sábado, 5 de fevereiro de 2022

Poema sobre os comunistas

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Os comunistas aprontaram todas ao longo de nossa história.
Por exemplo: foram os diabólicos comunistas que botaram um ponto final em Auschwitz.
Como perdoar alguém por isso?.
Quantos milhares de pessoas estavam ali na fila fatal das câmaras de gás, quando os malditos comunistas chegaram para libertá-las?.
Como não odiar essa gente?.
No Brasil, existe a liberdade religiosa que temos, que permite que terreiros de Candomblé e igrejas,
para citar dois exemplos, coexistam; que permite que evangélicos façam seu culto em qualquer lugar público, inclusive nas casas das pessoas,
em hospitais e presídios é culpa de um comunista chamado Jorge Amado, que também foi escritor e candomblecista.
O maior salário de professor do ensino básico do país, atualmente,
é o de um estado governado por um comunista: Flávio Dino / Maranhão.
Pessoas perigosas como o poeta Ferreira Gullar, como o romancista Graciliano Ramos eram comunistas.
Aliás, um número bem grande de escritores brasileiros eram e são comunistas.
Se colocarmos nesse pacote de comunistas também os esquerdistas, como a sociedade atual entende, aí é maioria.
Quando os fardados, os de direita,
os de extrema direita, os da toga, os de batina e de terno querem legitimar um golpe, o que eles fazem?.
O mesmo que os irmãos mais velhos faziam para assustar os mais novos:
"temos que evitar a ameaça comunista".
Desconheço, na história do Brasil, uma ameaça comunista de fato.
E que fique claro que ao defender os comunistas, eu não estou defendendo ditaduras comunistas, socialistas, qualquer uma.
Vincular ditaduras com o comunismo é desconhecimento ou desonestidade.
A América Latina é campeã de ditaduras militares, de golpes militares e judiciários.
Quantos golpes comunistas tivemos por aqui?.
Ditaduras são todas do mal.
Todas.
Então que ninguém espere de mim defender qualquer regime em que para se publicar um texto, um livro, seja necessário pedir permissão ao governo.
Por favor.
E para finalizar, Olga Benário Prestes era comunista.
Estava grávida de um brasileiro.
A Suprema Côrte brasileira, macomunada com Getúlio, o caçador de comunistas, a entregou ao governo alemão em pleno holocausto.
Sabiam o que ia acontecer com Olga. E aconteceu.
E os monstros são os comunistas?.
É sério?.
Os monstros da América Latina usam farda.
Isso até lembra um filme: "O Diabo Veste Farda."
Ou terno.
Ou batina.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

