quinta-feira, 23 de junho de 2022

Poema sobre o texto e sobre a palavra

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O texto é estático,
a Palavra é dinâmica,
o texto é alma,
a palavra é Espírito,
o texto desnuda a história,
a Palavra reconstrói a história,
o texto me informa,
a Palavra me transforma,
o texto é relativo,
a Palavra é absoluta,
o texto é imanente,
a Palavra é transcendente,
o texto é humano,
a Palavra é divina,
o texto é inspirado,
a Palavra é encarnada,
o texto é temporal,
a Palavra é eterna,
o texto é cultura,
a Palavra é princípio,
o texto é recorte,
a Palavra é o todo,
o texto é reflexo,
a Palavra é fundamento,
o texto precisa ser interpretado,
a Palavra é autoexplicativa,
o texto encerra,
a Palavra inicia,
o texto enclausura,
a Palavra liberta,
o texto é finito,
a Palavra é infinita,
o texto separa,
a Palavra une,
o texto acusa,
a Palavra justifica,
o texto exclui,
a Palavra inclui,
o texto tem que ser produzido,
a Palavra é antes de todas as coisas, o texto é frio,
a Palavra é fogo,
o texto é planetário,
a Palavra é universal,
o texto é morte,
a Palavra é vida.
Portanto, é preciso decidir: ou você ama o texto, ou a Palavra,
ou você segue a Palavra, ou o texto, quem te salvou: foi o texto ou a Palavra?.
Eu leio, reiteradamente, o texto,
mas ele só ganhou significados para mim quando foi iluminado pela Palavra, durante algum tempo,
eu sabia do texto,
mas faltava conhecer a Palavra,
daí o texto ficava confuso,
prescindia de muito ferramental para fazer sentido, uma vez que era preciso a Palavra para que cada letra, cada frase, cada capítulo de cada livro ganhasse seu real sentido e propósito.
Eu li o texto, muitas vezes,
mas só pude ser lido pela Palavra,
o texto está na minha mente,
a Palavra está na minha vida,
se o texto for queimado,
nada se perde, porque vai-se o texto, mas fica a Palavra, se alguém roubar o texto, em nada me subtrai, eu tenho a Palavra, e essa não pode ser tirada de mim, pois ela está em mim.
Eu lhe confesso: depois de tantos e tantos anos, conheci e tenho conhecido muita gente que sabe do texto, alguns, inclusive, são “escribas versados”, mas há poucos, que conhecem a Palavra.
Por fim, saiba disso: o texto, sem Jesus, é apenas mais um texto.
A Palavra, sem o texto, é Deus.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Os olhos de Jesus

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Jesus é muito melhor do que nos contaram.
Reconhecemos Sua inegável sabedoria, bem como Sua misericórdia ímpar, que O levavam a arguir doutores da lei com a mesma destreza com que atendia ao clamor de um pária da sociedade.
Todavia, o que mais me faz saltar os olhos é a maneira como Ele é capaz de enxergar bondade em quem todos só viam vilania.
Atender ao pedido de um centurião romano, representante da força invasora, já era um insulto aos Seus patrícios.
Mas elogiar sua fé, a ponto de afirmar jamais ter visto igual nem mesmo entre os mais fervorosos judeus,
já era demais.
E o que dizer da vez em que concordou publicamente com um escriba por haver identificado em sua fala sinceridade e verdade?.
Não estaria Ele dando corda a um integrante de um dos grupos que mais lhe fizeram oposição?.
E que tal introduzir um Samaritano em Sua parábola, não como vilão ou figurante, mas como mocinho?.
Logo um samaritano?.
Aquela gente considerada asquerosa!
Para Jesus, pouco importava se estava do Seu lado ou do lado oposto.
Onde quer que a verdade e o amor fossem encontrados, Ele fazia questão de ressaltar sem o menor pudor.
Mas também não hesitava em admoestar um dos Seus mais chegados discípulos, quando sua fala ou comportamento não condizia com a verdade em amor. 
Nem mesmo o meliante crucificado ao Seu lado foi poupado de Sua bondade.
Dizem até que o paraíso foi inaugurado por ele, que adentrou-o de mãos dadas com o Salvador dos homens. 
Jesus jamais subestimou ninguém. Todos eram tratados com o devido respeito e gentileza.
Meretrizes, mendigos, cobradores de impostos corruptos, traidores da pátria, e até religiosos hipócritas que o procuravam na calada da noite, eram acolhidos como seres humanos, portadores de uma dignidade intrínseca.
Por mais moralmente deformado que estivesse, o mestre galileu era capaz de enxergar os resquícios dos traços fisionômicos do Pai Celestial.
Em vez de ressaltar o que havia de pior nas pessoas, Ele preferia extrair delas o que tinham de melhor.
Seu discurso não destilava ódio, rancor, nojo, mas os sentimentos mais nobres que poderiam habitar o coração humano.
Jamais fez piadinha da condição de ninguém, nem ridicularizou quem quer fosse.
Antes, encorajava-os a acreditar no maravilhoso destino que o Pai Celestial lhes havia provido.
Em vez de sair em defesa própria, como muitos de nós fariam sem titubear, Ele era a voz dos indefesos e oprimidos.
Caso Se preocupasse com Sua própria imagem, certamente não aceitaria a companhia de gente de vida pregressa duvidosa e reputação maculada.
Ele não estava nem aí...
Ria quando tinha que rir.
Chorava quando tinha que chorar. Comovia-se com o sofrimento humano, a ponto de sublimar o Seu. Não Se deixava impressionar pelos louvores de quem, no fundo, queria pressioná-lo a romper com Sua agenda e submeter-se a outros interesses.
O único louvor que o enternecia era o das crianças, sem segundas e terceiras intenções.
Quanto mais medito acerca d’Ele, mais O admiro e sinto-me compelido a adorá-lo e submeter-me às demandas de Sua revolucionária mensagem.
Somente um Deus saberia ser tão humano.
Que diferença entre este Jesus e aquele forjado pela indústria religiosa, garoto propaganda de impérios, ícone de moralismos anacrônicos.
De fato, como Ele mesmo nos advertiu, não é possível servir a dois senhores.
Ou servimos ao Cristo que emerge das páginas dos evangelhos, ou nos submetemos à figura insólita a quem nos acostumamos a chamar de Cristo, mas que está na posição oposto à d’Ele.
Eu, particularmente, optei pelo primeiro.
E quanto aos que não admitem que Jesus pudesse ser tão bom,
que ouçam de Sua própria boca: "Porventura vês com maus olhos que eu seja bom?" (Mt.20:15b).

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Crime na Amazônia

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É Marielle, 
é Chico,
é Dorothy,
é Bruno,
é Dom,
é o silêncio,
é o som,
é o grito,
é o conflito, 
a covardia, 
a intimidação, 
a representação, 
a destruição, 
a morte,
a posse,
o porte,
o aviso,
o tiro,
o esquartejamento,
o lamento,
o luto... 
do verbo lutar,
a dor,
o horror
de uma nação.
Os fardados,
os armados,
a religião 
que domina,
a morte do ativista,
o estupro da menina,
a defesa do garimpo Ilegal,
o ouro,
o touro,
o mal, 
o livro de capa preta, 
a morte banal,
a religião perfeita,
a igreja presidencial,
o cidadão de bem,
o amém,
a submissão, 
o domínio da soja,
a falta de pão.
O silêncio,
o som,
o Bruno,
o Dom, 
o desgosto, 
o cheiro,
o gosto
de morte.
O porte,
a munição liberada,
o mal,
o deboche,
a declaração do fantoche
presidencial:
"Esse inglês era mal visto,
atrapalhava o garimpo,
escrevia..."
A poesia 
sendo estrangulada
assim.
Há uma tristeza 
sem tamanho em mim,
uma dor que mal consigo 
expressar...
Não consigo 
me esperançar
nesse momento.
Há tanto sofrimento,
tanta raiva,
tanto ódio...
tanta melancolia
em mim.
E minha poesia 
vai definhando...
assim...
as- sim...
ah...sim...
há...sim...
assim...
acim...
açin...

