terça-feira, 31 de agosto de 2021

Atos alheios

.




Quem luta do lado oposto da trincheira é tão humano quanto quem luta ao nosso lado.
Sem as devidas precauções, seremos reduzidos a monstros, desprovidos de qualquer traço de humanidade.
Ainda que o outro lado já tenha se desumanizado, lançando mão de procedimentos cruéis, devemos nos manter leais à nossa consciência, preservando assim a nossa essência.
As dificuldades da vida são como uma escola que pode nos endurecer e até nos transformar em pessoas cruéis, todavia, no final, essa será uma opção pessoal.
Cada um responde de acordo com que tem dentro de si. 
O ser humano tem o direito de decidir qual será sua postura diante do mundo.
Há quem prefira esconder-se por trás da maldade do mundo para dar asas à sua própria perversão.
Entretanto, os atos alheios jamais devem justificar os nossos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Poema sobre o caos do Brasil

.




Temos no Brasil uma patologia que nos aflige de séculos de descaso com a coisa pública, do escárnio com a vida daqueles que não possuem representatividade, pois são invisíveis sociais, e também é resultado de uma ignorância endêmica mantida programaticamente por um sistema perverso que visa produzir alienados em série. 
A história nos revela, que grandes nações do mundo viveram este mesmo estado das coisas, ainda que há séculos atrás, é bem verdade, mas nós possuímos o atenuante de sermos um País relativamente novo, com apenas 500 anos.
Os Gregos, de quem o ocidente é filho, só deram seu salto civilizatório quando os mitos morreram abrindo espaço para o surgimento do pensamento filosófico, inquieto por natureza, questionador em sua essência da verdade.
Foi olhando para a realidade e para os fenômenos tangíveis que eles avançaram como sociedade, o caos produziu a lucidez necessária para às mudanças. Deuses, bestas e feras ficaram para trás, não passavam de representações da infância da consciência e do saber. 
Na mesma perspectiva, outro evento que mudou drasticamente o ocidente foi a Queda da Bastilha na França do século XVIII.
Ali encontrava-se uma sociedade corrompida, onde os ricos e aristocratas deleitava-se  na opulência e o povo morria de fome as portas do Palácio de Versalhes.
Foi o caos que produziu o Haja Luz da França, a decadência econômica foi o combustível que alimentou o motor de propulsão para fazer explodir a revolta popular que levou para a guilhotina o rei Luiz XVI e sua esposa Maria Antonieta e pavimentou o caminho para que o País se tornasse a potência que é hoje. 
Um pouco antes, no século XVI, outro acontecimento de importância ímpar para o ocidente teve suas origens no caos.
Falo da Reforma Protestante, que quebrou, na idade média, o ciclo de séculos de escuridão e obscurantismo de uma igreja decadente e corrupta.
As Teses de Lutero, restritas a esfera religiosa, tiveram desdobramentos tangíveis na economia e na política.
Mas assim como todos os outros, este foi um evento tecido pacientemente pelo tempo, como uma teia de aranha, até que todas as condições para a insurreição estivessem devidamente alinhadas. 
Assim, do ponto de vista da fenomenologia do que sucede no Brasil, estamos avançando no trilho que nos levará ao caos, o que me faz alimentar uma esperança de que, em algumas décadas, talvez, vejamos um novo Brasil surgir das cinzas. 
A síntese, todavia, e para minha esperança, será acordarmos, definitivamente, deste berço esplêndido no qual somos ninados desde o descobrimento do País.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Poema sobre o poder terreno

.