A covardia de cause sempre

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Tem dias que eu quase desisto.
Quase.
Dias.
Luto.
Parece uma luta insana.
Estamos há apenas 135 anos sem escravidão oficial.
Nos outros 388 anos, o Brasil foi escravocrata.
"Uma vez escravocrata,  sempre escravocrata."
Quando precisamos de leis para dizer que escravizar outra pessoa é crime, é pecado, já não demos certo enquanto humanidade, enquanto sociedade.
O desejo de voltar a ter escravos negros nunca saiu do inconsciente dessa sociedade branca brasileira.
O desejo de poder estuprar mulheres negras, de poder ser dono de seus corpos e suas vontades nunca saiu da cabeça dessa sociedade machista branca brasileira, cristã ou cristianizada.
Nunca saiu.
Nunca.
O homem branco que governa o país, cristão, eleito por brancos e negros, quer que o Congresso reveja o conceito de "trabalho análogo à escravidão", que flexibilize.
Rio de Janeiro.
Barra da Tijuca.
Posto oito.
Um imigrante congolês.
Moisé Kabamgabe.
Junto com a família, deixou a África em 2014.
Criança.
Vieram para um país cristão que recebe bem os imigrantes.
Bem.
O garoto trabalha num quiosque.
Ganha pouco.
Recebe por dia.
Dois dias sem receber.
O menino vai ao quiosque pedir que lhe paguem as duas diárias que lhes são devidas.
Não pagam.
Uma corda.
Pegaram uma corda.
Cinco homens.
Brancos.
Amarraram o menino congolês num poste.
Pernas e mãos amarradas.
15 minutos de violência extrema.
Extrema.
Barra da Tijuca.
Mesmo assim a polícia levou entre 20 e 40  minutos para chegar.
Chegou sem pressa.
Não era um homem branco sendo agredido por cinco homens pretos.
Sem pressa.
Pedaços de madeira.
Taco de basebol.
Socos.
Muitos socos.
Cinco homens brancos contra um homem preto amarrado.
Bateram em Kabagambe até ele morrer.
Largaram o corpo morto, amarrado,  numa escada.
A polícia chegou sem pressa.
Somente 12 horas depois a família soube do assassinato.
Moisé era preto.
Estrangeiro.
Africano.
Pobre.
Kabagambe indigente.
Espancado.
Morto.
O espancamento foi gravado por câmeras.
Nenhum criminoso se preocupa mais em se esconder de câmeras.
Foi xenofobia.
Foi racismo.
Foi covardia.
Foi empoderamento do mal.
Teve testemunhas.
Mas quem tenta salvar uma pessoa preta sendo espancada por homens brancos?.
Numa sociedade escravocrata, preto é a cor do crime.
Um preto nunca é inocente numa sociedade escravagista.
Nunca.
25 anos.
15 minutos de espancamento.
A polícia chegou sem pressa.
Ninguém sabe quem matou Moisé, apesar da câmera.
Apesar das testemunhas.
Apesar de se saber que ele trabalhava naquele quiosque Tropicália.
Apesar do patrão ter partido na direção dele com um pedaço de madeira e ter chamado outros homens.
A polícia investiga.
Sem pressa.
A Polícia Militar não teve pressa para chegar.
A Polícia Civil não tem pressa de investigar.
Os homens brancos tiveram pressa de matar o menino preto.
15 minutos para matar.
Uns 30 minutos para a Polícia Militar chegar. Sabe-se lá quanto tempo para a Polícia Civil investigar.
A polícia branca está ESPERANDO que o patrão branco vá à delegacia amanhã.
Espontaneamente.
Sem pressa.
De boas.
Tem dias que quase desisto.
Quase.
O luto.
A luta.
O empoderamento do mal.
Pessoas morrem o tempo todo.
Empoderador da barbárie.
Tem dias que quase desisto!.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Poema sobre a revolução reinista

