domingo, 17 de julho de 2022

Poema sobre a justiça social

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A palavra “justiça” foi perdendo o significado ao longo da história,
mas no hebraico Justiça significa cuidar dos vulneráveis.
Quando as palavras “tzadeqah” e “mishpat” aparecem entrelaçadas na Bíblia, como acontece quase 40 vezes, nossa expressão que mais se aproxima do significado original é “justiça social”. 
Hoje, o que entendemos por justiça é mais ou menos isso: eu trabalho,
eu ganho meu dinheiro,
é justo eu gastá-lo todo para mim mesmo, se eu quiser.
Compartilhar meu dinheiro com os que precisam é opcional e não se trata de “praticar justiça”.
Errado!.
“Justiça”, segundo a Bíblia,
é você dividir com o necessitado, garantir-lhe os direitos básicos,
tanto em atos de caridade particulares, quanto em ativismo social. 
O caráter básico de um verdadeiro cristão é ter sede de Justiça e praticá-la.
Deixar de praticar a justiça bíblica é o mesmo que praticar a injustiça.
Para o cidadão comum,
é injusto eu trabalhar e ter que dividir com os outros.
Para a justiça bíblica, não dividir é que é injusto, pois nossa boa condição financeira juntamente com a péssima condição de outros se dá, não somente pelo nosso trabalho e capacidade de produzir,
nem somente pela incapacidade do outro, mas principalmente por causa de um sistema mundial injusto que favorece a desigualdade social.
Se somos bem sucedidos,
isso não se deve unicamente ao nosso mérito, mas também a esse sistema injusto.
Em outras palavras, se você é rico, não é totalmente por mérito seu,
mas porque o sistema lhe proporcionou, direta ou indiretamente,isso.
E o sistema faz isso as custas dos pobres, sempre.
Ou seja, a desigualdade social,
a existência de ricos e pobres,
é efeito da injustiça que opera no mundo, sendo obrigação cristã praticarmos a Justiça Reparadora.
O que é meu, não é somente meu, mas foi tirado, direta ou indiretamente dos mais vulneráveis.
Jó, no capítulo 31, fala sobre todas as coisas que fez para viver de modo justo e reto.
Ele afirma que toda a omissão em ajudar o pobre é pecado,
uma ofensa à Deus (v23).
Ele afirma ainda que seria pecado contra Deus achar que suas riquezas lhe pertenciam totalmente.
Não compartilhar o pão e seus bens com o pobre seria injusto,
pecado contra Deus e sua justiça. 
Já Ezequiel diz que “Se um homem for justo e agir com retidão e justiça, e não roubar, mas repartir o pão com o faminto e vestir o que não tem roupas; não emprestar a juros e não receber mais do que emprestou...” (Ez 18.5,7,8a). 
Esse homem justo não usa sua posição econômica para explorar as pessoas que estão em desvantagem financeira.
É interessante notar como o texto coloca “não roubar” lado à lado com repartir o pão e dar roupa aos pobres.
Ou seja, se não compartilhamos ativamente os nossos recursos que não são totalmente nossos com os pobres, somos ladrões.
Quando Jesus disse “não convidem seus amigos para jantar, mas convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos”, não deveria ser entendido literalmente.
Ele está dizendo  que devemos gastar muito mais dinheiro e bens com os mais vulneráveis do que com nosso próprio conforto e divertimento.
Pois Jesus é a revelação do Deus de Jó e Ezequiel, que diz: “Ide e contai a João as coisas que ouves e vedes;
os cegos veem, e os paralíticos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho (Mt 11.4,5).”
Lembra do jovem rico?.
Pois é, o jovem rico recebeu diretamente de Cristo o convite para ser participante de seu corpo.
Jesus pediu-lhe três coisas,
que na verdade são uma só,
ou uma não existe sem a outra: 
1: “vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres”
2: “tome sua cruz”
3: “e siga-me”
Ser participante do corpo de Cristo é sentir as dores do corpo mutilado de Jesus, que veio para os pobres e oprimidos. 
Quando o jovem rico rejeita a causa do pobre, ele rejeita o próprio corpo de Cristo que é composto pelos cansados e sobrecarregados de injustiça.
Sim, Jesus se materializa nos pobres, marginalizados e excluídos da sociedade: “quando fizestes a um desses pequeninos, a mim fizestes”.
Em Atos, o dom do Espírito é dado e resulta em “koinonia” (palavra grega geralmente traduzida por “comunhão”).
Seu significado é revelado aqui: “todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.
Vendiam suas propriedades e bens,
e os repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um”.
Nossa primeira responsabilidade é com a família e os parentes (1Tm 5.8 ), e a segunda é com os que professam da mesma fé (Gl 6.10).
No entanto, mostra-se equilíbrio quando Paulo afirma: “Assim, enquanto temos oportunidade (condições financeiras), façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé”.
Ajudar “a todos” não é opcional,
é mandamento.
Isso fica ainda mais evidente na parábola do bom samaritano.
Jesus explicou que amar significa envolver-se de maneira sacrificial com os vulneráveis, assim como o samaritano arriscou sua vida quando parou na estrada.
Objeções dos espertalhões: “todos os pobres que conheço, amigos e familiares, têm até TV.
Ninguém está morrendo de fome!” 
Se esse for o caso, você lembra do mandamento de amar o próximo como a você mesmo?.
Nós não esperamos até chegar ao extremo para resolver nossos próprios problemas, então por que esperar até que o próximo esteja morrendo de fome para ajudá-lo?.
Então “Ame o próximo como a você mesmo”.
Seja cristão que tem sede de justiça.
E o principal: não olhe para os méritos e deméritos do outro antes de ajudar, pois sem merecermos, Jesus fez por nós o que ninguém jamais faria.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Onde uma mulher está segura?.

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Onde?.
Quando?.
Segura?.
Jura?.
Onde uma mulher brasileira 
pode sentir-segura?.
Em que lugar?.
Na igreja?.
Na hora de orar,
de rezar?
Não.
Juro.
Igreja não é lugar seguro não.
Pesquise sobre violação
de mulheres em igrejas,
por pastores.
No centro,
num espaço espírita?.
Também não.
Lembra do João?.
No lar doce lar?.
Nem pensar!.
O Brasil ocupa o 5° lugar 
em destruição de mulher.
Resumindo:
em espaço de fé,
NÃO.
No lar doce lar,
também não.
No hospital?.
Não.
O médico assediador no consultório,
o técnico do raio-x, 
o maqueiro no pós-cirurgia,
o anestesista estuprador. 
Nem na hora da dor.
Nem na hora mágica do parto, 
na hora de dar à luz,
de ser examinada.
Não há paz um único dia.
E se morta,
seu corpo pode ser vitima de necrofilia 
dentro do IML,
o que acontece com alguma frequência
pelo país.
Como ser feliz?.
Como ter esperança?.
Onde há segurança 
para uma mulher?.
Na escola?.
Na universidade?.
No campo?.
Na cidade?.
No transporte?.
Onde uma mulher brasileira 
pode ficar de boa?.
Fazendo yoga  na Lagoa?.
Não.
Na fila do pão?.
No trabalho?.
Numa blitz na estrada?.
Numa delegacia?.
Sabe aquele dia
em que uma menina
se sentia mulher
por ter despertado
a atenção de um menino?.
Teria mudado esse destino?.
Seria ao ser vítima 
do primeiro ataque,
da primeira violência
esse marco inicial?.
O mal.
O cidadão de bem.
Onde?.
Quando?.
Com quem?.
Com quantas outras mulheres
precisa estar
para não ser declarada sozinha?.
Perigo à vista!
E a mãe do anestesista?.
Filha?.
Mulher?.
Segurança aonde?.
Em casa?.
No espaço de fé?.
Tomando um café
numa padaria?.
Voltando pra casa no fim do dia,
"sozinha",
com uma amiga?.
Vida de mulher!.
5° país do mundo
em violência contra elas.
Igreja como parceira
para mudar?.
Não.
Igreja, submissão. 
Sociedade,
patriarcado,
machismo,
misoginia.
Mulheres negras
eram estupradas todos os dias
com a conivência da igreja
em mais de trezentos e cinquenta anos
de escravidão oficial.
Estupros legitimados por uma teologia,
por uma fé.
"Não se nasce mulher, 
torna-se mulher."
E tentam evitar
esse se tornar.
Tentam matar
as que que insistem
em se tornar,
silenciar.
Mas mulher é resiliência, 
é resistência, 
luta,
amor. 
"Vai em paz!.
Ser mulher  te salvou!".
Essa é a poesia condoreira.
E também a poesia do inconformismo.
Mas além de tudo isso,
é a poesia em defesa da mulher,
em defesa dos desvalidos!.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Poema sobre ideologia política

