quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Poema sobre o jovem rico

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Hoje eu quero ler apenas o verso 22 de Marcos 10.
Marcos 10 diz assim: ' Ele porém contrariado com esta palavra retirou-se triste porque era dono de muitas propriedades.
Ele porém contrariado, zangado com esta palavra de Jesus, com o Evangelho, com as raízes do reino de Deus, retirou-se triste, zangado com Jesus, contrariado com o conceito e totalmente indisposto a seguir; se seguir Jesus fosse daquele jeito.
De quem é que eu estou falando?.
Se não de alguém chamado de aqui no Evangelho de um ' jovem rico', o individuo que é religioso, porém muito rico acerca de quem se diz que na sua piedade religiosa muito religiosa, ele vem ao encontro de Jesus e se ajoelha.
Ele era um homem de piedade exteriorizadas, ele era um homem de piedade exteriorizadas, entenderam?.
Ele era um homem de piedade exteriorizadas, por isso que ele vem ao encontro de Jesus e ajoelha-se.
Ele é dramático na sua manifestação de religiosidade, porque tudo que ele é apenas um ser religioso.
Então pergunta Jesus de joelhos:' Bom mestre, que farei eu, para herdar a vida eterna, o que tenho que fazer'?.
Pra ele herdar a vida eterna não era de fato uma herança.
Herança não depende de méritos, eu até aqui na vida não tenho nenhum objeto, nenhuma propriedade assim material que eu pudesse deixar para a minha família ao ponto de que tivesse algum poder de ser um socorro afetivo mesmo pra eles.
Mas se houvesse desse tamanho, dessa magnitude, não seria mais pra uns e menos pra outros, seria em partes iguais.
Porque uma herança eu não saberia dar uma herança desigual aliando o mérito da família.
Mas na mente desse moço; ele sabe que paternidade ele tinha que maternidade no caso dele forte era a paternidade, aquela era uma cultura patriarcal, com leis patriarcas, com serenidade patriarcas.
Mas o fato é que ele introjetou a ideia de que a herança era uma coisa que a gente adquiria.
' Que farei, o que preciso merecer para herdar, merecer para herdar é a tal da graça comprada'.
Ele acha que ele tem que fazer alguma coisa para herdar, se eu preciso fazer não é herança é salário, se é herança é de graça, não é mérito é vinculo, relacionamento é exclusividade natural no pertencimento por isso é herança como tantas vezes se vê que nem conhecia o doador, um tio distante mas a única sobrinha que sobreviveu de uma família toda extinta, recebeu tudo o que tocava aquele tio a quem ela nem conheceu.
Não foi por mérito, não foi salário foi herança, foi de graça.
Você houver o homem fazer esta pergunta' que farei para herdar a vida eterna', então Jesus lhes respondeu:' Porque tu me chama de bom, o homem estava de joelhos.
Ficar de joelhos diante de um outro homem na Índia, na Arábia em Israel não existe.
Judeus não se ajoelham diante de ninguém e nem diante de Judeus, nem diante de rabinos, diante de mestres; Judeus supostamente só se ajoelharia diante do Deus invisível e de nada mais.
Mas vem esse homem religioso e se ajoelha diante de Jesus e chama de ' bom mestre'.
Também na consciência de um verdadeiro Judeu que compreendesse o sentido da teologia judaica ele iria saber que ninguém saber que (bom) nesse sentido que me faça ajoelhar-me diante do absolutamente (bom) só diante de Deus e de ninguém mais.
Então Jesus começa do começo, porque me chamas 'bom'?.
Essa tua dramaticidade tem raiz, têm consciência ou é apenas uma exteriorização piedosa?.
O que Jesus está perguntando é pela consciência; existe alguma relação entre as tuas palavras e o teu entendimento?.
Se tu te ajoelhas e me chamas de 'bom mestre' quem eu sou pra ti?.
Só há um bom, absolutamente bom diante de quem nós nos ajoelhamos que é o nosso Pai que estás no céu que é Deus.
Porque tu me chamas bom?.
Qual é a raiz dessa tua atitude exteriorizada?.
Sabes os mandamentos Jesus disse a ele, sabes eu sei que tu sabes.
Não matarás, não adulterarás,  não furtarás ou roubadas ou corromperas, não dirás falso testemunho, não divulgarás fake news, não defraudaras ninguém, não usarás tráfico de influência para enriqueceres e empobreceres o próximo, honra teu pai e tua mãe, melhora teu pai e tua mãe na tua vida, fazes os melhores na tua vida.
Então o jovem que tinha chegado se ajoelhado e chamado um homem diante de quem ele estava de joelhos de 'bom mestre' com uma atitude e uma reverência só pertinentes diante de Deus recebe de Jesus esse questionamento e essa afirmação dizendo que o jovem sabes.
Porque tu me perguntas aquilo que tu supostamente sabes e crês?.
Se tu propalas para todos os lados que essa e tua fé, porque tu perguntas a mim?.
Faz parte de que é de uma encenação?.
Tu tens que aprender qual é a relação entre palavra e consciência, palavra e comportamento, raiz, verdade, sinceridade, coerência.
Palavras não podem ser tratadas como coisas que a gente possa sair recolhendo-as sem pedir perdão sincera, honesta e repetidamente pela nossa própria tolice quando praticado.
Por que é que tu pensas que isso tudo possa serem consequentes; além do que por que tu me perguntas aquilo que eu sei que pra ti mesmo tu dizes que sabes?.
Então o moço respondeu:' Mestre, esses mandamentos, não matarás, não adúlterarás, não furtarás, todos esses mandamentos eu observo desde novinho, desde a minha juventude, isso eu sei'.
Então Jesus olhando pra ele profundamente dentro dos olhos dele diz o texto fitando o amor ; Jesus olhou e amou esse ser tão viciado nas devoções estereotipadas nos cultos exteriorizados, nas obediências de receita de prescrições; olhou fitou e amou, amou, viu todos os condicionamentos dele, viu como não sabia entender a ideia de graça; porque pra ele até herança era algo que se fazia por merecer e não era qualquer coisa que decorresse naturalmente da relação, da continuidade, do vínculo, do pertencimento.
Olhando o amou, se ternurou, se encheu de compaixão e disse:' Só uma coisa te falta.
Já que tu estais procurando, já que o teu objetivo é entrares e andares no caminho de perfeição entre os homens.
Já que tu queres ser perfeito como se você ler em Matheus 19 em Lucas 18, Jesus alude a esse narcisismo travestido de piedade, a esse culto do rapaz por si mesmo, essa busca de perfeição sublime auto-idolatrada; Jesus o amou e porque o amou entrou na ferida dele, tocou no nervo exposto só visto por Jesus.
Encobertos pelos estereótipos da religião, pelas fachadas, pelos ajoelhamentos, pelas lindas declarações; Jesus no entanto olhou pra além das fachadas, dos dramas e dos estereótipos que viu, esse narcisismo e tocou no nervo narcistico do moço.
'Uma coisa te falta, tu queres vida eterna mesmo ou isso é só uma conversa.
Se a alegria da tua vida é a eternidade então uma coisa te falta; inicie a eternidade hoje, comece a eternidade agora, não espere a eternidade e não há atrase, faça a verdadeira hoje.
Vai vende tudo que que tu tens, tudo que é hoje, tudo que é temporal, tudo que é passageiro.
Se tu tens realmente esse encantamento com a sublimidade e com a eternidade; vai e desfaz-te hoje de tudo que é temporalidade empobrecedora da grandeza do espírito, todos os apegos que enterram a existência no agora.
Se tu és mesmo um apaixonado pela eternidade, se existe consequência entre tuas questões e tuas decisões; então vais, vende tudo que tens e dá aos pobres.
Inicie a eternidade fazendo o bem com tudo que tu tens há aqueles que padecem no tempo.
Inicie a eternidade aliviando as dores dos que sofrem com os bens que te sobram, ajudando-os a diminuir suas angustias, a diminuir suas dores já hoje agora no tempo.
Se tu tens todo esse anseio pela eternidade então desfaz-te de tudo que tu possuis porque centenas vão ser beneficiados por aquilo que tu acumulas e como tu acumulas e só porque tu és rico e tu não estás interessado nas riquezas deste mundo e sim nas riquezas eternas; então ao invés de me perguntar sobre a eternidade, fazer-te bem ao teu próximo, ao pobre, ao miserável, as minorias que não têm como cuidarem de si mesmas por alguma limitação pessoal, circunstancial ou por algum a capaixamento mais poderoso do que elas.
Tu que és um ser que amealhaste no presente mas que és apaixonado pela eternidade; pega o que tu tens no presente e ameniza a dor e tira muitos do inferno da agonia já no presente já agora.
Fazes isso por eles, enquanto tu fazes isso por eles, podes ter certeza que a quem dá aos pobres, empresta a Deus como diz o livro de Provérbios.
Se tu assim fizeres, tu pode andares sabendo que tu tens um tesouro um tesouro no céu do teu ser, um tesouro plantado em ti.
Não é um tesouro que virá só, é um tesouro que virá mais que em ti já estará porque tu estarás Me seguindo, Me seguir já é andar na eternidade.
O que Jesus está dizendo é' Me seguir já é andar na eternidade'.
Portanto vem e segue-Me, ele porém contrariado com esta palavra retirou-se triste porque era dono de muitas propriedades.
Então Jesus olhando ao redor disse aos seus discípulos:' Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que tem riquezas, porque o reino de Deus não entra neles por isso eles não entra no reino.
Não deixa o reino neles porque o reino de Deus é amor é compaixão é misericórdia é bondade é generosidade.
Se você ama as suas riquezas não há lugar pra Deus em você porque as riquezas Jesus explicou que elas têm o poder de uma divindade na gente quando a gente ama.
Foi Jesus que disse que não podes servir a Deus e as riquezas.
Você tem que escolher qual dos altares, qual dos Deus são divindades absolutas.
' Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que cultuam riquezas'.
Os discípulos estranharam estas palavras, mas Jesus insistiu em dizer-lhes' Filhos, ouçam, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus, quão difícil'.
Eles não tem fé não confiam, não se entregam o culto deles está sempre naquilo que eles podem ver, pegar, apalpar, materializar por isso eles não tem olhos por reino, não tem coração para o reino porque a possibilidade de manifestarem avidez pelo reino de Deus neles próprios.
Por isso Eu vos digo é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico apaixonado por dinheiro no reino de Deus ou por poder'.
E aqui Ele não está falando só de dinheiro mas sim por poder.
Quão dificilmente aqueles que amam o poder, seja o da riqueza.
Poder é o que realiza, dinheiro realiza,poder político realiza qualquer outro tipo de poder frequentemente o poder acadêmico intelectual, aqueles que amam o poder quão dificilmente entrará no reino de Deus.
Pois pra entrar o coração tem que se despir de todo amor ao poder, tem que deixar de confiar  nos poderes deste mundo e encontrar aquele lugar de descanso perene, essencial, exclusivamente no amor de Deus.
Então os Seus discípulos ficaram aterrados dizendo entre si: ' Então, quem pode ser salvo?'.
Porque eles viram que todo mundo ali mesmo a partir do coração deles, cada um deles tinha o seu trono de culto 
Mesmo quem se julgava livre, se olhava pra dentro do coração e encontravam os altares da sua segurança temporal e passageira bem herigido dentro da alma.
Quem pode ser salvo então?.
Jesus porém fitando neles o olhar em cada um deles bem profundamente lhes disse:' Para os homens ninguém poderia ser salvo'.
De fato ninguém.
Todos pecaram, todos carecem da Glória de Deus.
Para os homens é impossível a salvação, essa é a verdade; contudo não pra Deus.
Porque pra Deus tudo é possível ou como Lucas diz nessa mesma passagem, Lucas 18 pois os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.
Nenhum de nós entra, nenhum de nós entraria pela sua própria justiça, bondade, obediência exterior, nenhum de nós jamais entraria.
É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que qualquer um de nós entrar no reino dos céus.
Especialmente aqueles que cultuam poder, riqueza, sabedoria, entendimento, supremacia, superioridade.
Dificilmente vão se quebrantar e o mais extraordinário de tudo é que Jesus amou esse jovem que representa essa multidão de religiosos estereotipados, de moraes exteriores, de jactâncias pessoas, de heranças compradas, de graças adquiridas; amou mas não deixou de lhe tocar na ferida.
Se é verdade, tudo que tu exteriorizas com tanta dramaticidade, então dá um passo além de acordo com o nível da tua intensidade absoluta, vai vende tudo que tu tens, traz a eternidade e o socorro e a bondade e a misericórdia para a vida de pobres que podem ser ajudados pelo que tu possuis e carrega o céu em ti segue-Me e tu estará andando na eternidade de hoje em diante.
Ele se entristeceu contrariado com Jesus e com o Evangelho.
E Jesus diz que quão dificilmente entram ou deixam o reino entrar nele, os que têm o coração ocupado pelo amor as riquezas, as ideologias, aos poderes desse mundo, quão dificilmente.
No reino de Deus a riqueza é coletiva. Onde existe solidariedade, partilha e justiça, não existe solidão.
Ser salvo é participar do mundo governado por Deus, e está salvo quem deixou de viver apenas para si mesmo e se colocou no caminho de Jesus, do jeito de Jesus, com Jesus.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Seja anátema

