quarta-feira, 4 de agosto de 2021

A exceção que deveria virar regra

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Por que as medalhas olímpicas de uma mulher negra e filha de mãe solteira repercutem e impressionam tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que o shopping que abre suas portas para acolher moradores de rua neste tempo frio repercute e impressiona tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que a honestidade do catador de material reciclável que devolve o dinheiro que encontrou enquanto trabalhava, repercute e impressiona tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que o pastor que constrói casas para os fiéis que não têm, com o dinheiro dos dízimos e ofertas, repercute e impressiona tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que ainda lutamos e multiplicamos fatos isolados?.
Porque a exceção ainda não virou regra.
Por que insistimos em falar de paz, amor, justiça e igualdade?.
Porque a exceção ainda não virou regra, mas às regras que viraram exceções.
No entanto, quando a exceção vira regra, outras exceções surgem para excepcionar a regra excepcional.
Quando a exceção vira regra, a democracia se torna uma lembrança.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Poema sobre a cadela do fascismo

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A cadela do fascismo está sempre no cio querendo devorar avidamente a nossa democracia.
É explícitamente o ódio e a intolerância presentes no dia a dia nas redes sociais e nas ruas adjacentes.
Todas estás observâncias expressam e sinalizam para os riscos que a democracia e os direitos humanos estão correndo.
Existem forças querendo destruir o estado sempre e permanentemente.
Sempre existiu indivíduos querendo tragar a  constituição para fazerem alguns entenderem que a política nunca foi um serviço coletivo.
No ano que vem estas forças estarão em primeiro plano debatendo publicamente sobre isso.
Eu apenas peso com instância súplica que vocês não toque tambor para maluco dança.
No ano de 2022, terá malucos em grande quantidade.
Os idiotas previu que não estão isolados, eles são a maioria.
Se eles vão vencer as eleições do ano que vem, vai depender da nossa serenidade.
Sejam sábios porque os idiotas estão votando e se candidatando.
E é preciso não tocar tambor para eles dançarem.
É preciso que nós possamos fazer valer a voz da moderação e do progresso.
E como eu já desejei muita outra vezes e vou desejar diversas outra vezes:
Eu não quero um presidente para os índios, eu não quero um presidente para os quilombolas, eu não quero um presidente para os camelôs, eu não quero um presidente para os advogados, eu não quero um presidente para os professores, eu não quero um presidente para os católicos e evangélicos.
Eu quero um presidente para todos os brasileiros, que tenha quilombolas, camelôs e outros grupos socias de identidades etnias.

domingo, 1 de agosto de 2021

Poema sobre a pena de morte

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É muita arrogância, hipocrisia e prepotência, ser a favor da pena de morte sendo que você e eu só estamos vivo porque,
sem merecer, alguém rasgou o escrito de divida que nos condenava a pena de morte.
Ser a favor da tortura quando você e eu só estamos inteiro porque alguém foi torturado no nosso lugar.
Você e eu merecíamos pena de morte, mas fomos absolvidos, recebemos o perdão, um presente chamado Graça. Como você consegue usar esse presente para apoiar aquilo do qual foi poupado?.
Como posso ser a favor da pena de morte se eu, mesmo merecendo morrer, fui poupado por pura misericórdia?.
Minha consciência não me deixa cometer essa incoerência ingrata e absurda.
Como posso querer que alguém morar, se eu mesmo poderia estar morto.
Como posso me alegrar com a morte de alguém, se o próprio Deus não se alegra com a morte de um ímpio.
Eu que sou imperfeito e pecador irei me alegrar com a morte de alguém?.
Jesus foi morto por mim e por você, Ele teve uma pena de morte e morte de cruz, Ele foi agredido, torturado, esmurrado, despido, cuspido, maltratado e ferido por mim e por você.
Jesus sofreu a pena capital por alega ser filho de Deus.
Jesus derramou sangue e água por nós.
Jesus foi transpassado e mesmo assim perdoou aqueles que os tavam lhe fazendo.
Se Jesus usasse as leis antigas, ninguém estarei mais vivo, acredite ninguém!.
Entretanto, Ele preferiu usar a misericórdia para nos absolver da morte, do extermínio mundial.
Se no final das contas Deus resolvesse jogar a todos no inferno, ele não seria injusto, visto que é o que todos nós merecemos.
A questão é: e se no final das contas Deus decidisse salvar a todos, sem exceções?.
Você, que tanto se esforçou para receber a salvação acharia injusto da parte de Deus?.
Suspeito de que muita gente se sentiria injustiçado, irritado e decepcionado com Deus, se isso porventura acontecesse. Isso revela o quão distante estamos do significado do evangelho.
Não é universalismo, é apenas uma provocação a fim de trazer uma reflexão frente a nossa justiça própria e a falta de empatia para com o pecador.
Eu não sou universalista, mas eu ficaria regozijante se no céu eu descobrisse que minha interpretação bíblica estava errada, ao ver que a misericórdia triunfou sobre o juízo para sempre!.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Participantes da cruz de Cristo