Poder terreno sempre foi a maior tentação para humanos caídos que vivem num sistema caótico e corrompido.
O homem sempre foi seduzido, fascinado pelos poderes terrenos durante séculos.
Em contraposição a tudo isso, veio Jesus, o Galileu afirmava: “Arrependei-vos, pois é chegado o Reino de Deus!”.
Paulo diz expressamente na carta aos Filipenses que esse Reino guerreira, incansavelmente, contra o “Império das Trevas”, opondo-se a ele tanto no mundo espiritual, quanto no material, em todas as suas ações destrutivas.
Mas o Reino de Deus não tem aparência, conforme o Evangelho, é feito de uma nova consciência e carrega valores como a justiça, a paz e a verdade.
A tarefa da igreja, portanto, é dar continuidade a missão iniciada por Jesus de fomentar o Reino de Deus na sociedade através da Boa Notícia de que Deus, em Cristo, se reconciliou com os homens perdoando os seus pecados.
É, portanto, inadmissível e impensável que a igreja se afaste de sua vocação para se envolver com um projeto de poder mediante a ação político-partidária. Não há maior atestado de sua falência como fenômeno histórico nessa geração do que o abandono de sua missão, quando a igreja se associa a uma ideologia política, faz a confissão diante do Céu e da Terra de que se dobrou a sedução de poder terreno.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Poema sobre a religião e o Evangelho

.




A religião se atém as rotinas, o Evangelho se preocupa com as pessoas.
A religião modifica rotinas, o Evangelho modifica pessoas.
A religião cria as liturgias, os padrões comportamentais, os serviços meritórios, enquanto o Evangelho olha para o indivíduo, para seus dramas, para a culpa que lhe corrói e para tudo aquilo que sufoca a vida.
É em Jesus que esse tipo de espiritualidade pode ser melhor compreendida, na forma como ele olhava para o humano, para os abandonados,
os ocos existenciais,
os nocivos,
os deixados a margem.
Em Jesus, Deus se aproxima da realidade do indivíduo, deixa o altar vazio das catedrais, o lugar de honra nas procissões e adentra na rotina, no cotidiano.
Foi assim que ele percebeu a fé de uma viúva em meio a multidão no átrio do Templo, na solidão da sua alma ela depositava as duas moedas que tinha como oferta no gazofilácio.
Doutra feita, em meio à multidão, ele sentiu o toque de uma mulher que há 15 anos sofria com uma hemorragia que não estancava, discerniu suas dores, medos, o trauma de ser considerada impura por conta do conjunto de práticas religiosas.
Também em meio a multidão, ouviu a voz do Cego de Jericó, que estava à beira do caminho, um ambulante invisível, julgado pelas doutrinas de Israel um pecador imperdoável.
Foi ainda em meio a multidão que pediu que um grupo de crianças pudesse se aproximar dele, quebrando o protocolo elitista rabínico que não considerava a existência de crianças e mulheres como algo singular.
Foi quebrando paradigmas, foi quebrando protocolos, foi fazer parte de banquete com prostitutas e publicanos do que andar com fariseus moralistas, que tocava em leprosos ,que passa horas conversando com uma mulher samaritana e que inaugurou o Paraíso com um ladrão.
Isso é mais do que Suficiente para a Religião considerá-Lo insuportável.
Você pode ir a todas as missas, participar de vigílias de oração, ler frequentemente sua bíblia, ser alguém devotado a jejuns e dar, fielmente, o seu dízimo, mas se sua espiritualidade não se projeta na direção do outro, se ela não deixa o templo para ir para as ruas, se não abandona os ritos e quebra os mitos para adentrar na existência real, onde as pessoas vivem, não serve para nada além de anestesiar sua consciência.
O Deus em quem creio me chama a olhar a minúcia, o detalhe, as coisas simples, pequenas, sem aparente importância,
o Deus em quem creio é capaz de ouvir o seu sussurro e vê a sua lágrima no escuro do quarto, ele te ama e me levou hoje a escrever isso para você.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Poema sobre impeachment

.