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Poema sobre Corpus Christi

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Hoje celebra-se o dia de “Corpus Christi” e, diferentemente do entendimento da teologia tradicional, o “Corpo de Cristo”, conforme as Escrituras, não se refere apenas a igreja, mas a todos os seres humanos, sobretudo, aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A ideia de que o “Corpo de Cristo” aponta para os que são da comunidade de fé é parte da interpretação, sobretudo na teologia de Paulo, quando ele usa a alegoria do corpo para falar dos membros e dos dons.
Mas, em Jesus, a questão é abordada de forma muito mais ampla, pois fica claro que seu “Corpo” e seu “Sangue” estão sendo oferecidos como libação pela humanidade, e não apenas pela igreja.
O “Corpo de Cristo” está representado nos pretos que são mortos nas favelas, nos transexuais assassinados nas esquinas dos grandes centros urbanos,
nas mulheres vítimas de feminicídios, nos indigenistas e jornalistas assassinados por defenderem os povos marginalizados e a sustentabilidade do planeta,
nos pobres esmagados por políticas econômicas perversas e pela brutal distribuição de renda no País,
pelos velhos discriminados por uma sociedade calcada na estética e na produção, e tantos outros.
Jesus afirmou, no Evangelho de Mateus, que todas as vezes que servíssemos essas pessoas, a ele estaríamos servindo,
tocá-las é como tocar em seu “Corpo”, Deus desejou ser amado no próximo e essa é a única religião possível de ser praticada conforme a vontade do Pai.
O “Corpo de Cristo” é a igreja,
mas também a humanidade,
assim como na “Mesa do Senhor” eu comungo não apenas com a igreja, mas, nele, com todos os homens, pois “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

A minha namorada

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A minha namorada
nâo é "minha",
é somente dela.
O "minha" é só uma forma
de expressão. 
Ela tem um sorrisão
que me paraísa.
Ela é brisa
e dia ensolarado.
Meu paraíso
é ao lado dela.
Minha namorada
é bela,
e como se isso fosse pouco,
é inteligente,
sensível,
empoderada,
encantante,
encantada,
razão,
emoção. 
Frágil não.
Decidida.
Minha namorada
tem um jeitinho de vida,
de sol
e de mar.
Minha namorada
sabe me paraísar.
Ela tenta amenizar 
o caos que é minha cabeça,
sempre barulhenta.
Tenta.
Eu tento também.
Eu quero tanto bem
à minha namorada!

Poema sobre O Maior que tudo e que todos

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Por aquele tempo em dia de Sábado passou Jesus pelas searas, estando seus discípulos com fome, necessidade encontraram espigas e começam acolhe-las e a comer-las.
Ora os religiosos fariseus, legalistas, letristas porém, estado ali vendo isso disseram-lhes a Jesus: ' Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de Sábado.
De acordo com a lei do velho testamento em Deuteronômio 23/25.
Eis que os teus discípulos violam Deuteronômio 23/25 e fazem o que não é lícito fazer em dia de Sábado.
Eles estão em transgressão contra o velho testamento.
Mas Jesus lhes disse: ' Não leste o que Davi, o rei de vocês, quando ele e os seus companheiros tiveram fome não leste ainda?.  
Está escrito porque que vocês ainda não leram ou decidiram não tomar conhecimento desta ocorrência desta percepção, vocês não querem lembrar como ele entrou na casa de Deus no tabernáculo considerado separado, sagrado para Deus e comeram ele e os seus homens os pães consagrados, os pães dedicados só a Deus chamados os pães da proposição, os quais não eram licito comer segundo a lei do mesmo modo nem a ele nem os que com ele estavam tinham essa permissão. Não lhes ela licito comer.
Porque era pão exclusivamente dedicado a Deus para o uso dos sacerdotes.
Nunca lestes ou não lestes na lei que aos sacerdotes ao Sábados no templo lhes é permito que violem o Sábado trabalhando e praticando todas as atividades que os demais não praticam e ficam eles sem culpa.
Portanto tem alguma coisa que desloca o eixo da gravidade do significado do Sábado para a existência do homem não vos parece óbvio?.
Si todas essas ocorrência no Sábado foi relativizado pela necessidade humana, pela fome por qualquer que seja a natureza da necessidade, porque é que vocês estão perturbando os meus discípulos por comerem em dia de Sábado espigas porque estão com fome?.
Vocês não acreditam que o que estás escrito na escritura é todavia a escritura sendo escrita com a vida.
Esses que foram mencionados na escritura ganham permissão porque foram mencionados na escritura ou se não tivessem sido mencionados estariam vivendo no pecado por fazerem o que fizeram, é a escritura que valida a vida ou é a vida que dá o significado a escritura nesse caso?.
Foi a escritura feita para si mesmo ou foi ela dada pra proteger para guardar o direito do homem?.
Não é de Sábado que se está falando aqui, o Sábado precisa descansar ou é o homem que precisa descansar no Sábado?.
O que Deus é esse que não aguenta o trabalho de uma semana porque Ele próprio tem que descansar no Sábado e não pode ver ninguém trabalhar?.
Tem alguma coisa dramaticamente errada na interpretação de vocês que decorre do fato de que o significado e os significantes estão trocados.
O sábado passou a ser um fim em si mesmo, a letra, o mandamento quando na realidade todos os mandamentos foram dados para defesa da vida e não para amarrarem, prenderem e disciplinarem a vida contra e em nome do mandamento que fora dado para protegê-la.
Ou não lestes na lei ou não lestes na escritura?.
Essas são as perguntas que Jesus faz.
Como é que vocês não conseguem entender a lógica e o sentido do que está dito e ficam amarrados no que está escrito e não entendem o que está escrito está escrito apenas com registro libertador para ser aplicado em favor da vida não contra ela.
Pois Eu vos digo, Jesus falando, Eu vos digo para os fariseus religiosos, perversos na sua desobediência sem compaixão presos a letra com um prazer mórbido em usar o mandamento como punição, doentes que ficaram do fanatismo da religião.
Jesus lhes diz, aqui está quem é maior do que o templo.
O templo na qual Davi entrou Eu Sou maior do que o templo, quanto mais do que o pão consagrado no templo, quanto mais do que os sacerdotes que no templo trabalham em dia de Sábado em ficam sem culpa, aqui está quem é maior do que a religião.
Quem é maior do que tudo isso?.
