sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Poema sobre o triunfalismo da igreja

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Será que é tão difícil perceber o quanto a igreja caiu em apostasia?.
O quanto a igreja trilha um caminho absolutamente oposto ao de Cristo?.
Eles querem vencer
Jesus nos convida a perder
Eles querem bancada política
Jesus quer seu Reino sem visível aparência
Eles querem triunfar
Jesus nos chama para a cruz
Eles querem o domínio
Jesus oferece a liberdade
Eles querem estar perto do poder
Jesus se junta aos marginalizados
Eles querem impor seus princípios à sociedade
Jesus diz “quem quiser, siga-me”
Eles se dizem cristãos, mas seguem um “Cristo” inventado pela arrogância perversa de seus corações.
Um caso que chamou muita atenção, devido ao descaramento do tema e de algumas falas, foi uma conferência dirigida pelo conhecido pastor e cantor gospel André Valadão em sua igreja, com o título de “Governe Conference”, em campanha para o então presidente Bolsonaro.
“A igreja precisa voltar a reinar”, disse Nikolas Ferreira, um dos conferencistas presentes.
Em outra ocasião, o conhecido pastor Silas Malafaia gravou um vídeo dizendo que a eleição foi um milagre e ele, Bolsonaro, é um ungido de Deus para essa nação, que, segundo ele, estaria preparando o povo para um “momento drástico” para que a “igreja triunfe”.
Toda política se sustenta sobre pilares religiosos, 
E mesmo quando mataram Jesus, novas  crenças, dogmas, tribunais e "deuses" nos subjugaram.
Cuide para que o medo da Cruz não lhe cegue para os demais símbolos que ameaçam a nossa liberdade. 
Tempos sombrios vão e voltam sob novos disfarces.

domingo, 21 de agosto de 2022

Poema sobre a simplicidade de Jesus

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A cada dia mais me impressiona a simplicidade de Jesus em relação a tudo.
Ele negou-se a tratar de quase tudo o que a filosofia e a teologia tratam com avidez.
A origem do mal Ele simplesmente desprezou em qualquer que seja a explicação “metafísica”. Simplesmente disse que o mal existe.
E o tratou com realidade óbvia.
O problema da dor foi por Ele tratado com as mãos, não com palavras e discursos.
As desigualdades sociais foram todas reconhecidas,
mas não se o vê armando qualquer ação popular contra elas.
Seus protestos eram todos ligados à perversão do coração,
mas nunca se tornavam projeto político, ou passeatas, ou bandeiras.
A “queda” não é objeto de nenhuma especulação da parte Dele.
Bastava a todos ver as consequências dela.
Sobre a morte sua resposta foi a paz e a vida eterna.
Jamais tentou justificar o Pai de nada.
Apenas disse que Ele é bom e justo.
Mandou lutar contra os poderes da hipocrisia e do desamor,
mas não deu nenhuma garantia de que se os venceria na Terra.
Sua grande resposta à catástrofe humana foi a promessa de Sua vinda, e nada mais.
Nunca pediu que se estabelecesse o Reino de Deus fora do homem,
mas sempre dentro dele; pois, fora,
o reino, por hora, era do príncipe deste mundo.
Não buscou ninguém com poder a fim de ajudar qualquer coisa em Sua missão.
Adulto, foi ao templo apenas para pregar aquilo que acabaria com o significado do templo como lugar de culto.
Fez da vida o sagrado, e de todo homem um altar no qual Deus é servido em amor.
Chamou o dinheiro de “deus”,
mas se serviu dele como simples meio.
Pagou impostos; mas nunca cobrou nada de ninguém, exceto amor ao próximo.
A morte para Ele não era mesma coisa que é para nós.
Morrer não era mal.
Viver mal é que era mau.
Em Seus ensinos Ele sempre parte do que existe como realidade e nega-se fazer qualquer viagem para aquém do dia de hoje.
Para Ele o mundo se explicava pelas ações dos homens, e prescindia de analises; pois, tudo era mais que óbvio.
Não teologizou sobre nada.
E todas as Suas respostas aos escribas e teólogos eram feitas de questões sobre a vida e seu significado agora; e sempre relacionado ao que se tem que ser e fazer.
Quando indagado de onde vinha o “joio”, Ele simplesmente diz:
“Um inimigo fez isso...” — referindo-se ao diabo.
Prega a Palavra, e não tenta controla-lá.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Poema sobre a suprema elaboração do mal

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Como é possível eu pergunto alguém gravar vídeo cheio de ódio.
Alguém gravar vídeo incitando ao ódio.
Falando a necessidade de destruir a dignidade humana, de incitar a violência e ao mesmo tempo posar de defensor dos preceitos evangélicos?.
Ou seja, eu uso o Evangelho e uso a vida de Jesus a quem eu digo seguir para defender a violência, a tortura, a pena de morte e a destruição das pessoas.
Adapto Deus ao meu universo moral e aí o Deus customizado tem seu aspecto mais trágico.
Faço Jesus defender a pena de morte, sendo que Ele sofreu a pena de morte.
Defendo a tortura em nome do bem, quando o Supremo Bem foi torturado e excluo pessoas que não mereceriam a misericórdia ou a compaixão em nome do Deus da misericórdia e da compaixão.
Perseguir, matar e fazer discurso de ódio em nome de Deus é a suprema elaboração do mal.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Poesia