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Pregar o evangelho é uma das coisas mais perigosas que fazemos na vida, pois pesa um desejo de maldição sobre quem prega “outro evangelho”: que seja anátema, maldito seja,
disse o apóstolo Paulo.
Geralmente se diz que o tal “outro evangelho” tem a ver com heresias, um conjunto de crenças que distorcem o que a Bíblia diz.
Mas podemos compreender como “outro evangelho” justamente a redução do evangelho a um conjunto de crenças, ideias enunciadas em forma de doutrinas e dogmas.
O evangelho não é do mundo das ideias, não é da ordem da razão e do entendimento.
“Crer em jesus não é entender Jesus, mas seguir a Jesus”.
O evangelho é Jesus, não um conjunto de ideias a respeito de Jesus.
A resposta ao evangelho não é acreditar nas ideias a respeito de Jesus, nem mesmo acreditar nas coisas que Jesus fez em nosso favor.
A única resposta aceitável ao evangelho é seguir a Jesus: quem quiser me acompanhar, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Jesus mesmo advertiu: Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?” Então eu lhes direi claramente: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal”.
A questão não é acreditar nas ideias de Jesus ou a respeito de Jesus.
A questão é seguir a Jesus: fazer o caminho de Jesus, do jeito de Jesus, com Jesus.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Poema sobre o conhecer a verdade