Os mesmos que pedem que o senado aceite e ponha para votação o pedido de impeachment dos ministros do STF,
são aqueles que apoiam a câmara dos deputados na sua saga de engavetar vários pedidos de impeachment contra o atual presidente.
Fica claro e evidente que o único critério dessas pessoas é a boa e velha conveniência.
Se o senado não pautar os pedidos de impeachment contra os ministros do STF, daremos o golpe, gritam eles.
Se a câmara dos deputados não engavetar o pedido de impeachment contra o presidente é golpe, gritam eles.
Sendo bem sincero, é uma enorme perda de tempo esse tipo de debate, mas infelizmente é um tempo que temos que desperdiçar.
A Constituição Federal não pode ser tratada como um casco vazio, onde se tenha liberdade para pôr o que se quer. As regras não valem apenas para um lado, valem para todos os lados, para todos os brasileiros.
Os gritos de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade não podem ser convenientes, por mais que o nosso coração e nossa vontade assim desejem. 
Ao ler esse texto, certamente eles me chamaram de esquerdista, esquerdopata, apoiador de ladrão.
Entretanto, não há necessidade de defesa ou revide, basta ler a Constituição Federal.
Quando comecei a ler nossa lei maior, certamente o que mais vi nesse período foi o descumprimento de suas regras, foram as adequações convenientes e mesmo assim eu me mantive fiel, não mudei, continuo acreditando na sociedade livre, justa e solidária.
Portanto, é constitucional o pedido de impeachment, assim como é constitucional pautar ou engavetar o mesmo, se assim não fosse, o presidente da câmara dos deputados teria que se explicar na justiça.

sábado, 21 de agosto de 2021

Poema sobre a liberdade de expressão

.




É livre a manifestação do pensamento, assim diz a nossa Constituição e como um cidadão constitucional, longe de mim questionar tal afirmação.
Entretanto, da mesma forma que é livre a manifestação do pensamento, quem se manifesta não pode se eximir de responder pelo que disse, ou seja, se o que eu disser for contrário às leis e a ordem, eu não posso me esconder, até porque dizer no anonimato é proibido, exatamente para que o sujeito seja identificado caso extrapole a realidade.
Ninguém está amordaçando, ninguém está proibindo de falar, mas a lei impõe limites a essa livre manifestação do pensamento, não podemos fazer confusão, não cabe achar que ameaças de morte são meras palavras ao vento, principalmente quando elas são proferidas por pessoas que têm um grande poder de influência.
A mesma Constituição que libera a manifestação do pensamento, deixa claro que a vida é inviolável, assim como o é a segurança.
Existem pessoas que querem fazer leituras parciais da legislação porque isso as satisfaz, mas isso não passa de uso mau caráter dos nossos códigos.
Se quiser uma legislação diferente, faça um projeto de iniciativa popular, proponha uma emenda constitucional na qual a liberdade de expressão se sobreponha a inviolabilidade da vida e da segurança das pessoas, enquanto isso não acontecer, não adianta reclamar porque seus interesses foram contrariados.
Há uma quantidade absurda de pessoas que querem porque querem estar certas, elas não conseguem mais racionalizar, mas temos que dizer a verdade: querer estar certo, não te torna certo. 

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Poema sobre o Afeganistão

.