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A ignorância do povo
a quem interessa?.
ao governo,
à igreja,
que se alimenta de submissão,
de culpa,
de medo.
Não há segredo:
a escola atrapalha
os negócios da fé.
A quem interessa
a independência da mulher?.
A ela somente.
A quem interessa os saberes
do crente?.
À igreja?.
Claro que não.
Quem se alimenta de ignorância 
não valoriza saberes,
ciências, 
história, 
livros,
conhecimento.
Se relaxar um momento, 
perde a membresia.
Quem se alimenta de tristezas 
não pode mesmo valorizar a poesia.
É preciso valorizar o medo,
a culpa,
a ganância de prosperidade
para alimentar a riqueza 
de seu mentor espiritual, 
que não trabalha.
O saber atrapalha
a igreja, 
empresa da fé.
A independência da  mulher
desafia os homens adestrados
para o machismo.
Ciência e Cristianismo colonizador...
incompatibilidade.
Caridade 
não substitui justiça social.
A fome é o mal
que precisa ser combatido.
Quando a democracia 
corre perigo,
o  muro é lugar
de covardia.
Tristeza se combate com poesia.
Fome se combate com justiça social.

sábado, 13 de agosto de 2022

Poema sobre o mediador

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“Se alguém vem a mim e não odeia seu pai e mãe e esposa e filhos e irmãos e irmãs, e até mesmo sua própria alma, ele não pode ser meu discípulo”.‭‭
Essa é uma das mais desconcertantes declarações de Jesus.
Ou seja, Jesus reivindica a exclusividade das relações imediatas com seus discípulos.
Jesus está sempre entre o discípulo e qualquer outra pessoa.
Odiar não significa dar as costas para as pessoas, ficando de frente apenas para Jesus, mas ficar de frente para as pessoas, tendo Jesus como mediador.
O contato imediato da relação é sempre Jesus.
Quando Jesus está entre nós,
tenho contato imediato com ele e,
por meio dele, contato intermediado com você.
Sempre que vou em direção a alguém encontro primeiro Jesus, e vice versa.
Jesus primeiro, as demais pessoas depois.
Paulo apóstolo nos ensinou que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos”.
Jesus é tanto meu redentor quanto seu redentor, e, igualmente,
da relação entre nós.
Nada de ódio.
Amor sempre.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Tudo que é coletivo é político

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Não é possível só pregar o Evangelho, porque o Evangelho não se destina a espíritos desencarnados que habitam uma espiritosfera.
O Evangelho se destina a pessoas como você e eu.
Pessoas de carne e osso, historificadas, determinadas, histórico-cultural economicamente, politicamente.
Então não é possível pregar " só o Evangelho".
O Evangelho tem implicações politicas...
Não devemos esquecer que Jesus foi assassinado por um império.
O crime religioso de Jesus foi blasfêmia mas o Império Romano não autorizava que os crimes religiosos fossem punidos com a pena de morte.
Apenas Roma podia matar.
Então Jesus morreu pelo Império Romano, Jesus morreu como um prisioneiro politico acusado de ser o rei dos judeus.
O crime de Jesus foi sedição.
Ele conspirou contra César.
Essa é a acusação que pesa sobre Ele e inclusive é o que está posto pelo Império naquela placa afixada na cruz onde se identificava o crime do crucificado e a placa dizia: Rei dos judeus.
Ele foi morto como rei, ele foi morto politicamente.
Nós não podemos negar que embora Jesus tivesse dito:" Meu reino não é deste mundo."
Ele tem impacto nesse mundo, ele tem repercussão nesse mundo, ele incomoda esse mundo, especialmente ele incomoda os que pretendem ser donos desse mundo.
O Evangelho tem implicações para as relações, a experiência de fé cristã é necessariamente, indubitavelmente, imprescindivelmente coletiva.
E tudo que é coletivo é político.