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Hoje eu lerei João no capítulo 8, quero ler do verso 30 em diante.
Diz assim:' Ditas estas coisas muitos creram Nele.
Disse pois Jesus porque alguns disseram que tinha crido Nele.
Disseram a gente crer em Ti não por causa disso.
Jesus disse a esses judeus, todos judeus, todos religiosos que haviam crido Nele.
Todos esses judeus criam no velho testamento e agora ouvirem de Jesus disseram nós cremos que Tu és o Cristo.
Então Jesus disse a eles sem se impressionar:' Se vós permanecerdes na minha palavra do Evangelho, do Meu ensino, vocês disseram que creram em Mim: vocês têm velho testamento, vocês têm templo e vocês têm sinagoga.
Agora se é pra crê em Mim é em Mim; deu pra entender?.
Não é no templo, não é no velho testamento nem é na sinagoga é em Mim e na Minha palavra e é para permanecer sendo esta uma expressão que significa obedecer, está, plantasse, enraizasse, obedecer, seguir.
Assim eles dizem nós cremos em Ti e Jesus disse só um minuto; se vós permanecerdes no Evangelho, no Meu ensino sereis verdadeiramente os Meus discípulos.
Não basta dizer que crer em Mim, ouvir com históricos, com narrativas e com pedigree, com passados, a relação Comigo começa no dia chamado hoje e vocês não crê em Mim porque se impressionaram, vocês só serão considerados por Mim, porque o importante não sou eu dizer que creio em Jesus é Jesus crê que eu creio Nele.
Dizer que eu creio em Jesus Tiago irmão de Jesus diz:' Fazes bem até o diabo crê mais do que isso; crer e treme'.
As pessoas estão pensando que basta dizer' eu creio em Jesus', a decisão está do lado de cá, decisão não está no meu lado e nem eu tapei o adeus levantando a mão e dizendo ' ah eu creio em Ti', isso não muda nada nos céus.
O que muda é quando Jesus diz: ' Vocês crêem em mim então preste atenção.
Não basta dizer eu quero, que define tudo é se Jesus quer o que você diz que crê.
Se você diz que crê e Jesus diz que o que você crê; Ele chama de crença, chama de superficialidade, chama de superstição, chama de política relacional chama de qualquer outra coisa.
Mas não chama de fé, se Ele ouvir você dizer que crê e Ele não válida a sua fé é ai que mora o perigo.
Temos crido em Ti então Ele lhes diz:'Se vós permanecerdes no Evangelho, as Minhas palavras são as palavras que Ele ensinou, são aquelas que fazem o conteúdo do Evangelho que Ele encarnou pelo qual e pelo o que Ele morreu.
' Se credes nas Minhas palavras vós sereis então verdadeiramente meus discípulos'.
Do contrário você é cristão do cristianismo, você é evangélico dos evangélicos, você é reformado dos protestantes, você é católico dos católicos mas você não é verdadeiramente meu discípulo diria Jesus.
Você é discípulo de Calvino, você é discípulo de Armínio, você é discípulo de Lutero, você é discípulo dos pais da igreja, você é discípulo dos novos pentecostais, você é discípulo de denominações, de doutrinários, de escolas dominicais; mas você verdadeiramente não é um discípulo.
Você conhece o velho testamento, tem prazer na lei de Moisés, gosta das histórias miraculosas do velho testamento quase todas terminando também em muito derramamento de sangue, imolamento de inimigos, decapitação, você adora ver isso tudo, gosta do senhor dos exércitos, gosta das guerras, das batalhas, você gosta da bíblia e você acha Jesus a coisa mais bonita que já passou pela face da terra mas é só isso.
Então verdadeiramente você é só isso mas não é verdadeiramente Meu discípulo.
Você é discípulo dessas coisas, mas você não é discípulo de Jesus.
Eu ouso infelizmente dizer que quase a totalidade dos cristãos da terra são discípulos de coisas, de igrejas, de grupos, de homens comem capim em nome dos homens.
São ovelhas do pasto de muitos e muitos milhões de perversos viram  que o nome de Jesus pode ser uma grande fonte de lucro como aconteceu na história inteira.
Mas não são discípulos de Jesus, são discípulos das coisas que usa o nome de Jesus contra Jesus, contra o Evangelho e contra a palavra da vida.
E Jesus prossegue e só assim e só si vocês obedecerem o Evangelho é que sereis de fato meus discípulos, então tereis a experiência da verdade.
Conhecereis a verdade e conhecer aqui é experienciar é conhecimento factual, existencial, provado, viajado por dentro da vida.
Conhecereis a verdade e a verdade não é um corpo de doutrinas; a verdade é o espírito, a verdade é o Evangelho, a verdade é o ensino, a verdade é obediência ao ensino.
E Jesus disse que ninguém conhecera si o que Ele ensina é verdade ao menos que obedeça, só se obedecer saberá o que é verdadeiro não dá pra saber sem a experiência da entrega, sem o salto na fé, sem o abandono pra provar com confiança entregue e descansada o fato de que Deus é bom.
Só assim não está na mão de vocês dizendo que agora cremos.
O que interessa saber é se Jesus crê no que as pessoas dizem que crê a respeito d' Ele.
E Jesus só reconhece fé naqueles que dizem que crê Nele se as pessoas permanecem, se as pessoas buscam crescer no Evangelho, na prática da palavra, ai eles se tornam de fato seguidores de Jesus porque estão obedecendo a sua palavra e então em assim fazendo dando esse passo, eles provam, eles conhecem, eles ficam sabendo o que é a verdade, e uma vez que eles sabem a verdade pela prática, pela experiência, pela confiança praticante essa prova da verdade, esse conhecer da verdade, esse experiência da verdade liberta.
Liberta das mentiras, das hipocrisias, das fantasias, das grandes eloquências, das diplomações, das academias, das palestras decoradas, nos liberta dos clichês, nos liberta das modas, nos liberta dos modos das modas, nos liberta da geração perversa, nos liberta da maioria política, nos liberta dos cultos ideológicos, nos liberta dos ídolos mentais, filosóficos, psicológicos, nos liberta dos afetos adoecidos, nos liberta das relações que nos influenciam, liberta das idiossincrasia recentemente, liberta do egoísmo, da maldade latente escondida, nos liberta dos surtos de supremacista, de preconceito, nos liberta da mentira, nos liberta do autoengano, nos liberta das miragens que seguimos e daquelas que propomos, nos liberta nos faz olha para nós e nos enxergamos e nos respondemos a verdade a nosso respeito.
Isso acontece quando eu manifesto a fé quando Jesus chama de fé; isso só acontece quando eu permaneço em obediência crescente, comprometida com o Evangelho não como moral externa mas com espírito consciência que produz decisões, que provoca metanoia mudança de mente e que me faz ser alguém que anda na disciplina de Jesus por isso eu sou discípulo e ao experimentar isso e me entregar cotidianamente eu vou conhecendo, conhecendo, conhecendo que o Evangelho não é um corpo de doutrinas e de informações exteriores; ele é pura verdade, ele coincide com a vida, ele transforma o ser e liberta consciência e muda os caminhos.
Esses que tinham crido a ouvirem Jesus dizeres isso lhes responderam:' Somos descendência de Abraão, temos velho testamento a gente só está em ti incluindo.