O Talibã é um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Afeganistão.
Seus idealizadores e membros mais influentes eram teólogos islâmicos e tinham como objetivo o estabelecimento de um regime teocrático baseado numa leitura extremista do Alcorão.
Há o receio de que o Talibã volte a impor leis baseadas na interpretação que o grupo faz do islamismo, pela qual mulheres quase não têm direitos.
Durante a regência do regime, as meninas eram proibidas de estudar,
as mulheres não podiam trabalhar e só podiam ser vistas em público com o corpo coberto pela burca e acompanhadas.
A punição podia ir do espancamento à execução.
O Talibã também promovia apedrejamento de mulheres acusadas de adultério.
Durante os 20 anos em que o Talibã esteve fora do poder, houve avanços significativos nos direitos das mulheres.
Além das meninas ingressaram nas escolas, há mulheres no Parlamento,
no governo e em empresas.
O retorno do Talibã ao poder é uma tragédia incomensurável. 
O Talibã também não demonstra qualquer apreço à cultura e a ciência.
Os golpistas anunciaram o fim da vacinação contra a COVID-19.
O Talibã, bem como outros regimes radicais, recorrem a um sentimento popular de frustração com a classe política, de insegurança quanto ao futuro, de insatisfação com a moralidade, ou ainda à luta contra a corrupção para justificar seu extremismo.
Em nome de Deus, da pátria e dos bons costumes, recorrem a expedientes sórdidos que incluem a eliminação de adversários e dissidentes. Independentemente de ser muçulmano ou cristão, todo fundamentalismo deságua no oceano do totalitarismo e do obscurantismo.
Por trás do apelo às virtudes, o discurso do ódio aos diferentes, a discriminação, a supressão de direitos, a uma foice local, ambos tão mortais
entre as estupendas montanhas de Qandahar.
Por isso, não há horizonte, não há luz do Sol sobre a flor pisada e ofendida.
Há sangue do seu povo de centenas no solo todos os dias.
Há choro das meninas estupradas e queimadas.
Não há canção, não há tempo, não há juventude,
a invadida Cabul está desolada,
covardes usam a força humana para ganhar terreno.
As pessoas não sabem o que significa
tal genocídio contra a humanidade.
No país do Taliban e dos tão temidos senhores da guerra, a esperança do povo afegão, é encontra lugar nos seus homens combatentes, e nas várias valentes mulheres afegãs.


sábado, 14 de agosto de 2021

Cidadãos sem traços de cidadania

.





Em nenhuma área do comportamento social conseguimos encontrar um denominador comum que nos torne a convivência harmoniosa, amigável e unificada.
Procedemos em todos os planos da vida coletiva como adversários, concorrentes e inimigos.
Nos guerreamo na política, na literatura, no comércio e na indústria.
Onde estão dois brasileiros estão dois concorrentes hostis, malcriado à presidência da república, à chefia do partido, à gerência do banco,
ao comando de uma corporação de bombeiros, ao cargo da presidência do senado e da câmara dos deputados.
Não somos capazes de reconhecer no vizinho o talento que nos falta, as virtudes de que carecemos.
Diante de cada sucesso alheio ficamos transtornados, vingativos na mordacidade, na maledicência.
Nas cidades ou nas aldeias a todos é colado um pano nas costas como gracejo, para torná-lo alvo de zombaria.
Quem quiser conhecer a natureza do nosso relacionamento, leia as polêmicas que travámos ao longo dos tempos.
Elas são reveladoras, elas são exatamente aquilo que somos.
Elas apresentam um somatório de cidadãos sem traços de cidadania.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Transtornos da educação

.




É de conhecimento de quase todos que o desenvolvimento nacional ocorre a partir do desenvolvimento do seu povo.
Educar é o meio mais seguro, sensato e eficaz para se promover o desenvolvimento nacional e o bem estar social.
Nenhum país sério abre mão dos investimentos em educação,
pensam educação como fim e não meio, pensam na estrutura e não apenas na conjuntura. 
Entretanto, no Brasil, o professor é o vilão, a escola é o sindicato do crime e a educação é a ideologia nociva.
Alguns tentam dizer que nociva é a ideologia de Marx, isso é apenas uma distração, uma grande bola de fumaça, eles não estão preocupados com Marx, estão interessados em pôr cabrestos e freios na educação pública, piorar o que já  é muito ruim.
Não é segredo, todos sabem os problemas pelos quais a educação passa, as escolas públicas, salvo raríssimas exceções, são todas pessimamente estruturadas, alunos, professores e funcionários têm que fazer malabarismo para que as atividades possam ser desenvolvidas nestes espaços.
No Brasil não faltam especialista, com idéias mirabolantes para resolver o problema causado pela educação, e não o problema da educação.
O que os especialistas do caos propõem: corte de verbas , congelamento dos investimentos e formação a distância para crianças e adolescentes.
Mas qual é o problema causado pela educação?.
Raciocínio crítico, este é o problema que a educação causa aos donos do poder. Um povo alienado é um povo facilmente manipulado, uma sociedade crítica exige, cobra, fiscaliza e isso é um grande problema para aqueles que não têm a transparência e a lisura como aliadas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Bolhas ideológicas

.