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Quando se fala de revolução, pensa-se em uma insurreição popular, rebelando-se contra autoridades constituídas,
depondo governos, provocando divisões, instigando o ódio e a revolta.
E não é por menos.
Basta uma rápida verificada na História para constatar isso.
Toda revolução política teve seus presos políticos, seus torturados, mortos e desaparecidos.
A guilhotina usada na revolução francesa não nos deixa mentir. 
Porém, a revolução proposta por Jesus é de outra natureza.
Aliás, a expectativa dos discípulos era de que Jesus promovesse um levante contra Roma e as autoridades judaicas que haviam se promiscuído com o Império.
Mas Jesus propunha um tipo de revolução totalmente inversa ao que eles esperavam.
Não uma revolução armada,
mas uma revolução de amor.
Existiria algo mais subversivo que o amor?.
O Evangelho é, por si só, a mais subversiva mensagem jamais pregada. 
Sem dúvida, o mais subversivo sermão pregado por Jesus ficou conhecido como Sermão da Montanha.
Enquanto o senso comum acreditava que felizes eram os ricos arrogantes, Jesus afirma que felizes são os pobres de espírito.
Se para eles felizes eram os que gargalhavam nos banquetes dos palácios, para Jesus, felizes eram os que choravam.
Neste sermão, o Mestre Galileu propõe uma ética totalmente inversa àquela disseminada pelos mestres da época.
Ora, se isso não é subversivo, o que é, então?.
Não se trata apenas de pacifismo panfletário, mas de amor às últimas consequências. 
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”.
Não se trata de fazer vista grossa aos seus abusos e desmandos,
mas de insistir em amar a seus inimigos, ainda que estes sejam desprezíveis, indignos de nosso amor. 
Em momento algum, Jesus endossou o estilo de vida vigente à época.
Seu compromisso não era com a manutenção do Status, mas com a introdução de uma nova ordem de coisas, onde o ser humano teria mais importância do que as instituições e tradições.
Onde o sábado que era uma das instituições mais prezadas pelos judeus, teria sido feito para o bem-estar do homem,
e não o homem para o sábado.
Jesus ajusta o foco de modo que possamos enxergar a vida dentro de uma perspectiva que possibilite uma relação saudável entre os seres humanos e o sagrado, sem fundamentalismos engessados.
Ele denunciou através de Seus ensinamentos a inversão de valores predominante naquela sociedade. Desferiu um golpe fatal no espírito consumista, colocando a avareza como oponente de Deus.
Em outras passagens, Ele demonstra que no Reino de Deus as coisas funcionam de maneira inversa ao mundo.
No Reino quem quiser ser o maior, tem que ser o menor.
Quem amar sua própria vida, acabará desperdiçando-a, mas quem se dispuser a gastá-la por amor de Cristo e de seu semelhante, a reencontrará.
Para Jesus, o Reino de Deus não seria uma realidade distante,
algo a ser esperado para depois desta vida, mas a ser buscado hoje como prioridade absoluta.
Buscar o Reino de Deus é buscar a justiça, a igualdade entre os homens, desejando que a vontade divina se cumpra na terra como no céu. 
Ora, não há nome mais próprio para isso que subversão.
Infelizmente, a igreja cristã tem se promiscuído com o mundo, trocando os valores eternos do reino pelas propostas indecorosas feitas por um sistema apodrecido.
Pastores, em busca de fama e reconhecimento, vendem-se e negociam os votos de seu rebanho.
Cristãos ajustaram suas crenças às agendas políticas e ideológicas., demonstrando maior lealdado aos poderosos que ao próprio Cristo.
A verdade foi trocada por um prato de lentilhas, e pior, lentilhas podres.
Se antes corríamos o risco de colocarmos vinho novo em odres velhos, hoje há muitos odres novos, estratégias, marketing, estruturas eclesiásticas para todo gosto.
Porém, o vinho está em falta.
Os odres estão vazios.
As igrejas estão cheias de pessoas vazias.
Creio que assim como a Reforma Protestante só aconteceu porque a igreja redescobriu o conteúdo subversivo das epístolas de Paulo,
a Revolução acontecerá quando a igreja redescobrir o teor subversivo dos Evangelhos, principalmente do Sermão da Montanha.
Em vez de gastarmos nosso tempo pregando invencionices humanas, retornemos à mensagem do Reino e do Amor de Cristo.
Em vez de uma nova Reforma Protestante, necessitamos sim é de uma Revolução Reinista, isto é, centrada no Reino, e não em estruturas denominacionais.