Nós já temos a nossa bíblia, nós já temos as nossas convicções, nós estamos fazendo favor e te dando privilégio de Ti incluir nas nossas crenças, nós estamos te colocando; é como que impõe um novo testamento no velho, estamos te fazendo um favor de Te encadernar nas nossas crenças.
Nós somos descendência de Abraão, jamais fomos escravos de alguém.
Que mentira; Abraão foi escravo de Faraó entregou a mulher a Elimeleque e a Faraó, Isaac fez a mesma coisa, Jacó e seus filhos foram escravos no Egito por 430 anos; foram escravizados muitas vezes por outros povos em alternâncias até que foram para a Babilônia e ficam 70 anos em escravidão; voltaram e nunca mais tiveram liberdade plena, chegaram os dias de Jesus debaixo de escravidão; tinham sido escravos de Alexandre o Grande, escravos de Seleuco e Ptolomeu alternadamente depois escravos dos Romanos agora eram subserviente totalmente aos Romanos e pagavam impostos; e se convence dizendo que têm velho testamento, somos descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém.
Nós estamos Te dando o privilégio de ti incluir nas nossas crenças.
Como é que Tu dizes:' Sereis livres'.
Livres de que, Tu estás vendo alguma corrente nos nossos braços'?.
A religião quando se estabelece como espiritualidade empedrada, ela não deixa o homem passar daí, se vem a palavra que revolve do interior por exterior que diz por individuo que por fora é cultuado que por dentro ele é escravo, essa afirmação é insuportável para o religioso,  jactansioso está querendo fazer o favor a Deus de incluir Jesus como nome no panteão das crenças dele e não mais do que isto junto com Moisés e os outros mas sem falar que o Deus principal é ele próprio e ele decide quem faz parte do panteão dele, esse individuo que diz que nunca foi escravo de ninguém.
'Como é que tu dizes sereis livres'?.
Replicou-lhe Jesus a todos eles os que tinham crido os crentes.
Em verdade em verdade vos digo todo que comete pecado é escravo do pecado.
Vocês não pecam não; estão pecando na minha frente dizendo que nunca foram escravos e depois não tendo a capacidade de ser enxergar ou não querendo se enxergar para ver a multidão de escravidão, de vicio, de ódio, de inveja, de cobiça, de competição, de dissimulação, de hipocrisia que vocês vivem escravos ao engano.
Todo que comete pecado é escravo do pecado; e o escravo não fica pra sempre na casa, o escravo tem dias contados, o escravo não é permanente o filho sim é permanente fica pra sempre, vocês tem dias contados, vocês são filhos de um contato perverso; mas si o filho que é esse que veio pra ficar, vocês são filhos dos contratos da escravidão; Moisés ofereceu a vocês um contrato de escravidão.
' Eu filho estou oferecendo o trato testamento da libertação'.
Vocês são filhos do contrato da escravidão, esse contrato tem dias para acabar e quem quer que o tenha imposto também.
O filho é que fica pra sempre, assim pensando nisto, tendo isto pois como princípio entendam o filho se o vos libertar então verdadeiramente sereis livre.
Os outros contratos são contratos de escravidão.
Eu sei que no ponto de vista genético, vocês são descendência de Abraão, contudo procuras matar-me porque a Minha palavra não está em vós.
Vocês vejam como Jesus não se impressionar com essas pessoas que levantam a mão, que diz que é crente ou que é cristão.
Porque não interessa a fé que você diz que tem n' Ele, a única coisa que interessa é a fé que Ele sabe que você n' Ele tem, e se Ele chama isso de fé e se você por causa dessa consciência permanece em obediência crescente o Evangelho praticando e se entregando dia a dia pra poder experienciar o Evangelho como verdade libertadora.
Isso não tem nada a ver com religião com pedigree, com história, é algo que tem que acontecer no coração de cada um que comete pecado.
Você comete pecado?.
Se você comete pecado, você é escravo do pecado e precisa ser liberto pelo filho.
Todo que comete pecado é escravo do pecado; mas se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre.
Eu sei que sois descendência de Abraão, mas vocês têm o DNA de Abraão mas não tem o espírito de Abraão.
Por que vocês que estão aí dizendo que estão fazendo o favor de me incluir nesse panteão, tem participado da conspiração pra me matar.
Vocês frequentemente olham pra Mim e ver como Eu Sou indesejável, como a Minha presença é complicadora da existência controlada e presunçosa de vocês.
Eu falo das coisas que vi junto ao Meu pai; vós porém fazei isso que vistes em vosso pai.
Então eles responderam: ' Nosso pai é Abraão, nós já ti dizemos'.
Jesus lhes diz:' Se sois filho de Abraão, pratique as obras de Abraão a gente é filho se a gente prática as obras do pai.
Se o pai é bom, sejam bons como o pai, se vocês são filhos de Abraão, pratique as obras de Abraão.
Mas agora vocês estão procurando matar a Mim que vos tenho falado a verdade que Eu ouvi de Deus do Deus de Abraão; assim não procedeu Abraão, Abraão obedecia com radicalidade a palavra do Meu Pai, vós sois sim é filho do diabo, vós fazeis as obras do vosso pai.
Disseram eles:' Nós não somos bastardos, nós temos um pai que é Deus, mas Jesus lhes disse:' Se Deus fosse de fato vosso pai,  certamente vocês me amariam porque é impossível que alguém seja filho de Deus e não me ame.
Porque Eu Sou a expressão do Deus amável, do Deus justo verdadeiro, misericordioso.
Se Deus fosse de fato vosso pai, certamente vocês Me amariam porque Eu vi de Deus estou aqui, Eu não vim de vontade própria; Ele me mandou e Eu expresso todo dia a natureza o caráter o amor d' Ele.
Qual é a razão de vocês não Me compreenderem?.
Querem saber é porque tem um bloqueio eterno, vocês bloquearam, vocês são incapazes de ouvir o Evangelho.
O Evangelho é insuportável da coceiras nos ouvidos, sabe porquê, porque vós sois filhos do diabo.
Vocês crentes que disseram que me aceitam, que me querem como verniz da religião de vocês, vocês são filhos do diabo, ele sim é vosso pai.
Vocês vivem para satisfazer os desejos do diabo, vocês se solidarizam com o homicida, com o violento, com o que promete morte.
Então vocês são filhos do diabo porque ele é que foi o homicida, ele é que o pai do ódio desde o princípio, ele jamais se firmou na verdade, ele escorrega para a mentira, ele é o pai da mentira porque a verdade nunca está nele, ele atenta como tentação para os outros; mas ele é mentira disfarçado de verdade.
Quando ele profere a mentira natural, ele fala do que ele é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira e vocês são filhos dele, filho do ódio, filhos da mentira, filhos do engano, filhos da hipocrisia, filhos das aparências falsificadas, mas agora porque Eu estou aqui a verdade, vocês não crêem, mas quem é de Deus ouve as Minhas palavras, quem é de Deus me entende, por isso é que não me dás ouvidos porque o diagnóstico é miseravelmente isso porque não sois de Deus.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