Todas às coisas foram escritas não para defesa de Deus e não por uma imposição caprichosa divina que dá um mandamento apenas pra ver sem nenhum sentido as pessoas buscarem praticar o mandamento só como ordem de um paizinho mesquinho e medíocre que diz: 'Eu quero que seja assim'.
Jesus diz aqui está quem é maior que as teologias, aqui estou Eu maior do que isso tudo para justificar a necessidade do faminto, para justificar a calamidade daquele que morria da agonia de não ter como se manter.
Aqui estou Eu Maior do que todas as legislações, do que todas as hermenêuticas, do que todas as interpretações.
Aqui estou Eu maior do que todos os lugares santos do que todos os sagrados.
O sagrado o homem faz o santo é.
Mas se vós soubesses, se vocês soubessem, vocês não sabem por isso que vocês são como são por que vocês não sabem.
Vocês não compreendem o sentido da vida jamais a letra mata e vocês foram mortos pela letra pelos catecismos, pelas confissões, pela ânsia de letras sílabas e palavras.
Tanto mais cego, tanto mais empedrado, tanto menos humano, tanto menos misericordioso e compassivo se tornará e ficará cego e não conseguirá entender que a lei foi dada e posta como defesa do homem e não o homem como defesa da lei.
Não é o homem que deveria servir nenhuma religião mas que toda religião só deveria ter significado se existisse apenas para servir o homem.
É o óbvio que Jesus ensina e só uma mente fechada cauterizada não consegue entender que esse é o sentido explicito do que Jesus está dito não precisa nem de interpretação.
Eis aqui aquele que é maior do que o templo.
Por judeus não tinha nada maior do que o templo porque até a arca da aliança era guardada no templo.
O templo era a casa de Deus na mentalidade judaica e Jesus diz:' Essa casa do Deus de vocês, olhem pra mim aqui quem é maior do que isso tudo esta aqui no meio de vocês, eis aqui quem é maior do que tudo isto'.
Mas se vós soubesses o que significa, olhe como Jesus está lidando com significados o tempo todo tentando ver se eles abrem os olhos para entender significados ao invés de ficarem presos nas cadeias e nas celas e insalubres da letra e da lei.
Mas se vós soubesses o que significa misericórdia eu quero Deus falando, Eu quero é misericórdia e não sacrifícios e não holocaustos.
Eu quero ato de misericórdia, Eu quero é que os famintos comam os pobres sejam vestidos, Eu quero que a justiça seja praticada, Eu quero que os desabrigadas sejam acolhidos, Eu quero é quem pode mais, favoreça quem pode menos, quem sabe mais ajude quem sabe menos.
Eu quero compaixão, Eu quero misericórdia isso que Me agrada, esse é o Meu culto.
Eu não procuro holocaustos nem sacrifícios nem dízimos e nem ofertas, Eu procuro a manifestação do amor entre aquele que se dizem ser os meus filhos, tratando assim com compaixão o próximo na vida, abrindo as portas da religião para servir o homem, abrindo os campos de comida pra dar de comer.
Esse é o meu espírito esse é o Meu ensino essa é a Minha boa vontade esse é o Meu Evangelho e eis aqui quem É maior.
Eu sou ou não sou maior que a religião de vocês, o templo de vocês as ideologias politicas de vocês.
Só ou não só ou você vai dizer que eu só diferente disso que aqui Eu mesmo me apresento como sendo.
Então admita que vocês me transformaram numa construção da sua idolatria e que aquele a quem vocês chamam Jesus não sou eu mas é um outro.
(Não sou eu mas é um outro)
Se vocês compreendessem, se vocês não fossem tão entupidos, se vocês entendessem o significado e as implicações significantes do que Eu digo quando digo: ' Misericórdia Eu quero da parte de vocês e não holocaustos, Eu quero atos de compaixão e não multidão de cultos, se vocês tivessem entendido isso, vocês não teriam destruído, banido, afastado posto no ostracismo, condenados há tantos inocentes que estavam apenas manifestando a sua necessária e vocês preferiram trata a necessidade humana de maneira implacavelmente legalista do que cumprir a Minha vontade que digo Eu Sou maior do que isso tudo.
Não façam de nada disso por Mim e ouçam o Meu desejo, Eu quero a pratica da misericórdia, não Estou procurando holocaustos nem sacrifícios de nenhuma natureza, mas vocês não compreendem isso até o dia de hoje.
Por isso continuam maus, perversos e tratando mal há inocentes e a todos aqueles que Me entenderam e pratica a Minha vontade, vocês perseguem e a todos aqueles necessitados que na sua ânsia não se preocupa com que vocês se preocupam e vão direto em busca de soluções e vocês negam a eles a graça da minha compaixão.
Vocês estão trazendo sobre vocês próprio juízo porque vocês estão condenando, banindo, expulsando quando ostracismo muita gente apenas inocentes angustiada, aflita na sua dor sem soluções.
Mas em verdade Eu vos digo, o filho do Homem é Senhor do sábado é Senhor do domingo, é maior do que o templo, é maior do que a lei, é maior do que Moisés.
Não têm nem Gênesis nem Êxodo, nem Levítico nem números nem Deuteronômio que em dizendo alguma coisa que em Jesus foi revogado porque Ele não lidou com a letra com que estava escrito e sim com o significado real de que a lei não existia pra si mesmo e nenhuma é mais santa do que a fome o grunhido e a agonia do homem.
E aplicou os significados, aplicou o espírito do que em Deus é palavra e não ficou preso nos contementos desumanizantes de uma lei que se fora obedecida por si mesma e não encontrastes com aquilo que é maior do que ela que é o homem, porque o homem não foi feito pra lei mas a lei pro homem, ela tem que servi-lo quando impede de se auto-destruir, mas não pode existir para impedir a sua necessidade de sobreviver e nem de vive.
Essa interpretação de Jesus, essa hermenêutica de Jesus é a partir disso que Ele me faz ler tudo mais porque Ele me dá o significado prioritário em torno do que as demais coisas viram.
E bem-aventurado é aquele que compreenderá o que Ele está dizendo que é para não se colocar no estado de colisão contra o amor de Deus na existência ficando do lado errado da vida como milhões de cristãos se colocaram.
Cristãos contra Cristo, cristãos contra o Evangelho, cristãos cheios de igreja contra Jesus, contra o amor de Deus, contra o significado superior e o significante sublime que diz: ' Eis aqui quem é maior do que tudo, tudo mais está ao Meu serviço e a serviço da vida pela qual Eu decidi Me entregar'.
Quem é que vai blasfêmia contra o sentido do Evangelho?.