domingo, 30 de janeiro de 2022

Poema sobre a nova guerra fria

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A nova guerra fria envolvendo a Rússia, a Ucrânia e o Ocidente é péssima notícia para países que ainda batalham contra a Covid.
É ruim, claro, para a vida,
para a saúde e para a economia mundial.
O primeiro tiro ou a primeira bomba, além de provocar uma nova explosão de mortes, vai piorar o já debilitado sistema imunológico financeiro de várias nações.
Como agravante, a tensão externa engendrada pelo presidente russo pega de calças curtas os principais líderes ocidentais, enfraquecidos por questões de política interna.
Nos EUA, Joe Biden completa um ano de governo perdendo apoio no Congresso e popularidade nas ruas.
No Reino Unido, Boris Johnson sofre pressões de aliados e eleitores britânicos para renunciar por causa da farra promovida no auge da pandemia.
Na França, Emmanuel Macron enfrenta dificuldades eleitorais para se reeleger, vendo seu cargo ameaçado por duas candidatas de diferentes partidos de direita.
Na Alemanha, Olaf Scholz, recém-empossado na cadeira que foi de Angela Merkel, ainda está se aquecendo, não disse a que veio e não tem a estatura da antecessora.
Como se sabe, há meses Putin ameaça invadir a Ucrânia para evitar que ela se torne uma ex-república soviética ocidentalizada ou americanizada.
Mas o maior medo dele não é a geopolítica.
O maior medo dele é que a Ucrânia vire uma democracia rica e bem-sucedida, uma nova nação com direitos e liberdades que podem ensinar “maus exemplos” para os russos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Poema sobre ser Cristão

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Antes de Cristo nos textos do Antigo Testamento textos da onde sai as raízes  das religiões  monoteístas o Judaísmo.
Moisés liberta o povo hebreu  da escravidão egípcia.
Se você for ler os textos do Êxodo.
Vai encontrar na fé  do povo hebreu o pedido de sua Libertação da escravidão.
E um Deus que falava pelos profetas libertador!.
Moisés não foi um líder político?.
O que foi feito não foi uma luta política?.
Não fez uma ruptura contra o sistema?.
Esses não procuraram a Terra prometida que teriam suas leis baseadas em sua fé  e contra o opressão que viveram.
E não era uma proposta de uma sociedade comunal?.
No Novo Testamento a vida de Jesus é  baseada no compartilhar,
na solidariedade,
na fraternidade. 
Foi Jesus que disse a um rico
"Vende tudo e de aos pobres!.
E a dificuldade  de ser rico é entrar nos céus.
Por que a vida voltada ao acúmulo de capital nos distancia dos princípios de solidariedade, fraternidade.
Nos leva a uma postura individualizada e a vida do Cristão é  comunitaria.
A primeira  comunidade Cristã que surgiu depois da morte de Jesus que foi chamada de Casa do Caminho.
Era uma comunidade que vivia de forma comunal, comunista em comum!.
Encontramos  esse texto no Ato dos Apostolos
"Todos que tinham abraçado a fé  reuniam-se e punham tudo em comum.
"Vendiam sua propriedade e bens dividiam-nos entre todos segundo a necessidade  de cada um.
Ser Cristão  e resgatar essa forma de viver do Cristianismo Primitivo não condiz  no Cristianismo  uma forma de viver egoísta, individual, capitalista.
Ser Cristão  e buscar construir uma sociedade em comum, fraterna,Igualitária  e solidária. 
Isso é Socialismo!.
Nem todos os Socialistas precisam ser espiritualistas ou ter uma fé.
O importante é que vivamos de uma forma comum.
Até isso encontramos nos ensinamentos  de Jesus na parábola do Bom Samaritano.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Poema sobre o racismo reverso

