terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Poema sobre Israel

.




É impossível, olhando do ponto de vista do fenômeno histórico e religioso,
não comparar a Igreja a Israel.
O que desgraçou aquela Nação, que foi primeiramente constituída de Hebreus caminhantes, suplantadores de fronteiras, foi o fato deles terem se curvado a fixidez do Templo, com tudo o mais que ele requeria para que “deus” fosse adorado.
Ali começou a luta entra as pedras e a Palavra, entre os sacerdotes profissionais e os profetas errantes.
De lá para cá, pouca coisa mudou na religião, a novidade foi Jesus e o Evangelho, mas até isso o cristianismo tentou deturpar, misturando a cultura empresarial romana e a escolástica grega ao modo simples de ser dos discípulos do Galileu.
O resultado foi uma perversão total,
e quanto mais Reformas, pior vai ficando, pois eles não percebem o quão distantes ficaram daquilo que Jesus propôs.
Só há uma salvação para a Igreja.
Ela de des-estatizar, não há outro caminho que não seja a sua des-organização, a estrutura estimulou o que há de pior nos homens, o convívio ficou insalubre.
Ainda há salvação para a igreja,
mas ela precisa ser desencapsulada do prédio, precisa voltar ao Caminho,
o lugar se tornou mais importante que o Espírito, que é livre e sopra aonde quer, não existem mais geografias sacralizadas no Evangelho, todo local é Terra Santa, pois como diz a Escritura: “Formosos são os pés daqueles que anunciam a Salvação”.
Há esperança para a Igreja, mas ela precisa destruir seus tronos,
vender suas posses, abrir mão de suas liturgias ocas, precisa voltar a simplicidade do Sermão do Monte, deixando de lado toda teologia sistemática que não passa de aristotelismo sofisticado para os gnósticos da era moderna.
É tempo de arrependimento, ainda pode haver esperança, lembrando aqui de Jeremias, confessando a culpa de um povo que, mesmo diante do desterro e da barbárie, continuava empedernido em suas crenças tolas.
Paulo diz, na sua carta aos Romanos,
que Deus não poupou nem mesmo Israel, mas tornou-a um escândalo para o mundo.
Por que você acha que ele irá poupar a Igreja?.
Eu não creio que vá ver essa mudança na minha geração, mas creio que, talvez, na próxima, as coisas comecem a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais lidas