sexta-feira, 1 de julho de 2022

Amar a Deus é amar o meu próximo

.





No Evangelho de marcos capitulo 12 no verso 28 em diante que diz que chegando uns dos escribas, uns dos doutores, uns dos teólogos, uns dos exegetas e uns dos hermeneutas bíblicos, uns dos acadêmicos da escritura; chegando ele tendo ouvido a discussão dos Saduceus querendo encurralar a Jesus em relação a um tema da ressurreição, tema esse na qual os Saduceus e a maior parte dos sacerdotes do templo de Jerusalém não criam.
Tendo chegado esse acadêmico e ouvido o final à discussão entre eles vendo como Jesus dissolvera responder tão maravilhosamente bem perguntaram a Jesus:' Qual é o principal dos mandamentos, o que tu me dizes sobre isso?.
Eles têm ordem, eles têm hierarquia?'.
Respondeu Jesus então o principal mandamento é aquele que diz:' Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor!.
Amarás, pois, por causa disso porque Ele é único, porque Ele é espírito e verdade.
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, de toda a tua psique, de todo o teu carinho com toda a tua ternura.
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu entendimento com toda a tua inteligência, com toda a tua ciência, com todo o teu poder de compreensão e amarás o Senhor teu Deus com toda a entrega física, psíquica, espiritual das tuas energias, das tuas ações, da tua disposição, amarás o Senhor teu Deus sem procrastinação.
Esse é o primeiro mandamento o segundo Jesus disse, o segundo é esse outro que diz: ' Amarás o teu próximo como a ti mesmo'.
E aí Jesus concluir dizendo: 'Que não há outro mandamento maior do que estes'.
Não há outro mandamento maior do que estes, Ele fez com que amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo entendimento, de toda a força se fundir-se com o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo.
Ele fundiu ao dizer que não há outro, Ele não disse não há outros, mas sim, não há outro mandamento é um só, maior do que estes dois que são um só porque não existe meio de você genuinamente amar a Deus a não ser amando-O no seu próximo.
Não existe meio, não adianta você dizer que ama a Deus, mas você odeia os seres humanos, eu amo a Deus, mas eu não suporto gente, eu amo a Deus, mas eu odeio a natureza a criação, eu amo a Deus, mas eu detesto tudo que Ele fez.
Eu amo a Deus, eu sei que amo porque eu canto para Deus.
Eu amo a Deus, porque eu grito, eu rodo, eu danço pra Deus.
Eu amo a Deus, porque eu decoro as lições do catecismo.
Eu amo a Deus, porque eu deixo a minha jugular estufada de tanto que eu grito ' aleluia'.
É por isso que eu amo a Deus, e que Deus é esse que mede amor o performance teatralidade litúrgica e em cultos.
Que Deus é esse que se satisfaz com a mediocridade dessas entregas de elogio excessivo, repetitivo a Deus até Deus fica tão vaidoso de ser tão elogiado, de ser chamado de Grande, de Maior do que todos.
Que Deus é esse que se sente cultuado quando é chamado de o Grande, de o Maior?.
O fato é que Jesus não conhecia essa dualidade entre amar a Deus de um lado e amar o próximo do outro, era uma dualidade que Jesus não conhecia.
Jesus ensinou e o Evangelho repete, repete e repete e repete que Deus decidiu só aceitará amor nas minhas manifestações legitimas e genuínas de amor ao meu próximo.
Foi assim com tudo, é o samaritano o bom samaritano que oferece o culto verdadeiro a Deus porque socorre aquele que estava caído a beira do caminho.
Enquanto os que diziam que amava a Deus de todo o coração de toda a alma de todo entendimento a saber o sacerdote e o levita desviaram o caminho passaram batidos.
Mas aquele que não tinha nenhuma declaração nem de fé e nem de doutrinação, nem de teologia, nem de dogmas e nem de compreensão sabia uma coisa, que a única coisa que importava naquela circunstância era levantar o ser humano que estava esfolado, assaltado, arrebentado e quebrado e que fazer isso sem medir esforço era a grande atitude que ele podia ter na vida, e ele não estava nem pensando em Deus, nem se tornar santo, nem ter uma oração ouvida, absolutamente nada.
Ele estava fazendo aquilo apenas por causa do ser humano, por causa dele no outro; amarás o teu próximo como a ti mesmo, era assim que eu queria que me tratassem assim que eu vou tratar o outro.
E Jesus funde o amor a Deus e o amor ao próximo como a si mesmo no único mandamento dizendo que não há outro maior mandamento do que estes, que se não forem complementares não são nada.
Esses mandamentos que se não forem complementares não são nada; se eu não amar a Deus amando o meu próximo, isso de nada me aproveitara é como o bronze que soa é como o símbolo que retine.
Se eu não amar a Deus tratando da vida com verdade e justiça, com deliberação e decisão do bem mesmo, eu posso passar o dia inteiro de joelhos que eu não estarei adorando a Deus nem louvando a Deus e muito menos amando a Deus porque Jesus disse que Ele quer ser amado no amor que Eu tenho por aquele que tendo fome, Eu dei de comer; Eu tendo sede, Eu dei de beber, estando nu Eu vesti, estando aflito Eu conforte, estando desassistido Eu assistir.
Jesus disse que esse é o amor que vence o juízo que silencia todos os julgamentos é esse amor.
Amar a Deus é amar o próximo, quem amar o próximo ama a Deus, quem não ama o próximo por mais que viva em carolices beatas não ama a Deus.
O apóstolo João chegou ao fim da vida com a convicção absoluta a esse respeito dizendo que aquele que diz que ama a Deus, ame a seu irmão, porque se alguém diz que ama a Deus e não ama seu irmão é mentiroso.
Está na primeira epístola de João,  não é invenção minha, não é teologia minha é Evangelho explicitado nessa sutileza da conclusão de Jesus que diz:' Ama o Senhor teu Deus com tudo que tu tens, ama o teu próximo como a ti mesmo, não há outro mandamento maior do que estes que estão unificado, entrelaçado, imparidade equivalência porque eles não existem em dualidade, eles não existem de maneira separados, eles não existem a não ser um no outro porque a única maneira que eu tenho de amar a Deus é manifesta o amor, a verdade, a justiça, a bondade, longanimidade, fidelidade e mansidão, domínio próximo pelo meu próximo.
Não adianta eu dizer que esse aqui não é meu próximo, todos que não são você, são o seu próximo.
Você pergunta quem é o meu próximo, o teu próximo é todo aquele que não é você.
Não importa a distancia nem as diferenças nem as desavenças nem os dogmas de separação não importa o teu próximo é o outro que não és tu.
A quem tu deves amar como a ti mesmo não significa gostar de quem não é gostável, não significa ser cúmplice daquele que faz coisas erradas, não significa apoiar aquele que usaria o seu apoio para desapoia outros, não significa ter que gostar do individuo que é odiável.
Amar o próximo como a mim mesmo é desejar a ele aquilo que eu desejaria que de bom acontecesse a mim e amar o próximo como a mim mesmo é desejar que a bondade a verdade a justiça de Deus tratem dele assim como eu quero que a ação de Deus me trate por meu bem para minha cura, para minha convenção, para a minha regeneração.
Amar o meu próximo sabendo quem ele é começa sabendo que ele é todo o outro ser humano que não sou eu; aquém que eu desejo todo o bem, toda a verdade, toda a justiça e toda a disciplina que eu desejaria que acontecesse comigo, porque eu desejo que se eu estiver errado o Senhor me acerte, que se eu estiver equivocado o Senhor me ilumine, eu desejo que se eu estiver surtado de egoísmo o Senhor me sacuda, eu desejo que se eu adoece de narcisismo o Senhor me humilhe, eu desejo que se a minha boca se encher de mentira contra o próximo o Senhor me traga à luz com a vergonha dos mentirosos quando eu estou errado, assim como eu desejo que o Senhor seja bondoso e misericordioso para comigo sempre e que bondade e misericórdia me sigam todos os dias da minha vida, e eu desejo isto a todos aqueles que estejam vivendo, buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.
Assim como eu aprendi a amar o próximo que não me ama, que me odeia, que me detesta, que me abomina, que fala mal de mim, que me blasfêmia de mim, eu aprendi a orar por ele, aprendi a abençoá-lo todas as vezes que eu sei que ele me persegue, eu devolvo a perseguição com bênção pedindo a Deus que tenha compaixão dele.
Aprendi e aprendo todos os dias crescendo e crescendo, sou um ser relativo mas todo dia eu aprendo um pouco mais, porque eu sei se eu quiser ter alguma coisa com Deus, eu tenho que ter alguma coisa com o meu irmão.
E eu aprendi uma outra coisa que a disposição de Deus para comigo é equivalente a minha disposição em relação a meu irmão.
Eu aprendi que o perdão de Deus para comigo é equivalente a minha disposição de perdoar o meu próximo.
Eu aprendi que a misericórdia que eu recebo é equivalente à misericórdia que eu aplico, que eu estendo, que eu ofereço.
Eu aprendi que é assim na terra como no céu em todas as coisa.
Por isso se eu digo que amo a Deus no céu que eu ame ao meu irmão na terra porque esse mandamento é um só e não há ninguém que vai conseguir separá-lo e toda a tentativa de dizer que uma coisa é possível sem a outra é engano, é mentira, é anti-Evangelho é blasfêmia contra a verdade de Deus.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Poema sobre a parábola do semeador

.