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Poema sobre o jovem rico

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Hoje eu quero ler apenas o verso 22 de Marcos 10.
Marcos 10 diz assim: ' Ele porém contrariado com esta palavra retirou-se triste porque era dono de muitas propriedades.
Ele porém contrariado, zangado com esta palavra de Jesus, com o Evangelho, com as raízes do reino de Deus, retirou-se triste, zangado com Jesus, contrariado com o conceito e totalmente indisposto a seguir; se seguir Jesus fosse daquele jeito.
De quem é que eu estou falando?.
Se não de alguém chamado de aqui no Evangelho de um ' jovem rico', o individuo que é religioso, porém muito rico acerca de quem se diz que na sua piedade religiosa muito religiosa, ele vem ao encontro de Jesus e se ajoelha.
Ele era um homem de piedade exteriorizadas, ele era um homem de piedade exteriorizadas, entenderam?.
Ele era um homem de piedade exteriorizadas, por isso que ele vem ao encontro de Jesus e ajoelha-se.
Ele é dramático na sua manifestação de religiosidade, porque tudo que ele é apenas um ser religioso.
Então pergunta Jesus de joelhos:' Bom mestre, que farei eu, para herdar a vida eterna, o que tenho que fazer'?.
Pra ele herdar a vida eterna não era de fato uma herança.
Herança não depende de méritos, eu até aqui na vida não tenho nenhum objeto, nenhuma propriedade assim material que eu pudesse deixar para a minha família ao ponto de que tivesse algum poder de ser um socorro afetivo mesmo pra eles.
Mas se houvesse desse tamanho, dessa magnitude, não seria mais pra uns e menos pra outros, seria em partes iguais.
Porque uma herança eu não saberia dar uma herança desigual aliando o mérito da família.
Mas na mente desse moço; ele sabe que paternidade ele tinha que maternidade no caso dele forte era a paternidade, aquela era uma cultura patriarcal, com leis patriarcas, com serenidade patriarcas.
Mas o fato é que ele introjetou a ideia de que a herança era uma coisa que a gente adquiria.
' Que farei, o que preciso merecer para herdar, merecer para herdar é a tal da graça comprada'.
Ele acha que ele tem que fazer alguma coisa para herdar, se eu preciso fazer não é herança é salário, se é herança é de graça, não é mérito é vinculo, relacionamento é exclusividade natural no pertencimento por isso é herança como tantas vezes se vê que nem conhecia o doador, um tio distante mas a única sobrinha que sobreviveu de uma família toda extinta, recebeu tudo o que tocava aquele tio a quem ela nem conheceu.
Não foi por mérito, não foi salário foi herança, foi de graça.
Você houver o homem fazer esta pergunta' que farei para herdar a vida eterna', então Jesus lhes respondeu:' Porque tu me chama de bom, o homem estava de joelhos.
Ficar de joelhos diante de um outro homem na Índia, na Arábia em Israel não existe.
Judeus não se ajoelham diante de ninguém e nem diante de Judeus, nem diante de rabinos, diante de mestres; Judeus supostamente só se ajoelharia diante do Deus invisível e de nada mais.
Mas vem esse homem religioso e se ajoelha diante de Jesus e chama de ' bom mestre'.
Também na consciência de um verdadeiro Judeu que compreendesse o sentido da teologia judaica ele iria saber que ninguém saber que (bom) nesse sentido que me faça ajoelhar-me diante do absolutamente (bom) só diante de Deus e de ninguém mais.
Então Jesus começa do começo, porque me chamas 'bom'?.
Essa tua dramaticidade tem raiz, têm consciência ou é apenas uma exteriorização piedosa?.
O que Jesus está perguntando é pela consciência; existe alguma relação entre as tuas palavras e o teu entendimento?.
Se tu te ajoelhas e me chamas de 'bom mestre' quem eu sou pra ti?.
Só há um bom, absolutamente bom diante de quem nós nos ajoelhamos que é o nosso Pai que estás no céu que é Deus.
Porque tu me chamas bom?.
Qual é a raiz dessa tua atitude exteriorizada?.
Sabes os mandamentos Jesus disse a ele, sabes eu sei que tu sabes.
Não matarás, não adulterarás,  não furtarás ou roubadas ou corromperas, não dirás falso testemunho, não divulgarás fake news, não defraudaras ninguém, não usarás tráfico de influência para enriqueceres e empobreceres o próximo, honra teu pai e tua mãe, melhora teu pai e tua mãe na tua vida, fazes os melhores na tua vida.
Então o jovem que tinha chegado se ajoelhado e chamado um homem diante de quem ele estava de joelhos de 'bom mestre' com uma atitude e uma reverência só pertinentes diante de Deus recebe de Jesus esse questionamento e essa afirmação dizendo que o jovem sabes.
Porque tu me perguntas aquilo que tu supostamente sabes e crês?.
Se tu propalas para todos os lados que essa e tua fé, porque tu perguntas a mim?.
Faz parte de que é de uma encenação?.
Tu tens que aprender qual é a relação entre palavra e consciência, palavra e comportamento, raiz, verdade, sinceridade, coerência.
Palavras não podem ser tratadas como coisas que a gente possa sair recolhendo-as sem pedir perdão sincera, honesta e repetidamente pela nossa própria tolice quando praticado.
Por que é que tu pensas que isso tudo possa serem consequentes; além do que por que tu me perguntas aquilo que eu sei que pra ti mesmo tu dizes que sabes?.
Então o moço respondeu:' Mestre, esses mandamentos, não matarás, não adúlterarás, não furtarás, todos esses mandamentos eu observo desde novinho, desde a minha juventude, isso eu sei'.
Então Jesus olhando pra ele profundamente dentro dos olhos dele diz o texto fitando o amor ; Jesus olhou e amou esse ser tão viciado nas devoções estereotipadas nos cultos exteriorizados, nas obediências de receita de prescrições; olhou fitou e amou, amou, viu todos os condicionamentos dele, viu como não sabia entender a ideia de graça; porque pra ele até herança era algo que se fazia por merecer e não era qualquer coisa que decorresse naturalmente da relação, da continuidade, do vínculo, do pertencimento.
Olhando o amou, se ternurou, se encheu de compaixão e disse:' Só uma coisa te falta.
Já que tu estais procurando, já que o teu objetivo é entrares e andares no caminho de perfeição entre os homens.
Já que tu queres ser perfeito como se você ler em Matheus 19 em Lucas 18, Jesus alude a esse narcisismo travestido de piedade, a esse culto do rapaz por si mesmo, essa busca de perfeição sublime auto-idolatrada; Jesus o amou e porque o amou entrou na ferida dele, tocou no nervo exposto só visto por Jesus.
Encobertos pelos estereótipos da religião, pelas fachadas, pelos ajoelhamentos, pelas lindas declarações; Jesus no entanto olhou pra além das fachadas, dos dramas e dos estereótipos que viu, esse narcisismo e tocou no nervo narcistico do moço.