domingo, 12 de junho de 2022

Poema sobre o bom pastor

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Em verdade em verdade eu vos digo, que aquele que não entra pela porta para ter acesso ao curral ao aprisco das ovelhas.
Ovelhas entenda-se por pessoas a serem ajudadas e guiadas e que se confiaram a cuidados especiais.
Jesus diz que aquele que não entra pela porta, aquele que não entra pela licença, àquele que não entra pela porta da reverência, àquele que não entra pela porta do cuidado, àquele que não entra pela porta da compaixão, àquele que não entra pela porta da verdade, àquele que não entra pela porta do acesso às ovelhas com o coração quebrantado e a determinação de servi-las, mas ao contrário tem subterfúgios e é sub-reptício sobe pelos outros caminhos esses vocês não tenham dúvidas, não é pastor.
Esse é ladrão, esse é salteador e as ovelhas são ideais para se tornarem vitimas de ladrões e de salteadores.
Elas são mansas, elas são silenciosas, elas temem a serem passivas, elas são completamente dominaveis.
Elas vão silenciosas para o matadouro, por isso elas são ideais para o ladrão e para o salteador.
Todo aquele que carrega o espírito de ovelha atrai o ladrão e o salteador, por isso o critério é este que aquele que não entra pela porta, pela porta da ovelha obedecendo os paramentos do amor e do cuidado, aquele que não faz legitimamente e límpida essa jornada que não pratica esse caminho, que não entra por essa porta do Evangelho de Cristo na direção das ovelhas saiba que se não for como Jesus é ladrão e salteador.
A história não conhece exemplos de pastores de sacerdotes ou de gurus de quaisquer que tenham sido os grupos ou as seitas com as comunidades que não tendo vivido como Jesus praticado como Jesus se eximindo de qualquer que fosse o aproveitamento de qualquer natureza como Jesus fez, ao ponto que nem casar casou-se nem filhos teve entregou-se por inteiro a necessidade daquele grupo, daquele rebanho, daquela demanda.
A história não tem exemplos bons de pessoas que foram vistas com centralidade total, carisma profundo e obediência determinada.
Não tem exemplos bons, são todos exemplos maus, os poucos exemplos de ovelhas seguindo a um pastor que não são maus, são aqueles que nos quais o pastor entra pela porta das ovelhas vai segundo Jesus, segundo o Evangelho, vai segundo a vereda do amor e da verdade, da fidelidade, da justiça e do respeito e da reverência.
Sem chamar pra si a atenção, vai pra servir.
De outra sorte é o que a gente vê o tempo todo, é a festa do ladrões é o banquete dos salteadores.
Aquele porém que entra pela porta esse é pastor das ovelhas, esse que se submete a parâmetros estabelecidos pelo amor e pela justiça na relação com o próximo esse é pastor e aqui quem fala isso é Jesus.
Ele é tanto o bom pastor quanto a própria porta.
A porta é o parâmetro que existe Nele no ensino Dele, na palavra Dele, no modo operante Dele, nos gestos Dele na palavra no ensino e no viver.
Essa é a porta e Ele é o bom pastor porque Ele anda segundo a reverência que Ele próprio estabeleceu.
Por isso Ele é o bom pastor e quem quer que queira como Ele ser, tem que entrar pela mesma porta do Evangelho.
Do contrário é candidato a ladrão e a salteador, mas aquele que pastoreia segundo o fren da porta de Cristo, segundo o Evangelho esse é pastor das ovelhas e pra este o porteiro abre usando a linguagem da fazenda, o vigilante que guarda quando ver que quando está chegado é o pastor abre às portas, às ovelhas ouvem a sua voz, entendem discernem, ele as chamam pelos seus nomes, ele dá nomes a elas e as chamam e as conhecem as entendem, sabe qual é a história de cada uma delas e as dores que elas sentem, sofrem as condições que elas experimentam as limitações que as condicionam, esse é o bom pastor que cuida que respeita esse as conduz pra fora pra vida as guias e depois de fazer sair a todas as que lhes pertencem, são deles, ele mesmo ensina o caminho, ele vai adiante, elas o seguem porque reconhecem a voz o sentido do espírito a palavra a lógica do cotidiano do caminho que ele faz da trilha que ele ensina elas aprendem o seu espírito.
Por isso quando a ovelha sabe quem é o seu pastor ela de modo algum segue o estranho.
O estranho que não é como Ele é, que não trata como Ele trata, é que não ensina como Ele ensina, é o que não fala o que Ele fala, é o que não prioriza aquilo que Ele dá valor.
O estranho é que chega com as ordens subvertidas, invertidas pervertidas.
O estranho é este que estar ali para ser servido não pra servir, o estranho é aquele que diz: 'É meu é minha é dono'.
Esse é o estranho, esse é o espírito que Jesus diz: 'Não é meu, até hoje vocês não sabem de que espírito Eu Sou?.'
Esse é o estranho, a verdadeira ovelha sabe a diferença.
Agora é fácil entender quem é a ovelha de Jesus segundo o Evangelho, segundo o umbral da porta os limites da entrada e da saída, da vereda e do caminho.
É fácil saber quem é e quem não é, as ovelhas entendem o Evangelho, e as que não são ovelhas seguem o estranho e se entregam ao ladrão não percebem o espírito do mercenário são usadas e abusadas e se deixam abusar e repetem os abusos se entregando de novo e de novo.
Elas não sabem a quem pertence por isso qualquer um que chegue com fala de pastor aparência de pastor as enganara.
Elas seguiram o estranho, as ovelhas no entanto de Jesus ao contrário que entende o Evangélico, quando chega o ladrão e o mercenário, um ladrão ou um lobo elas fogem dele porque não aceitam não conhecem a voz dos estranhos.
O ouvidos delas ficam sintonizado com o Evangelho, o que não é Evangelho que não é a voz de Jesus, é a voz do estranho é estratagema do ladrão é o ardil do salteador.
Por isso elas de modo nenhum seguiram o estranho antes fugiram dele porque não identificam familiaridade alguma na voz dos estranhos.
Jesus lhes propôs essa parábola, isso aqui é uma parábola, mas eles não compreenderam o sentido de que Ele falava.
Pode ter havido até alguém que achou que Ele estava dando aula de como cuidar de ovelhas no pasto ali do lado.
Era só uma parábola e continua a ser aplicada a mim e a você.
Jesus então lhes afirmou de novo, em verdade em verdade vos digo: 'Eu sou a porta, eu sou a definição, eu sou a referência absoluta pra quem quer que queira ser ovelha pra quem quer que queira ser pastor.
Eu sou a porta, tem que entrar por mim, Eu sou a porta das ovelhas.
Ovelhas que esta segura, siga o Evangelho entre pelo caminho.
Todos quanto vieram antes de Mim se aproveitaram, são ladrões e salteadores todos tiram o seu proveito.
Mas as verdadeiras ovelhas não lhes deram ouvidos, nesses dias Jesus estava dizendo que nos dias Dele tinha havido uma proliferação brutal de messias nos últimos cem anos e haveria ainda.
Jesus disse que esses todos que vieram antes de Mim, vocês conheceram vários deles não passava de ladrões e salteadores, aproveitadores da angústia escatológica dessa hora.
Por isso as minhas ovelhas não lhes deram ouvidos, Eu sou a porta, Eu sou absoluto, Eu sou a entrada, Eu sou a saída, Eu sou a segurança, Eu sou a referência.
Se alguém entrar por Mim, alguém entrar mergulha no Evangelho, crê em Min, se entrega a Mim, será salvo.
Ninguém tocara jamais, entrará e sairá nunca mais será molestado, achara pastagem, esta seguro.
Eu sou a porta ambulante, Eu sou a porta que fica como quadrante como fran na vida naquele que sendo ovelha anda na vereda do meu caminho.
O ladrão espiritual, o ladrão pastoral sacerdotal, o ladrão de qualquer que seja a natureza, mas Ele esta falando daquele que se apropria das almas, das mentes, dos afetos, das atenções dos bens que exerce poder domínio e controle sobre o ser humano aqui designado como ovelha, o ladrão que é o lideram, vem somente pra matar, roubar e destruir.
Claro que o diabo faz assim, mas é óbvio que todo aquele que se aproxima das ovelhas sem entrar pela porta segundo o Evangelho pra servir-las vêem como ladrão, salteador, estranho e aproveitador lobo e mercenário.
Vem pra matar, roubar e destruir.
O interesse dele é ele, eu primeiro, eu somente.
Jesus disse, assim são eles, assim são os que vocês têm acompanhado em boa parte da religião.
Eu vim pra que vocês minhas ovelhas, os que ouvem a minha voz, os que discernem o Evangelho tenham vida.
A vida que Eu ensino com forme a prática da minha palavra, e ai quem viver assim, quem provar assim, quem crescer assim, nessa vida e nessa prática vai experimentar vida crescentemente mais ebuluinte, mais abundante mais farta.
Eu sou a porta das ovelhas e Eu sou o bom pastor, àquele que dá a vida pelas ovelhas que não negocia o significado das ovelhas, o bem estar das ovelhas a segurança das ovelhas.
Eu sou a porta e Eu sou o bom pastor, Eu sou a referência e Eu sou o cuidador.
O mercenário que não é pastor há quem não pertencem as ovelhas, ele é só um aproveitador da hora vê vir o lobo e dizer-lhe: ' Não vou ficar aqui pra brigar com o lobo afim de defender a ovelha, já tirei dela tudo quanto eu queria.
Deixa que o lobo as comam, então as abandonas e foge'.
O lobo no entanto vêem as arrebatam, as dispensa acaba com elas.
Mas àquele que não era pastor que só se interessava no ganho no dinheiro no interesse do que a ovelha podia dar a ele não compra brigas em favor do Evangelho em favor das ovelhas, abre as pernas virar as costas e sai da reta não bota a cara pra apanhar, não dar a vida para proteger as ovelhas.
O mercenário só pensa em não perder dinheiro porque não têm cuidado com as ovelhas.
Eu sou o pastor, conheço as minhas ovelhas, elas sabem quem Eu Sou, conhecem o Meu caráter, conhecem a Minha voz, conhecem a Minha conduta, conhecem o Meu modo o Meu compromisso a Minha fidelidade a rentabilidade da Minha graça da Minha salvação.
Elas conhecem a Mim, assim como o Pai me conhece a Mim, Eu conheço o Pai, elas também estão crescendo pra conhecer a Mim.
Elas sabem que Eu dou a vida por elas e quem quer que queira ser ovelha entenda quem Eu Sou para ter paz em Mim, para ser pastoreado pelo o Meu amor pela Minha vara e pelo o Meu cajado, saibam quem eu sou.
Quem quer ser pastor  veja o Meu caráter pra que você também saiba como olhar pro uma ovelha que não é sua mas Me pertence.
Aprenda assim como o Pai sabe quem eu sou, e Eu sei quem é o Pai, às minhas ovelhas vão crescer para saber quem eu sou para não serem mais enganadas pra confiar em Mim só em Mim.
Por isso o Pai me ama porque Eu sou assim, por que Eu dou a Minha vida para reassumir porque Eu não tenho nenhum problema em me entregar á morte para trazer a salvação.
O Pai me ama porque Eu não tenho medo de morrer, o Pai me ama porque Ele sabe que Eu Sou aquele que veio para viver e fazer viver.
Ninguém tira Minha vida de Mim, Eu não tenho medo dos que ameaçam fazê-lo.
Por isso Eu não temo o lobo, não temo o mercenário, não temo o estranho, não temo o ladrão, não temo o salteador não temo a ninguém, a Minha vida ninguém a tirar de Mim.
Pelo contrário, Eu todo dia espontaneamente Me entrego, espontaneamente Me dou por tudo aquilo que possa ser perigo contra as ovelhas, quanto o Evangelho, Eu me interponho, Eu me entrego sem medo de morrer.
Porque Eu recebi esse poder do meu Pai de entregar espontaneamente a vida por consciência livre, porque Eu sei que Nele todo aquele que morre ressuscita e todo aquele que todos os dias não cuida primeiro da sua vida é cuidado primeiro pelo Pai que está no céu.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Poema sobre Nicodemos e o nascer de novo