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Amar ao próximo não se trata de sentimento, mas uma escolha racional, uma decisão de olhar para todo humano como nosso igual.
Somos todos igualmente pecadores e carentes da misericórdia de Deus que está em Cristo Jesus. 
Sendo o crucificado a salvação dos homens, Ele se torna visível nos pequeninos da terra.
Sim, ele escolheu aos pequenos para representar o Cristo que sofre a dor da opressão, da rejeição, da humilhação e da morte. "...a mim o fizestes". 
Jesus se identifica com os que sofrem, com os pequenos, pobres e humilhados. Apenas com esses?.
Sim!.
Apenas com esses.
E os outros?.
Ora, os outros são convidados a participar do sofrimento de Cristo.
O jovem rico recebeu esse convite diretamente do mestre, mas rejeitou. Rejeitou se envolver com a causa do pobre.
Ao rejeitar o pobre, ele rejeita a Cristo, pois a ordem era: venda tudo, doe aos pobres e segue-me.
Não há como seguir a Cristo sem ser participante de sua cruz.
Não há como participar de sua cruz sem se posicionar em favor dos que sofrem, sem aliviar a dor do aflito, sem denunciar a opressão, o pecado social, a injustiça, e toda desigualdade. 
"Venda tudo" não se trata necessariamente de bens matérias,
mas simboliza nosso conforto,
nosso comodismo, nossa indiferença, nosso eu.
Jesus oferece salvação para o pobre e para o rico, para o injustiçado e para o privilegiado.
Todos somos convidados a sermos participantes de sua cruz. 
Que possamos "vender tudo", nos doar ao que sofre, para então sermos participantes da cruz de Cristo e segui-lo.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