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Inaceitável, como inaceitável seria o contrário, ou seja, um petista matar um bolsonarista por questões meramente políticas.
Mas o que vemos, diante de nossos olhos atônitos, é o insuflamento da massa social, é gestação da polarização, é a violência contra a ferida inflamada, aberta no coração do País, sangrando sem parar.
Some-se a tudo isso falas insanas das lideranças políticas com encorajamentos para enfrentamentos golpistas, estímulo a compra e uso de armamentos, o que antevemos para as eleições é um grande conflito social com potencial de gerar uma marca inesquecível na Nação.
No microcosmo, as coisas já começaram a acontecer,
o que será que haverá em outubro, onde os nervos estarão a flor da pele, tudo acrescido pelo caldeirão de tensões sociais que só se agrava?.
E em meio a tudo isso, diante de tanto potencial de uma grande calamidade, não temos um líder sequer que nos pacifique, que nos chame a paz e ao bom senso.
Tristes são esses dias, e mais tristes poderão ser os dias que virão.
Jesus condenou os Fariseus de seus dias que se cobriam com a purpurina da religião, mas adentravam, sorrateiramente, as casas da prostituição.
Sim, todo legalista condena veementemente aquilo que,
na surdina, pratica, a hipocrisia religiosa é um tipo de câncer que come a consciência, torna o sujeito cínico para a vida.
Esse aí, em suas redes sociais, defende a família, a moral, os bons costumes e é contra as drogas e o aborto, mas não pensou duas vezes ao sacar a arma para matar o desafeto por causa de sua verdadeira paixão: ideologia política.
Devemos nos preparar para o que virá nos próximos anos, a masmorra onde fantasmas estavam adormecidos foi aberta e de lá sairá todo tipo de assombração e maldade, o Brasil começa a ver do que parte significativa de sua população é feita, aquele devaneio de que o brasileiro é bonzinho e gente amiga se dissipa rapidamente como fumaça no vento. Portanto, tenha cuidado, esse tempo pede temperança e equilíbrio, seja cauteloso nas suas relações, onde as bestas da terra e do mar; a religião e a política se levantavam para devorar os homens.
Proteja-se!.
Proteja os seus, guarde o coração do mal, preserve a mente com a Palavra da Verdade, mantenha os olhos abertos para discernir o que se passa no cotidiano, e seja cauteloso no falar e no agir.

domingo, 10 de julho de 2022

Poema sobre a marcha para Jesus

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Marcha para Jesus?.
Que Jesus?.
O Jesus do cristianismo?.
O Jesus dos evangélicos?.
Onde Jesus, nas Escrituras, mandou alguém marchar para ele?.
Onde está dito que estimulou os discípulos para saírem pelas ruas de Jerusalém propalando algo a seu respeito?.
Digo a vocês o mesmo que Paulo disse aos Gálatas: “Quem vos fascinou?”!.
A Marcha pode ser para Jesus,
mas o Jesus para quem vocês marcham não tem nada a ver com o Filho de Deus, é uma Marcha apócrifa, um desfile pagão, patrocinado por políticos vendilhões, intermediada por bispos e pastores apoiada por denominações corporativistas e você marchando, feito um boneco.
Enquanto isso, a grana vai rolando nos bastidores, ajudando a financiar campanhas para o legislativo,
a pagar o marketing eleitoreiro para eleger ventríloquos que falam o que lhe foi mandado pelos coronéis das igrejas.
Vocês deveriam marchar contra a fome, contra a miséria, contra a corrupção, contra a injustiça.
Num País mergulhado no caos o desfile é um acinte contra a dor e desgraça que se abateu sobre o nosso povo.
Deixe-me lhe dizer uma coisa: não há nada de Evangelho nisso,
o desfile é apenas para demonstrar o poder terreno de um segmento da igreja que apodreceu, é uma exibição da capacidade numérica das denominações para tentar impressionar a sociedade.
Quanta tolice! “Vejam como somos poderosos!.
Vejam como somos volumosos!”.
É uma tentativa de obter respeito,
de demarcar espaços, tudo feito com armas carnais.
Sim, Paulo disse que as armas da igreja eram poderosas, capazes de desbaratar potestades, mas ele não se referia a um desfile circense, encabeçado por líderes que venderam a alma.
A sociedade nos respeitaria se nos visse ao lado do pobre, do preso,
do preto, da mulher e dos invisíveis.
Mas isso ninguém quer!.
Vocês escolheram a glória desse mundo e os poderes do reino dos homens, o vosso apetite será saciado, empanturrem-se com as guloseimas servidas pelos homens,  pois no banquete do Reino de Deus vocês jamais entrarão, lá o cardápio é verdade e justiça, coisas que vocês aborrecem porque jamais conheceram aquele em nome de quem dizem marchar.

sábado, 9 de julho de 2022

Poema sobre o meu ideal

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Não é por fama ou por aplauso,
nem pela luz do holofote
Se escândalo eu causo
Se há soberba que eu arrote
Que esta chama, que este alvo
Em mim se apague, alguém sabote 
Que milagre ou prodígio,
Vai impor o meu querer?
Não busco posse ou prestígio,
Nem prazer, ou o poder
Mas...
Um ideal pelo qual morrer.
Um amor para o qual viver
Ao oprimido estendo a mão
Às injustiças eu cerro o punho
Ao desterrado, pedaço de chão
Ao desesperado, meu testemunho
Saio às ruas para proclamar
Que um novo tempo já se insinua
No horizonte a esperança a raiar
Que a distância entre nós diminua
E o que a mão esquerda fizer
A direita não saiba jamais
Que eu sofra a perda que vier
Mas não desista, nem olhe pra trás
O Seu amor hei de manifestar
No sacrifício pelo semelhante
Com o Seu perdão quero aterrar
o precipício que houver adiante
Quero ser voz para o mudo
para o mais fraco, hei de ser um escudo
Quero ser luz no escuro
Faz de mim seta que aponte o futuro.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Poema sobre os ausentes