'Uma coisa te falta, tu queres vida eterna mesmo ou isso é só uma conversa.
Se a alegria da tua vida é a eternidade então uma coisa te falta; inicie a eternidade hoje, comece a eternidade agora, não espere a eternidade e não há atrase, faça a verdadeira hoje.
Vai vende tudo que que tu tens, tudo que é hoje, tudo que é temporal, tudo que é passageiro.
Se tu tens realmente esse encantamento com a sublimidade e com a eternidade; vai e desfaz-te hoje de tudo que é temporalidade empobrecedora da grandeza do espírito, todos os apegos que enterram a existência no agora.
Se tu és mesmo um apaixonado pela eternidade, se existe consequência entre tuas questões e tuas decisões; então vais, vende tudo que tens e dá aos pobres.
Inicie a eternidade fazendo o bem com tudo que tu tens há aqueles que padecem no tempo.
Inicie a eternidade aliviando as dores dos que sofrem com os bens que te sobram, ajudando-os a diminuir suas angustias, a diminuir suas dores já hoje agora no tempo.
Se tu tens todo esse anseio pela eternidade então desfaz-te de tudo que tu possuis porque centenas vão ser beneficiados por aquilo que tu acumulas e como tu acumulas e só porque tu és rico e tu não estás interessado nas riquezas deste mundo e sim nas riquezas eternas; então ao invés de me perguntar sobre a eternidade, fazer-te bem ao teu próximo, ao pobre, ao miserável, as minorias que não têm como cuidarem de si mesmas por alguma limitação pessoal, circunstancial ou por algum a capaixamento mais poderoso do que elas.
Tu que és um ser que amealhaste no presente mas que és apaixonado pela eternidade; pega o que tu tens no presente e ameniza a dor e tira muitos do inferno da agonia já no presente já agora.
Fazes isso por eles, enquanto tu fazes isso por eles, podes ter certeza que a quem dá aos pobres, empresta a Deus como diz o livro de Provérbios.
Se tu assim fizeres, tu pode andares sabendo que tu tens um tesouro um tesouro no céu do teu ser, um tesouro plantado em ti.
Não é um tesouro que virá só, é um tesouro que virá mais que em ti já estará porque tu estarás Me seguindo, Me seguir já é andar na eternidade.
O que Jesus está dizendo é' Me seguir já é andar na eternidade'.
Portanto vem e segue-Me, ele porém contrariado com esta palavra retirou-se triste porque era dono de muitas propriedades.
Então Jesus olhando ao redor disse aos seus discípulos:' Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que tem riquezas, porque o reino de Deus não entra neles por isso eles não entra no reino.
Não deixa o reino neles porque o reino de Deus é amor é compaixão é misericórdia é bondade é generosidade.
Se você ama as suas riquezas não há lugar pra Deus em você porque as riquezas Jesus explicou que elas têm o poder de uma divindade na gente quando a gente ama.
Foi Jesus que disse que não podes servir a Deus e as riquezas.
Você tem que escolher qual dos altares, qual dos Deus são divindades absolutas.
' Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que cultuam riquezas'.
Os discípulos estranharam estas palavras, mas Jesus insistiu em dizer-lhes' Filhos, ouçam, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus, quão difícil'.
Eles não tem fé não confiam, não se entregam o culto deles está sempre naquilo que eles podem ver, pegar, apalpar, materializar por isso eles não tem olhos por reino, não tem coração para o reino porque a possibilidade de manifestarem avidez pelo reino de Deus neles próprios.
Por isso Eu vos digo é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico apaixonado por dinheiro no reino de Deus ou por poder'.
E aqui Ele não está falando só de dinheiro mas sim por poder.
Quão dificilmente aqueles que amam o poder, seja o da riqueza.
Poder é o que realiza, dinheiro realiza,poder político realiza qualquer outro tipo de poder frequentemente o poder acadêmico intelectual, aqueles que amam o poder quão dificilmente entrará no reino de Deus.
Pois pra entrar o coração tem que se despir de todo amor ao poder, tem que deixar de confiar  nos poderes deste mundo e encontrar aquele lugar de descanso perene, essencial, exclusivamente no amor de Deus.
Então os Seus discípulos ficaram aterrados dizendo entre si: ' Então, quem pode ser salvo?'.
Porque eles viram que todo mundo ali mesmo a partir do coração deles, cada um deles tinha o seu trono de culto 
Mesmo quem se julgava livre, se olhava pra dentro do coração e encontravam os altares da sua segurança temporal e passageira bem herigido dentro da alma.
Quem pode ser salvo então?.
Jesus porém fitando neles o olhar em cada um deles bem profundamente lhes disse:' Para os homens ninguém poderia ser salvo'.
De fato ninguém.
Todos pecaram, todos carecem da Glória de Deus.
Para os homens é impossível a salvação, essa é a verdade; contudo não pra Deus.
Porque pra Deus tudo é possível ou como Lucas diz nessa mesma passagem, Lucas 18 pois os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.
Nenhum de nós entra, nenhum de nós entraria pela sua própria justiça, bondade, obediência exterior, nenhum de nós jamais entraria.
É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que qualquer um de nós entrar no reino dos céus.
Especialmente aqueles que cultuam poder, riqueza, sabedoria, entendimento, supremacia, superioridade.
Dificilmente vão se quebrantar e o mais extraordinário de tudo é que Jesus amou esse jovem que representa essa multidão de religiosos estereotipados, de moraes exteriores, de jactâncias pessoas, de heranças compradas, de graças adquiridas; amou mas não deixou de lhe tocar na ferida.
Se é verdade, tudo que tu exteriorizas com tanta dramaticidade, então dá um passo além de acordo com o nível da tua intensidade absoluta, vai vende tudo que tu tens, traz a eternidade e o socorro e a bondade e a misericórdia para a vida de pobres que podem ser ajudados pelo que tu possuis e carrega o céu em ti segue-Me e tu estará andando na eternidade de hoje em diante.
Ele se entristeceu contrariado com Jesus e com o Evangelho.
E Jesus diz que quão dificilmente entram ou deixam o reino entrar nele, os que têm o coração ocupado pelo amor as riquezas, as ideologias, aos poderes desse mundo, quão dificilmente.
No reino de Deus a riqueza é coletiva. Onde existe solidariedade, partilha e justiça, não existe solidão.
Ser salvo é participar do mundo governado por Deus, e está salvo quem deixou de viver apenas para si mesmo e se colocou no caminho de Jesus, do jeito de Jesus, com Jesus.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Seja anátema