O sal da terra

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É fácil dizer que o sal da gosto, todas as pessoas sabem disso.
Que o sal preservar, especialmente na antiguidade, no primeiro século não havia geladeira é óbvio.
O sal era o preservado por excelência de alimentos, era o que garantia a longevidade dos alimentos,
das carnes,
dos peixes e de todas estas formas de alimentos perecíveis.
Então é óbvio concluir que o sal da gosto que o sal preservar.
Agora o que ninguém incluir na interpretação é a coisa mais óbvia.
O sal só da gosto e o sal só preservar, quando ele dissolver no elemento na qual ele é aplicado.
Ele dá gosto se ele dissolver na comida, na panela,
no cozido e no assado.
O sal preservar do mesmo modo, quando ele se impregna e impede o processo de utrafraçao na carne, por isso, ele preservar, porque se impregna.
O sal tem que dissolver para poder si impregnar para então pode dar gosto e para então pode preservar.
Não é assim na panela da gente?.
Por quê vocês acham que Jesus pensaria em sal da terra de uma maneira diferente daquela que tenha haver com a  perecibilidade do nosso cotidiano,
na minha casa,
na sua casa,
na casa de Jesus,
na casa dos irmãos de Jesus,
na casa de todo mundo.
Por que o sal da gosto, por que o sal preservar?.
Porque o sal dissolver, porque o sal impregna.
Longo eu,
você,
nós,
vós.
Jesus disse, a indivíduos e uma coletividades de indivíduos conversando carregarem essa finalidade da vida de ser sal.
Para que isso aconteça, primeira coisa que precisamos fazer é si dissolver.
A igreja para que seja um agente segundo o Evangelho, segundo Jesus como nunca vimos na história, ela tem que ter a coragem de morrer, de ser como Cristo, de si dissolver na vida.
A igreja precisa ser invisibilializar na sociedade para que ela não inviabilize .
Justamente por que ela quer visibilizar, quer ser um sal que não si dissolver,
que não desaparece na sociedade,
no mundo, no gosto da vida é que ela se tornou inviável, ela se tornou visível.
Mas a igreja de Jesus que se impregna e que da gosto, é aquela que desaparece assim como o sal.
O sal que não desaparece na comida é uma pedra insustentável, que não vai dar gosto em nada.
É um sal insípido que não serve mas para nada, só serve para ser pisado pelos homens.
A grande revolução da igreja, é deixar de ser prédio, é deixar de ser torre, é deixar de ser grande instituições, é deixar de ser aquilo que nós humanos chamamos de poder,
de pirâmide,
de confirmação,
de marcar e de continuidade.
Só a morte da igreja, só uma igreja dissolvida, fazera as pessoas terem gosto.
E qual é o gosto do sal humano segundo Jesus?.
O gosto é o Evangelho, tudo seja temperado com sal.
A vida temperada com sal, com conteúdo,
com gosto do amor.
Com gosto do perdão.
Com  gosto da generosidade.
Com gosto da misericórdia.
Do deixar cada um livre.
Do desamarrar as pessoas.
Do não oprimir-las.
Do impor às nossas mãos com amor sobre os doentes,
sobre os aflitos.
O conteúdo desse sal é curar os doentes com milagres e com ouvidos que ouvem,
com um coração carinhoso que acolhe, com palavras de vida que são ditas.
O gosto dessa sal, é compaixão,
é solidariedade.
é justiça acima de direito,
é justiça acima da lei.
Direito quando eu digo é direito humano, constitucional.
A Justiça do reino de Deus vêm acima de tudo.
O gosto é carregar essa transcendência espiritual em mim,
essa eternidade,
esse destemido enfrente a vida, enfrente a morte enfrente a tudo.
É anda no amor de Deus, isso é o que dá gosto, isso que é delicioso.
É ser homem e mulher capazes de ama todo outro ser humano parecidos ou diferentes de nós.
É caminha sem medo pela vida, é está impregnado pelo Evangelho, transborda o sabor de Cristo nas pessoas conforme a gente vê nas relações de Jesus descrita nos Evangelhos.
Mas para a gente dá gosto, nós temos que deixar de ser um profissional do sal.
Não precisamos nos indetificar como um  reverendo sal.
O pastor sal.
O bispo sal.
O apóstolo sal.
O sal é só um ser humano, ele têm nome, ele têm caminho, ele não faz propaganda, dizendo: "muito prazer eu sou o sal da terra".
Ele desaparece, ele é só um humano entre os humanos, ele é um espírito cheio de luz, andando no cinza ou na treva da existência.
Ele não anda com preocupação, ele não tem uma agenda.
Ele está cheio e impregnado, por isso, ele não poupála nada porque ele é uma narrativa,