No livro de Marcos capítulo 4 descreve que Jesus voltou a ensina a beira-mar e que reuniu-se numerosas multidão a Ele de modo que entrou num barco onde se assentou e afastando-se da praia todo o povo estava a beira-mar da praia enquanto ouve assim Jesus lhes disse ensinava muitas coisas por parábolas no decorrer do seu ensino dizia por exemplo: houve desde que saiu o semeador a semear a sementes e ao semear uma parte caiu á beira do caminho e vieram as aves e comeram.
Outra caiu em solo rochoso onde a terra era pouca em cima embaixo era pedra.
Logo nasceu, visto não ser profunda a terra aparentemente respondeu com facilidade.
Mas na hora que o sol saiu e a camada de terra frágil, fina foi esquentada de baixo pra cima pela rocha que ali existia o que aconteceu foi que o sol queimou no seu calor a semente e porque ela não tinha raiz secou-se.
Outra parte caiu entre os espinhos, a semente entre os espinheiros.
E os espinheiros foram crescendo, crescendo, crescendo abafaram, sufocaram e ela não deu fruto nunca.
Outras enfim caíram em boa terra, algumas outras e deram frutos.
E esse fruto vingou, cresceu produzindo assim essas sementes 30 vezes mais, 60 vezes mais e até 100 vezes mais por semente.
Uma semente para 100, uma semente para 60, uma semente para 30 reproduções imediata.
Então Jesus acrescentou que tem ouvido para ouvir ouça.
Quando Jesus ficou só, o que estava junto com Ele com os outros doze discípulos, O interrogaram a respeito dessa parábola das parábolas e Ele lhes respondeu:' A vós outros estais aqui Comigo vos é dado conhecer o mistério da relação entre Deus e o coração humano através da mediação do Evangelho.
Mas aos de fora que não entraram nessa compreensão, tudo se ensina por parábolas para que vendo não veja porque na realidade não querem ver.
Esses que estão de fora, estão de fora porque não querem estar dentro, eles não querem que a palavra lhes penetre, esteja dentro deles, por isso Eu falo por parábolas, para que vendo, vejam e não percebam, para que ouvindo ouça e não entendam, para que venham para que não venham a converter-se porque eles não querem se converter.
Eles não querem de fato receber o perdão de Deus pra eles, por isso eles se bloqueiam e se fecham deliberadamente de modo que Eu lhes conto tudo por parábolas porque não adianta eles vendo vêem não percebem, ouvindo ouvem e não entendem por que eles não querem ser converter'.
Então lhes perguntou aos discípulos:' Não entendes esta parábola e como compreenderei todas as outras parábolas, se não entendes essa, ou que acabei de dizer antes sobre quem vê mas não quer perceber, ouvir mas não quer entender por que não quer entender profundamente porque não deseja ser converter.
Qual é o problema de vocês?.
Não entendes esta parábola, como poderes entender as demais parábolas, se não entendes essa que é a mais básica de todas.
Que é de onde por onde tudo começa'.
Vou explicar a vocês, disse o senhor Jesus: O semeador semeia o Evangelho, a palavra assim como eu estou fazendo semeando a palavra e é esse o semeador, é quem espalha todo dia as sementes de vida para todos os lados.
São estes os da beira do caminho onde a palavra é semeada, são aqueles que enquanto a palavra está sendo semeada como eu estou semeando aqui agora, enquanto ouvem é distração para todos os lados, e confusão, é briga, é provocação ou individuo simplesmente já perdeu toda a capacidade de concentração, vive numa hiperatividade mental.
Quase todos hoje em dia tem incapacidade de concentração se você não os alcançarem um minuto, dois minuto, eles não conseguem mais ter atenção a dar, eles têm relação pacifica com o tempo.
Então enquanto estão ouvindo, logo vem satanás mesmo o adversário da boa nova, o adversário do Evangelho, o adversário da fé satanás, e tira a palavra semeada nessas pessoas enquanto elas estão me ouvindo.
Você enquanto me ouve aqui presta atenção na quantidade de coisas brigando contra essa palavra na sua mente fora de você?.
Cada dia mais eu vejo a incapacidade das pessoas pararem e se concentrarem, meditarem, pensarem e refletir.
Se você não oferece a elas um minutinho pra quem sabe elas sejam tocadas por aquilo não adianta.
Quanto mais você ensina mas elas vêm sem ver, mas elas ouvem sem ouvir porque não querem compreender porque não querem as implicações da compreensão.
E esses que caem a beira do caminho são justamente aqueles que enquanto a palavra esta sendo falada satanás está tirando, roubando, distraindo, arrancando mudando o assunto pra sempre no coração deles.
Semelhantemente vêm aqueles que eu disse que são como sementes semeadas em solo rochoso aqueles da terra rasa, os quais ouvindo a palavra logo a recebe, logo começam a dizer:"Meu Deus, porque que eu não ouvi isso antes, eu nunca mais vou deixar, que coisa maravilhosa eu não tive o privilégio de crescer sabendo disso mas agora eu sei, agora é pra sempre, agora eu vou ficar".
Eu já ouvi isso imaginem vocês de quanto milhares, milhares e milhares e quase ninguém fica.
Esses que chegam assim dizendo que nasceu, floresceu da noite pro dia com esse ímpeto extraordinário em geral são terras rasas.
Aparecem com subtersa e desaparecem no dia seguinte pela extensão histriônica da sua declaração de fé de erva, se você presta atenção só no que se está falando e na empolgação da fala, você pensa que a pessoa vai ser o seu melhor escudeiro dali pra frente.
Mas eu depois de tanto tempo sei que em geral esses que falam muito fogem logo, não aguentam a pressão, não aguenta o sol causticante da existência.
Recebem com alegria mas eles não têm raízes em si mesmo, sendo antes uma emoção são aqueles da emoção de pouca duração, eis lhe chegando angústia o a perseguição por causa da palavra por causa do Evangelho mesmo, logo eles dizem:" não!. Eu não me escandalizam, ficam chocados e dizem meu Deus eu creio em Deus e agora só porque eu estou tentando obedecer o Evangelho, todos me perseguem.
Eu não quero isso não, nem o Evangelho, nem Deus e nem a perseguição".
Pergunta quantos milhares desses eu já vi na minha frente?.
A outros ainda, aqueles que são semeados entre os espinhos.
São aqueles que ouvem a palavra, notem que todos estão no processo de ouvir.
Aquele que cai na beira do caminho encontro ouvi é roubada, aqueles do solo rochoso ouvi a palavra se alegram mas não tem raiz a palavra morre e esses são semeados entre os espinhos enquanto ouvem os espinhos crescem e Jesus diz que 'espinhos que sufocação de naturezas antagônicas que são como espinhos para a alma.
São essas da experiência existencial desse grupo aqui'.
Jesus diz que são os cuidados deste mundo, a preocupação materialista, a ansiedade, a avidez, a ganância, a busca de poder de dinheiro, de importância,de imagem.
São esses que os espinhos sufocam, esses que dão importância aquilo que pra Deus no mundo é espinho é cargo e abrolho. 
Mas por individuo que não foi iluminado pelo Evangelho são as coisas mais importantes pra ele e que acabam sendo as que sufocam como os cuidados deste mundo, todos os interesses e as aplicações do coração intensamente nos valores insignificantes deste mundo e ainda mais a preocupação com a fascinação das riquezas, o desejo de prosperar financeiramente enriquecer; ter muito dinheiro gera uma fascinação um deslumbre.
O individuo começou ouvir o Evangelho mas logo o Evangelho é sufocado pelo deslumbre da riqueza e as demais ambições todas elas ambições financeiras, ambições políticas, ambições ideológicas, ambições de imagem, ambições, ambições, essas ambições que se tornam o sentido, o objetivo, a presa, a ansiedade e a  primordialidade da própria existência do individuo.
Todos esses concorrendo juntos sufocam a palavra e ela fica infrutífera, não produz mais nada morre no coração, o individuo pode até continuar a ser religioso, mas o Evangelho foi morto nele.
Já os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem o Evangelho, o lerem, aprendem, ouvem a palavra e acolhem, a abraçam, a praticam, a têm na mente como princípio primordial para todos os pensamentos, decisões e escolhas.
São esses que ouvem e acolhem o Evangelho e obedecem, e porque ouvem, recebem, acolhem, obedecem às suas vidas crescem frutificando.
São pessoas que você olha para elas e você ver o fruto de amor, de alegria pura de paz, de bondade, de justiça, de paciência longânima, de misericórdia, de compaixão, de fidelidade, lealdade e de autocontrole de domínio próprio onde o Evangelho cai e dar fruto, você percebe essa frutificação porque ninguém pode dizer que o Evangelho caiu e se realizou na sua vida sem que ele frutifique abundantemente o fruto do amor e do espírito de Deus, o fruto do reino de Deus o fruto da justiça do Evangelho na vida.
E faça isso com superabundância, 30 pra 1, 60 pra 1, 100 pra 1; quando uma pessoa frutifica o amor de Deus nessa vida na prática, no olhar, no interpretar, no tratar quando ela se converter mesmo e o Evangelho a engravida do sêmen divino da semente eterna, a pessoa fica grávida do fruto do Espírito Santo.
E aí quando essa pessoa começa a frutifica, essa pessoa vale por 30 e se multiplica em 30, se multiplica em 60, se multiplica em 100.
Tem alguns que viram um campo cheio de semente da vida porque o Evangelho manifesta-se como fruto e como frutificação evidente.
Não é aquilo que os crentes fanáticos ensinam que essa frutificação é sair gritando pela rua pregando pra quem ninguém não quer ouvir, obrigando, importunando.
Esse fruto nasce em mim, mesmo que eu esteja numa ilha deserta sem ninguém, eu estarei nessa ilha deserta se o Evangelho deu fruto em mim, eu estarei numa ilha deserta cheio de amor, de misericórdia, de paz, de alegria pela gratidão da sobrevivência por cada frutinha que eu encontre para comer, por cada gota d'água que eu encontro pra refrescar a boca.
No muda nada, tanto faz se eu estou no palco de uma congregação ou se estou sozinho perdido na escuridão.
Se o Evangelho me habita o fruto tem que ser o mesmo.
Essa coisa de dizer que o Evangelho só dar bons frutos em você quando está acompanhado não é ainda o Evangelho é a sua obediência hipócrita ao superego a média, ponderada do comportamento exigido.
Não é o Evangelho.
O Evangelho não precisa de público, ele não consegue dá fruto sozinho de si mesmo.
O Evangelho não melhora você quando há muitos e nem deixa você ficar pior quando você está sozinho.
O Evangelho da o mesmo fruto sempre porque se é verdade não há interregno na frutuosidade.
Agora pra entender isso porque isso é fundamental foi Jesus que perguntou.
' Não entendes esta parábola?'.
Essa é uma parábola que ninguém pode ser discípulo de Jesus sem entendê-lo.
' Se não entendes esta parábola como é que vocês compreender as outras?'.
Porque só compreende as parábolas de Jesus aquele em que o Evangelho foi plantado, brotou profundas raízes e frutifiquem em luz em entendimento, em amor, em graça, em compreensão e discernimento.
Somente esse pode entender o Evangelho; quem não teve esse plantio enraizado no ser, não compreende nada assim como não compreende nada aquele que de cujo coração o diabo rouba a palavra enquanto ele ouve, assim como não compreende nada aquele que tem uma vida superficial e que qualquer aperto faz com que ele desista de tudo; esse aí nunca entendeu essa parábola.
Como também não entendeu aquele que acha que é possível conviver, botar na mesma equação o Evangelho juntamente com todos os cuidados e preocupações consumistas nesse mundo, fascinação pelas riquezas e pelas ambições; esse que acha que o Evangelho combina com esse tipo de ambição diferente de natureza distinta de valores que não são do reino de Deus, esse não vai nunca entender nada.
Tem algumas pessoas que estão aqui comigo e não me entende;
só entendem os que abrem o coração para deixarem essa semente da boa-nova, do ensino, do caminho verdade e vida de Jesus que é caminho verdade e vida pra existência; somente esses que acolhem, guardam e deixam essa gravidez divina acontecer neles, são os capazes de entender o reino de Deus e a palavra do Evangelho aos demais é como Jesus disse e a tristeza é absolutamente essa pra que vendo veja e não percebam; ouvindo ouçam e não entendam porque não querem converter-se não querem de fato experimentar a palavra por isso o coração deles existe em estado de descaso, de bloqueio, de indiferença.
Pode tentativa de combinação do Evangelho com tudo aquilo que com o Evangelho não combina.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Morro todos os dias