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A mais nova invencionice do racismo perverso é o tal do racismo reverso,
que surge com a única pretensão de relativizar e minimizar a crueldade do preconceito racial. 
O fato inconteste é que nosso vergonhoso passado escravagista deixou fortes raízes em nossa estrutura social, derrubando o mito de que vivemos numa democracia racial, e de que, portanto,
não existe racismo no Brasil.
Nada mais falacioso!.
Ao considerarmos que o racismo esteja calcado em relações de poder,
fica evidente que não faz o menor sentido falar de racismo reverso,
já que os negros jamais possuíram poder institucional para bancarem estruturas racistas.
Embora mais da metade da população brasileira seja negra e pardos,
o número de negros em cargos considerados de destaque é inexpressivo; basta verificar quantos médicos, advogados, engenheiros, juízes, deputados, senadores, apresentadores de TV são negros.
Por muito tempo, atores e atrizes negros só representaram papéis de personagens que ocupavam atividades consideradas subservientes como porteiros, motoristas, empregadas domésticas, como se negros estivessem fadados a terem seu espaço restringido a tais funções dignas, diga-se de passagem.
De um tempo para cá, a TV brasileira resolveu seguir os passos dos grandes estúdios norte-americanos com ações afirmativas que visem promover a inclusão socioeconômica de populações historicamente privadas do acesso a oportunidades, razão pela qual hoje vemos artistas negros em papéis antes preenchidos exclusivamente por brancos, como de juízes, prefeitos e até presidente da república. 
O racismo se baseia na ideia de que haja uma hierarquia entre as etnias de modo a justificar que a que se julga superior subjugue as consideradas inferiores.
Trata-se de uma forma de legitimar estruturas sociais de poder e dominação.
Por isso, quem defende descaradamente o racismo reverso parece ignorar a própria definição do que seja racismo,
já que minorias como pretos, pardos e indígenas jamais ocuparam posição hierárquica de superioridade com relação aos brancos em nosso país.
Portanto, é absolutamente descabido afirmar que a população branca seja vítima de racismo.
Nenhum branco pode afirmar ter sido discriminado pela cor de sua pele,
sendo impedido de entrar em estabelecimentos comerciais, bancos e restaurantes, seguido por segurança em shoppings, reprovado em seleção de emprego ou parado numa blitz policial.
Assim como não se tem registros de perseguição a religiões de matriz europeia, nem de depredação de seus templos como frequentemente ocorre a centros de umbanda ou candomblé.
Aliás, demonizar tradições religiosas de matriz africana também é uma expressão de racismo.
O povo hebreu foi escravizado pelos egípcios por mais de quatrocentos anos.
A escravidão do povo negro no Brasil durou pouco mais de trezentos anos.
Os egípcios não proibiram os hebreus de cultuarem ao seu Deus.
Os negros foram proibidos de praticarem sua religião, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo ou adotarem o sincretismo.
Os hebreus não foram levados à força para o Egito, mas convidados a se refugiarem lá durante o período de fome que abateu sobre o mundo.
O Faraó decidiu escraviza-los ao perceber que se multiplicavam, constituindo-se numa ameaça à sua soberania.
Os negros foram trazidos para o Brasil em navios negreiros, vendidos como escravos, torturados, estuprados e mortos.
Possivelmente, os hebreus sofriam racismo por parte dos egípcios.
Mas não no nível sofrido pelos negros no Brasil.
Os hebreus foram libertos da escravidão ao deixarem o Egito e marcharem pelo deserto rumo à Canaã.
