer para se levantar e decidir fazer o que precisa ser feito.
Até para Judas que estava prestes a trai-lo, Jesus disse: “O que tens para fazer, faça logo.”