A relação que se vive com Jesus

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Vai parecer estranho mas te afirmo que  para ser cristão não importa no que a pessoa acredita.
O que importa mesmo é a relação que se vive com Jesus,
os valores, princípios e compromissos que se pratica.
No que se acredita não faz a menor diferença.
A maior prova disso são os evangélicos brasileiros que “acreditam” no Deus da vida,
na ressurreição, no Deus de amor,
de perdão, de oportunidades,
que foi preso torturado e morto pelo governo militar mas no dia a dia agem contra a vida, contra o amor,
o perdão, negam oportunidade,
agem com ódio e tem fetiches militares, levam  uma arma para a marcha para Jesus.
Viu só, as crenças têm menos poder do que imaginamos.
É plenamente possível acreditar em Deus, em Jesus sem necessariamente ser cristão e vice versa.
Os religiosos do tempo de Jesus acreditavam em Deus e não só isso respeitavam as instituições e as leis, praticavam os costumes religiosos mas foram incapazes de seguir o Cristo. 
Mesmo Deus abrindo os céus e dizendo com todas as letras: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado.
Ouçam-no!”(MT17) não adiantou nada.
Agiram com ódio, não tiveram misericórdia e compaixão com os pobres e vulneráveis, e violentamente mataram o filho de Deus.
Fica evidente que o mais importante na caminhada não é no que se acredita mas a relação que se vive.
Para viver uma relação consciente e cada vez mais comprometida com Jesus Cristo é preciso fazer o esforço de ouvi-lo.
Isso requer de nós ações e não crenças.
Esta comunhão com Jesus vai transformando a nossa vida e inclusive mudando as nossas crenças.
Vai nos trazer libertação da opressão que vivemos e consciência de uma nova forma de vida possível.
Vai nos libertar de uma vida miserável, mesquinha, que pensa apenas em benefício próprio e vai nos trazer o senso de comunidade e a ter compaixão das pessoas ao entorno.
Vamos parar de pensar só no nosso umbigo e começamos a sentir o sofrimento alheio. 
Nos lançaremos da utopia um mundo um pouco mais humano.
Não é cristão quem acredita nEle, é cristão quem vive ELE.
Cristãos estão trocando a cruz pela arma, a Bíblia pela bala,
o Evangelho do amor por discurso de ódio às minorias,
o Cristo pelo falso messias que diz: “Quem quiser vir após mim,
negue aos outros seus direitos,
toma sua arma e segue-me.”