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Havia entre os fariseus que é aquela seita mais rigorosa e legalista dos judeus um homem chamado Nicodemos.
Que significa vitorioso com o povo ou vitorioso para o povo e pelo povo.
Nicodemos é um nome Grego que era uns dos principais do judaísmo da religião judaica, da academia, da diplomacia politica embora fosse um fariseu ele era um homem de muita flexibilidade, ele não era tão radical quanto os demais da seita á qual ele estava filiado dentro do judaísmo.
Entro esse Nicodemos, que era uns dos principais dentre os judeus, era uma das figuras mais importantes e renomados e significativas e cultuas e respeitadas.
De noite, um dia foi ter com Jesus, não queria de dia porque não queria se visibilizar.
E a noite na antiguidade era noite, não é como hoje onde noite e dia é quase a mesma coisa.
Era escuro, não se via quem ia e vinha e ele aproveitou esse véu da noite e foi ter com Jesus escondido e lhe disse: Mestre sabemos ( sabemos), ele tinha a ' presunção' de saber algo.
"Sabemos que és mestre vinda da parte de Deus porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes se Deus não estiver com ele".
Ele deduz que Jesus só podia ser alguém de significado extraordinariamente superior, enviado por Deus ou falando da parte de Deus, por causa de uma relação de dedução de causa e efeito.
'Ninguém pode fazer os sinais que Tu fazes se Deus não estiver com ele'.
É o que a maioria das pessoas usa pra discernimentos de natureza teológica.
Eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela faz milagres, eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela fala bem, eu creio que essa pessoa é de Deus porque ela expulsa poderes malignos.
Quando Jesus nos diz repetidas vezes e a mais explicita de todos está em Mateus no capitulo 7, quando Ele diz que em todo aquele que lhe diz senhor, senhor não entrará no reino dos céus, mas tão somente aquele que obedece e se ativa pela obediência á palavra.
Ele também diz que em teu nome expulsamos demônios, operamos milagres, profetizamos não entrará no reino dos céus porque são pessoas que têm a boca cheia do nome de Deus e as ações marcadas por atitudes de suposta manifestação da autoridade divina mas não vivem Deus, não provaram Deus, não conhecem a Deus porque Deus, não é um nome nem um assunto a ser debatido ou ser entendido ou ser dominado para ser exposto e pra ser assim o poder que impressiona os outros a partir de mim.
Jesus disse não, se você não tiver conhecimento experiencial de Deus e se o seu conhecimento de Deus não for demonstrado pela prática, pela obediência em fé dando razão a Deus pela frutuosidade que decorre de maneira natural da sua obediência pratica a lei da vida segundo Jesus segundo o Evangelho, se você não estiver a experiência de Deus manifesta como fé que atua pelo amor em que ele coloca no caminho prático da obediência, você pode ter todas as teologias e vir com todas as supostas deduções, você não sabe ainda o que está falando, embora você carrega a 'presunção' de dizer: 'Sabemos'.
Sabemos que Tu és porque ninguém pode fazer estes sinais senão tivesse sido enviado por Deus ou se Deus não estiver com Ele.
Jesus respondeu que não é nada disso, que essas lógicas lineares e cartesianas não servem para explicar a relação de Deus com o homem.
Você está olhando a partir de lógicas de causa e efeito Nicodemos, o reino de Deus está acima da teologia de causa e efeito e da sua aplicação ao mundo das deduções acerca de quem é Deus ou quem não é de Deus.
Isso é uma falácia portanto, a isto respondeu Jesus: Em verdade em verdade, eu te digo que se alguém não nasce de novo, não passar pela experiência dessa regeneração essencial não pode ver, enxergar, discernir perceber o reino de Deus nem o que está acontecendo não vai entender nada, a conclusão será errada equivocada a dedução será ilusória porque se não houver a mudança da Matrix, senão houver a mudança do pressuposto essencial, senão houver a convenção do significado mais profundo do ser ninguém enxergar essa outra dimensão.
A gente passa pela vida vendo só as lógicas lineares, a gente passa pela vida andando apenas no máximo e na melhor das hipóteses quando não se é totalmente burro e derrotado, quando na melhor das hipóteses se enxergar as lógicas lineares cartesianas.
Sabemos que Tu és de Deus porque o que Tu fazes é maravilhoso é fantástico extraordinário, logo só pode ser alguém que tenha um pacto com a Divindade.
Tem gente que não tem pacto nenhum com Deus que não ama, que não sabe nada de Deus, e faz coisas extraordinárias.
Mas tu não vais compreender o que está acontecendo aqui através das lógicas teológicas doutrinas dos ensinos da academia tu vas cair antes, tu não vais passar a fronteira das lógicas e das conclusões para entrares na dimensão das coisas que não são concluídas pelas lógicas de causa e efeito, pois elas só são apropriáveis pela fé quando a gente enxergar para além do que os olhos percebe do que as lógicas imediatas deduzem.
Se alguém não nascer, não mudar o pressuposto a Matrix espiritual não pode ver, não pode enxergar não tem o prisma para discernir o reino atrás do imediato presente através das coisas.
Os verdadeiros sinais do reino de Deus você não vai enxergar enquanto somente ficar preso apenas a essa linearidade.
Tem que ser de Deus porque faz coisas fantásticas?. Não!.
Tem muitos fazendo coisas extraordinárias que nunca conheceram a Deus, e tem gente que conhece a Deus profundamente que nunca fez nada de extraordinário como João Batista acerca de quem Jesus diz que dentre os nascidos de mulher, ninguém alcançou a obediência comprometida e simples entregue de João Batista.
Jesus disse isto acerca dele, e aí o Evangelho diz sobre o qual mesmo João Batista, que ele João na verdade nunca fez nenhum sinal, nenhum milagre, nunca chamou atenção por nada portentoso.
Era o caráter dele que era um grito desafiante, rasgante, provocativo.
Mas ele nunca fez nenhum milagre, nenhum sinal, todavia tudo o quanto ele disse de Jesus era verdade.
Portando esse critério de sinais prodígios, maravilhas não são nada a menos que eles sejam corroborados, validados pelo fruto desse novo nascimento, desse novo olhar, dessa nova compreensão, dessa nova Matrix do reino a partir da qual tudo é interpretado e conhecido.
E quem não passou essa transformação de mente, quem não teve a percepção alterada por essa nova consciência, por esse novo discernimento nunca enxergará o que está acontecendo porque o reino de Deus não é óbvio, o reino de Deus é só para quem consegue discernir-lo, pra discernir-lo tem-se nascer de novo, tem-se que ter a Matrix do ser alterada.
Então perguntou Nicodemos,  como pode um homem nasce sendo velho, ele outra vez demonstra que a lógica dele para no horizonte das coisas do espaço-tempo que acontecem entre o berço e a sepultura.
Jesus explica que essa lógica linear não é o bastante pra você concluir quem Eu Sou seja lá quem Eu Seja.
Só dá pra entender de fato às coisas de Deus, se o teu olhar for realmente mudado, se a Matrix for alterada.
Nicodemos repeti que o modo de ele ver é o modo linear é o modo seco é o modo cartesiano é o modo das lógicas aparentes quando ele diz, como pode um homem nasce sendo velho?.
Ai vem essa pergunta pode porventura voltar ao ventre materno e nasce segunda vez?.
No mundo contemporâneo eu não consigo realizar eu não conseguiria, ninguém nem Nicodemos nem ninguém voltar ao ventre da mãe, fica pequeno e nascer de novo, a fantástica vida de Nicodemos Benjamin Button.
Há alternativa disso seria a reencarnação, morrer nascer de novo no ventre da mãe para repetir o processo.
Porém não é disto que Jesus está falando porque não é isto que Jesus ensina, nem tão pouco é isto que as escrituras ensinam em nenhum lugar delas.
Mas a pergunta do Nicodemos na melhor das hipóteses colocam um homem na crença da reencarnação porque a alternativa é patética é um homem já idoso voltar ao ventre da mãe e nasce a segunda vez, que é essa lógica cartesiana levaria alguém a concluir.
Só dá pra nascer de novo nesse mundo se ficar criança e nascer no ventre da mãe, ou se o individuo tiver uma doutrina transcendental dizer só estou pela via da reencarnação, a mãe morrendo e ele também e uma reencarnação voltando a serem duplas: mãe e filho começando tudo outra vez, o que é também uma fantasia a qual a escritura não dá nenhuma corroboração ou validação.