Os negros receberam alforria, porém, foram mantidos no país em condições precárias, abandonados à própria sorte, alijados de sua cultura, privados de moradia, sem direitos básicos, sem trabalho dignamente remunerado.
Um hebreu escravizado pelo simples fato de pertencer a outra etnia poderia se dizer vítima de racismo.
Mas não se pode atribuir racismo a Moisés ao matar um egípcio que espancava um hebreu.
Um samaritano contemporâneo de Jesus poderia se dizer vítima de racismo por parte dos judeus, mas um judeu jamais poderia se dizer vítima de racismo por parte dos samaritanos.
Isso porque, como vimos acima, o racismo implica numa relação de poder.
Racistas se acham etnicamente superiores.
São, portanto, supremacistas.
O fato dos discípulos terem se escandalizado por flagrarem Jesus aos papos com uma samaritana configurava-se racismo.
Já o fato de samaritanos se recusarem a hospedar Jesus e seus discípulos por serem judeus não configurava racismo.
Porém, o fato de dois de seus discípulos sugerirem que se rogasse a Deus para que enviasse fogo do céu e consumisse aqueles samaritanos, isso sim, constituía-se num gesto racista.
Semelhantemente, pode-se dizer que os romanos poderiam ser racistas com relação aos judeus, por se acharem uma raça superior, e que, portanto, tinha o direito divino de conquistar às demais e exercer primazia sobre elas.
Mas não se pode atribuir racismo a Pedro por sentir-se constrangido de entrar na casa de um centurião romano e pregar-lhe o evangelho.
Pedro poderia ser acusado de preconceito, de discriminação, mas não de racismo, posto que, como judeu, pertencia ao povo dominado, enquanto Cornélio, como romano, representava as forças invasoras.
Judeus eram racistas com samaritanos por se acharem superiores a estes,
mas não com os romanos, visto estarem sob seu jugo.
É claro que nenhum branco hoje pode ser responsabilizado pela escravidão dos negros.
Entretanto, todo branco desfruta de privilégios advindos dessa escravidão,
ao passo que todo negro tem que lidar com as feridas não cicatrizadas da mesma.
Alguns justificam o seu racismo velado no fato de que negros já escravizavam negros na África, antes mesmo de serem trazidos para as Américas.
Tal argumentação demonstra o nível de ignorância acerca da história dos povos africanos.
Ninguém se refere à Segunda Guerra Mundial como sendo um conflito de brancos com brancos.
Geralmente, refere-se aos conflitos bélicos ocorridos na Europa fazendo referência aos países envolvidos,
sem considerar a cor da pele de seus cidadãos.
Fala-se, por exemplo, da Alemanha contra os aliados encabeçados pela Grã-Bretanha.
Tanto alemães, quanto ingleses, franceses e russos eram brancos. Semelhantemente, não há um único povo negro na África.
Assim como entre os brancos da Europa, havia conflito entre esses povos.
Outro argumento usado é que os próprios negros são racistas entre si, o que poderia ser comprovado pelo fato de muitas mães negras desejarem que seus filhas e filhos se casem com homens ou mulheres brancas para clarear a família.
Os que fazem tal alegação parecem desconsiderar o fato de que muitas dessas mães terem tido que lidar com o racismo a vida inteira e, por isso, desejarem que seus descendentes sejam poupados.
O mesmo Deus que promoveu o êxodo dos hebreus do Egito, também esteve ao lado dos filisteus em seu próprio êxodo de Caftor, e ao lado dos sírios em seu êxodo de Quir.
Onde houve opressão, ali Deus estará, invariavelmente ao lado dos que sofrem e não de seus algozes.
Os filhos de Israel jamais foram melhores do que os etíopes, ou do que qualquer outro povo ou etnia.
O Deus de todos os povos jamais autorizou a opressão.
Mas sempre incentivou a cooperação,
o intercâmbio e o respeito entre os povos. 