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Pregar o evangelho é uma das coisas mais perigosas que fazemos na vida, pois pesa um desejo de maldição sobre quem prega “outro evangelho”: que seja anátema, maldito seja,
disse o apóstolo Paulo.
Geralmente se diz que o tal “outro evangelho” tem a ver com heresias, um conjunto de crenças que distorcem o que a Bíblia diz.
Mas podemos compreender como “outro evangelho” justamente a redução do evangelho a um conjunto de crenças, ideias enunciadas em forma de doutrinas e dogmas.
O evangelho não é do mundo das ideias, não é da ordem da razão e do entendimento.
“Crer em jesus não é entender Jesus, mas seguir a Jesus”.
O evangelho é Jesus, não um conjunto de ideias a respeito de Jesus.
A resposta ao evangelho não é acreditar nas ideias a respeito de Jesus, nem mesmo acreditar nas coisas que Jesus fez em nosso favor.
A única resposta aceitável ao evangelho é seguir a Jesus: quem quiser me acompanhar, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Jesus mesmo advertiu: Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?” Então eu lhes direi claramente: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal”.
A questão não é acreditar nas ideias de Jesus ou a respeito de Jesus.
A questão é seguir a Jesus: fazer o caminho de Jesus, do jeito de Jesus, com Jesus.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Poema sobre o conhecer a verdade