quarta-feira, 27 de julho de 2022

O discurso conservador

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A antiga religião de israel passou a seduzir cristãos em Gálatas.
O discurso era bem diferente da mensagem de Cristo, porém apresentava uma resposta fácil para os desafios da sociedade. 
Bastava aplicar a lei da religião tradicionalismo e costumes e estava tudo resolvido. 
Uma resposta ultra conservadora, é bem verdade, mas esse negócio de respostas fáceis para problemas complexos parece sempre encantar o ser humano. 
Os irmãos não perceberam que eles estavam negando a mensagem de Cristo.
Retornando às suas práticas religiosas estavam desumanizando uns aos outros.
Os critérios legalistas na realidade eram uma forma “civilizada” de desprezar os mais fracos,
oprimir os diferentes, massacrar as mulheres, justificar a escravidão,
a acumulação de terras e riquezas, manter os privilégios da classe sacerdotal e normalizar a violência.
Paulo, o apóstolo, duramente os adverte dizendo que esta religiosidade  que traz uma mensagem diferente da de Cristo é Maldita.
Precisou lembrá-los que Jesus foi morto na para livrá-los do mau, dessa condição de existência e que não adiantaria em nada sua morte se eles não cressem em uma nova forma de vida possível.
Afirmou que quem tivesse fé nessa nova forma de existir abençoaria todos os povos.
Disse que em Cristo, há um novo jeito de ser gente a partir da fraternidade, igualdade, equidade “pois em Cristo Não há judeu nem grego,
escravo ou livre, homem ou mulher; porque nEle todos somos um”.
O que vivemos no Brasil não é muito diferente.
Ainda é necessário lutar pela verdade da mensagem de Jesus sob pena de traí-lo e novamente abraçar a violência e crucificar tantos Cristos.
Jesus denuncia as ações escravizadoras e desumanizadoras. suas  boas notícias não coadunam com discriminação,
intolerância e violência,
não é indiferente aos pobres, não fomenta privilégios. 
Jesus é a libertação de toda forma de opressão. 
No nazareno não há ódio, violência, exclusão e indiferença. 
Precisamos nos colocar ao lado de Jesus na história!.
Ou é isso ou é Anti evangelho é anti Cristo é seguir fazendo-se maldito na vida humana.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Poema sobre as eleições

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Estamos bem próximos das eleições, Outubro é logo ali, elegeremos o presidente, os governadores,
os senadores e os deputados federais e 
os estaduais, num tempo como este, aproveito para relembrar uma máxima que ouvia direto na minha adolescência: texto sem contexto é pretexto para heresia. 
Peço encarecidamente que vocês troquem a palavra heresia pela expressão fake news. 
Sim, é exatamente isso que estou dizendo, o que nos for dito ou o que formos dizer, deve sim ter um contexto, ter uma boa base, a velha fundamentação, do contrário não vai passar de retórica simplista com a clara intenção de manipular as consciências.
Está posto e é claro que todos temos o direito de manifestar os nossos pensamentos, às nossas ideias,
não estou aqui propondo uma lei da mordaça ou um voto de silêncio,
sou totalmente favorável a liberdade de expressão, a única questão que levanto é a da importância de se estar atento as notícias,
as informações e conteúdos que recebemos e transmitimos,
até porque não somos e não podemos deixar que nos tratem como páginas em branco, prontas para serem preenchidas de acordo com o Bel-prazer de qualquer um.
Tenho a minha predileção política, você tem a sua, mas as nossas predileções não podem e não devem nos fazer esquecer da ética, sim, digo e repito para todos: o limite de tudo tem que ser a ética.
Não se trata do que eu gosto ou deixo de gostar, a questão é o que é justo ou deixa de ser. 
Eu sei e você também sabe que às eleições de 2022 serão bem quentes, lamentavelmente teremos,
ou melhor, já temos uma radicalização que beira a insanidade e se desdobra na violência, exatamente porque querem ter razão, sem fazer o bom uso da razão, parece que estamos em um acelerado processo de involução e é por isso que cada vez mais se faz necessário o alerta: usem a vossa capacidade reflexiva, analisem,
não apenas reproduzam, não sejamos massa de manobra ou mão de obra do caos.
Não, não estou dizendo que não devemos nos posicionar, se você leu e não entendeu que defendo a liberdade de expressão, peço que releia o texto novamente,
se não quiser, direito seu, mas que fique muito claro que o meu direito de me posicionar, não anula o direito do outro de se posicionar em contradição a mim, o jogar dentro das quatro linhas da Constituição Federal passa exatamente pelo respeito ao pluralismo político que é fundamento da República Federativa do Brasil.
Seja firme, seja contundente, só não seja desumano e muito menos antiético, faça um excelente uso da sua liberdade, manifeste a todos os seus pensamentos, mas não se esqueça que a liberdade de dizer não exime ninguém da responsabilidade de responder civil e penalmente pelo que disse, principalmente se a fala tiver gerado ou tiver potencial para gerar consequências nefastas.