ele é um anúncio,
ele é a mensagem,
ele é a carta viva ele é o sal dissolvido, perseptivel dando gosto aos alimentos das relações humanas.
A gente tem que dissolver, tem que virar um estudante universitário.
Tem que virar um professor.
Tem que virar um médico.
Tem que virar um gari.
Tem que virar um funcionário público,
um advogado.
Um juiz.
Um motorista.
Um caminhoneiro.
m pedreiro.
Um carpinteiro.
Tem que virar apenas um ensinador do Evangelho e não um promotor de si mesmo.
Temos que dissolver pra poder ser impregnar na vida, na existência com naturalidade de modo que não tenha nenhuma propaganda do sal sendo feita.
Foi isso que Jesus tinha em mente quando nos disse: Vós sois o sal da terra.
Quando a igreja é assim, a revolução si estalar, pois quanto mais gente houver com essa compreensão mas chance de revolução nós teremos, e menos a igreja aparecera e mais o Evangelho crescera no coração das pessoas.
Hoje em dia estamos aqui para fazer a propaganda da igreja e esconder Jesus.
Eu estou aqui em nome do senhor Jesus para lhe dizer que a igreja deve morrer para que Jesus cresça e que todos nós temos que parar de fazer propaganda da igreja e sermos apenas sais dissolvidos nas panelas da existência humana.
A igreja que vence,
que triunfa,
que marcha,
que levanta bandeira,
que tem bancada evangélica,
que aparece,
não é a verdadeira igreja de Jesus.
A igreja de Jesus veio para perder,
para morrer,
para desaparecer.
Sim, a igreja é convidada a ser sal que, para dar sabor, é preciso se dissolver, sumir, desaparecer.
É preciso abandonar as torres, as placas, os títulos, a visível aparência, os poderes e o triunfalismo.
É preciso abandonar os palanques, os palcos, descer do pedestal.
É preciso abandonar a presunção de possuír o monopólio de Deus,
de ter audiência,
de ter telespectadores.
Só assim o mundo sentirá o sabor da Graça,
do perdão,
da misericórdia,
da inclusão,
da igualdade,
da tolerância,
do amor.
Quando essa multidão, que chamam de igreja, tiver a coragem de morrer,
de negar a si mesmo, então será Igreja de Jesus de Nazaré, onde se sente o sabor da Graça; silencioso, invisível, poderoso, impregnados, dando gosto e preservado sem alardes o que precisar ser preservado.
É preciso que haja uma iluminação do Espírito Santo e o indivíduo de fato se converta a Jesus, ao Evangelho e não a eclesiologia do cristianismo,
ao vaticano,
as instituições,
aos templos ou aos maquenses do nosso orgulho religioso.
Se nós vivesse assim, a terra teria uma chance de sentir o gosto da vida e do Evangelho.
Temos que ser esse sal essa luz que Jesus descreve!.
Mas que luz é essa?.
O que é ser a luz do mundo?.
Será que é ter as pessoas gritando contra as PECS, ou fazer ONGS  pra defender os pobres da terra enquanto esta cheio deles na esquina da sua casa e você passa distraindo.
Será que ser a luz do mundo é carregar uma bíblia, uma espada simbolizando algo?.
O que era pra Jesus ser a luz do mundo?.
Para Jesus a luz está associada ao fruto do amor, ao fruto da luz, as boas obras a qual Deus preparou para que andássemos nelas.
O fruto da luz é bondade, verdade e justiça.
Portanto se nós não tornarmos o sal da terra, o gosto da terra os preservados das relações através da vivência do conteúdo pleno do Evangelho e com coragem de  desassociarmos das torres religiosas, das torres de sal e nos dissolvermos na nossa glória de aparência, tornando-nos apenas servos humanos do Todo da vida, dos laboratórios de pesquisas centificas, físicas quânticas,
as engrenagens,
aos postos de saúde, a todos os lugares da vida não em nome de alguma religião, mas praticando a pureza singela do Evangelho dissolvidos e impegnantes.
Se descemos o fruto da luz que é toda a verdade, justiça e bondade nós veríamos o impacto extraordinário.
Cada ser humano atingir milhares juntos.
Basta apenas uma pessoa si dissolver, abrindo mão das torres de sal,
se dissolvendo na vida com simplicidade do Evangelho dará gosto a milhares e a milhões.
Essa existência que dá esse gosto, que é preservadora, que si dissolver e impregna, provoca uma sede em todo mundo.
Sal da sede, e com sede que eu quero deixar você pedindo ao Espírito Santo que a minha oração venha dá uma sede enorme em você.
Que você venha ter essa vontade de conhecer, de prova o Evangelho e dizer: "Eu aprendi o gosto de Deus em mim e pra vida que é, o gosto do Evangelho".