Então respondeu Jesus a Nicodemos ( ao vitorioso do povo).
Esse nome vai ficando ridículo quando esse diálogo vai se desenvolvendo, o mestre, o fariseu rigoroso, cheio de obediência ao mesmo tempo em que é cheio de cultura acadêmica e teológica e doutrinária, mas não consegue dar esse salto está preso e condicionado a esse mundo das lógicas lineares e cartesianas, não compreende o que Jesus diz.
Jesus repete em verdade eu te digo quem não nascer da água e do espírito dessa consciência de que a mente precisa ser transformada pelo arrependimento que era o que a água do ponto de vista imediato para quem estava conversando com Jesus significava porque João Batista ainda estava vivo e batizando com água.
Então ninguém tem que interpretar o que é a água.
João estava vivo batizando com água, Nicodemos vai visitar Jesus, e Jesus responde quem não nascer da água portanto do arrependimento conforme João Batista estava convidando todos a mudarem de mente a verem que o reino chegou que é chegada a hora, que está disponível e acessível a qualquer um pela fé pra quem mudar de mente pra quem dê o fruto de quem mudou de mente, o fruto da metanoia, o fruto do arrependimento, se alguém não der esse fruto não demonstra que compreendeu, que viu que entendeu que disceniu o reino de Deus.
Por isso, Eu te digo e repito.
Quem não nascer da água e da mudança interior que o espírito de Deus produza provoque, fazendo regenerar a consciência, acordar e despertar e ativar a percepção morta e adormecida do significado de Deus e do Seu reino no coração humano, quem não for despertado pelo toque do arrependimento e mudado pela regeneração do espírito, não pode entrar, não pode fazer parte, não pode experimentar, não pode gozar, não pode usufruir nem consegue ver o que está acontecendo como é o teu caso Nicodemos.
Se não tiver metanoia e sofrer a ação cirúrgica do Espírito Santo mudando todas as perspectivas todos os primas do teu caráter do teu acordo com a vida, do que você chama de razão pra viver, se o Espírito Santo não operar isso em Ti ...Tu vás envelhecer sabendo tudo de teologia de academia de doutrina sem ver o reino diante de ti e sem entrar, sem toma posse sem experimentar o reino que está posto aqui por uma razão Nicodemos.
Aquele que nasceu da carne é carne, não basta ter nascido no mundo, você assim só é um ser existente carne é carne mas o que é nascido do Espírito Santo, do espírito de Deus da consciência de Deus do arrependimento da decisão por uma vida nova, aquele que é nascido da regeneração do despertamento que vem do espírito ilumina o ser desse ativamento para obediência do Evangelho em fé por amor a vida, quem não tiver essa consciência, quem não é nascido dessa regeneração dessa mudança não é espírito não nasceu no espírito ganhou a consciência do espírito, ainda é só um ser trabalhando com as categorias da lógica da carne.
Porque as coisas espirituais se disserem espiritualmente e as coisas das físicas carnais do espaço-tempo ser disserem com as lógicas de causa e efeito.
Mas o reino de Deus está fora das lógicas de causa e efeito.
O reino de Deus é o reino da graça e a graça quebra o ciclo de causa e efeito toda hora de modo que pelo arrependimento aquilo que no mundo das lógicas de causa e efeito do espaço-tempo não tem transformação no mundo e na dimensão do espírito podem nascer de novo agora já simultânea e concomitantemente operações, novas criaturas podem brotar de dentro das velhas criaturas, novas mentes podem brotar de dentro das velhas concepções, novo olha que enxerga não só coisas visíveis mas discerne dimensões invisíveis podem ser dado a você.
Isso tudo a você se você nascer de novo, se for ativado no Espírito Santo para viver essa consciência do reino de Deus com os olhos abertos discernindo o trabalho de Deus em você e concordando com o trabalho de metanoia de conversão de arrependimento de regeneração de Deus em você e se entregando a cada vez mais ao sentido e a razão transformadora de Deus que não tem nada a ver com as lógicas imediatas de qualquer que seja a presunção de conhecimento humano exterior no espaço-tempo, porque o que nascido da carne é carne e o que nascido do espírito é espírito.
"Portanto Nicodemos não te admires de Eu te dizer que você tem que nascer de novo".
Porque senão você não vai entrar, você não vai usufruir, embora você seja extraordinariamente bem rankiado em Israel, fica sabendo Nicodemos que ninguém tem domínio sobre isto, é a soberania absoluta de Deus então não aches que tu podes controlar: "Eu sei que ele e de Deus porque os sinais que ele faz são de Deus".
Ninguém consegue controlar, ninguém consegue determinar, ninguém consegue condicionar se é de Deus é incondicional e não incondicionável está para além de todo controle humano.
Assim é o que é nascido do espírito de Deus porque o vento o Ruah ou vento de Deus, o sopro de Deus vem de onde é que ele esteja, o vento sopra de onde ele esteja e para onde ele deseja, o vento sopra onde quer.
Ninguém tem o poder de determinar por onde o vento vai soprar, no máximo tu ouves o seus assovios ou farfalhar das folhas nas árvores ou uns uivos de uma penha sendo soprada por um vento misterioso é tudo o que tu consegues saber ou sentir na tua pele o impacto físico da passagem dele, mas tu não sabes de onde ele vem, de que casa ele está vindo nem para que casa ele está indo, de que floresta ele está vindo pra que floresta ele está indo, em que oceano ele se formou e onde ele vai terminar e o que ele vai produzir.
Assim é todo aquele que é nascido do espírito, esse que é nascido do espírito está pra além do controle dessas lógicas imediatas de alguém poder dizer: Sabemos.
Não tu não sabes, vocês todos juntos não sabem.
E somente aquele que nasceu de novo que se deixou regenerar por esse trabalho da metanoia da mudança de mente e significados operados pelo Espírito Santo mudando a Matrix do coração, somente esse pode ver, somente esse pode entrar nessa dimensão mas ele próprio também não a controlam.
Ele é levado daqui pra lá e quando você nasce de novo, você perde a presunção de controlar a Deus e ao Espírito de Deus ou de dizer quaisquer palavra finais acerca de Deus.
Então perguntou Nicodemos, como podes suceder isto?.
E a palavra seguinte é assim:  'Acudiu Jesus'.
Jesus o socorreu, porque o homem entrou em um estado de susto de perplexidade, ele compreendeu o que não compreendia o que é raríssimo.
Nicodemos chegou nesse ponto de susto de pânico, ele entendeu o que não entendia.
Como podes suceder isto?. 
Ele não disse que não pode suceder isso era impossível, ou coração dele era bom, ele só tinha que vencer o título de ser o vitorioso do povo, acadêmico do povo essa tolice.
Esse Nicodemos entendeu e se deixou sacudir por esse pânico para essa angústia por esse pavor e teve a graça de compreender o que não compreendia e de expressar com veemência seu pânico da sua mais absurda ignorância.
Jesus socorre ele com uma pergunta: "Tu és mestre em Israel e não compreende estas coisas".
São as coisas que as escolas não ensinam, nenhum curso em nenhuma academia, nenhum rabinato em nenhum seminário, nenhum sacerdócio, nenhum mestre, nenhum corpo docente sabes isto ou entende isto.
Eles são no máximo seres da lógica linear e cartesiana, eles param aonde a mente deles não alcançam mas e a aonde as demonstrações empíricas e repetitivas não podem acontecer.
Jesus diz que não é o bastante saber andar até onde a filosofia, teologia e a lógica te leva, você tem que transcender-las e entender as coisas que as escolas não ensinam.
Tu és mestre em Israel e não compreende estas coisas simples, básicas?.
A fala de Jesus tinha a intenção de liquidar de vez a ilusão do mestre, a ilusão do pensado, do teólogo, do filósofo, do doutrinado, do que pensa que pelo muito saber, ele concluí alguma coisa.
Quando na verdade todos os saberes me levam a saber que eu não concluo definitivamente nada.
E que todo o meu saber é de absoluta relatividade e que ele será substituído em tempo porque não passa ainda do que apenas se palmilha na experiência tatiantes das lógicas lineares e cartesianas que vão sendo vencidas por realidades maiores e mais esmagadoras  para não mencionar a dimensão espiritual que está pra além que se pode compreender com os sentidos e tem a ver com aquelas coisas que excedem a todo entendimento.