sábado, 23 de julho de 2022

Poema sobre o pai nosso

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Pai nosso que está no céu,
porém, sempre acessível a todos que o buscam.
Que seu nome jamais seja profanado por aqueles que dizem representá-lo.
Que o seu reino nos encontre onde quer que estejamos, e que sua vontade  prevaleça sobre nossos projetos pessoais. 
Que a terra seja uma extensão do céu, lugar onde a justiça e o amor andem de mãos dadas.
Que o pão que nos for dado cotidianamente seja compartilhado com os demais em vez de ser guardado para o dia seguinte.
Que o acúmulo de bens seja considerado o cúmulo do egoísmo, enquanto sua distribuição generosa desperte em nós a esperança de dias melhores.
Que o perdão que nos foi graciosamente concedido,
seja prodigamente estendido aos demais.
Que assim como fomos perdoados, possamos igualmente perdoar,
sem exigir reparação.
Que jamais nos aproveitemos da dívida alheia para chantagear ou tirar proveito em benefício próprio.
Não nos deixe cair na tentação de achar que somos o centro do universo, merecedores de atenção especial, agindo como se o mundo nos devesse alguma coisa.
Nem nos permita ser tentação aos outros, a fim de expor sua fraqueza,
e assim, justificar a nossa.
Livra-nos do mal, principalmente, daquele que possamos fazer ao próximo, mesmo que isso nos traga alguma vantagem.
Que jamais nos esqueçamos de que o Pai é nosso, e não de uns ou de outros; mas o reino é dele,
e por isso, admite nele quem ele quiser, sem ter que dar satisfação a ninguém.
Seu reino é infinitamente maior do que o perímetro que nossa espiritualidade egoísta nos permite ver. 
O pão é nosso, mas a fonte de sua provisão é ele.
Se a fonte nunca cessa de jorrar,
logo, sua provisão também jamais faltará.
Que desculpa teríamos para acumular em vez de repartir?.
Que justificativa haveria para a nossa ganância e cobiça?.
A dívida perdoada era nossa,
e nada fizemos para merecer seu perdão.
Os méritos são dele.
Logo, a glória deve ser atribuída inteiramente a quem de direito.
Dele foi a iniciativa, e a ele caberá a finalização.
Ele é o início e o fim.
A nós, seus filhos, cabe a alegria de sermos o meio, o canal através do qual sua superabundante graça alcança também os demais. 
Se o Pai, o pão e o perdão são nossos, então, somos todos irmãos. 
Que assim seja.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Poema sobre o caminho de Jesus

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Se alguém quiser vir atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Jesus nos interpela com essa convocação logo após anunciar sua disposição de sofrer,
morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Fazer caminho com Jesus é ir em direção à vida que vence a morte, vida eterna, vida divinizada.
Assim como a mulher não é uma menina grande, e a lagarta precisa passar por uma transformação radical para realizar sua vocação de borboleta, também a experiência da vida-divina-eterna não é mero prolongamento da existência natural. Jesus disse que “se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só.
Mas se morrer, dará muito fruto”.
A vocação do grão de trigo não é ser grande, é ser muitos.
A vida-divina-eterna fica no lado oposto do egoísmo-egocentrismo.
Deus é amor, doação e autodoação: “o amor não cabe em si”.
Por isso Jesus diz “quem quiser salvar a sua vida, a perderá,
mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará”.
Tomar a cruz é morrer para si mesmo e se entregar para a vida abnegada, solidária e generosa, à exemplo da vida divina, que não é outra senão comunhão, comum-unidade.
Quem quiser viver de verdade,
que faça o caminho de Jesus,
do jeito de Jesus, com Jesus:
que deliberadamente morra para si e receba de Deus a ressurreição.

terça-feira, 19 de julho de 2022

A preocupação de Jesus

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Jesus disse que não se deve colocar remendo novo em pano velho,
nem vinho novo em odre velho.
O pano e o odre representam a maneira como Jesus interpreta e usa a Lei de Moisés.
Os religiosos fariseus e doutores da Lei, usam a Lei a favor da Lei;
Jesus usa a Lei a favor da vida e dos seres humanos.
Cura no sábado, toca leprosos, perdoa pecados.
Os religiosos estão preocupados que a Lei seja respeitada;
Jesus está ocupado em que os seres humanos sejam respeitados e redimidos, perdoados, curados e libertos de suas prisões espirituais, existenciais.
Os religiosos estão preocupados que a Lei não se perca;
Jesus está ocupado em que os seres humanos não se percam.
Jesus não nega que os seres humanos sejamos pecadores, enfermos, injustos e estejamos aquém de nossa plena humanidade conforme a imagem e semelhança de Deus.
E justamente por isso Jesus se dedica a nós.
Quiseram saber porque Jesus se confiava aos pecadores, pessoas como eu e você.
Ele então respondeu que “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Eu não vim para chamar justos,
mas pecadores".
Os maiores adversários de Jesus e do Evangelho não são os pecadores, são os pecadores que não se enxergam como tais,
são as pessoas que vivem mais de suas inconsistentes certezas e pseudo virtudes do que da graça e misericórdia de Deus.
Todo o tempo Jesus nos interpela dizendo: “sê perdoado; sê liberto;
sê curado; sê gente”!.
E nós respondemos: Senhor, tende piedade de nós;
Cristo, tende piedade de nós;
Senhor, tende piedade de nós. 