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Gosto de imaginar a vida como um trem.
A cada estação, pessoas embarcam, enquanto outras descem.
Algumas, porque chegaram ao seu destino, outras porque precisam fazer baldeação, tomar outro trem que as leve ao seu destino.
Quantos embarcaram ou desembarcaram do vagão de nossa vida ao longo dos últimos anos?.
Os que fazem baldeação, simplesmente trocam de trem,
mas continuam por aí, prosseguindo em sua viagem existencial.
Pode ser que em algum momento,
a gente se cruze novamente se bem que, às vezes, a gente prefira que não.
Há ainda as que não descem do trem, mas mudam de vagão por já não apreciarem nossa companhia.
E quanto aos que chegaram ao seu destino?.
Refiro-me aos que nunca mais veremos, pelo menos, não nesta vida.
Quantas saudades deixaram!.
Seus lugares ficaram vagos e não há quem possa preenchê-los. 
Quantas coisas em nossa vida temos sepultado ao menor sinal de desgaste?.
Relacionamentos que deveriam ser perenes são simplesmente descartados.
Sonhos que nos acalentaram durante a juventude são engavetados tão logo tenhamos chegado à maturidade.
Amizades enterradas vivas.
Não seria o caso de nos recusarmos a sepultá-los?.
Até que ponto não nos temos entregado a um luto precoce?.
Não seria melhor depositá-los num lugar alto de nossa vida, acreditando que a qualquer momento o quadro possa ser revertido?.
Mudando um pouco o foco: será que temos sido imprescindíveis na vida de alguém?.
Quantas “túnicas e vestidos” já costuramos para quem não tinha o que vestir?.
Que diferença temos feito na vida dos que nos acompanham nesta jornada?.
O que cochicharão entre si quando nosso corpo inerte estiver descendo à sepultura?.
O que importa não é o quanto teremos amealhado para nós mesmos ao longo de nossa vida,
e sim o bem que houvermos feito ao nosso semelhante.
Se nossa vida houver sido verdadeiramente presente,
nossa ausência será sentida e lamentada.
Muito mais do que distribuir presentes é ser presente,
digo, em ambos os sentidos.
Ser presente no sentido de marcar presença e no sentido de ser uma dádiva.
A propósito, nenhum presente material é capaz de compensar a ausência.
Estar presente é mais importante do que cobrir alguém de presentes. 
Que dentre os votos que fazemos a cada passagem de ano,
esteja o de ser presente dos céus a todos à nossa volta, ao mesmo tempo em que acolheremos àqueles cujas vidas são igualmente uma dádiva celestial para nós.
O amor tem o poder de eternizar o que se é amado.
Ninguém pode dizer que amou alguém sem que, no fundo,
ainda o ame.
Portanto, mesmo que um dia tenhamos que sepultar o corpo de quem tanto amamos,
depositemos sua lembrança no mais alto lugar de nosso ser.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Poema sobre as duas espadas