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Poema sobre as dores do mundo

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Sinto dores de Bahia,
dores de Minas Gerais,
dores de povo,
dores de Brumadinho,
de novo.
São dores estatais, 
dores privatizadas,
dores que poderiam ser evitadas,
dores de desmatamento,
dores de falta de prevenção, 
dores de falta de pão,
dores de religião 
que desvida,
que mata,
que afasta
amores.
Dores.
Tantas dores.
Cores
que são apagadas. 
Dores alagadas,
dores desalojadas,
desabrigadas,
abrigadas em tantos peitos.
Dores de falta de direito,
dores de falta de respeito.
As mesmas dores,
sempre,
de novo. 
Dores de povo,
brasileiro.
Acima de todos, o poder.
Acima de tudo, o dinheiro.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Poema sobre o relacionamento com o seu dinheiro

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Só o hábito,
o costume,
a prática,
a frequência pode consolidar uma mentalidade e uma cultura financeira, bem como construir a sua história com o seu dinheiro.
Não por acaso, um médico precisa estudar pelo menos cinco ou seis anos para se tornar profissional.
O mesmo acontece com um engenheiro, um advogado ou um químico.
Quem nunca passou dificuldade,
nem enfrentou sacrifício,
não pode ensinar como deve investir uma pessoa que sempre teve salários atrasados, já ficou desempregada ou já foi despedida.
Essa pessoa só vai aprender o que fizer sentido pra ela.
Alguém que nunca teve uma caderneta de poupança dificilmente vai aceitar se arriscar na bolsa de valores ou no mercado cambial.
Do mesmo modo que um milionário não vai entender como é possível fazer um financiamento, uma dívida, de 60 meses para comprar um carro zero ou seminovo.
A forma como as pessoas lidam com dinheiro ou com investimentos depende da forma como essas pessoas viveram, que experiências tiveram,
que dramas,
traumas,
alegrias ou euforias conheceram.
Não significa que pessoas ricas sempre serão gastadoras e que pessoas pobres sempre serão disciplinadas.
O que vai determinar a relação desse ou daquele com o dinheiro será aquilo que cada um celebrou graças ao dinheiro ou sofreu por causa do dinheiro.
Sim, porque o dinheiro exerce influência psicológica e comportamental tão grande ou maior que a influência biológica ou genética.
Um Prêmio Nobel de Economia já provou isso.


terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Poema sobre o espelho de cada um

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Naquela época, os espelhos não eram tão polidos quanto hoje.
A imagem refletida no metal era distorcida pela sua superfície irregular. Por isso, era necessário que se buscasse uma posição de onde se pudesse ver com mais precisão.
As Escrituras Sagradas nos servem como espelho através do qual podemos ter um vislumbre de Deus.
O que podemos ver num espelho?.
Qualquer coisa para o qual ele esteja voltado.
Assim é com as Escrituras.
Ao lê-las, podemos enxergar através delas nossas próprias deformidades. Suas páginas revelam a ambigüidade da natureza humana, capaz de proezas e crueldades, virtudes e vícios.
A Bíblia não esconde nem maquia as vicissitudes de seus heróis.
O mesmo Davi que derrota Golias,
se rende ao encanto da mulher alheia,
e acaba cometendo adultério seguido de homicídio.
O mesmo Abraão que se dispõe a oferecer o próprio filho em sacrifício a Deus, omite do rei do Egito a informação de que Sara era sua esposa.
Podemos nos ver em cada personagem bíblico.
Cada situação que enfrentamos em nosso cotidiano encontra paralelo em suas histórias.
Portanto, ler a Bíblia é encontrar-se consigo mesmo.
É enxergar sua silhueta emergindo de suas páginas.
Mas quando posicionamos o mesmo espelho na direção de Cristo, vemos Sua glória nele revelada.
É como posicionar um espelho na direção do sol.
Toda a glória do astro rei pode ser refletida num caco de vidro.
A melhor maneira de se ler o texto sagrado é mantendo os olhos em Jesus.
Ele é a nossa Pedra, a chave interpretativa das Escrituras.
Tudo aponta para Ele.
Desde os sacrifícios exigidos pela Lei, passando pelas festas instituídas por Deus, aos acontecimentos épicos narrados no Antigo Testamento,
tudo tem o objetivo de nos revelar a figura central das Escrituras: JESUS CRISTO.
Portanto, deve-se ler a Bíblia a partir de Jesus.
Não são as Escrituras que são perfeitas, mas a imagem que elas se propõem refletir.
Se fizermos uma leitura crítica, poderemos encontrar dados não tão precisos, como por exemplo,
onde o morcego é classificado como ave.
Mas se ns posicionarmos corretamente diante deste espelho, poderemos ver claramente a perfeição d’Aquele que a inspirou, ao mesmo tempo em que perceberemos nossas debilidades.
Quando fitamos nele, vemos também o pano de fundo, o ambiente à nossa volta.
Da mesma forma, ao lermos uma passagem escriturístca, devemos considerar seu contexto histórico.
Não basta ler suas linhas; temos que investigar suas entrelinhas.
Não é em vão que Jesus nos orienta a investigá-las.
Uma leitura superficial é incapaz de revelar-nos o Deus que Se oculta nas entrelinhas.
Se cremos numa revelação progressiva como acreditavam os reformadores, temos que supor que esse espelho vai ficando cada vez mais polido,
até encontrar seu auge nas páginas neo-testamentárias.
Não vá às Escrituras como quem vai a uma cartomante, ou quem consulta ao horóscopo.
Abri-la aleatoriamente não nos trará qualquer benefício.
Também não vá em busca de dados científicos precisos.
Abra suas páginas em busca de Cristo,
e você o encontrará. "São elas que testificam de mim", garantiu Jesus.