As redes sociais criaram um fenômeno de produção de bolhas ideológicas onde os fatos não têm importância e a verdade é brutalmente manipulada para que se possa criar uma espécie de realidade alternativa.
Essas bolhas ideológicas são normalmente controladas por indivíduos com grande influência sobre as massas, partidos políticos, denominações religiosas e grupos sociais representativos.
Dentro desta perspectiva, sermos denominados a sociedade da informação tem seus privilégios, mas também infortúnios.
Em meio a uma quantidade absurda de notícias, produzidas pelas mais diversas fontes, fica quase impossível para o cidadão comum saber em quem ou no que acreditar, pois existem, não raro, várias versões para o mesmo fato. Assim, diante de tantas alternativas, o sujeito abraça aquela que melhor lhe apetece, dentro de seu conjunto de convicções.
Estamos vivendo em meio a deterioração sistematizada da verdade em, ao menos, três grandes pilares de sustentação da sociedade: a religião, a política e o empresariado. 

sábado, 7 de agosto de 2021

Poema sobre o evangelho reformado brasileiro

.




Ver evangélicos aceitando o palavrão de boas é bizarro.
Mostra quão forte é a idolatria política, que chega ao ponto de aceitarem algo que eles sempre repudiaram e demonizaram.
O nosso messias fala palavrão, então pode, é o presidente quebrando paradigmas na igreja evangélica.
O Brasil passou por uma nova reforma religiosa e lamentavelmente foi a mentira que orquestrou tudo.
É terrível ter que assistir esse show de horrores que se transformou a atuação político partidária de muitos que se dizem evangélicos.
Eles mentem, dissimulam e depois quando recebem críticas, dizem que é perseguição.
Não sou perfeito, mas é público e notório que esse evangelho reformado brasileiro não passa de uma releitura da rebelião do querubim expulso do céu.
Esse fato que estamos vendo é um império que foi construído para conquistar território e derrotar inimigos pro vários meios.
Infelizmente essa é a ideia que muitos estão tendo nesse momento.
Uma ideia praticada de todo tipo de "novo mover" que adoece as mentes.
Essas pessoas são opressoras, exploradoras e enganadoras, replicam o ódio e o negacionismo.
Isso sim destrói as pessoas, a sociedade, as famílias e a espiritualidade.
Esses são os lobos que comem a carne das ovelhas e se agasalham com suas lãs que ninguém se manifesta.
O importante mesmo é combater os inimigos do Estado.
Quanta mesquinhez!.
O mosquito não passa pelo coador do moralismo, mas um camelo passa de boas na garganta da hipocrisia.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

A exceção que deveria virar regra

.





Por que as medalhas olímpicas de uma mulher negra e filha de mãe solteira repercutem e impressionam tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que o shopping que abre suas portas para acolher moradores de rua neste tempo frio repercute e impressiona tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que a honestidade do catador de material reciclável que devolve o dinheiro que encontrou enquanto trabalhava, repercute e impressiona tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que o pastor que constrói casas para os fiéis que não têm, com o dinheiro dos dízimos e ofertas, repercute e impressiona tanto?.
Porque é a exceção que deveria ser a regra.
Por que ainda lutamos e multiplicamos fatos isolados?.
Porque a exceção ainda não virou regra.
Por que insistimos em falar de paz, amor, justiça e igualdade?.
Porque a exceção ainda não virou regra, mas às regras que viraram exceções.
No entanto, quando a exceção vira regra, outras exceções surgem para excepcionar a regra excepcional.
Quando a exceção vira regra, a democracia se torna uma lembrança.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Poema sobre a cadela do fascismo

.