.





Eu não deveria conhecer tantas pessoas.
Eu sinto as dores delas.
Eu sinto as dores do mundo.
Sofro com diagnósticos.
Sofro com perdas.
Sofro com as perdas dessas pessoas.
Sofro e morro um pouco por dia.
Morri muitos poucos diários no auge dessa pandemia.
Sofri com o descaso desse governo genocida que agora, em campanha, se autoelogia quanto ao enfrentamento da mesma, "com responsabilidade social".
E os órgãos que andam dizendo que vão combater fake news nessas eleições fingem não ver essa terrível fake news.
Morri  muitos poucos por dia no período em que rede social se tornou obituário.
E "depois" da pandemia, vieram as mortes pelas doenças não tratadas durante a mesma.
E muitos outros poucos de mim continuam morrendo.
E continuo sentindo as dores do mundo.
Então não sei muito bem o que dizer.
Só abraçar, só sofrer junto, só torcer, só declarar apoio e apoiar de fato.
Nada de frases prontas.
Acho desonesto dizer a alguém que "vai ficar tudo bem", quanto esse tudo bem não depende de mim.
Eu não posso oferecer garantias.
Não tem destinos certos, não tem vitórias sempre, não tem ninguém escolhido e ninguém rejeitado, não tem curas automáticas.
Tem lutas, com perdas e ganhos.
Tem exames, médicos, tratamentos.
Acesso a médicos e tratamentos ainda não é para todos.
E isso é bem triste.
E pessoas pobres ainda morrem de doenças das quais os ricos não morrem.
Pessoas morrem.
E nós não queremos morrer.
Nem queremos que os nossos morram.
Mas não nos envolvemos com as dores dos povos indígenas que o Estado vem matando, de novo, através de seus agentes ou de outros assassinos que Empoderador.
Eu venho sentindo dores de índios, dores de pretos, dores da sigla inteira, dores de mulheres,  dores de crianças, dores de chefes de família, dores de quem, assim como nos anos 80, precisa fazer devoluções de produtos fundamentais no caixa do supermercado porque o dinheiro não deu.
Sinto dores de ativistas e de mães e pais de ativistas.
E tenho medo de provocar essas mesmas dores em quem me ama.
Mas os meus medos de me calar,
de ser omisso, de me guardar são maiores que meus medos de morrer, de ser morrido.
E eu tenho dores de mim.
E minha cabeça barulha, e dói.
E eu quero dormir e não tenho tempo.
Para dormir,  basta deitar, sentar escorregando no sofá.
Durmo fácil e muitos.
Mas me mantenho acordado o maior tempo que posso.
"Viver é coisa perigosa."
Eu não tinha que conhecer tanta gente.
Eu escrevo para não enlouquecer.
Eu não tenho talento para herói ou para mártir.
Eu só sinto as dores do mundo, eu enfrento a morte todos os dias.
Se afirmo isso, é pelo orgulho que tenho de vocês, pois estamos todos unidos com Cristo Jesus, o nosso Senhor.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Poema sobre um projeto teocrático

.