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Hoje eu lerei João no capítulo 8, quero ler do verso 30 em diante.
Diz assim:' Ditas estas coisas muitos creram Nele.
Disse pois Jesus porque alguns disseram que tinha crido Nele.
Disseram a gente crer em Ti não por causa disso.
Jesus disse a esses judeus, todos judeus, todos religiosos que haviam crido Nele.
Todos esses judeus criam no velho testamento e agora ouvirem de Jesus disseram nós cremos que Tu és o Cristo.
Então Jesus disse a eles sem se impressionar:' Se vós permanecerdes na minha palavra do Evangelho, do Meu ensino, vocês disseram que creram em Mim: vocês têm velho testamento, vocês têm templo e vocês têm sinagoga.
Agora se é pra crê em Mim é em Mim; deu pra entender?.
Não é no templo, não é no velho testamento nem é na sinagoga é em Mim e na Minha palavra e é para permanecer sendo esta uma expressão que significa obedecer, está, plantasse, enraizasse, obedecer, seguir.
Assim eles dizem nós cremos em Ti e Jesus disse só um minuto; se vós permanecerdes no Evangelho, no Meu ensino sereis verdadeiramente os Meus discípulos.
Não basta dizer que crer em Mim, ouvir com históricos, com narrativas e com pedigree, com passados, a relação Comigo começa no dia chamado hoje e vocês não crê em Mim porque se impressionaram, vocês só serão considerados por Mim, porque o importante não sou eu dizer que creio em Jesus é Jesus crê que eu creio Nele.
Dizer que eu creio em Jesus Tiago irmão de Jesus diz:' Fazes bem até o diabo crê mais do que isso; crer e treme'.
As pessoas estão pensando que basta dizer' eu creio em Jesus', a decisão está do lado de cá, decisão não está no meu lado e nem eu tapei o adeus levantando a mão e dizendo ' ah eu creio em Ti', isso não muda nada nos céus.
O que muda é quando Jesus diz: ' Vocês crêem em mim então preste atenção.
Não basta dizer eu quero, que define tudo é se Jesus quer o que você diz que crê.
Se você diz que crê e Jesus diz que o que você crê; Ele chama de crença, chama de superficialidade, chama de superstição, chama de política relacional chama de qualquer outra coisa.
Mas não chama de fé, se Ele ouvir você dizer que crê e Ele não válida a sua fé é ai que mora o perigo.
Temos crido em Ti então Ele lhes diz:'Se vós permanecerdes no Evangelho, as Minhas palavras são as palavras que Ele ensinou, são aquelas que fazem o conteúdo do Evangelho que Ele encarnou pelo qual e pelo o que Ele morreu.
' Se credes nas Minhas palavras vós sereis então verdadeiramente meus discípulos'.
Do contrário você é cristão do cristianismo, você é evangélico dos evangélicos, você é reformado dos protestantes, você é católico dos católicos mas você não é verdadeiramente meu discípulo diria Jesus.
Você é discípulo de Calvino, você é discípulo de Armínio, você é discípulo de Lutero, você é discípulo dos pais da igreja, você é discípulo dos novos pentecostais, você é discípulo de denominações, de doutrinários, de escolas dominicais; mas você verdadeiramente não é um discípulo.
Você conhece o velho testamento, tem prazer na lei de Moisés, gosta das histórias miraculosas do velho testamento quase todas terminando também em muito derramamento de sangue, imolamento de inimigos, decapitação, você adora ver isso tudo, gosta do senhor dos exércitos, gosta das guerras, das batalhas, você gosta da bíblia e você acha Jesus a coisa mais bonita que já passou pela face da terra mas é só isso.
Então verdadeiramente você é só isso mas não é verdadeiramente Meu discípulo.
Você é discípulo dessas coisas, mas você não é discípulo de Jesus.
Eu ouso infelizmente dizer que quase a totalidade dos cristãos da terra são discípulos de coisas, de igrejas, de grupos, de homens comem capim em nome dos homens.
São ovelhas do pasto de muitos e muitos milhões de perversos viram  que o nome de Jesus pode ser uma grande fonte de lucro como aconteceu na história inteira.
Mas não são discípulos de Jesus, são discípulos das coisas que usa o nome de Jesus contra Jesus, contra o Evangelho e contra a palavra da vida.
E Jesus prossegue e só assim e só si vocês obedecerem o Evangelho é que sereis de fato meus discípulos, então tereis a experiência da verdade.
Conhecereis a verdade e conhecer aqui é experienciar é conhecimento factual, existencial, provado, viajado por dentro da vida.
Conhecereis a verdade e a verdade não é um corpo de doutrinas; a verdade é o espírito, a verdade é o Evangelho, a verdade é o ensino, a verdade é obediência ao ensino.
E Jesus disse que ninguém conhecera si o que Ele ensina é verdade ao menos que obedeça, só se obedecer saberá o que é verdadeiro não dá pra saber sem a experiência da entrega, sem o salto na fé, sem o abandono pra provar com confiança entregue e descansada o fato de que Deus é bom.
Só assim não está na mão de vocês dizendo que agora cremos.
O que interessa saber é se Jesus crê no que as pessoas dizem que crê a respeito d' Ele.
E Jesus só reconhece fé naqueles que dizem que crê Nele se as pessoas permanecem, se as pessoas buscam crescer no Evangelho, na prática da palavra, ai eles se tornam de fato seguidores de Jesus porque estão obedecendo a sua palavra e então em assim fazendo dando esse passo, eles provam, eles conhecem, eles ficam sabendo o que é a verdade, e uma vez que eles sabem a verdade pela prática, pela experiência, pela confiança praticante essa prova da verdade, esse conhecer da verdade, esse experiência da verdade liberta.
Liberta das mentiras, das hipocrisias, das fantasias, das grandes eloquências, das diplomações, das academias, das palestras decoradas, nos liberta dos clichês, nos liberta das modas, nos liberta dos modos das modas, nos liberta da geração perversa, nos liberta da maioria política, nos liberta dos cultos ideológicos, nos liberta dos ídolos mentais, filosóficos, psicológicos, nos liberta dos afetos adoecidos, nos liberta das relações que nos influenciam, liberta das idiossincrasia recentemente, liberta do egoísmo, da maldade latente escondida, nos liberta dos surtos de supremacista, de preconceito, nos liberta da mentira, nos liberta do autoengano, nos liberta das miragens que seguimos e daquelas que propomos, nos liberta nos faz olha para nós e nos enxergamos e nos respondemos a verdade a nosso respeito.
Isso acontece quando eu manifesto a fé quando Jesus chama de fé; isso só acontece quando eu permaneço em obediência crescente, comprometida com o Evangelho não como moral externa mas com espírito consciência que produz decisões, que provoca metanoia mudança de mente e que me faz ser alguém que anda na disciplina de Jesus por isso eu sou discípulo e ao experimentar isso e me entregar cotidianamente eu vou conhecendo, conhecendo, conhecendo que o Evangelho não é um corpo de doutrinas e de informações exteriores; ele é pura verdade, ele coincide com a vida, ele transforma o ser e liberta consciência e muda os caminhos.
Esses que tinham crido a ouvirem Jesus dizeres isso lhes responderam:' Somos descendência de Abraão, temos velho testamento a gente só está em ti incluindo.