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Eu quero escrever a você hoje o texto de Lucas.
Jesus estava às vésperas do seu aprisionamento e da sua execução.
Lucas no capítulo 22 e ele Jesus tem consciência disso, Ele sabe que naquela Páscoa dos judeus Ele seria o cordeiro imolado, cordeiro pascal, e também nessa mesma ocasião os principais sacerdotes e os doutores da escritura da religião conspiraram intensamente em como é que eles iriam fazer para tirar a vida de Jesus.
Mas tinha que ser de uma outra maneira discreta porque eles temiam as implicações sobre o povo, o que o povo faria fazendo aquilo?.
No verso 13 do capitulo 22 diz que satanás então entrou na mente, na consciência de Judas chamado Iscariotes que era assim chamado Iscariotes por causa dos Sicários.
Os Sicários era um partido extremista, xenófobo, nacionalista anti-romano até onde se pudesse ir os Sicários e eram assim conhecidos porque eles eram a favor de que todo individuo que se ligasse a eles que se tivesse aquele conceito de conflito e de confronto, contra o Estado e contra o Império Romano que os dominavam a todos deveriam usar um sicar, uma arma escondida sobe a roupa pra poder dela sacar.
Judas Iscariotes é portanto um individuo que antes na vida em algum momento tinha sido ligado e vinculado aos Sicários.
Daí até agora sendo discípulo de Jesus, ele ser chamado de sicário; tão forte foi fora esse vinculo no passado.
Então se diz que satanás entrou em Judas o sicário que era um dos discípulos de Jesus, andava ali na intimidade, no caso de Judas era mais do que isso; ele cuidava inclusive das finanças porque era tido como um individuo íntegro na gestão do dinheiro.
Judas no entanto quando deu essa virada de consciência, quando ele teve essa subtesa e sua compreensão se voltou na direção antiga ele o deixou com que todo aquele espírito da ideologia, da violência brotasse no coração dele e se fixasse fazendo uma releitura de todas as coisas foi o que acontecem na percepção dele no instante no abrir e fechar de olhos o que tinha se acumulado durante anos e que agora tinha estado reprimido, de repente toma as rédeas passa a controla-ló.
E então ele foi se entender com os principais sacerdotes nas lideranças de natureza militar do templo.
Aqueles que eram oficiais de milícia vinculado ao templo e que obedeciam a instrução dos sacerdotes que eram os ideólogos desse projeto político em relação a aniquilar Jesus.
E os capitães conspiraram com ele com estratégia como eles entregariam a Jesus.
Então todos ali em um ambiente se alegraram e combinaram com Judas em como lhe dar dinheiro pra pagar por esse favor extraordinário porque era um de dentro do grupo de Jesus que estava saindo para o entregá-Lo.
Judas concordou, e buscava uma boa ocasião para entregar-lhes Jesus sem causa nenhum tumulto para que a multidão que tinha se juntando em Jerusalém para a festa da Páscoa não se amotinasse, não criasse uma revolução enlouquecida, ensurdecida com gritos de todas as direções e de todas as maneiras de pensamentos e de fragmentos, e de ódio que ali estava.
Isso deveria evitar para não se ter um problema maior com os Romanos, era uma questão de definir uma situação local, uma perturbação local e pronto.
Então a narrativa segue e diz como Jesus estava tão tomadas acerca da consciência de tudo o que estava acontecendo que Ele mandou os seus discípulos, Pedro e João fossem preparar um lugar para eles comerem a Páscoa.
Eles perguntaram 'Onde Tu queres que nós preparemos essa Páscoa?'.
Ai então Jesus explicou a eles que quando vocês entrarem na cidade, vão encontrar um homem com um cântaro de água; siga esse homem até a casa onde ele a de entrar e ali ao verem o dono da casa diga ao dono da casa' O Mestre manda perguntar-te onde é o aposento no qual Ei de comer a Páscoa com os meus discípulos?'.
'Ele vos mostrara um espaçoso cenáculo mobiliado; ali fazeres os preparativos para a nossa Páscoa'.
Indo eles tudo encontraram conforme Jesus lhes disseram e preparam a Páscoa, Jesus antecipa isso chamado aquele momento de ' a Páscoa do Meu sofrimento'.
Verso 15 diz que aquilo significaria uma interrupção entre os discípulos d' Ele e Ele, aquela Páscoa seria um corte e então toma o pão e serve toma o cálice e o distribuir, diz as palavras que todos nós conhecemos a respeito disso.
No meio desse momento tão solene tão íntimo o verso 24 nos diz que suscitaram também entre si uma discussão partindo o pão e dando vinho.
Eles discutem sobre coisas tão mesquinha sobre qual deles parecia ser o maior o mais importante, se era quem fala mais, se era quem tinha o poder de botar a cabeça no peito de Jesus e lá ficar deitado como João.
Quem é que tinha mais poder, essa disputa interna para saber quem é o maior.
Mas Jesus lhes disse:' Os reis dos povos neste mundo, não aqui entre nós.
Aqui entre nós Jesus chamava a relação de reino de Deus.
As relações humanas que tinha que se estabelecer entre nós, deveriam ser as do reino de Deus.
Ele faz uma distinção entre os reinos deste mundo e o reino de Deus que só acontece se implanta no coração humano e se manifesta com amor, justiça, verdade, fidelidade, lealdade, paz, domínio próprio.
Jesus faz clara distinção e diz, os reis dos povos segundo a loucura da sabedoria e das supremacias promovidas pelo desejo de personalismo que nasce enraizados de narcisismos que se coroam de extrema total soberba.
Os reis dos povos dominam, são os senhores sobre eles; os que exercem autoridade no mundo, quanto mais colocam autoridade mais crescem sendo chamado de benfeitores, populistas.
Mas vós não sois assim, entre vós não pode ser assim, não vale ser de qualquer jeito, não vale fazer como eles fazem; do contrário vocês não são Meus.
Mas vós não sois assim, pelo contrário, pelo oposto deles, eles dominam, eles criam dependência para serem chamados de benfeitores, mas vós não sois assim pelo contrário o maior entre vós seja como o menor e aquele que dirige seja como o que serve como diácono da vida.
Pois qual é o maior quem está sentado á mesa ou quem serve?.
Preste atenção porventura não é quem está sentado à mesa pois saibam no meio de vocês Eu sou aquele que serve, quem está sentado na mesa são vocês, quem está servindo, ensinando e vivendo e mostrando Sou Eu.
Vós sois os que tendes permanecido Comigo nas Minhas tentações até aqui.
Assim como o Meu Pai me confiou o reino, esse mesmo reino que não é como dos reinos deste mundo; é reino de Deus, é reino onde quem é o maior é aquele que serve.
Eu também vos confio que vivais que  proves o sentido desse reino vivendo no mundo mas não segundo o mundo, mas segundo o Meu reino na consciência, no coração de vocês, isto pra que enfim comas e bebas a minha mesa na consumação, no estabelecimento, na concreção do Meu reino; e assim vos assentareis em tronos para julgar todas as manifestações de principados e potestades humanas, segundo o poder exercido conforme o conceito de poder segundo os reis da terra, segundo as autoridades do planeta, segundo os dominadores deste mundo tenebroso, mas entre vós não é assim.