Quem quisesse ser do “Evangelho”, conforme Jesus, teria que deixar o movimento evangélico.
Eis aí mais um escândalo!.
Quantos serão necessários para você entender o aparelhamento da religião denominacional pelo estado,
essa união espúria, orquestrada pelos coronéis das grandes empresas religiosas do Brasil para que, eles próprios, e os seus asseclas, pudessem se beneficiar.
Que vergonha! Como disse Paulo: “por vossa causa o nome de Jesus é blasfemado!”, e vocês estão todos misturados nessa lama, porque falta coragem de se levantarem para dizer: “nós não temos parte com isso, nós não pertencemos a essa agremiação!”.
Hipócritas!.
Lembrando Paulo aos Gálatas: “Quem vos fascinou a vós outros ante cujos olhos Cristo foi exposto como Crucificado?”.
Um esquema perverso, montado para beneficiar os prefeitos amigos do Presidente, conforme dito em áudio vazado pelo ex-ministro e pastor Milton Ribeiro, leva ele, e mais o pastor Gilmar Santos, a serem presos pela Polícia Federal.
Um outro pastor, Arilton Moura, envolvido no mesmo esquema, também pode ser preso a qualquer momento.
Essa gente está longe do que escreveu o apóstolo Pedro: “Entretanto, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus por meio desse nome”.
Não, eles sofrem como marginais, são expostos diante da sociedade como suspeitos de crimes contra a educação, podem ter desviado para fins duvidosos recursos do Fundo Nacional da Educação, dinheiro para dar alguma esperança aos filhos dos milhões de pobres do País.
Até quando os suportareis?.
A igreja evangélica está podre, corrompeu-se fascinada pela ambição do poder, pela construção de um projeto teocrático de fazer um Presidente para estabelecer na Nação um regime talibã de controle religioso.
Que grande falácia!.
Jesus não tem parte com isso, seu Reino nunca foi desse mundo, nem mesmo na “Cadeira de Moisés” ele quis assento, antes denunciou a corrupção das autoridades do templo e dos doutores da Lei por viveram um estelionato da fé.

sábado, 25 de junho de 2022

Poema sobre a mulher samaritana e sobre o adorar em espírito e em verdade .

.