Se o individuo nesse ponto der razão a Deus definitivamente, existem coisas e as maiorias das realidades espirituais habitam aonde o melhor do meu pensar não penetra o melhor do meu intuir não alcança o melhor do meu concluir não conclui e, essa seria a melhor da minha inteligência seria concluir e discernir a inconclusividade das minhas conclusões e assim me quebranta.
Se eu não chegar aí e se eu não for levado e ai não alcança pela pulsão pelo trabalho do espírito me dando estes socos de luz para eu entender alguma coisa, se eu não admitir a minha presunção e não concluir o meu não poder conclui para mim manter aberto para então nascer de novo.
Nada dessa dimensão do espírito do reino de Deus será ativado, será despertado será acordado dentro de mim.
Porque em verdade, em verdade eu te digo, disse Jesus a ele: Que nós dissemos o que sabemos, é a conversa de todo mundo, todos falam o que aprendeu, o que sabe, o que estudou, se apresenta dizendo o que sabe, eu sou isto ou aquilo e testificamos aquilo que nós dizemos temos visto é até onde a gente pode ir.
Contudo eu dizendo o que eu digo, porque eu sei o que eu sei, e mesmo eu testemunho o que eu tenho visto, você e a maioria não podem aceitar o meu testemunho, ficam concluindo com as conclusões do que apenas vocês experimentaram e vocês não iram dar o passo além se vocês não puderem crê naquele que viu, naquele que soube e soube não porque aprendeu com os mestres, mas por que foi ensinado pelo Pai, e por que se aproprio de tal modo que isso é seu como tudo isso que eu digo, faço e falo é meu, se você não aceitar esse testemunho você não vai ter acesso ao que eu estou falando.
Se a palavra que sai da minha boca não for acolhida por você, se o meu testemunho, se as minhas conclusões sobre a falência das conclusividades humanas não for entendido e você não ser render, não baixar aguardar e não aceitar a palavra e o testemunho das coisas que eu sei e tenho visto do meu Pai, você não vai ver o reino de Deus, porque se tratando até mesmo de coisas terrenas, do testemunho que Eu dou, da conversa possível, do diálogo imtabulável usando os códigos de compreensão que Eu estou usando para me fazer entender, se você não me entender nem nesse nível da minha explicação aqui e agora pra você, como é que você vai crê nas coisas espirituais, celestiais?.
Aceita pelo menos a incapacidade que tu tens de concluíres sobre as coisas celestiais, as coisas do reino de Deus, as lógicas do Espírito Santo que estão pra além do teu poder de alcançar e que são as manifestações que a gente recebe pela fé e justamente são elas próprias que nos transformam que nos fazem nascer de novo, que nos ativa e nos regenera por uma nova percepção.
Assim se tratando de coisas  terrenas não me credes como crereis se eu começar a falar das coisas celestiais?.
Ora Nicodemos ninguém subiu ao céu até hoje, não ao céu espacial, não ao Sky, mas o céu espiritual, senão aquele que dessa dimensão superior desceu, a saber o filho do homem que está aqui na tua presença e ao mesmo tempo tem o seu recíproco no céu de modo e do modo porque e como Moisés levantou aquela serpente lá no deserto que mordia o povo de Israel, assim se importa que o filho do homem seja levantado para que assim foi como lá no deserto quando Deus disse que aquele que olhasse para a serpente de bronze erguida por Moisés numa haste e a vise ai e cresce que as mordeduras das serpente estava envenenando o povo todo e matando tinha sido absorvidas pela serpente de bronze no símbolo daquele emblema ficaria curado, assim também Eu digo que hoje o que está acontecendo é isto, está todos sendo mordido pelo veneno da morte como o povo de Israel no deserto, e eu o filho do homem fui enviado e serei levantado, era uma expressão pra definir a sua cruz.
Serei levantado eu vou absolver pra Mim o veneno de todos para que todo aquele que creia em mim tenha a vida eterna, sabe por que Nicodemos?.
Porque Deus amou o mundo fez isso e faz isso por amor.
Se você não entender que tudo isso é fruto do amor e que o nascer de novo acontece porque aquele que não tem pecado Deus o fez pecado por nós e ele se tornou o centro de convergência de toda iniquidade do universo e da humanidade por que Deus fez convergir tudo pra Ele.
Aquele que não tiver essa consciência de que sua culpa, seu pecado, sua vida de morte foi absolvida na cruz para que agora crendo, você veja o reino, entre no reino se aproprie de uma dimensão eterna pra sua condição humana, aquele que não tiver essa percepção de fé não vai se apropriar de nada.
Agora, se tu queres saber por que Deus age assim conosco, humanos diz Jesus a Nicodemos: É porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, Nicodemos entendia bem essa linguagem do filho unigênito desse ser, desse anjo do Senhor, dessa manifestação de Deus do espaço-tempo sinalizando o Cristo que viria de modo que é isso que Jesus diz a Nicodemos: " Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito a expressão exata do seu ser para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha onde pegar, segure com segurança e se aproprie da qualidade eterna da vida que não tem fim.
Não tem fim porque seja temporalmente imortal não é assim.
Ela não tem fim porque ela é possuída pela qualidade do amor de Deus pra além do espaço-tempo vivera a eternidade em Deus.
Quem Nele crê, nesse que chama pra Si converge pra Si a angústia de todos os pecados de todos os venenos de todos, quem Nele crê não é julgado o que não crê sabendo com certeza diz não quero pra mim, eu me resolvo a mim mesmo, eu não preciso de perdão, esse já está julgado pelo julgamento que fez da desnecessidade da graça sobre a sua própria vida.
Esse já está julgado porque não crê naquilo que foi feito em favor dele de modo que tudo convergiu para o unigênito de Deus para que todos os filhos de Deus ficassem livres de todo e qualquer culpa, e pudessem seguir a jornada e não seria apenas homens da carne para a carne mais seres humanos do espírito para o espírito.
O julgamento é este Nicodemos, que a luz veio ao mundo, e a luz está aqui, você veio me visitar de noite, a noite tu viste ao encontro do sol nascente das alturas.
O julgamento é este, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz Nicodemos.
Olha a luz aqui e tu vens me visitar a noite porque tu tens medo do julgamento dos homens, mas o julgamento é este.
A gente tem que decidir se a gente ama a luz ou ama as trevas, a gente tem que decidir se a gente ama mais as trevas do que a luz!.
E se a gente ama a luz, a gente não pode ama mais a luz do que as trevas, a gente que ama a luz não pode ama as trevas.
E porque que alguns vendo a luz, sabendo da luz amam mais as trevas do que a luz?.
Jesus diz: Porque eles sabem que o seu modo de viver, de agir é mal e quem vivendo de modo mal, quem dando o fruto do ódio, da inveja, da amargura, do ciúme, da disputa vingativa, da acepção de pessoas, do supremacismo, quem vivendo isto é tão abominável diante de Deus vai querer vir para a luz?.
Só deseja a luz aquele que tendo intenções diferentes no coração se sente atraído pelo fruto da luz, pelo o que a luz propõe.
Mas todo aquele que pratica o mal quando ver a luz foge da luz porque sabe ao se aproximar da luz as suas obras serão manifestas, o seu ser ficará nu e descoberto e eles querem continuar mascarados.
O interessante é que esse diálogo é com um homem que seguia Jesus de longe e que foi seguindo Jesus ocultamente com medo do que os outros podiam dizer até o último momento até depois da morte de Jesus.
Ele era um discípulo, o Evangelho de João diz: Era um discípulo de Jesus ainda que ocultamente.
O julgamento é este Nicodemos: Que a luz veio ao mundo meu filho, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más, pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega pra luz é óbvio.
Todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz, aborrece o Evangelho, aborrece esta palavra e não se chega para a luz afim de que não sejam questionadas as suas práticas e as suas obras.
Quem pratica a verdade todavia não é para ser conhecido, a verdade que se faz conhecer e não se faz prática não é verdade.
A verdade só se torna verdade pela prática, quem prática a verdade aproxima-se da luz afim de que as suas obras sejam manifestas porque são obras de uma vida que acontece em Deus.