terça-feira, 27 de julho de 2021

Poema sobre o Deus Grande

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Deus é grande e todo poderoso,
não por causa de seus atributos como a onisciência ou a onipotência,
ele é grande e todo poderoso em humildade, ele é grande e poderoso porque se fez pequeno, e morreu em uma cruz.
Se o homem entendesse o que realmente é ser grande, nossos alvos, sonhos e metas seriam outros, e sem pretensão de grandeza.
O homem exalta mais o Deus do trono do que o Deus de Nazaré, e isso mostra quão longe estamos de entender o que é glória e poder.
O homem busca realizações,
triunfo,
vitória,
sucesso.
Suas ambições e anseios estão acima de tudo.
Tempos de palestra motivacional excessiva, teologia da prosperidade, comprovam que estamos atingindo o ápice da decadência humana.
O homem quer se sentir capaz,
poderoso,
valente,
vitorioso,
vencedor.
Ganância e poder.
O pior é ver isso no meio dos ditos cristãos.
Ninguém mais quer aprender a perder,
a sofrer,
a morrer,
a se contentar.
Ninguém quer saber de cruz. "Contentamento" é palavra proibida.

domingo, 25 de julho de 2021

Deus dos oprimidos

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Houve um tempo em que as vozes do evangelho transitavam nos becos e vielas, entre os cansados e oprimidos. Mas na medida em que a fé dos sobrecarregados resbalava para os palácios e tronos, se tornando instituição de domínio e poder, virando sistemas nas grandes escolas teológicas,
tornando assunto dos sábios e dos entendidos. 
Quando a mensagem migrou da marginalidade para a centralidade,
a imagem de um Cristo que veio para os excluídos, cansados e sobrecarregados, foi aos poucos sendo desfeita. 
A fé que tinha como dogma único o amor, passou a ser estruturada com teologias de triunfalismo, conquista de território,  reivindicações.
Detentores da fé, com sangue nos olhos, impondo seu falso cristo à sociedade, passou a ser comum.
Trocaram o Deus conosco, Deus da gente, Deus do povo, Deus do cansado, pelo "Deus acima de todos", um Deus que não se junta com essa "gente imoral", mas que os castiga através do estado que o oprime,
e que tenta calar o grito dos oprimidos, demonizando suas causas e negando-lhes os direitos.
Com o domínio da mensagem nas mãos dos poderosos, todo o evangelho passou a ser reinterpretado.
Nem sempre a intenção foi desonesta, mas a leitura do evangelho pela ótica do rico e do poderoso, dos "sãos", não poderia ser a mesma leitura do ponto de vista do pobre e do oprimido, dos doentes. 
Desse modo, quase tudo o que temos de teologia cristã católica e protestante,
vem sendo dominada e interpretada,
não mais pelos escravos, pobres, leprosos, excluídos e marginalizados, mas pela elite do mundo.
E o resultado disso é um cristianismo deturpado, que desviou o Deus do oprimido para um suposto "Deus de todos", que acaba sendo muito mais do opressor do que do oprimido. 
A boa nova é alívio para o oprimido, para o doente.
Isso não quer dizer que os sãos, os ricos, e os privilegiados da sociedade não podem receber o evangelho.
Quando o forte carrega a cruz do fraco, ele se torna participante do sofrimento, então o evangelho se torna boa nova para ele também.
Quando o são cura o doente, quando o rico compromete sua riqueza pelo pobre, quando os que riem passam a se envolver com os que choram, quando os "bem sucedidos" se ocupam com a causa dos que padecem, então todos se tornam participantes do sofrimento do oprimido, e para todos esses a boa nova do evangelho é anunciado. 
Ao jovem rico Jesus oferece a oportunidade de ser um participante do sofrimento do pobre, mas ele o rejeitou. Ao rejeitar o pobre, ele rejeita a Cristo.
Deus é um Deus dos oprimidos, e quando ficamos ao lado do oprimido, Deus se torna o nosso Deus.
Em nome de um cristo estão matando Jesus de Nazaré novamente: no pobre, nas minorias, nos que sofrem, pois ele mesmo disse que o que é feito com os pequeninos da terra, Ele próprio seria a vítima!.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Ser espiritual