É no Evangelho de João capítulo 4 que nos narra a história de uma ida de Jesus até a cidade de Siquém na Samaria hoje é chamada de Cisjordânia em um lugar especificamente é aonde está a maior densidade oficial da população e da representação Palestina no mundo inteiro, é ali naquela área.
Não é tão distante de Jerusalém, de carro você faz hoje uma certa rapidez talvez uns quarenta minutos incluindo o trânsito você esteja lá passando a fronteira.
E aquele era um lugar de conflito sempre foi depois do século VII e VIIl antes de Cristo quando o reino do Norte de Israel foi levado para o cativeiro no Judar reino Sul de Jerusalém, já estavam separados do reino Norte não foi iria depois com Nabucodonosor.
Mas agora num tempo antes os do reino Norte foram levados em cativeiro e num cativeiro se misturaram, se miscigenaram de todos os modos e como já havia ruptura histórica na descendência de Davi quando houve na sucessão de Salomão todo tipo de conflito e acabou na divisão do reino Norte para o Sul uma inimizade que tinha caracterizado a disputa que tinha impregnado aquele chão era da divisão entre o Norte.
Boa parte do tempo com a Capital na região de Samaria e o Sul cuja Capital é em Jerusalém, esse era o conflito já histórico antigo depois ambos os grupos voltaram dos seus cativeiros mas nunca mais se deram e á medida em que em Jerusalém crescia o supremacista crescia a superioridade religiosa crescia o orgulho da ortodoxia do puritanismo da invenção de leis e mais leis costumes e mais costumes todos supostamente criados para agradar a Deus e provar a submissão do homem de modo que nunca era o bastante.
Então nessa época os judeus olhavam para os samaritanos e diziam que ali estava um povo de segunda categoria que dizem que adoram a Deus o nosso Deus mas de fato eles não têm nem direito de fazer isso porque são uns seres heréticos, são do ponto de vista genético um povo miscigenado se tornaram para nós mais estranhos do que antes.
E aí passaram a serem interpretados de maneira moral ética espiritual a partir da superioridade do povo religioso de Jerusalém olhando lá pra baixo pra aquela Capital da Samaria dos samaritanos que coincidentemente hoje também é o lugar da Capital dos Palestinos.
Mesma Geográfica o mesmo ressentimento e em muitos o espírito de beligerância.
Então o texto diz que naqueles dias por aquelas razões não se usava o caminho de Samaria, era um caminho a ser evitado por um judeu e Jesus era judeus nascido em Belém da Judeia da descendência do rei Davi.
Não convinha atravessar um território dominado tão conflituado tão difícil criado na expansão da sua dificuldade não pelos samaritanos perseguindo aos judeus mas sim pelos judeus perseguindo ou menosprezando ou banido ou exilando os samaritanos.
Jesus no entanto imagina ou pensa que para Ele era necessário atravessar a Samaria para Ele Jesus, porque Ele não pensa com as categorias politicas, ideológicas, religiosas, ressentidas nem supremacistas nem dos inferiores revoltados.
Isso é coisa de vocês caídos é o que o Evangelho diz é de fato o pior do instinto animal que se transformou em algo maior do que a pré-atualidade da besta, vocês superaram todos os critérios de existência predatória diz o Senhor.
Portanto Jesus achava que era necessário atravessar a Samaria por outras razões, tinha a ver com o que o encontro humano iria favorecer.
É o que diz o verso 4 do capitulo 4, era-lhe necessário atravessar a província de Samaria e Ele atravessou chegou até a fonte de Jacó, Ele estava cansado da viagem a pé que Ele vinha fazendo já longa no maior calor do dia e teve sede e cansado da viagem se assentou junto a fonte, fonte que Jacó tinha aberto naquela cidade de Siquém há muito tempo atrás.
Jesus assentou e ali ficou e era meio-dia, então veio uma mulher samaritana tira água ao meio-dia na solidão do dia.
E disse-lhe Jesus porque ela estava com um cântaro para baixar e puxar água.
Jesus disse:' Me dá de beber, deixar eu beber um pouco dessa água, dá-me de beber'.
E Ele disse isso porque os seus discípulos tinha ido a cidade pra comprar alimentos ou seja essa explicação de João aqui antecipa a pergunta de por quê que Ele não pediu o cântaro emprestado e não tirou a água?.
Hoje em dia as questões que são suscitadas são diferentes, as pessoas não pensa em como era os costumes humanos a dois mil anos atrás e as parcimônias e outras coisas mais.
De modo que Jesus não foi nem um pouco parcimônioso e pede água direto da mulher mesmo: 'Me dá, Me serve, você poderia'.
Na realidade Ele nem pergunta Ele afirma ao disse: 'Dá-me de beber'.
Porque os seus discípulos foram a cidade comprarem alimentos senão eles mesmos já tinha apanhado, já tinha se antecipado já estaria todo mundo bebendo água estava todos com sede.
E Jesus disse a mulher: ' Me dá de beber'.
Então a mulher respondeu a samaritana: ' Como é que judeu como Tu é um judeu está lhes pedindo de beber a mim que sou uma mulher samaritana?'.
Por causa desse ódio, dessa inimizade secular que havia entre os irmãos que tinham se afastados entre o reino Sul e o reino Norte do mesmo Israel.
Isso não acontece de um judeu pedir ajuda porque conquanto Ele tivesse dito dá-me de beber expressava uma necessidade, uma sede, carência, ajuda.
Ela achou muito estranho que aquele judeu estivesse falando com ela que era uma mulher samaritana e pedindo água, pedindo vida, pedindo ajuda, pedindo socorro dela para com Ele naquele momento imediato.
Ele não ia morrer de sede, mas naquele momento ela era a salvadora da necessidade d'Ele.
A mulher fica em um estado de perplexidade então, Jesus responde:' Não fique evocado essas loucuras da história dos seres machucados e ressentidos pelo seu próprio orgulho e vaidade.
Porque se tu conhecesses mesmo o dom de Deus, a graça de Deus e o que está acontecendo agora enquanto Eu te peço de beber, se tu soubesses o que está em processo e quem é esse que está diante de ti que é muito mais do que um judeu muito mais, se tu soubesses quem é esse que te pede socorro como o anjo que não conseguiu vencer Jacó, se tu soubesses quem é esse que fala contigo e te pede ajuda da água e que te diz ' Dá-me de beber', tu lhe pedirias a esse que te solicita e Ele te daria da água viva'.
Essa foi a resposta de Jesus e ela então replicou e disse:' senhor não tens cântaro e o poço é fundo, onde é que está guardada essa tua água viva, onde é que tu tens ela?.
Do lado de fora do espaço-tempo é que não é.
Tu está falando de qual dimensão e de qual água viva, de qual esguicho que brota?'.
Afirmou-lhe Jesus: ' Quem beber desta água, desse poço de Jacó tratada de maneira religiosa sagrada quem beber dessa água vai voltar todo dia para beber mais porque voltará a ter sede.
Aquele porém que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede pra sempre'.
Pelo contrário, Ele vem com a imagem do tempo de Ezequiel 40/47 aquele tempo que esguichas as águas da vida do alta, águas que curam tudo pelo caminho é esse mesmo espírito que depois Jesus vai explicitar mas adiante no decorrer da história e da narrativa não desta mas de uma outra já no fim do seu período de vida e de testemunho humano.
Então Jesus disse a ela que quem beber desta água tornará a ter sede, aquele porém que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede pra sempre.
Pelo contrário se cumprindo a profecia de Ezequiel 47, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher a samaritana só ou dois sentado à beira do poço no maior calor do dia. 'Senhor dá-me dessa água'.
É interessante que em momento algum houve espaço para a mulher parar porque a sede dela era inimaginável, ela não conseguiu mais parar quando Jesus disse:' ah Eu tenho água viva'.
Ela não conseguiu mais parar o assunto de como tirar água do poço de Jacó acabou.
Jesus perdeu a sede e a mulher disse que era aqui que eu vou beber.
Esse assunto sai, essa questão desaparece, a mulher pede daquela água sempre, vira pra Jesus e diz: ' Dá-me da Tua água, dessa água para que eu não tenha mais sede e nem precise vir aqui buscá-la'.
Ela ainda está misturando um elemento de natureza subjetiva que ela já intuiu que existe no que Jesus está dizendo ao mesmo tempo como toda a mente humana ela gostaria que aquela satisfação e aquela completude de natureza interior se estendesse também como uma supressão das necessidades uma diminuição das necessidades na vida exterior na vida cotidiana.
Quase todo mundo já chega com esse pacotão fechado conforme a perspectiva das religiões da terra aonde a prosperidade de Deus só é vista como prosperidade material diferente do que o Evangelho ensina.
Senhor dá-me sempre dessa água para que eu não tenha mais sede e segundo para que eu não precise vir aqui buscá-la e esse esforço diminua na minha vida.
Mas ela não sabia que ao assim dizer era isso mesmo que Jesus iria fazer não como diminuição do trabalho de precisar beber água todo dia, isso faz parte da natureza da natureza, água é vida e Jesus é a água da vida.
Mas o que aconteceria é que qualquer que fosse a outra sede que ela tivesse necessidade de suprir uma vez bebendo daquela água essencial que Jesus tinha pra oferecer as outras sedes se  dispotencializariam porque na maior parte das vezes as nossas sedes, sedes de emoção, sedes de sentimentos, sedes de afeição, sede de toque, sede de ternura, sede de prazer, sede de sucesso nossas muitas sedes são exacerbadas são aumentadas são exageradas ficam imensa porque nós nunca tivemos a sede essencial a sede de Deus a sede do sentido da vida satisfeita e atendida e quem não tem, quem não bebeu dessa água essencial exarcebas todas as muitas sedes que possui.
Sempre foi, sempre será assim você pode filosofar do que jeito que quiser mas o resultado é esse.
Senhor dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede e possa quebrar esse ciclo angustioso da procura do não basta, por favor me socorre, me dá.
Jesus tinha dito 'dá-me de beber', ela faz um pedido 'me dar da tua água'.
Então Jesus lhe respondeu: ' Vai, chama teu marido e vem cá, eu vou dar pra vocês dois'.
Ai então a mulher a ouvir aquilo disse: ' Eu não tenho marido, então Jesus olho para ela e lhe respondeu: ' É verdade o que tu disseste sobre não teres marido, porque na verdade cinco maridos oficiais tu já tivestes, e esse agora com quem tu estás, tu não estás ainda casada com ele, mas tu vives com ele, tu não tens nenhuma legalização com ele como tu tivestes com os demais, mas é com ele que tu vives e tu estais.
Portanto vai chama o teu marido e vem cá'.
'Senhor disse-lhe a mulher, eu vejo que tu és um profeta, tu vês as coisa, tu estás me enxergando toda, eu estou chocada me responde um coisa?'.
E é aqui que a gente chega no centro desse diálogo, a maioria o posiciona lá no poço no pedido de água e no discurso no diálogo sobre a metáfora da água que é claro ocupa uma dimensão de natureza essencial.
Mas a grande proposta de libertação vem agora por que lembre a pergunta o pedido da mulher é para que eu não mas tenha sede, Jesus chamou ela e o teu marido para ensina o sentido do viver, e aí a mulher também tinha dito e também para que eu não mas precise vim aqui no poço de Jacó beber água no poço sagrado da religião beber água, me diz agora chegando aqui a esse lugar da repetição e da recorrência.
Nossos pais adoravam nesse monte Gerizim que está aqui, vocês judeus dizem no entanto que Jerusalém é o único lugar onde se deve adorar a Deus.
Jesus então destruindo todas as fontes rotas, todos os poços de Jacó ou todos os tanques de Siloé o todos os poços do sagrado da religião pros quais a gente precisa voltar e voltar todo dia.
Jesus diz agora a ela' Mulher podes crê-me, me creia por favor que a hora vem quando nem neste monte Gerizim onde Josué ungiu os seus altares, onde houver histórias memoráveis cujas as marcas arqueológicas estão lá até hoje.
Nem aqui neste monte Gerizim de Jesus nem em Jerusalém adorareis o meu Pai, e vocês aqui estão falando a respeito do que nem sabem do que nem conhecem.
Porque os judeus têm inegavelmente mais percepção das escrituras do que vocês.
Porque eles pelo menos sabem que a salvação vem daquela linhagem dos judeus.
Mas vem a hora volta a Jesus falar com a mulher e já chegou, Ele disse desde que Eu entrei no mundo, essa era foi inaugurada essa hora vem e já chegou quando os verdadeiros adoradores adorarão ao meu Pai em espírito não mas em Jerusalém nem no monte Gerizim.
Não há um lugar onde se deve adorar exceto o ser que pode adorar que é aquele que adora porque anda com consciência da dimensão espiritual e dos valores espirituais e vive na busca da verdade da sinceridade no seu próprio coração para com Deus e para com o seu próprio, esses são os adoradores e essa hora chegou Jesus disse, aliás nunca foi de outro modo sempre foi assim.
Só que agora olha para mim, Deus está aqui essa hora chegou quando os verdadeiro adoradores adorarão o meu Pai em espírito e em verdade, porque esses são os únicos dos quais e dos quais Deus espera e recebe adoração são os únicos que não são filhos de Jerusalém nem do monte Gerizim não são frutos de nenhum ambiente, não são patrocinados por nenhuma obra de construção humana, eles são os santuários Deus habita neles.
Então a hora já chegou e os adoradores que Deus procura e guarda essa palavra ' procura', para seus adoradores são esses porque Deus é espírito, invadi tudo está em tudo age por meio de todos.
Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito na consciência contínua da fé sabendo que eles são, eles existem em Deus.
Eles são um flagrante permanente, que eles comem, bebem respiram, vivem, existem em Deus.
Deus procura essas consciências que vivem com essa verdade, que traduzem essa percepção no modo de viver, de olhar, de tratar de,  interpretar e de servir.
Eu sei respondeu a mulher.
A mulher disse a Ele' eu sei', eu sei que há de vir o Cristo, há de vir esse que é Deus com os homens que é a revelação, que é a palavra última de Deus pra vida.
Eu sei que quando Ele vier ele nos anunciará a todas as coisas necessárias à vida viraram d'Ele, Ele vai ser a chave hermenêutica, Ele vai ser aquele que vai nos revelar todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento acerca de Deus e da vida, eu sei, isso eu sei que vai acontecer que Ele virá.
Então Jesus ouvindo isso falou pra ela, disse-lhe Jesus: ' Eu sou', que é de fato a expressão de Deus a Moisés, quando me perguntarem quem me enviou, quem eu direi quem me enviou?.
E Deus disse: ' Eu sou o que sou'.
Jesus disse 'Eu sou' o que falo contigo, você tá vendo, olhe bem nos meus olhos, olha como o poço é infinito e como a água borbulha para a vida eterna.
Eu sou Eu que falo contigo, neste ponto chegaram os seus discípulos e se admiraram que estivessem falando com uma mulher, por causa da hora, do lugar e da longitude do lugar, da solitude do ambiente e por ser ele um homem e por ser ela apenas uma mulher.
Os discípulos ficaram escandalizados, ele era um homem jovem, forte, judeu conversando com uma mulher, as mulheres de Samaria até hoje são mulheres mais bonitas do que a linha da normalidade.
O fato é que os discípulos de Jesus há dois mil anos quando chegaram com a comida se admiraram de que Ele estivesse falando com uma mulher e ainda de Samaria e sabe lá o que eles estavam pensando.
Todavia nenhum lhe disse uma palavra, ninguém teve coragem de perguntar a Ele porque perguntas a ela ou porque falas com ela?.
Ninguém todo mundo calou se admiraram e calaram.
Quanto à mulher vocês vejam antes disso o nível de intimidade como esse é um lugar de intimidade, como é em espírito e em verdade, como não é nem no monte Gerizim nem Jerusalém, como não é no ambiente público, como não é em nenhum confinamento de indicação religiosa ou de qualquer outra natureza, é íntimo assim como eles dois estavam em intimidade, em solitude é assim em espírito e em verdade, olho no olho, você e Deus e Ele vive em ti, e essa adoração e a adoração de intimidade.
Quanto a mulher assim que chegaram os discípulos, ela deixou o seu cântaro la mesmo abandonou foi até a cidade e disse aos homens da cidade que a conheciam todos muito bem.
Venham comigo e conheçam um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito.
Aqueles homens correram junto porque muitas das coisas que ela tinha feito, ela fez com os homens da cidade, por isso ela volta também aos homens da cidade porque a relação dela era muito mais com os homens do que com mulheres.
E ela disse aos homens da cidade: ' Venham comigo, conhecer um homem que me contou toda a minha vida'.
Isso era como narrar a história dos homens de Sodoma, de Siquém, de Samaria.
A curiosidade foi imediata, saíram eles da cidade e vieram ter com Jesus, foram correndo até lá a beira do poço.
Enquanto isso Jesus falou com os seus discípulos: ' Olha só como a sede do mundo tá grande, como as pessoas querem, a gente precisa de obreiros, vamos pedir ao Pai que mande mais pessoas pra repetirem a história da fonte d'água viva pro mundo inteiro'.
Então o verso 39 continua a narrativa dos samaritanos com Jesus e diz o seguinte: ' Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, os que correram até lá e começaram a conversar com Ele, os que foram levados pela mulher que disse:' Olha Ele sabe tudo de mim e dever saber da gente e venha conhecê-Lo'.
Muitos foram e creram em virtude do testemunho da mulher que anunciará tudo que ela dissera.
Ele me disse tudo quanto eu tenho feito, eles foram e começaram a conversar com Ele, o coração deles foi crendo.
Vindo pois os samaritanos ter com Jesus, pediram-lhe que permanecesse com eles, e ficou Jesus com eles, com aquela mulher, com o marido que não era marido, com os homens da cidade, com todos eles ficou Jesus mais dois dias e muitos outros ali naquele ambiente da chamada religião da heresia segundo o ponto de vista dos Judeus, muitos outros creram Nele por causa da Sua palavra, como Ele tratava as pessoas o que Ele dizia como Ele ia ao âmago do coração e da vida.
Muitos creram e diziam agora eles próprios a mulher que primeiro chamará para conhecer a Jesus, já agora eles dois dias depois diziam a mulher: 'Já agora não é pelo que tu nos dissestes que nós cremos Nele, porque muitas das vezes a fé vem por causa de um testemunho, por causa de alguém que experimentou certa graça provoca em nós no mínimo uma curiosidade espiritual e a gente vem e muitos ficam e crerem.
Já agora não é pelo que tu nos disseste que nós cremos Nele, mas porque nós mesmos temos ouvido e agora nós mesmos no nosso coração sabemos que Este é verdadeiramente o salvador do mundo, é Esse que a humanidade inteira precisa e que nós precisamos.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Poema sobre o texto e sobre a palavra