Nós já temos a nossa bíblia, nós já temos as nossas convicções, nós estamos fazendo favor e te dando privilégio de Ti incluir nas nossas crenças, nós estamos te colocando; é como que impõe um novo testamento no velho, estamos te fazendo um favor de Te encadernar nas nossas crenças.
Nós somos descendência de Abraão, jamais fomos escravos de alguém.
Que mentira; Abraão foi escravo de Faraó entregou a mulher a Elimeleque e a Faraó, Isaac fez a mesma coisa, Jacó e seus filhos foram escravos no Egito por 430 anos; foram escravizados muitas vezes por outros povos em alternâncias até que foram para a Babilônia e ficam 70 anos em escravidão; voltaram e nunca mais tiveram liberdade plena, chegaram os dias de Jesus debaixo de escravidão; tinham sido escravos de Alexandre o Grande, escravos de Seleuco e Ptolomeu alternadamente depois escravos dos Romanos agora eram subserviente totalmente aos Romanos e pagavam impostos; e se convence dizendo que têm velho testamento, somos descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém.
Nós estamos Te dando o privilégio de ti incluir nas nossas crenças.
Como é que Tu dizes:' Sereis livres'.
Livres de que, Tu estás vendo alguma corrente nos nossos braços'?.
A religião quando se estabelece como espiritualidade empedrada, ela não deixa o homem passar daí, se vem a palavra que revolve do interior por exterior que diz por individuo que por fora é cultuado que por dentro ele é escravo, essa afirmação é insuportável para o religioso,  jactansioso está querendo fazer o favor a Deus de incluir Jesus como nome no panteão das crenças dele e não mais do que isto junto com Moisés e os outros mas sem falar que o Deus principal é ele próprio e ele decide quem faz parte do panteão dele, esse individuo que diz que nunca foi escravo de ninguém.
'Como é que tu dizes sereis livres'?.
Replicou-lhe Jesus a todos eles os que tinham crido os crentes.
Em verdade em verdade vos digo todo que comete pecado é escravo do pecado.
Vocês não pecam não; estão pecando na minha frente dizendo que nunca foram escravos e depois não tendo a capacidade de ser enxergar ou não querendo se enxergar para ver a multidão de escravidão, de vicio, de ódio, de inveja, de cobiça, de competição, de dissimulação, de hipocrisia que vocês vivem escravos ao engano.
Todo que comete pecado é escravo do pecado; e o escravo não fica pra sempre na casa, o escravo tem dias contados, o escravo não é permanente o filho sim é permanente fica pra sempre, vocês tem dias contados, vocês são filhos de um contato perverso; mas si o filho que é esse que veio pra ficar, vocês são filhos dos contratos da escravidão; Moisés ofereceu a vocês um contrato de escravidão.
' Eu filho estou oferecendo o trato testamento da libertação'.
Vocês são filhos do contrato da escravidão, esse contrato tem dias para acabar e quem quer que o tenha imposto também.
O filho é que fica pra sempre, assim pensando nisto, tendo isto pois como princípio entendam o filho se o vos libertar então verdadeiramente sereis livre.
Os outros contratos são contratos de escravidão.
Eu sei que no ponto de vista genético, vocês são descendência de Abraão, contudo procuras matar-me porque a Minha palavra não está em vós.
Vocês vejam como Jesus não se impressionar com essas pessoas que levantam a mão, que diz que é crente ou que é cristão.
Porque não interessa a fé que você diz que tem n' Ele, a única coisa que interessa é a fé que Ele sabe que você n' Ele tem, e se Ele chama isso de fé e se você por causa dessa consciência permanece em obediência crescente o Evangelho praticando e se entregando dia a dia pra poder experienciar o Evangelho como verdade libertadora.
Isso não tem nada a ver com religião com pedigree, com história, é algo que tem que acontecer no coração de cada um que comete pecado.
Você comete pecado?.
Se você comete pecado, você é escravo do pecado e precisa ser liberto pelo filho.
Todo que comete pecado é escravo do pecado; mas se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre.
Eu sei que sois descendência de Abraão, mas vocês têm o DNA de Abraão mas não tem o espírito de Abraão.
Por que vocês que estão aí dizendo que estão fazendo o favor de me incluir nesse panteão, tem participado da conspiração pra me matar.
Vocês frequentemente olham pra Mim e ver como Eu Sou indesejável, como a Minha presença é complicadora da existência controlada e presunçosa de vocês.
Eu falo das coisas que vi junto ao Meu pai; vós porém fazei isso que vistes em vosso pai.
Então eles responderam: ' Nosso pai é Abraão, nós já ti dizemos'.
Jesus lhes diz:' Se sois filho de Abraão, pratique as obras de Abraão a gente é filho se a gente prática as obras do pai.
Se o pai é bom, sejam bons como o pai, se vocês são filhos de Abraão, pratique as obras de Abraão.
Mas agora vocês estão procurando matar a Mim que vos tenho falado a verdade que Eu ouvi de Deus do Deus de Abraão; assim não procedeu Abraão, Abraão obedecia com radicalidade a palavra do Meu Pai, vós sois sim é filho do diabo, vós fazeis as obras do vosso pai.
Disseram eles:' Nós não somos bastardos, nós temos um pai que é Deus, mas Jesus lhes disse:' Se Deus fosse de fato vosso pai,  certamente vocês me amariam porque é impossível que alguém seja filho de Deus e não me ame.
Porque Eu Sou a expressão do Deus amável, do Deus justo verdadeiro, misericordioso.
Se Deus fosse de fato vosso pai, certamente vocês Me amariam porque Eu vi de Deus estou aqui, Eu não vim de vontade própria; Ele me mandou e Eu expresso todo dia a natureza o caráter o amor d' Ele.
Qual é a razão de vocês não Me compreenderem?.
Querem saber é porque tem um bloqueio eterno, vocês bloquearam, vocês são incapazes de ouvir o Evangelho.
O Evangelho é insuportável da coceiras nos ouvidos, sabe porquê, porque vós sois filhos do diabo.
Vocês crentes que disseram que me aceitam, que me querem como verniz da religião de vocês, vocês são filhos do diabo, ele sim é vosso pai.
Vocês vivem para satisfazer os desejos do diabo, vocês se solidarizam com o homicida, com o violento, com o que promete morte.
Então vocês são filhos do diabo porque ele é que foi o homicida, ele é que o pai do ódio desde o princípio, ele jamais se firmou na verdade, ele escorrega para a mentira, ele é o pai da mentira porque a verdade nunca está nele, ele atenta como tentação para os outros; mas ele é mentira disfarçado de verdade.
Quando ele profere a mentira natural, ele fala do que ele é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira e vocês são filhos dele, filho do ódio, filhos da mentira, filhos do engano, filhos da hipocrisia, filhos das aparências falsificadas, mas agora porque Eu estou aqui a verdade, vocês não crêem, mas quem é de Deus ouve as Minhas palavras, quem é de Deus me entende, por isso é que não me dás ouvidos porque o diagnóstico é miseravelmente isso porque não sois de Deus.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