Então Ele avisa Pedro dizendo: 'Pedro, satanás está querendo te comer; mas Eu orei por ti para que a tua fé não desfaleça e quando tu se converteres, quando a tua consciência mudar mesmo e tu enxergares porque até aqui tu quase vês mas não vê ainda.
Quando tu enfim te converteres, fortalece os teus irmãos'.
Então no verso 35 nos diz, então a seguir Jesus lhes perguntou:' Lembre de como esse dia começou com os preparativos para preparar a Páscoa e todas aquelas instruções dizendo.
'Ide, segui um homem, ele vai carrega um cântaro, vai entrar em uma casa.
Chegando lá fale com o dono da casa; ele vai mostrar o lugar.
Lembre de como começou tudo?.
E aqui a seguir Jesus lhes perguntou:' Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje, sem sandálias; faltou porventura alguma coisa.
Lá em Lucas 10 quando Ele disse:' Eis que envio como ovelhas para o meio de lobos e podem irem sem se preocupar com qualquer outro dia.
Vocês vão ficar de casa em casa, onde houver um filho da paz, uma pessoa da paz fiquem com ele, onde não houver um filho da paz não fiquem ali porque não a comunhão entre os que não são filhos da paz.
Faltou a vocês naquele tempo alguma coisa?.
Como hoje quando eu mandei vocês preparem a Páscoa?.
Não foi tudo conforme Eu lhe dissera e eles confirmaram dizendo:' Sim!. Nada nos faltou em tempo algum, tudo sempre se confirmou conforme Tu disseste'.
Então Jesus lhes disse:' Agora porém, quem tem uma bolsa tome-a, como também uma alforje, uma mochila, um guardado de pertences e o que tem uma espada venda a sua capa e o que não tem espada, não tem espada, venda a sua capa e compre uma espada; pois Vos digo que importa que se cumpra em Mim o que está escrito' Ele foi contado com os malfeitores'.
Porque o que a Mim se refere está sendo cumprido até um homem carregando um cântaro levou vocês a um lugar onde já tinha um arranjo feito.
É só vocês saberem e aqui Ele ironiza dizendo:' Eu não mandei que vocês vivessem de um determinado modo e crescem de um determinado modo?.
Agora porém quem tem uma bolsa tome-a guarde-a em todos os seus pertences, e o que não tem espada venda a sua capa; a proteção já não é mais contra as intempéries.
Compre uma capa, venda a sua capa e compre uma espada, por que Eu não posso estar cercado de gente desarmada.
Eu preciso estar cercado de gente armada é o que Ele está dizendo para que se cumpra o que de Mim foi escrito' Ele foi contado, ou foi encontrado com os malfeitores'.
Por isso tire as capas, venda as capas agarre o dinheiro com vocês, as bolsas e compre espadas que é pra se cumprir essa escritura, ao invés de estarem cercados de cordeiros estarem cercados lobos; porque o que a Mim se refere está sendo cumprido.
Ele está usando de uma ironia absoluta.
Então lhes disseram os discípulos que não entendem nunca nada:' Senhor aqui nós temos duas espadas, então Jesus respondeu: ' Basta'.
Já deu pra fazer o cenário, já deu pra Eu estar cercado de malfeitores.
Entre doze tem dois com espadas já caracteriza o fato de que Eu não tenho mais um grupo de discípulos e sim uma súcia de malfeitores.
Tudo Ele diz com extrema ironia.
E quando os discípulos entenderam e disse que temos duas espadas, Ele disse' Basta' um basta duplo, basta eles porque não é possível que nem vocês compreendem, e também diz' Basta, para dizer que já se configurou o cenário dessa loucura.
O filho do Homem estaria cercado de malfeitores.
Na realidade Ele sempre foi amigo de pecadores.
Esteve cercado de pessoas de diferentes estranhas e morreu entre dois malfeitores.
Ai então vem o Getsêmani, acontece tudo que lá acontece.
Jesus é preso e se diz o seguinte.
Verso 49 ainda capitulo 22; os que estavam ao redor d' Ele lá no Getsêmani quando Judas veio e beijou a Jesus e Jesus perguntou: ' Judas com um beijo tu traí o filho do Homem?'.
Os que estavam ao redor d' Ele vendo que Jesus iria ser preso, perguntaram:' Senhor queres que a gente usa aquelas duas espadas?'.
Tu queres que a gente use as duas espadas, chegou a hora de puxar as espadas?.
E um deles não esperou a resposta; feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita que caiu.
Mas Jesus acudiu ao homem servo do sumo sacerdote que o mandará prender com o fim de matá-lo Jesus, o acudiu dizendo:' Deixai, basta'.
E tocando-lhe a orelha O curou na mesma hora.
Então dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes que ali estavam lá na sombra atrás do complô, e falou aos principais sacerdotes aos capitães do templo e anciões do templo e anciões que vieram prende-Lo e disse:' Saíste com espadas e cacetes para deter um salteador?'.
Espadas e cacetes são usadas para se deter-lo um salteador, um ser humano violento que parte contra a vida humana.
E ai esse tem que usar do rigor legal do aparato policial na configuração da lei para deter o salteador ou o malfeitor perverso e violento.
'Ora diariamente estando Eu convosco no templo não pusesse as mãos sobre Mim porque claro eles temiam ao povo.
Esta porém é a vossa hora é o poder das trevas, é a hora da violência, e a hora do ódio é a vossa hora.
Quem tem ouvidos para ouvir que ouçam.
Quem tem entendimento para entender entendam que ódio só é quebrado pela ação do amor que curar e entendam que há muito fácil mesmo alguém dizendo que conhece Jesus como Pedro e aqueles doze que com Jesus mas de perto andava e vendo que toda ação de Jesus andava na direção da cura, da restauração da vida, da compaixão, da inclusão, da misericórdia, da não segregação.
Nunca em Jesus saiu palavras que estimulasse o espírito da violência, do ódio, do confronto ou da segregação.
Ao contrário tudo que d' Ele procedia era o oposto disso, mesmo vendo isso ainda estão confusos.
Se devem recorrer a espada, proteger a causa ou a pessoa pela qual eles estavam fanatizados porque eles ainda não amavam a Jesus, eles só estavam fanatizados por Jesus e o fanático sempre acha que existe uma hora de pegar da espada para defender o seu ídolo.
Quem vive da espada morre pela espada.
No entanto não existe essa hora da espada se você é filho do cordeiro de Deus.
Um dia o mundo conhecerás a verdadeira espada de Jesus que é a Sua justiça, Sua misericórdia, Seu amor e Sua palavra que é viva, e eficaz.
Ela é mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, 
e penetra até à divisão da alma,
e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração dos homens.
A verdadeira espada de Jesus transfixará toda a maldade humana, toda a blasfêmia dos homens sórdidos, todos aqueles que perfuram a palavra de Deus com interpretações equivocadas, com pretexto de poder e de usurpar o povo dizendo que Jesus só não comprou pistola porque não tinha.


