domingo, 25 de novembro de 2018

Somos todos corruptos

.




Somos todos corruptíveis em maior ou menor grau.
Não importa quem você seja, pois qualquer um pode ser bom no campo.
As pessoas são terrivelmente bárbaras, e
a civilização não é de modo nenhum uma coisa fácil de atingir.
Estamos corrompidos em todos os fatores, e todos os fatores se corromperam a cada vez que buscamos  o amor, a benevolência, a simpatia ou simplesmente a delicadeza de qualquer jeito.
Pois quando buscamos das nossas formas, estamos já no fundo corrompidos, e o nosso juízo nunca é, por isso, verdadeiramente objetivo.
A corruptibilidade está longe de se limitar à estrita relação de pessoa a pessoa; uma obra, uma ação, um gesto pode lisonjear-nos confirmando o nosso amor próprio, as nossas opiniões ou a nossa impressão sobre o mundo.
Quando utilizamos conscientemente a corruptibilidade dos outros para nossa vantagem pessoal ou em detrimento de um terceiro,  dizendo que ela é um mal.
A falta é então mais nossa do que daquele cuja corruptibilidade nos beneficia.
Nós podemos ser uma nação de trabalhadores honestos governados por ladrões.
Seria fácil e bom de dizer porque o público adoraria esse tipo de coisa.
Ou seja, nós estamos isentos, o problema está com o mundo lá em cima.
Entretanto, eu insisto, e tenho dito sistematicamente, não existe governo corrupto numa nação ética; e não existe nação corrupta com governo transparente e democrático.
Quer dizer, sempre entre governo e nação há um jogo.
Então em nações onde o trânsito funciona como na Suécia, em nações onde pagam os impostos mais corretamente… em geral, nestas nações, o governo é mais transparente.
A corrupção, portanto, é um mal social.
Um mal coletivo, e não apenas do governo.
Eu seria muito feliz se todos os problemas no meu País estivessem concentrados em apenas um partido político.
Pois bem, este partido não está mais no poder neste momento, e as denúncias de corrupção continuam.
Então vamos afastar o outro partido?.
Você acha que isso nos conduziria ao paraíso?.
Ou que antes da existência desse partido, dessas pessoas, aqui era terra de gente experimentada na honestidade?.
Eu vejo corrupção no trânsito, eu vejo Corrupção nas filas de bancos e supermercados, eu vejo  deteriorações , decomposições física de algo; putrefação de
alimentos, modificação, adulteração das características originais de algo.
São as pequenas e grandes  corrupções no dia a dia.
Porém todos dizem que não se corrompem, que tudo faz parte de algum show, uma presa, um tempo que não se tem e que a corrupção está nos políticos e partidos.
Pensando muito nesse assunto, eu me pergunto se é o governo que está em jogo, ou é um comportamento social do qual o governo também faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais lidas