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Quando as pessoas avaliam os seus progressos como indivíduos, elas tendem a concentrar nos fatores externos como uma posição social, a influência,
a popularidade,
a riqueza e o nível de instrução.
É evidente que estas coisas, são importantes para o sucesso nas questões matérias.
É compreensível que muitas pessoas se esforcem para alcançar todas estas coisas.
Mas os fatores internos podem ser ainda mais cruciais para determinar o nosso desenvolvimento como seres humanos.
A espiritualidade,
a honestidade,
a sinceridade,
a simplicidade,
a humildade,
a pura generosidade,
a ausência de vaidade,
a prontidão para servir os outros.
Todos estes fatores, são qualidades que estão facilmente ao alcance de qualquer criatura, para formar a base da nossa vida espiritual.
No entanto, algumas pessoas preferem viver no materialismo.
Quando tentam viver no espiritualismo, vivem com seus espíritos doentes de orgulho.
É difícil para alguns entenderem o que é humildade, simplicidade e amor.
É difícil para alguns entenderem o que é ser espiritual e o que é ser o maior.
É preciso tirar a cegueira daqueles que não enxergam, e cegar aqueles que dizem enxergar.
Pois a  coisa mais espiritual que já se viu foi uma divindade se tornar humano de carne e osso e acolher o cansado e o sobrecarregado à margem de uma sociedade injusta.
Por isso, parem de olhar para o céu quando o céu pede para você olhar para o teu próximo.
Parem de buscar a língua dos anjos se você mal fala a língua do necessitado. Parem de procurar sinal no céu, se você não enxerga o faminto sinalizando todos os dias sem esperança.
Se quiser ser espiritual, seja espiritual como Jesus, que deixou o céu para ser um humano que acolhe os humanos.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Um conselho para os jovens de coração

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Os jovens têm muito prazer e muita dor com as suas vidas, porque eles vivem só para eles.
Por isso todos os desejos e quedas são importantes, todas as alegrias e dores são vividas plenamente, e alguns,
quando não vêem os seus desejos cumpridos, desperdiçam toda uma vida.
Mas para a maior parte das pessoas vem o tempo em que tudo se modifica, em que vivem mais para os outros, não por virtude, mas porque é assim.
Pensa-se menos em nós próprios e nos nossos desejos quando se tem filhos. Outros ficam egoístas num escritório,
na política, na arte ou na ciência.
Não há quem se case para ter filhos,
mas quando chegam, modificamo-nos,
e acabamos por perceber que tudo aconteceu por eles.
Da mesma forma, a juventude gosta de falar na morte, mas nunca pensa nela.
Os jovens acreditam ser eternos e centram todos os desejos e pensamentos sobre si próprios.
Para isso necessita de uma outra eternidade e de acreditar que não trabalhou apenas para os vermes.
Por isso existe a mulher e os filhos,
o negócio ou o escritório e a pátria,
para que se tenha a noção de que o esforço diário e as calamidades têm um sentido.
Assim, uma pessoa é mais feliz quando vive para mais alguém, e não para si só.
Do mais irrequieto jovem resulta o melhor dos velhos, o que não é verdade para aqueles que já na escola agiam como velhos.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Poema sobre o degelo da humanidade