terça-feira, 5 de julho de 2022

A história da fé

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A história da fé é uma história de coragem, de rupturas e rompimentos, de seguir sem olhar para trás.
Foi assim com Noé, que se desviou da civilização a qual pertencia,
com Abraão, que se apartou de sua parentela, com Moisés, que rompeu com a corte de Faraó, com Daniel, que não quis ter parte com a cultura babilônica, com Davi, que deixou os irmãos e a casa do pai, com Elias, que se opôs à família real, com Jeremias, que desafiou os príncipes e o rei de Judá, com João Batista, que se dissociou da elite sacerdotal,
com Paulo, que intrigou-se do seu povo e com os apóstolos, que deixaram seus ofícios e famílias para seguir o Nazareno.
Olhando esses “Heróis da Fé”, é possível notar que eles não se intimidaram diante de nada, romperam com heranças, culturas, poderes, com suas próprias famílias e até mesmo com a religião prevalente, sabiam que, se assim não fosse, teriam se amalgamado ao status quo religioso, e as conveniências de uma espiritualidade que nada produz.
Olho para este tempo e para a decrepitude do movimente evangélico brasileiro e o que me vem a mente são as palavras de Paulo: “Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor”.
É assustador ver que o compromisso dos que lideram igrejas nesses dias está associado a um rótulo, uma bandeira, uma placa, uma convenção, um estatuo, um cânon, a hierarquias e as muitas, muitas conveniências agregadas no pacote.
Que tristeza!.
Onde estão os profetas desta era, confrontando reis e sacerdotes, admoestando o povo para que ele não se extravie?.
“A quem enviarei, quem há de ir por nós?”, bradou o Senhor a Isaías, e esse continua sendo o chamado de Deus para cada um de nós!.
Tenho apenas a dizer, diante de tudo o que está acontecendo, que se sua igreja não está tendo problemas,
com a organização a qual pertence,
e se o seu pastor não está sendo perseguido, creia: há algo de muito errado no que estão fazendo. Radical?.
E como não seria!.
Meu Senhor, vendo uma geração inteira se perder, chamou os líderes da religião de seu tempo de filhos do diabo, hipócritas, cobras e víboras?.

sábado, 2 de julho de 2022

Poema sobre mas um caso isolado

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O caso do presidente da Caixa Econômica, denunciado por várias mulheres,
por assédio, e como ele se comportou na sequência,
nos mostra perfeitamente um exemplo dos defensores da família, das tradições e da pátria.
Não tendo mais como se esconder,
o conservado vai a público com sua esposa e cita os filhos.
As vítimas, como sempre, são desqualificadas, declaradas mentirosas.
E se for "uma só", sem chance.
Precisa ter muitas outras vítimas, e tem.
Mas lá estava ele num evento público com a esposa falando sobre os filhos e sobre os quase 20 anos de um "casamento feliz".
Para esse tipo de homem, não importa a família das mulheres assediadas por ele, o casamento delas, elas próprias.
E para esse tipo de homem, o mais importante de tudo em um casamento é o tempo que ele dura,
é a contagem do tempo, é bater record, como em gerações anteriores.
O tal ex-presidente da Caixa, "homem de Deus", reproduz o comportamento de tantos outros "homens de Deus", comedores de hóstia, comedores de pão e bebedores de suco de uva, adoradores do bezerro de ouro, que manda uma aliada "passar para trás" para não atrapalhar o vídeo dele com outros homens da espécie.
Todo homem recorre à família, à igreja ou á bíblia para se proteger. Para isso, aparições públicas com a família são fundamentais, assim como fotos em igrejas, assim como exposições públicas com uma bíblia bem grande, fechada embaixo do braço.
Protegidos por um desses panos de fundo, os homens agem livremente.
E ainda citam Deus, o Deus judaico-cristão, para se protegerem ainda mais, e os tops ainda decoram um versículo bíblico que repetem à exaustão.
E a cada um que é descoberto, o governo e as denominações evangélicas repetem o mesmo mantra: "foi um caso pontual "; "foi um caso isolado".
Quantos casos isolados seriam necessários para revelar uma prática coletiva? 
Quantas orações com imposição de mão são necessárias para caracterizar um abuso contra mulheres?.
Quantas xacras precisam ser tocados, removidos dos corpos de mulheres?.
Quantas partes de corpos femininos precisam ser benzidos?.
Quantos chefes e agentes desse governo ainda precisarão colocar ou retirar objetos de bolsos de trás da calça de mulheres?.
Tudo caso isolado.
Tudo caso pontual.
"Não representam esse governo cristão".
"Não representam essa ou aquela igreja."
Tudo "homens de Deus".
As "punições" do governo são as mesmas das igrejas: transferir; mudar de função; emitir uma nota padrão, só trocando o nome do homem anterior pelo da vez.
São muitos pontos em comum entre o Cristianismo comandado por homens e esse governo de homens.
Daí toda essa promiscuidade entre pastores, padres e governo.
Se sentem representados, empoderados.
A linguagem do presidente mais adorado em toda a nossa história republicana pelos pastores evangélicos, a forma desrespeitosa como se refere às mulheres, sempre impunemente, sempre respaldado pela presença de mulheres que o aplaudem dão o tom para os seguidores.
O governo atual é uma igreja evangélica gigante da qual o presidente é bispo primaz, apóstolo, pastor, semideus.
Todo evangélico minimamente honesto é capaz de ver nesse governo, de alguma forma, uma espécie de igreja evangélica ampliada.
Quando o presidente quer fazer discurso racista, se faz acompanhar de hélio, que ri, concorda e aplaude. Quando quer ser misógino, se faz acompanhar de michele, damares, tereza.
Quando quer ser mais antiCristo que o normal, se cerca de pastores e padres.
Táticas de opressor, que precisa coptar uns oprimidos para fortalecer suas arbitrariedades.
Para essa gente, mulheres são apenas corpos nos quais os corpos dos homens escolhidos do Deus se encaixam.
Umas escolhidas, se obedientes,  podem até vir a ser mães dos filhos desses homens.
É a desobediência feminina que faz aumentar os casos de feminicídio.
Desde Vasti, mulheres desobedecem e complicam nossas vidas. 
" É muito difícil ser homem no Brasil".