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Não sou líder de nada

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Definitivamente, não tenho a menor vocação para ser líder.
Muito menos, chefe.
Não nasci para ser seguido,
nem tampouco para dar ordens.
Custei a entender isso.
Fui convencido desde criança que esta era a minha sina.
Por algum tempo, acreditei piamente nisso.
Porém, à medida que me aprofundo não proposta revolucionária de Jesus, me dou conta de que este jamais foi seu propósito.
Pelo contrário, ele disse que entre os seus discípulos seria diferente.
Não haveria lugar para disputa de poder.
O maior seria o menor.
O último seria o primeiro. 
Por isso, hoje prefiro ser acompanhado a ser seguido,
prefiro colaborar a dar ordens,
prefiro inspirar a exercer controle.
Abrir mão do controle não é nada fácil, principalmente quando percebemos o quanto ele é cobiçado. Sempre há quem se candidate a assumir um trono deixado vago.
Sempre há quem se ache mais preparado a assumir o timão.
Sinto pena de quem se disponha a gastar sua vida na busca desenfreada por autoafirmação.
No reino de Deus não há tronos a serem ocupados, nem posições a serem defendidas com unhas e dentes.
O reino de Deus é um reino de amigos.
No lugar de controle, cuidado.
No lugar de autoridade, serviço.
Em vez de discursos que nos assegurem o poder, mensagens que estimulem o amor, a partilha, o perdão.
Nisso encontro o sentido da minha existência.
Quem quiser um líder para chamar de seu, basta olhar ao redor para encontrar quem melhor se encaixe em suas fantasias.
Quem quiser um amigo, um companheiro de jornada, um irmão, espero que o encontre em mim.
No mais, não pretendo ter a última palavra em nada, nem mesmo neste assunto.
Contento-me a encorajar a reflexão,
a autonomia de pensamento.
Acho que finalmente a maturidade parece ter chegado.

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Lá vem a chuva

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Ai que angústia, que tormento... chego a me contorcer por causa desta dor... toda a minha terra está devastada.
Em um instante, todas as nossas barracas e tendas foram destruídas.
Lá vem a chuva, meu Deus, é água que não acaba mais, lá vem o morro, rolando céu abaixo, varrendo o barraco crescido no barro, construído em local impróprio, poluindo a paisagem da cidade apinhada de miséria e pobreza.
Lá vem a chuva, meu Deus, não é novidade não, todo ano ela nos visita, sempre trazendo no colo a destruição e um punhado de mortes e dor, todo mundo sabe, não existem mais inocentes por aqui.
Lá vem a chuva, meu Deus, hoje a gente não dorme, a casa é de tijolo, mas o coração é de papel, sem fundamento, a alvenaria é nada diante da valentia da natureza e o amontado de entulhos, rolando morro abaixo, destrói até a esperança, quanto mais o pouco que se colheu de uma vida inteira de trabalho e suor.
Lá vem a chuva, meu Deus, e com ela lá se vão os meus sonhos, a ilusão de uma vida digna, justa, comida na mesa, filhos na escola, um chão pra chamar de seu e uma cama pra deitar depois do moído da lida, é pouco, mas pra maioria de nós é um luxo que os olhos nunca verão.
Lá vem a chuva, meu Deus, protege pai, protege mãe, guarda os filhos, livra-nos do hálito da morte que nos corteja com esse cheiro de terra e capim, salva-nos da boca aberta na encosta do morro que quer nos tragar com apetite voraz.
Lá vem a chuva, meu Deus, vou correr pra acender uma vela, fazer uma prece, uma promessa qualquer, quem sabe alguém ouve e se compadece de nós que somos esquecidos de tudo, nessa encosta dos dias.
Lá vem a chuva, meu Deus, o raio corta o céu cinzento como se fosse faca amolada na carne seca, depois, o zunido do trovão nos faz calar, o morro fica em silêncio reverente esperando a hora de gritar por socorro, ainda que se saiba que ninguém que importa vai ouvir.
Lá vem a chuva, meu Deus, mas fazer o quê, é só um dia a mais nessa agonia de viver, amanhã, se a gente acordar, a gente vê o que vai fazer, enterra quem morreu, tira na vassoura e no balde a lama que soterrou a casa, a alma e a vida.
Lá vem a chuva, meu Deus.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Um espelho da sociedade doente

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Não há outra designação, é criminoso o que a Polícia Rodoviária Federal fez em Sergipe matando um suspeito asfixiado com gás dentro de uma de suas viaturas.
Coisas assim não podem ser toleradas, não podem ser complacentemente degustadas,
não por gente que ama o Evangelho.
Eu leio os profetas e vejo o quanto eles clamaram por justiça,
pela repreensão do opressor,
pela manifestação de Deus em favor daquele que está sendo esmagado, daquele que não tem quem o defenda.
Essa é uma pauta inadiável, prioritária, a igreja que não enxerga isso é pobre, cega e nua, se alguém que, dizendo-se discípulo de Jesus, vê esse tipo de coisa e não se manifesta é conivente com quem a patrocina, em nome da tolerância se aceita o escárnio contra a vida,
em nome do politicamente correto se foge de enfrentamentos intransponíveis, padres, pastores e bispos que fazem vista grossa a este tipo de violência se associam ao mal calando-se diante da tragédia dos desvalidos.
Não há como se calar, quem não se manifesta é porque escolheu viver num mundo cor de rosa que só existe por ser alimentado pela covardia, quem não dá a cara para bater é porque ainda não entendeu o chamado de Jesus para confrontar as potestades da Terra e fazer o bem a todo aquele que for encontrado no caminho.
É tempo de despertar, porque se você não se revolta com cenas como essa é porque, talvez, sua alma tenha morrido, uma vez que a dor do outro nada lhe diz.
Eu sou o reflexo do tempo em que vivo, sou o espelho de uma sociedade doente, sou um homem fazendo a leitura do mundo que me cerca e tendo a responsabilidade social, muito mais do que religiosa,
de denunciar a surdez e a dureza de coração que se instaurou.
Você acha que devemos ficar calados, só orando e falando ao mundo: “Jesus te ama!”?.
Ora, como convenceremos alguém dessa verdade se não nos importamos com as pessoas a quem dizemos que ele ama, como mostraremos ao mundo quem ele é e com quem se importa se,
como seus representantes, não nos envolvemos com a dor, a miséria e a tragédia humana deste tempo?.

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