A relação que se vive com Jesus

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Vai parecer estranho mas te afirmo que  para ser cristão não importa no que a pessoa acredita.
O que importa mesmo é a relação que se vive com Jesus,
os valores, princípios e compromissos que se pratica.
No que se acredita não faz a menor diferença.
A maior prova disso são os evangélicos brasileiros que “acreditam” no Deus da vida,
na ressurreição, no Deus de amor,
de perdão, de oportunidades,
que foi preso torturado e morto pelo governo militar mas no dia a dia agem contra a vida, contra o amor,
o perdão, negam oportunidade,
agem com ódio e tem fetiches militares, levam  uma arma para a marcha para Jesus.
Viu só, as crenças têm menos poder do que imaginamos.
É plenamente possível acreditar em Deus, em Jesus sem necessariamente ser cristão e vice versa.
Os religiosos do tempo de Jesus acreditavam em Deus e não só isso respeitavam as instituições e as leis, praticavam os costumes religiosos mas foram incapazes de seguir o Cristo. 
Mesmo Deus abrindo os céus e dizendo com todas as letras: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado.
Ouçam-no!”(MT17) não adiantou nada.
Agiram com ódio, não tiveram misericórdia e compaixão com os pobres e vulneráveis, e violentamente mataram o filho de Deus.
Fica evidente que o mais importante na caminhada não é no que se acredita mas a relação que se vive.
Para viver uma relação consciente e cada vez mais comprometida com Jesus Cristo é preciso fazer o esforço de ouvi-lo.
Isso requer de nós ações e não crenças.
Esta comunhão com Jesus vai transformando a nossa vida e inclusive mudando as nossas crenças.
Vai nos trazer libertação da opressão que vivemos e consciência de uma nova forma de vida possível.
Vai nos libertar de uma vida miserável, mesquinha, que pensa apenas em benefício próprio e vai nos trazer o senso de comunidade e a ter compaixão das pessoas ao entorno.
Vamos parar de pensar só no nosso umbigo e começamos a sentir o sofrimento alheio. 
Nos lançaremos da utopia um mundo um pouco mais humano.
Não é cristão quem acredita nEle, é cristão quem vive ELE.
Cristãos estão trocando a cruz pela arma, a Bíblia pela bala,
o Evangelho do amor por discurso de ódio às minorias,
o Cristo pelo falso messias que diz: “Quem quiser vir após mim,
negue aos outros seus direitos,
toma sua arma e segue-me.”

quarta-feira, 27 de julho de 2022

O discurso conservador

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A antiga religião de israel passou a seduzir cristãos em Gálatas.
O discurso era bem diferente da mensagem de Cristo, porém apresentava uma resposta fácil para os desafios da sociedade. 
Bastava aplicar a lei da religião tradicionalismo e costumes e estava tudo resolvido. 
Uma resposta ultra conservadora, é bem verdade, mas esse negócio de respostas fáceis para problemas complexos parece sempre encantar o ser humano. 
Os irmãos não perceberam que eles estavam negando a mensagem de Cristo.
Retornando às suas práticas religiosas estavam desumanizando uns aos outros.
Os critérios legalistas na realidade eram uma forma “civilizada” de desprezar os mais fracos,
oprimir os diferentes, massacrar as mulheres, justificar a escravidão,
a acumulação de terras e riquezas, manter os privilégios da classe sacerdotal e normalizar a violência.
Paulo, o apóstolo, duramente os adverte dizendo que esta religiosidade  que traz uma mensagem diferente da de Cristo é Maldita.
Precisou lembrá-los que Jesus foi morto na para livrá-los do mau, dessa condição de existência e que não adiantaria em nada sua morte se eles não cressem em uma nova forma de vida possível.
Afirmou que quem tivesse fé nessa nova forma de existir abençoaria todos os povos.
Disse que em Cristo, há um novo jeito de ser gente a partir da fraternidade, igualdade, equidade “pois em Cristo Não há judeu nem grego,
escravo ou livre, homem ou mulher; porque nEle todos somos um”.
O que vivemos no Brasil não é muito diferente.
Ainda é necessário lutar pela verdade da mensagem de Jesus sob pena de traí-lo e novamente abraçar a violência e crucificar tantos Cristos.
Jesus denuncia as ações escravizadoras e desumanizadoras. suas  boas notícias não coadunam com discriminação,
intolerância e violência,
não é indiferente aos pobres, não fomenta privilégios. 
Jesus é a libertação de toda forma de opressão. 
No nazareno não há ódio, violência, exclusão e indiferença. 
Precisamos nos colocar ao lado de Jesus na história!.
Ou é isso ou é Anti evangelho é anti Cristo é seguir fazendo-se maldito na vida humana.

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