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Amar a Deus é amar o meu próximo

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No Evangelho de marcos capitulo 12 no verso 28 em diante que diz que chegando uns dos escribas, uns dos doutores, uns dos teólogos, uns dos exegetas e uns dos hermeneutas bíblicos, uns dos acadêmicos da escritura; chegando ele tendo ouvido a discussão dos Saduceus querendo encurralar a Jesus em relação a um tema da ressurreição, tema esse na qual os Saduceus e a maior parte dos sacerdotes do templo de Jerusalém não criam.
Tendo chegado esse acadêmico e ouvido o final à discussão entre eles vendo como Jesus dissolvera responder tão maravilhosamente bem perguntaram a Jesus:' Qual é o principal dos mandamentos, o que tu me dizes sobre isso?.
Eles têm ordem, eles têm hierarquia?'.
Respondeu Jesus então o principal mandamento é aquele que diz:' Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor!.
Amarás, pois, por causa disso porque Ele é único, porque Ele é espírito e verdade.
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, de toda a tua psique, de todo o teu carinho com toda a tua ternura.
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu entendimento com toda a tua inteligência, com toda a tua ciência, com todo o teu poder de compreensão e amarás o Senhor teu Deus com toda a entrega física, psíquica, espiritual das tuas energias, das tuas ações, da tua disposição, amarás o Senhor teu Deus sem procrastinação.
Esse é o primeiro mandamento o segundo Jesus disse, o segundo é esse outro que diz: ' Amarás o teu próximo como a ti mesmo'.
E aí Jesus concluir dizendo: 'Que não há outro mandamento maior do que estes'.
Não há outro mandamento maior do que estes, Ele fez com que amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo entendimento, de toda a força se fundir-se com o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo.
Ele fundiu ao dizer que não há outro, Ele não disse não há outros, mas sim, não há outro mandamento é um só, maior do que estes dois que são um só porque não existe meio de você genuinamente amar a Deus a não ser amando-O no seu próximo.
Não existe meio, não adianta você dizer que ama a Deus, mas você odeia os seres humanos, eu amo a Deus, mas eu não suporto gente, eu amo a Deus, mas eu odeio a natureza a criação, eu amo a Deus, mas eu detesto tudo que Ele fez.
Eu amo a Deus, eu sei que amo porque eu canto para Deus.
Eu amo a Deus, porque eu grito, eu rodo, eu danço pra Deus.
Eu amo a Deus, porque eu decoro as lições do catecismo.
Eu amo a Deus, porque eu deixo a minha jugular estufada de tanto que eu grito ' aleluia'.
É por isso que eu amo a Deus, e que Deus é esse que mede amor o performance teatralidade litúrgica e em cultos.
Que Deus é esse que se satisfaz com a mediocridade dessas entregas de elogio excessivo, repetitivo a Deus até Deus fica tão vaidoso de ser tão elogiado, de ser chamado de Grande, de Maior do que todos.
Que Deus é esse que se sente cultuado quando é chamado de o Grande, de o Maior?.
O fato é que Jesus não conhecia essa dualidade entre amar a Deus de um lado e amar o próximo do outro, era uma dualidade que Jesus não conhecia.
Jesus ensinou e o Evangelho repete, repete e repete e repete que Deus decidiu só aceitará amor nas minhas manifestações legitimas e genuínas de amor ao meu próximo.
Foi assim com tudo, é o samaritano o bom samaritano que oferece o culto verdadeiro a Deus porque socorre aquele que estava caído a beira do caminho.
Enquanto os que diziam que amava a Deus de todo o coração de toda a alma de todo entendimento a saber o sacerdote e o levita desviaram o caminho passaram batidos.
Mas aquele que não tinha nenhuma declaração nem de fé e nem de doutrinação, nem de teologia, nem de dogmas e nem de compreensão sabia uma coisa, que a única coisa que importava naquela circunstância era levantar o ser humano que estava esfolado, assaltado, arrebentado e quebrado e que fazer isso sem medir esforço era a grande atitude que ele podia ter na vida, e ele não estava nem pensando em Deus, nem se tornar santo, nem ter uma oração ouvida, absolutamente nada.
Ele estava fazendo aquilo apenas por causa do ser humano, por causa dele no outro; amarás o teu próximo como a ti mesmo, era assim que eu queria que me tratassem assim que eu vou tratar o outro.
E Jesus funde o amor a Deus e o amor ao próximo como a si mesmo no único mandamento dizendo que não há outro maior mandamento do que estes, que se não forem complementares não são nada.
Esses mandamentos que se não forem complementares não são nada; se eu não amar a Deus amando o meu próximo, isso de nada me aproveitara é como o bronze que soa é como o símbolo que retine.
Se eu não amar a Deus tratando da vida com verdade e justiça, com deliberação e decisão do bem mesmo, eu posso passar o dia inteiro de joelhos que eu não estarei adorando a Deus nem louvando a Deus e muito menos amando a Deus porque Jesus disse que Ele quer ser amado no amor que Eu tenho por aquele que tendo fome, Eu dei de comer; Eu tendo sede, Eu dei de beber, estando nu Eu vesti, estando aflito Eu conforte, estando desassistido Eu assistir.
Jesus disse que esse é o amor que vence o juízo que silencia todos os julgamentos é esse amor.
Amar a Deus é amar o próximo, quem amar o próximo ama a Deus, quem não ama o próximo por mais que viva em carolices beatas não ama a Deus.
O apóstolo João chegou ao fim da vida com a convicção absoluta a esse respeito dizendo que aquele que diz que ama a Deus, ame a seu irmão, porque se alguém diz que ama a Deus e não ama seu irmão é mentiroso.
Está na primeira epístola de João,  não é invenção minha, não é teologia minha é Evangelho explicitado nessa sutileza da conclusão de Jesus que diz:' Ama o Senhor teu Deus com tudo que tu tens, ama o teu próximo como a ti mesmo, não há outro mandamento maior do que estes que estão unificado, entrelaçado, imparidade equivalência porque eles não existem em dualidade, eles não existem de maneira separados, eles não existem a não ser um no outro porque a única maneira que eu tenho de amar a Deus é manifesta o amor, a verdade, a justiça, a bondade, longanimidade, fidelidade e mansidão, domínio próximo pelo meu próximo.
Não adianta eu dizer que esse aqui não é meu próximo, todos que não são você, são o seu próximo.
Você pergunta quem é o meu próximo, o teu próximo é todo aquele que não é você.
Não importa a distancia nem as diferenças nem as desavenças nem os dogmas de separação não importa o teu próximo é o outro que não és tu.
A quem tu deves amar como a ti mesmo não significa gostar de quem não é gostável, não significa ser cúmplice daquele que faz coisas erradas, não significa apoiar aquele que usaria o seu apoio para desapoia outros, não significa ter que gostar do individuo que é odiável.
Amar o próximo como a mim mesmo é desejar a ele aquilo que eu desejaria que de bom acontecesse a mim e amar o próximo como a mim mesmo é desejar que a bondade a verdade a justiça de Deus tratem dele assim como eu quero que a ação de Deus me trate por meu bem para minha cura, para minha convenção, para a minha regeneração.
Amar o meu próximo sabendo quem ele é começa sabendo que ele é todo o outro ser humano que não sou eu; aquém que eu desejo todo o bem, toda a verdade, toda a justiça e toda a disciplina que eu desejaria que acontecesse comigo, porque eu desejo que se eu estiver errado o Senhor me acerte, que se eu estiver equivocado o Senhor me ilumine, eu desejo que se eu estiver surtado de egoísmo o Senhor me sacuda, eu desejo que se eu adoece de narcisismo o Senhor me humilhe, eu desejo que se a minha boca se encher de mentira contra o próximo o Senhor me traga à luz com a vergonha dos mentirosos quando eu estou errado, assim como eu desejo que o Senhor seja bondoso e misericordioso para comigo sempre e que bondade e misericórdia me sigam todos os dias da minha vida, e eu desejo isto a todos aqueles que estejam vivendo, buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.
Assim como eu aprendi a amar o próximo que não me ama, que me odeia, que me detesta, que me abomina, que fala mal de mim, que me blasfêmia de mim, eu aprendi a orar por ele, aprendi a abençoá-lo todas as vezes que eu sei que ele me persegue, eu devolvo a perseguição com bênção pedindo a Deus que tenha compaixão dele.
Aprendi e aprendo todos os dias crescendo e crescendo, sou um ser relativo mas todo dia eu aprendo um pouco mais, porque eu sei se eu quiser ter alguma coisa com Deus, eu tenho que ter alguma coisa com o meu irmão.
E eu aprendi uma outra coisa que a disposição de Deus para comigo é equivalente a minha disposição em relação a meu irmão.
Eu aprendi que o perdão de Deus para comigo é equivalente a minha disposição de perdoar o meu próximo.
Eu aprendi que a misericórdia que eu recebo é equivalente à misericórdia que eu aplico, que eu estendo, que eu ofereço.
Eu aprendi que é assim na terra como no céu em todas as coisa.
Por isso se eu digo que amo a Deus no céu que eu ame ao meu irmão na terra porque esse mandamento é um só e não há ninguém que vai conseguir separá-lo e toda a tentativa de dizer que uma coisa é possível sem a outra é engano, é mentira, é anti-Evangelho é blasfêmia contra a verdade de Deus.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Poema sobre a parábola do semeador