A cadela do fascismo está sempre no cio querendo devorar avidamente a nossa democracia.
É explícitamente o ódio e a intolerância presentes no dia a dia nas redes sociais e nas ruas adjacentes.
Todas estás observâncias expressam e sinalizam para os riscos que a democracia e os direitos humanos estão correndo.
Existem forças querendo destruir o estado sempre e permanentemente.
Sempre existiu indivíduos querendo tragar a  constituição para fazerem alguns entenderem que a política nunca foi um serviço coletivo.
No ano que vem estas forças estarão em primeiro plano debatendo publicamente sobre isso.
Eu apenas peso com instância súplica que vocês não toque tambor para maluco dança.
No ano de 2022, terá malucos em grande quantidade.
Os idiotas previu que não estão isolados, eles são a maioria.
Se eles vão vencer as eleições do ano que vem, vai depender da nossa serenidade.
Sejam sábios porque os idiotas estão votando e se candidatando.
E é preciso não tocar tambor para eles dançarem.
É preciso que nós possamos fazer valer a voz da moderação e do progresso.
E como eu já desejei muita outra vezes e vou desejar diversas outra vezes:
Eu não quero um presidente para os índios, eu não quero um presidente para os quilombolas, eu não quero um presidente para os camelôs, eu não quero um presidente para os advogados, eu não quero um presidente para os professores, eu não quero um presidente para os católicos e evangélicos.
Eu quero um presidente para todos os brasileiros, que tenha quilombolas, camelôs e outros grupos socias de identidades etnias.

domingo, 1 de agosto de 2021

Poema sobre a pena de morte

.




É muita arrogância, hipocrisia e prepotência, ser a favor da pena de morte sendo que você e eu só estamos vivo porque,
sem merecer, alguém rasgou o escrito de divida que nos condenava a pena de morte.
Ser a favor da tortura quando você e eu só estamos inteiro porque alguém foi torturado no nosso lugar.
Você e eu merecíamos pena de morte, mas fomos absolvidos, recebemos o perdão, um presente chamado Graça. Como você consegue usar esse presente para apoiar aquilo do qual foi poupado?.
Como posso ser a favor da pena de morte se eu, mesmo merecendo morrer, fui poupado por pura misericórdia?.
Minha consciência não me deixa cometer essa incoerência ingrata e absurda.
Como posso querer que alguém morar, se eu mesmo poderia estar morto.
Como posso me alegrar com a morte de alguém, se o próprio Deus não se alegra com a morte de um ímpio.
Eu que sou imperfeito e pecador irei me alegrar com a morte de alguém?.
Jesus foi morto por mim e por você, Ele teve uma pena de morte e morte de cruz, Ele foi agredido, torturado, esmurrado, despido, cuspido, maltratado e ferido por mim e por você.
Jesus sofreu a pena capital por alega ser filho de Deus.
Jesus derramou sangue e água por nós.
Jesus foi transpassado e mesmo assim perdoou aqueles que os tavam lhe fazendo.
Se Jesus usasse as leis antigas, ninguém estarei mais vivo, acredite ninguém!.
Entretanto, Ele preferiu usar a misericórdia para nos absolver da morte, do extermínio mundial.
Se no final das contas Deus resolvesse jogar a todos no inferno, ele não seria injusto, visto que é o que todos nós merecemos.
A questão é: e se no final das contas Deus decidisse salvar a todos, sem exceções?.
Você, que tanto se esforçou para receber a salvação acharia injusto da parte de Deus?.
Suspeito de que muita gente se sentiria injustiçado, irritado e decepcionado com Deus, se isso porventura acontecesse. Isso revela o quão distante estamos do significado do evangelho.
Não é universalismo, é apenas uma provocação a fim de trazer uma reflexão frente a nossa justiça própria e a falta de empatia para com o pecador.
Eu não sou universalista, mas eu ficaria regozijante se no céu eu descobrisse que minha interpretação bíblica estava errada, ao ver que a misericórdia triunfou sobre o juízo para sempre!.

Postagens mais lidas