domingo, 9 de janeiro de 2022

Poema sobre a pesca maravilhosa

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Há muito a se aprender com esse texto, mas preste atenção na rede!.
Sua serventia é apanhar peixes,
mas ao longo de um dia de trabalho,
o que mais pode ter se agarrado a ela?. Dependendo das águas em que se pescou, a rede pode estar suja!.
Nem sempre o mar está para peixes,
nem sempre a vida nos trás garoupas, robalos,
anchovas.
As vezes a rede apanha pneus,
algas marinhas,
garrafas pe,
lixo!.
Se você não parar periodicamente para limpar a rede, ela poderá não estar em bom estado para uma futura pescaria, portanto, limpe sua rede,
não arraste com você o lixo de ontem, nem de hoje, procure limpar sua mente, seu coração, faça uma faxina na sua vida, deixe sua rede em ordem,
uma rede suja se torna mais pesada, difícil de lidar,
torna a vida pesada,
amarga, isso pode inclusive, comprometer a qualidade do seu ano novo, para que sua pescaria em 2022 seja prospera, e seja realmente um ano novo, não arraste com você o lixo de 2021.
Quantos filhotes de tubarão você pescou ultimamente?.
Eles vêm na rede, não há como saber o que virá na rede junto aos peixes,
por isso é preciso examiná-la bem, checar a pesca, eles podem morder a rede, danificá-la, e não vai adiantar ter um cardume inteiro embaixo do barco,
se suas redes estiverem sujas ou danificadas, da mesma forma não adianta Deus te colocar de frente a correnteza das oportunidades,
se você não estiver  em condição de aproveitá-las, verifique seu estado, busque se refazer antes de fazer outra coisa. 
Os "peixes" estarão lá, pergunte a Deus onde, mas ao lançar a rede ela precisará estar limpa e em bom estado.
Que suas pescarias em 2022 sejam fartas.

sábado, 8 de janeiro de 2022

Postulados para esse ano

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O ano está começando e eu quero propor a você alguns postulados que podem ser abraçados pela sua consciência e plantados em seu coração:
Fica decretado que o respeito é a argamassa que faz com que as relações se tornem viáveis, aprender a ouvir e entender o lugar de fala do outro é essencial para um convívio saudável.
Fica decretado que a melhor religião é aquela que lhe faz uma pessoa melhor e que todo caminho feito com fé,
verdade e justiça desdobra-se numa espiritualidade consequente.
Fica decretado que o dinheiro foi feito para o homem, e não o homem para o dinheiro, feliz será todo aquele que suprir suas necessidades e ainda se dispuser a ajudar o seu semelhante.
Fica decretado que gerar filhos é uma dádiva, portanto, nos manteremos presentes em suas vidas mesmo quando eles escolherem ser diferentes de tudo o que havíamos projetado.
Fica decretado que todo trabalho dignifica o homem, mas a forma de trabalhar é que definirá se colheremos paz e bem, ou fadiga e tristeza,
dinheiro, nessa equação, é apenas um detalhe.
Fica decretado que ser honesto não consiste num diferencial,
mas num requisito básico para uma existência singular, contudo,
antes de ser honesto com os outros,
seja consigo mesmo.
Fica decretado que o que nos torna humano é a capacidade de nos emocionarmos, se a dor do outro não lhe inquieta, perdestes a tua alma,
és uma máquina de carne e sangue.
Fica decretado que a solidariedade é um bem-comum que deve ser exercido sem moderação, quem encontra na vida do outro um espaço para servir, não precisa de nenhum tipo de religião.   

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