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No livro de Marcos capítulo 4 descreve que Jesus voltou a ensina a beira-mar e que reuniu-se numerosas multidão a Ele de modo que entrou num barco onde se assentou e afastando-se da praia todo o povo estava a beira-mar da praia enquanto ouve assim Jesus lhes disse ensinava muitas coisas por parábolas no decorrer do seu ensino dizia por exemplo: houve desde que saiu o semeador a semear a sementes e ao semear uma parte caiu á beira do caminho e vieram as aves e comeram.
Outra caiu em solo rochoso onde a terra era pouca em cima embaixo era pedra.
Logo nasceu, visto não ser profunda a terra aparentemente respondeu com facilidade.
Mas na hora que o sol saiu e a camada de terra frágil, fina foi esquentada de baixo pra cima pela rocha que ali existia o que aconteceu foi que o sol queimou no seu calor a semente e porque ela não tinha raiz secou-se.
Outra parte caiu entre os espinhos, a semente entre os espinheiros.
E os espinheiros foram crescendo, crescendo, crescendo abafaram, sufocaram e ela não deu fruto nunca.
Outras enfim caíram em boa terra, algumas outras e deram frutos.
E esse fruto vingou, cresceu produzindo assim essas sementes 30 vezes mais, 60 vezes mais e até 100 vezes mais por semente.
Uma semente para 100, uma semente para 60, uma semente para 30 reproduções imediata.
Então Jesus acrescentou que tem ouvido para ouvir ouça.
Quando Jesus ficou só, o que estava junto com Ele com os outros doze discípulos, O interrogaram a respeito dessa parábola das parábolas e Ele lhes respondeu:' A vós outros estais aqui Comigo vos é dado conhecer o mistério da relação entre Deus e o coração humano através da mediação do Evangelho.
Mas aos de fora que não entraram nessa compreensão, tudo se ensina por parábolas para que vendo não veja porque na realidade não querem ver.
Esses que estão de fora, estão de fora porque não querem estar dentro, eles não querem que a palavra lhes penetre, esteja dentro deles, por isso Eu falo por parábolas, para que vendo, vejam e não percebam, para que ouvindo ouça e não entendam, para que venham para que não venham a converter-se porque eles não querem se converter.
Eles não querem de fato receber o perdão de Deus pra eles, por isso eles se bloqueiam e se fecham deliberadamente de modo que Eu lhes conto tudo por parábolas porque não adianta eles vendo vêem não percebem, ouvindo ouvem e não entendem por que eles não querem ser converter'.
Então lhes perguntou aos discípulos:' Não entendes esta parábola e como compreenderei todas as outras parábolas, se não entendes essa, ou que acabei de dizer antes sobre quem vê mas não quer perceber, ouvir mas não quer entender por que não quer entender profundamente porque não deseja ser converter.
Qual é o problema de vocês?.
Não entendes esta parábola, como poderes entender as demais parábolas, se não entendes essa que é a mais básica de todas.
Que é de onde por onde tudo começa'.
Vou explicar a vocês, disse o senhor Jesus: O semeador semeia o Evangelho, a palavra assim como eu estou fazendo semeando a palavra e é esse o semeador, é quem espalha todo dia as sementes de vida para todos os lados.
São estes os da beira do caminho onde a palavra é semeada, são aqueles que enquanto a palavra está sendo semeada como eu estou semeando aqui agora, enquanto ouvem é distração para todos os lados, e confusão, é briga, é provocação ou individuo simplesmente já perdeu toda a capacidade de concentração, vive numa hiperatividade mental.
Quase todos hoje em dia tem incapacidade de concentração se você não os alcançarem um minuto, dois minuto, eles não conseguem mais ter atenção a dar, eles têm relação pacifica com o tempo.
Então enquanto estão ouvindo, logo vem satanás mesmo o adversário da boa nova, o adversário do Evangelho, o adversário da fé satanás, e tira a palavra semeada nessas pessoas enquanto elas estão me ouvindo.
Você enquanto me ouve aqui presta atenção na quantidade de coisas brigando contra essa palavra na sua mente fora de você?.
Cada dia mais eu vejo a incapacidade das pessoas pararem e se concentrarem, meditarem, pensarem e refletir.
Se você não oferece a elas um minutinho pra quem sabe elas sejam tocadas por aquilo não adianta.
Quanto mais você ensina mas elas vêm sem ver, mas elas ouvem sem ouvir porque não querem compreender porque não querem as implicações da compreensão.
E esses que caem a beira do caminho são justamente aqueles que enquanto a palavra esta sendo falada satanás está tirando, roubando, distraindo, arrancando mudando o assunto pra sempre no coração deles.
Semelhantemente vêm aqueles que eu disse que são como sementes semeadas em solo rochoso aqueles da terra rasa, os quais ouvindo a palavra logo a recebe, logo começam a dizer:"Meu Deus, porque que eu não ouvi isso antes, eu nunca mais vou deixar, que coisa maravilhosa eu não tive o privilégio de crescer sabendo disso mas agora eu sei, agora é pra sempre, agora eu vou ficar".
Eu já ouvi isso imaginem vocês de quanto milhares, milhares e milhares e quase ninguém fica.
Esses que chegam assim dizendo que nasceu, floresceu da noite pro dia com esse ímpeto extraordinário em geral são terras rasas.
Aparecem com subtersa e desaparecem no dia seguinte pela extensão histriônica da sua declaração de fé de erva, se você presta atenção só no que se está falando e na empolgação da fala, você pensa que a pessoa vai ser o seu melhor escudeiro dali pra frente.
Mas eu depois de tanto tempo sei que em geral esses que falam muito fogem logo, não aguentam a pressão, não aguenta o sol causticante da existência.
Recebem com alegria mas eles não têm raízes em si mesmo, sendo antes uma emoção são aqueles da emoção de pouca duração, eis lhe chegando angústia o a perseguição por causa da palavra por causa do Evangelho mesmo, logo eles dizem:" não!. Eu não me escandalizam, ficam chocados e dizem meu Deus eu creio em Deus e agora só porque eu estou tentando obedecer o Evangelho, todos me perseguem.
Eu não quero isso não, nem o Evangelho, nem Deus e nem a perseguição".
Pergunta quantos milhares desses eu já vi na minha frente?.
A outros ainda, aqueles que são semeados entre os espinhos.
São aqueles que ouvem a palavra, notem que todos estão no processo de ouvir.
Aquele que cai na beira do caminho encontro ouvi é roubada, aqueles do solo rochoso ouvi a palavra se alegram mas não tem raiz a palavra morre e esses são semeados entre os espinhos enquanto ouvem os espinhos crescem e Jesus diz que 'espinhos que sufocação de naturezas antagônicas que são como espinhos para a alma.
São essas da experiência existencial desse grupo aqui'.
Jesus diz que são os cuidados deste mundo, a preocupação materialista, a ansiedade, a avidez, a ganância, a busca de poder de dinheiro, de importância,de imagem.
São esses que os espinhos sufocam, esses que dão importância aquilo que pra Deus no mundo é espinho é cargo e abrolho. 
Mas por individuo que não foi iluminado pelo Evangelho são as coisas mais importantes pra ele e que acabam sendo as que sufocam como os cuidados deste mundo, todos os interesses e as aplicações do coração intensamente nos valores insignificantes deste mundo e ainda mais a preocupação com a fascinação das riquezas, o desejo de prosperar financeiramente enriquecer; ter muito dinheiro gera uma fascinação um deslumbre.
O individuo começou ouvir o Evangelho mas logo o Evangelho é sufocado pelo deslumbre da riqueza e as demais ambições todas elas ambições financeiras, ambições políticas, ambições ideológicas, ambições de imagem, ambições, ambições, essas ambições que se tornam o sentido, o objetivo, a presa, a ansiedade e a  primordialidade da própria existência do individuo.
Todos esses concorrendo juntos sufocam a palavra e ela fica infrutífera, não produz mais nada morre no coração, o individuo pode até continuar a ser religioso, mas o Evangelho foi morto nele.
Já os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem o Evangelho, o lerem, aprendem, ouvem a palavra e acolhem, a abraçam, a praticam, a têm na mente como princípio primordial para todos os pensamentos, decisões e escolhas.
São esses que ouvem e acolhem o Evangelho e obedecem, e porque ouvem, recebem, acolhem, obedecem às suas vidas crescem frutificando.
São pessoas que você olha para elas e você ver o fruto de amor, de alegria pura de paz, de bondade, de justiça, de paciência longânima, de misericórdia, de compaixão, de fidelidade, lealdade e de autocontrole de domínio próprio onde o Evangelho cai e dar fruto, você percebe essa frutificação porque ninguém pode dizer que o Evangelho caiu e se realizou na sua vida sem que ele frutifique abundantemente o fruto do amor e do espírito de Deus, o fruto do reino de Deus o fruto da justiça do Evangelho na vida.
E faça isso com superabundância, 30 pra 1, 60 pra 1, 100 pra 1; quando uma pessoa frutifica o amor de Deus nessa vida na prática, no olhar, no interpretar, no tratar quando ela se converter mesmo e o Evangelho a engravida do sêmen divino da semente eterna, a pessoa fica grávida do fruto do Espírito Santo.
E aí quando essa pessoa começa a frutifica, essa pessoa vale por 30 e se multiplica em 30, se multiplica em 60, se multiplica em 100.
Tem alguns que viram um campo cheio de semente da vida porque o Evangelho manifesta-se como fruto e como frutificação evidente.
Não é aquilo que os crentes fanáticos ensinam que essa frutificação é sair gritando pela rua pregando pra quem ninguém não quer ouvir, obrigando, importunando.
Esse fruto nasce em mim, mesmo que eu esteja numa ilha deserta sem ninguém, eu estarei nessa ilha deserta se o Evangelho deu fruto em mim, eu estarei numa ilha deserta cheio de amor, de misericórdia, de paz, de alegria pela gratidão da sobrevivência por cada frutinha que eu encontre para comer, por cada gota d'água que eu encontro pra refrescar a boca.
No muda nada, tanto faz se eu estou no palco de uma congregação ou se estou sozinho perdido na escuridão.
Se o Evangelho me habita o fruto tem que ser o mesmo.
Essa coisa de dizer que o Evangelho só dar bons frutos em você quando está acompanhado não é ainda o Evangelho é a sua obediência hipócrita ao superego a média, ponderada do comportamento exigido.
Não é o Evangelho.
O Evangelho não precisa de público, ele não consegue dá fruto sozinho de si mesmo.
O Evangelho não melhora você quando há muitos e nem deixa você ficar pior quando você está sozinho.
O Evangelho da o mesmo fruto sempre porque se é verdade não há interregno na frutuosidade.
Agora pra entender isso porque isso é fundamental foi Jesus que perguntou.
' Não entendes esta parábola?'.
Essa é uma parábola que ninguém pode ser discípulo de Jesus sem entendê-lo.
' Se não entendes esta parábola como é que vocês compreender as outras?'.
Porque só compreende as parábolas de Jesus aquele em que o Evangelho foi plantado, brotou profundas raízes e frutifiquem em luz em entendimento, em amor, em graça, em compreensão e discernimento.
Somente esse pode entender o Evangelho; quem não teve esse plantio enraizado no ser, não compreende nada assim como não compreende nada aquele que de cujo coração o diabo rouba a palavra enquanto ele ouve, assim como não compreende nada aquele que tem uma vida superficial e que qualquer aperto faz com que ele desista de tudo; esse aí nunca entendeu essa parábola.
Como também não entendeu aquele que acha que é possível conviver, botar na mesma equação o Evangelho juntamente com todos os cuidados e preocupações consumistas nesse mundo, fascinação pelas riquezas e pelas ambições; esse que acha que o Evangelho combina com esse tipo de ambição diferente de natureza distinta de valores que não são do reino de Deus, esse não vai nunca entender nada.
Tem algumas pessoas que estão aqui comigo e não me entende;
só entendem os que abrem o coração para deixarem essa semente da boa-nova, do ensino, do caminho verdade e vida de Jesus que é caminho verdade e vida pra existência; somente esses que acolhem, guardam e deixam essa gravidez divina acontecer neles, são os capazes de entender o reino de Deus e a palavra do Evangelho aos demais é como Jesus disse e a tristeza é absolutamente essa pra que vendo veja e não percebam; ouvindo ouçam e não entendam porque não querem converter-se não querem de fato experimentar a palavra por isso o coração deles existe em estado de descaso, de bloqueio, de indiferença.
Pode tentativa de combinação do Evangelho com tudo aquilo que com o Evangelho não combina.

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