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Respirar e viver não é apenas libertar o ar, mecanicamente.
É existir  e viver em estado de amor.
E, do mesmo modo, aderir ao mistério é entrar no singular, no afetivo.
Deus é cúmplice da afetividade:
impassível e passível; transcendente e amoroso; sobrenatural e sensível.
A mais louca pretensão cristã não está do lado das afirmações metafísicas: ela é simplesmente a fé na ressurreição do corpo.
O amor é o verdadeiro despertador dos sentidos.
As diversas patologias dos sentidos que anteriormente revisitámos mostram como, quando o amor está ausente, a nossa vitalidade.
Uma das crises mais graves da nossa época é a separação entre conhecimento e amor.
Amar significa abrir-se, romper o círculo do isolamento, habitar esse milagre que é conseguirmos estar plenamente conosco e com o outro.
Infelizmente não sabemos amar, infelizmente só sabemos amar aquilo que é aceitável, aquilo que os nossos olhos aceita, aquilo que às nossas vontades almeja.
Infelizmente nós amamos o que é amável.
Deus amou o que é detestável,
e o que é detestável não consegue amar um outro detestável,
mas quer amar apenas aquilo que para ele é amável.
É fácil amar apenas o amável.
Mas amar o detestável é só para quem foi possuído pelo amor de Deus,
que é o amor perfeito.
Não se trata de sentimento.
Se trata de uma escolha no chão da vida.
O amor é o degelo da humanidade.
O amor é o alicerce que constrói-se como forma de hospitalidade.
O amor expõe-nos também com maior intensidade aos sofrimentos.
Na renovação e da entrega à vida que o amor em nós gera frequentemente a sua enigmática dialética.
O obstáculo é, antes, o seu contrário: a apatia, a distração, o egoísmo, o cinismo.

sábado, 17 de julho de 2021

Poema sobre o casamento

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Geralmente quando as pessoas imaginam "casamento", o que vem a mente delas é a cerimônia com tudo o que tem direito, fruto da fantasia que a burguesia tinha acerca da realeza.
Alguém pode me dizer qual foi o cartório que Abraão e Sara se casaram e que Isaque e Rebeca se casaram?.
Na verdade um homem e uma mulher se casam quando estes se unem unicamente por amor.
Só existe uma forma do Sexo não se tornar pecado,
é quando este é feito unicamente por Amor.
Quantas mulheres são praticamente estuprada pelos seus maridos, quando estes desejam apenas satisfazer as suas vontades sem nem se quer se importar com o estado da saúde mental e emocional da sua companheira?.
Sem falar daqueles que apenas se uniram civilmente por interesses naquilo que o outro possui.
Casamento é respeito, cumplicidade, fidelidade,
e acima de tudo, casamento de verdade é amor,
se não tiver amor, não adianta ter papel assinado no cartório e nem cerimônia religiosa.
A fidelidade no casamento não está em uma aliança colocada no dedo anelar esquerdo.
Isso é apenas um simbolismo, uma indentificação na sociedade.
As pessoas sabem que alguém é casado pela aliança que se tem no dedo,
as pessoas sabem que um cachorro que está na rua
tem dono pela coleira que se tem no pescoço, e mesmo assim as pessoas desejam apanharem.
Portanto, a fidelidade está na mente e no coração do compromissado.
Quando ambos pensam em seu amado,
quando ambos fantasiam a sua amada,
quando ambos desejam a sua amada e não uma segunda ou terceira pessoa á fidelidade.
Ser fiel não é uma obrigação, mas sim uma atitude recíproca de pessoas que se amam,
que se respeitam e, sobretudo, que dão valor aos verdadeiros sentimentos e não os confundem com aventuras.
A fidelidade está na mente e no coração, naquilo que você é, no seu caráter.
Não é preciso aliança pra ser fiel,
caráter, amor e respeito está na mente, e não no anel.
Por isso, com ou sem aliança fidelidade está na mente.
Pois sábio é aquele que valoriza mesmo sem estar com a pessoa presente.

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