.





O texto é estático,
a Palavra é dinâmica,
o texto é alma,
a palavra é Espírito,
o texto desnuda a história,
a Palavra reconstrói a história,
o texto me informa,
a Palavra me transforma,
o texto é relativo,
a Palavra é absoluta,
o texto é imanente,
a Palavra é transcendente,
o texto é humano,
a Palavra é divina,
o texto é inspirado,
a Palavra é encarnada,
o texto é temporal,
a Palavra é eterna,
o texto é cultura,
a Palavra é princípio,
o texto é recorte,
a Palavra é o todo,
o texto é reflexo,
a Palavra é fundamento,
o texto precisa ser interpretado,
a Palavra é autoexplicativa,
o texto encerra,
a Palavra inicia,
o texto enclausura,
a Palavra liberta,
o texto é finito,
a Palavra é infinita,
o texto separa,
a Palavra une,
o texto acusa,
a Palavra justifica,
o texto exclui,
a Palavra inclui,
o texto tem que ser produzido,
a Palavra é antes de todas as coisas, o texto é frio,
a Palavra é fogo,
o texto é planetário,
a Palavra é universal,
o texto é morte,
a Palavra é vida.
Portanto, é preciso decidir: ou você ama o texto, ou a Palavra,
ou você segue a Palavra, ou o texto, quem te salvou: foi o texto ou a Palavra?.
Eu leio, reiteradamente, o texto,
mas ele só ganhou significados para mim quando foi iluminado pela Palavra, durante algum tempo,
eu sabia do texto,
mas faltava conhecer a Palavra,
daí o texto ficava confuso,
prescindia de muito ferramental para fazer sentido, uma vez que era preciso a Palavra para que cada letra, cada frase, cada capítulo de cada livro ganhasse seu real sentido e propósito.
Eu li o texto, muitas vezes,
mas só pude ser lido pela Palavra,
o texto está na minha mente,
a Palavra está na minha vida,
se o texto for queimado,
nada se perde, porque vai-se o texto, mas fica a Palavra, se alguém roubar o texto, em nada me subtrai, eu tenho a Palavra, e essa não pode ser tirada de mim, pois ela está em mim.
Eu lhe confesso: depois de tantos e tantos anos, conheci e tenho conhecido muita gente que sabe do texto, alguns, inclusive, são “escribas versados”, mas há poucos, que conhecem a Palavra.
Por fim, saiba disso: o texto, sem Jesus, é apenas mais um texto.
A Palavra, sem o texto, é Deus.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Os olhos de Jesus

.




Jesus é muito melhor do que nos contaram.
Reconhecemos Sua inegável sabedoria, bem como Sua misericórdia ímpar, que O levavam a arguir doutores da lei com a mesma destreza com que atendia ao clamor de um pária da sociedade.
Todavia, o que mais me faz saltar os olhos é a maneira como Ele é capaz de enxergar bondade em quem todos só viam vilania.
Atender ao pedido de um centurião romano, representante da força invasora, já era um insulto aos Seus patrícios.
Mas elogiar sua fé, a ponto de afirmar jamais ter visto igual nem mesmo entre os mais fervorosos judeus,
já era demais.
E o que dizer da vez em que concordou publicamente com um escriba por haver identificado em sua fala sinceridade e verdade?.
Não estaria Ele dando corda a um integrante de um dos grupos que mais lhe fizeram oposição?.
E que tal introduzir um Samaritano em Sua parábola, não como vilão ou figurante, mas como mocinho?.
Logo um samaritano?.
Aquela gente considerada asquerosa!
Para Jesus, pouco importava se estava do Seu lado ou do lado oposto.
Onde quer que a verdade e o amor fossem encontrados, Ele fazia questão de ressaltar sem o menor pudor.
Mas também não hesitava em admoestar um dos Seus mais chegados discípulos, quando sua fala ou comportamento não condizia com a verdade em amor. 
Nem mesmo o meliante crucificado ao Seu lado foi poupado de Sua bondade.
Dizem até que o paraíso foi inaugurado por ele, que adentrou-o de mãos dadas com o Salvador dos homens. 
Jesus jamais subestimou ninguém. Todos eram tratados com o devido respeito e gentileza.
Meretrizes, mendigos, cobradores de impostos corruptos, traidores da pátria, e até religiosos hipócritas que o procuravam na calada da noite, eram acolhidos como seres humanos, portadores de uma dignidade intrínseca.
Por mais moralmente deformado que estivesse, o mestre galileu era capaz de enxergar os resquícios dos traços fisionômicos do Pai Celestial.
Em vez de ressaltar o que havia de pior nas pessoas, Ele preferia extrair delas o que tinham de melhor.
Seu discurso não destilava ódio, rancor, nojo, mas os sentimentos mais nobres que poderiam habitar o coração humano.
Jamais fez piadinha da condição de ninguém, nem ridicularizou quem quer fosse.
Antes, encorajava-os a acreditar no maravilhoso destino que o Pai Celestial lhes havia provido.
Em vez de sair em defesa própria, como muitos de nós fariam sem titubear, Ele era a voz dos indefesos e oprimidos.
Caso Se preocupasse com Sua própria imagem, certamente não aceitaria a companhia de gente de vida pregressa duvidosa e reputação maculada.
Ele não estava nem aí...
Ria quando tinha que rir.
Chorava quando tinha que chorar. Comovia-se com o sofrimento humano, a ponto de sublimar o Seu. Não Se deixava impressionar pelos louvores de quem, no fundo, queria pressioná-lo a romper com Sua agenda e submeter-se a outros interesses.
O único louvor que o enternecia era o das crianças, sem segundas e terceiras intenções.
Quanto mais medito acerca d’Ele, mais O admiro e sinto-me compelido a adorá-lo e submeter-me às demandas de Sua revolucionária mensagem.
Somente um Deus saberia ser tão humano.
Que diferença entre este Jesus e aquele forjado pela indústria religiosa, garoto propaganda de impérios, ícone de moralismos anacrônicos.
De fato, como Ele mesmo nos advertiu, não é possível servir a dois senhores.
Ou servimos ao Cristo que emerge das páginas dos evangelhos, ou nos submetemos à figura insólita a quem nos acostumamos a chamar de Cristo, mas que está na posição oposto à d’Ele.
Eu, particularmente, optei pelo primeiro.
E quanto aos que não admitem que Jesus pudesse ser tão bom,
que ouçam de Sua própria boca: "Porventura vês com maus olhos que eu seja bom?" (Mt.20:15b).

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Crime na Amazônia

.





É Marielle, 
é Chico,
é Dorothy,
é Bruno,
é Dom,
é o silêncio,
é o som,
é o grito,
é o conflito, 
a covardia, 
a intimidação, 
a representação, 
a destruição, 
a morte,
a posse,
o porte,
o aviso,
o tiro,
o esquartejamento,
o lamento,
o luto... 
do verbo lutar,
a dor,
o horror
de uma nação.
Os fardados,
os armados,
a religião 
que domina,
a morte do ativista,
o estupro da menina,
a defesa do garimpo Ilegal,
o ouro,
o touro,
o mal, 
o livro de capa preta, 
a morte banal,
a religião perfeita,
a igreja presidencial,
o cidadão de bem,
o amém,
a submissão, 
o domínio da soja,
a falta de pão.
O silêncio,
o som,
o Bruno,
o Dom, 
o desgosto, 
o cheiro,
o gosto
de morte.
O porte,
a munição liberada,
o mal,
o deboche,
a declaração do fantoche
presidencial:
"Esse inglês era mal visto,
atrapalhava o garimpo,
escrevia..."
A poesia 
sendo estrangulada
assim.
Há uma tristeza 
sem tamanho em mim,
uma dor que mal consigo 
expressar...
Não consigo 
me esperançar
nesse momento.
Há tanto sofrimento,
tanta raiva,
tanto ódio...
tanta melancolia
em mim.
E minha poesia 
vai definhando...
assim...
as- sim...
ah...sim...
há...sim...
assim...
acim...
açin...

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Poema sobre Corpus Christi

.





Hoje celebra-se o dia de “Corpus Christi” e, diferentemente do entendimento da teologia tradicional, o “Corpo de Cristo”, conforme as Escrituras, não se refere apenas a igreja, mas a todos os seres humanos, sobretudo, aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A ideia de que o “Corpo de Cristo” aponta para os que são da comunidade de fé é parte da interpretação, sobretudo na teologia de Paulo, quando ele usa a alegoria do corpo para falar dos membros e dos dons.
Mas, em Jesus, a questão é abordada de forma muito mais ampla, pois fica claro que seu “Corpo” e seu “Sangue” estão sendo oferecidos como libação pela humanidade, e não apenas pela igreja.
O “Corpo de Cristo” está representado nos pretos que são mortos nas favelas, nos transexuais assassinados nas esquinas dos grandes centros urbanos,
nas mulheres vítimas de feminicídios, nos indigenistas e jornalistas assassinados por defenderem os povos marginalizados e a sustentabilidade do planeta,
nos pobres esmagados por políticas econômicas perversas e pela brutal distribuição de renda no País,
pelos velhos discriminados por uma sociedade calcada na estética e na produção, e tantos outros.
Jesus afirmou, no Evangelho de Mateus, que todas as vezes que servíssemos essas pessoas, a ele estaríamos servindo,
tocá-las é como tocar em seu “Corpo”, Deus desejou ser amado no próximo e essa é a única religião possível de ser praticada conforme a vontade do Pai.
O “Corpo de Cristo” é a igreja,
mas também a humanidade,
assim como na “Mesa do Senhor” eu comungo não apenas com a igreja, mas, nele, com todos os homens, pois “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

A minha namorada

.





A minha namorada
nâo é "minha",
é somente dela.
O "minha" é só uma forma
de expressão. 
Ela tem um sorrisão
que me paraísa.
Ela é brisa
e dia ensolarado.
Meu paraíso
é ao lado dela.
Minha namorada
é bela,
e como se isso fosse pouco,
é inteligente,
sensível,
empoderada,
encantante,
encantada,
razão,
emoção. 
Frágil não.
Decidida.
Minha namorada
tem um jeitinho de vida,
de sol
e de mar.
Minha namorada
sabe me paraísar.
Ela tenta amenizar 
o caos que é minha cabeça,
sempre barulhenta.
Tenta.
Eu tento também.
Eu quero tanto bem
à minha namorada!

Poema sobre O Maior que tudo e que todos

.





Por aquele tempo em dia de Sábado passou Jesus pelas searas, estando seus discípulos com fome, necessidade encontraram espigas e começam acolhe-las e a comer-las.
Ora os religiosos fariseus, legalistas, letristas porém, estado ali vendo isso disseram-lhes a Jesus: ' Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de Sábado.
De acordo com a lei do velho testamento em Deuteronômio 23/25.
Eis que os teus discípulos violam Deuteronômio 23/25 e fazem o que não é lícito fazer em dia de Sábado.
Eles estão em transgressão contra o velho testamento.
Mas Jesus lhes disse: ' Não leste o que Davi, o rei de vocês, quando ele e os seus companheiros tiveram fome não leste ainda?.  
Está escrito porque que vocês ainda não leram ou decidiram não tomar conhecimento desta ocorrência desta percepção, vocês não querem lembrar como ele entrou na casa de Deus no tabernáculo considerado separado, sagrado para Deus e comeram ele e os seus homens os pães consagrados, os pães dedicados só a Deus chamados os pães da proposição, os quais não eram licito comer segundo a lei do mesmo modo nem a ele nem os que com ele estavam tinham essa permissão. Não lhes ela licito comer.
Porque era pão exclusivamente dedicado a Deus para o uso dos sacerdotes.
Nunca lestes ou não lestes na lei que aos sacerdotes ao Sábados no templo lhes é permito que violem o Sábado trabalhando e praticando todas as atividades que os demais não praticam e ficam eles sem culpa.
Portanto tem alguma coisa que desloca o eixo da gravidade do significado do Sábado para a existência do homem não vos parece óbvio?.
Si todas essas ocorrência no Sábado foi relativizado pela necessidade humana, pela fome por qualquer que seja a natureza da necessidade, porque é que vocês estão perturbando os meus discípulos por comerem em dia de Sábado espigas porque estão com fome?.
Vocês não acreditam que o que estás escrito na escritura é todavia a escritura sendo escrita com a vida.
Esses que foram mencionados na escritura ganham permissão porque foram mencionados na escritura ou se não tivessem sido mencionados estariam vivendo no pecado por fazerem o que fizeram, é a escritura que valida a vida ou é a vida que dá o significado a escritura nesse caso?.
Foi a escritura feita para si mesmo ou foi ela dada pra proteger para guardar o direito do homem?.
Não é de Sábado que se está falando aqui, o Sábado precisa descansar ou é o homem que precisa descansar no Sábado?.
O que Deus é esse que não aguenta o trabalho de uma semana porque Ele próprio tem que descansar no Sábado e não pode ver ninguém trabalhar?.
Tem alguma coisa dramaticamente errada na interpretação de vocês que decorre do fato de que o significado e os significantes estão trocados.
O sábado passou a ser um fim em si mesmo, a letra, o mandamento quando na realidade todos os mandamentos foram dados para defesa da vida e não para amarrarem, prenderem e disciplinarem a vida contra e em nome do mandamento que fora dado para protegê-la.
Ou não lestes na lei ou não lestes na escritura?.
Essas são as perguntas que Jesus faz.
Como é que vocês não conseguem entender a lógica e o sentido do que está dito e ficam amarrados no que está escrito e não entendem o que está escrito está escrito apenas com registro libertador para ser aplicado em favor da vida não contra ela.
Pois Eu vos digo, Jesus falando, Eu vos digo para os fariseus religiosos, perversos na sua desobediência sem compaixão presos a letra com um prazer mórbido em usar o mandamento como punição, doentes que ficaram do fanatismo da religião.
Jesus lhes diz, aqui está quem é maior do que o templo.
O templo na qual Davi entrou Eu Sou maior do que o templo, quanto mais do que o pão consagrado no templo, quanto mais do que os sacerdotes que no templo trabalham em dia de Sábado em ficam sem culpa, aqui está quem é maior do que a religião.
Quem é maior do que tudo isso?.
Todas às coisas foram escritas não para defesa de Deus e não por uma imposição caprichosa divina que dá um mandamento apenas pra ver sem nenhum sentido as pessoas buscarem praticar o mandamento só como ordem de um paizinho mesquinho e medíocre que diz: 'Eu quero que seja assim'.
Jesus diz aqui está quem é maior que as teologias, aqui estou Eu maior do que isso tudo para justificar a necessidade do faminto, para justificar a calamidade daquele que morria da agonia de não ter como se manter.
Aqui estou Eu Maior do que todas as legislações, do que todas as hermenêuticas, do que todas as interpretações.
Aqui estou Eu maior do que todos os lugares santos do que todos os sagrados.
O sagrado o homem faz o santo é.
Mas se vós soubesses, se vocês soubessem, vocês não sabem por isso que vocês são como são por que vocês não sabem.
Vocês não compreendem o sentido da vida jamais a letra mata e vocês foram mortos pela letra pelos catecismos, pelas confissões, pela ânsia de letras sílabas e palavras.
Tanto mais cego, tanto mais empedrado, tanto menos humano, tanto menos misericordioso e compassivo se tornará e ficará cego e não conseguirá entender que a lei foi dada e posta como defesa do homem e não o homem como defesa da lei.
Não é o homem que deveria servir nenhuma religião mas que toda religião só deveria ter significado se existisse apenas para servir o homem.
É o óbvio que Jesus ensina e só uma mente fechada cauterizada não consegue entender que esse é o sentido explicito do que Jesus está dito não precisa nem de interpretação.
Eis aqui aquele que é maior do que o templo.
Por judeus não tinha nada maior do que o templo porque até a arca da aliança era guardada no templo.
O templo era a casa de Deus na mentalidade judaica e Jesus diz:' Essa casa do Deus de vocês, olhem pra mim aqui quem é maior do que isso tudo esta aqui no meio de vocês, eis aqui quem é maior do que tudo isto'.
Mas se vós soubesses o que significa, olhe como Jesus está lidando com significados o tempo todo tentando ver se eles abrem os olhos para entender significados ao invés de ficarem presos nas cadeias e nas celas e insalubres da letra e da lei.
Mas se vós soubesses o que significa misericórdia eu quero Deus falando, Eu quero é misericórdia e não sacrifícios e não holocaustos.
Eu quero ato de misericórdia, Eu quero é que os famintos comam os pobres sejam vestidos, Eu quero que a justiça seja praticada, Eu quero que os desabrigadas sejam acolhidos, Eu quero é quem pode mais, favoreça quem pode menos, quem sabe mais ajude quem sabe menos.
Eu quero compaixão, Eu quero misericórdia isso que Me agrada, esse é o Meu culto.
Eu não procuro holocaustos nem sacrifícios nem dízimos e nem ofertas, Eu procuro a manifestação do amor entre aquele que se dizem ser os meus filhos, tratando assim com compaixão o próximo na vida, abrindo as portas da religião para servir o homem, abrindo os campos de comida pra dar de comer.
Esse é o meu espírito esse é o Meu ensino essa é a Minha boa vontade esse é o Meu Evangelho e eis aqui quem É maior.
Eu sou ou não sou maior que a religião de vocês, o templo de vocês as ideologias politicas de vocês.
Só ou não só ou você vai dizer que eu só diferente disso que aqui Eu mesmo me apresento como sendo.
Então admita que vocês me transformaram numa construção da sua idolatria e que aquele a quem vocês chamam Jesus não sou eu mas é um outro.
(Não sou eu mas é um outro)
Se vocês compreendessem, se vocês não fossem tão entupidos, se vocês entendessem o significado e as implicações significantes do que Eu digo quando digo: ' Misericórdia Eu quero da parte de vocês e não holocaustos, Eu quero atos de compaixão e não multidão de cultos, se vocês tivessem entendido isso, vocês não teriam destruído, banido, afastado posto no ostracismo, condenados há tantos inocentes que estavam apenas manifestando a sua necessária e vocês preferiram trata a necessidade humana de maneira implacavelmente legalista do que cumprir a Minha vontade que digo Eu Sou maior do que isso tudo.
Não façam de nada disso por Mim e ouçam o Meu desejo, Eu quero a pratica da misericórdia, não Estou procurando holocaustos nem sacrifícios de nenhuma natureza, mas vocês não compreendem isso até o dia de hoje.
Por isso continuam maus, perversos e tratando mal há inocentes e a todos aqueles que Me entenderam e pratica a Minha vontade, vocês perseguem e a todos aqueles necessitados que na sua ânsia não se preocupa com que vocês se preocupam e vão direto em busca de soluções e vocês negam a eles a graça da minha compaixão.
Vocês estão trazendo sobre vocês próprio juízo porque vocês estão condenando, banindo, expulsando quando ostracismo muita gente apenas inocentes angustiada, aflita na sua dor sem soluções.
Mas em verdade Eu vos digo, o filho do Homem é Senhor do sábado é Senhor do domingo, é maior do que o templo, é maior do que a lei, é maior do que Moisés.
Não têm nem Gênesis nem Êxodo, nem Levítico nem números nem Deuteronômio que em dizendo alguma coisa que em Jesus foi revogado porque Ele não lidou com a letra com que estava escrito e sim com o significado real de que a lei não existia pra si mesmo e nenhuma é mais santa do que a fome o grunhido e a agonia do homem.
E aplicou os significados, aplicou o espírito do que em Deus é palavra e não ficou preso nos contementos desumanizantes de uma lei que se fora obedecida por si mesma e não encontrastes com aquilo que é maior do que ela que é o homem, porque o homem não foi feito pra lei mas a lei pro homem, ela tem que servi-lo quando impede de se auto-destruir, mas não pode existir para impedir a sua necessidade de sobreviver e nem de vive.
Essa interpretação de Jesus, essa hermenêutica de Jesus é a partir disso que Ele me faz ler tudo mais porque Ele me dá o significado prioritário em torno do que as demais coisas viram.
E bem-aventurado é aquele que compreenderá o que Ele está dizendo que é para não se colocar no estado de colisão contra o amor de Deus na existência ficando do lado errado da vida como milhões de cristãos se colocaram.
Cristãos contra Cristo, cristãos contra o Evangelho, cristãos cheios de igreja contra Jesus, contra o amor de Deus, contra o significado superior e o significante sublime que diz: ' Eis aqui quem é maior do que tudo, tudo mais está ao Meu serviço e a serviço da vida pela qual Eu decidi Me entregar'.
Quem é que vai blasfêmia contra o sentido do Evangelho?.

Postagens mais lidas