domingo, 17 de julho de 2022

Poema sobre a justiça social

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A palavra “justiça” foi perdendo o significado ao longo da história,
mas no hebraico Justiça significa cuidar dos vulneráveis.
Quando as palavras “tzadeqah” e “mishpat” aparecem entrelaçadas na Bíblia, como acontece quase 40 vezes, nossa expressão que mais se aproxima do significado original é “justiça social”. 
Hoje, o que entendemos por justiça é mais ou menos isso: eu trabalho,
eu ganho meu dinheiro,
é justo eu gastá-lo todo para mim mesmo, se eu quiser.
Compartilhar meu dinheiro com os que precisam é opcional e não se trata de “praticar justiça”.
Errado!.
“Justiça”, segundo a Bíblia,
é você dividir com o necessitado, garantir-lhe os direitos básicos,
tanto em atos de caridade particulares, quanto em ativismo social. 
O caráter básico de um verdadeiro cristão é ter sede de Justiça e praticá-la.
Deixar de praticar a justiça bíblica é o mesmo que praticar a injustiça.
Para o cidadão comum,
é injusto eu trabalhar e ter que dividir com os outros.
Para a justiça bíblica, não dividir é que é injusto, pois nossa boa condição financeira juntamente com a péssima condição de outros se dá, não somente pelo nosso trabalho e capacidade de produzir,
nem somente pela incapacidade do outro, mas principalmente por causa de um sistema mundial injusto que favorece a desigualdade social.
Se somos bem sucedidos,
isso não se deve unicamente ao nosso mérito, mas também a esse sistema injusto.
Em outras palavras, se você é rico, não é totalmente por mérito seu,
mas porque o sistema lhe proporcionou, direta ou indiretamente,isso.
E o sistema faz isso as custas dos pobres, sempre.
Ou seja, a desigualdade social,
a existência de ricos e pobres,
é efeito da injustiça que opera no mundo, sendo obrigação cristã praticarmos a Justiça Reparadora.
O que é meu, não é somente meu, mas foi tirado, direta ou indiretamente dos mais vulneráveis.
Jó, no capítulo 31, fala sobre todas as coisas que fez para viver de modo justo e reto.
Ele afirma que toda a omissão em ajudar o pobre é pecado,
uma ofensa à Deus (v23).
Ele afirma ainda que seria pecado contra Deus achar que suas riquezas lhe pertenciam totalmente.
Não compartilhar o pão e seus bens com o pobre seria injusto,
pecado contra Deus e sua justiça. 
Já Ezequiel diz que “Se um homem for justo e agir com retidão e justiça, e não roubar, mas repartir o pão com o faminto e vestir o que não tem roupas; não emprestar a juros e não receber mais do que emprestou...” (Ez 18.5,7,8a). 
Esse homem justo não usa sua posição econômica para explorar as pessoas que estão em desvantagem financeira.
É interessante notar como o texto coloca “não roubar” lado à lado com repartir o pão e dar roupa aos pobres.
Ou seja, se não compartilhamos ativamente os nossos recursos que não são totalmente nossos com os pobres, somos ladrões.
Quando Jesus disse “não convidem seus amigos para jantar, mas convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos”, não deveria ser entendido literalmente.
Ele está dizendo  que devemos gastar muito mais dinheiro e bens com os mais vulneráveis do que com nosso próprio conforto e divertimento.
Pois Jesus é a revelação do Deus de Jó e Ezequiel, que diz: “Ide e contai a João as coisas que ouves e vedes;
os cegos veem, e os paralíticos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho (Mt 11.4,5).”
Lembra do jovem rico?.
Pois é, o jovem rico recebeu diretamente de Cristo o convite para ser participante de seu corpo.
Jesus pediu-lhe três coisas,
que na verdade são uma só,
ou uma não existe sem a outra: 
1: “vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres”
2: “tome sua cruz”
3: “e siga-me”
Ser participante do corpo de Cristo é sentir as dores do corpo mutilado de Jesus, que veio para os pobres e oprimidos. 
Quando o jovem rico rejeita a causa do pobre, ele rejeita o próprio corpo de Cristo que é composto pelos cansados e sobrecarregados de injustiça.
Sim, Jesus se materializa nos pobres, marginalizados e excluídos da sociedade: “quando fizestes a um desses pequeninos, a mim fizestes”.
Em Atos, o dom do Espírito é dado e resulta em “koinonia” (palavra grega geralmente traduzida por “comunhão”).
Seu significado é revelado aqui: “todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.
Vendiam suas propriedades e bens,
e os repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um”.
Nossa primeira responsabilidade é com a família e os parentes (1Tm 5.8 ), e a segunda é com os que professam da mesma fé (Gl 6.10).
No entanto, mostra-se equilíbrio quando Paulo afirma: “Assim, enquanto temos oportunidade (condições financeiras), façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé”.
Ajudar “a todos” não é opcional,
é mandamento.
Isso fica ainda mais evidente na parábola do bom samaritano.
Jesus explicou que amar significa envolver-se de maneira sacrificial com os vulneráveis, assim como o samaritano arriscou sua vida quando parou na estrada.
Objeções dos espertalhões: “todos os pobres que conheço, amigos e familiares, têm até TV.
Ninguém está morrendo de fome!” 
Se esse for o caso, você lembra do mandamento de amar o próximo como a você mesmo?.
Nós não esperamos até chegar ao extremo para resolver nossos próprios problemas, então por que esperar até que o próximo esteja morrendo de fome para ajudá-lo?.
Então “Ame o próximo como a você mesmo”.
Seja cristão que tem sede de justiça.
E o principal: não olhe para os méritos e deméritos do outro antes de ajudar, pois sem merecermos, Jesus fez por nós o que ninguém jamais faria.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Onde uma mulher está segura?.

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Onde?.
Quando?.
Segura?.
Jura?.
Onde uma mulher brasileira 
pode sentir-segura?.
Em que lugar?.
Na igreja?.
Na hora de orar,
de rezar?
Não.
Juro.
Igreja não é lugar seguro não.
Pesquise sobre violação
de mulheres em igrejas,
por pastores.
No centro,
num espaço espírita?.
Também não.
Lembra do João?.
No lar doce lar?.
Nem pensar!.
O Brasil ocupa o 5° lugar 
em destruição de mulher.
Resumindo:
em espaço de fé,
NÃO.
No lar doce lar,
também não.
No hospital?.
Não.
O médico assediador no consultório,
o técnico do raio-x, 
o maqueiro no pós-cirurgia,
o anestesista estuprador. 
Nem na hora da dor.
Nem na hora mágica do parto, 
na hora de dar à luz,
de ser examinada.
Não há paz um único dia.
E se morta,
seu corpo pode ser vitima de necrofilia 
dentro do IML,
o que acontece com alguma frequência
pelo país.
Como ser feliz?.
Como ter esperança?.
Onde há segurança 
para uma mulher?.
Na escola?.
Na universidade?.
No campo?.
Na cidade?.
No transporte?.
Onde uma mulher brasileira 
pode ficar de boa?.
Fazendo yoga  na Lagoa?.
Não.
Na fila do pão?.
No trabalho?.
Numa blitz na estrada?.
Numa delegacia?.
Sabe aquele dia
em que uma menina
se sentia mulher
por ter despertado
a atenção de um menino?.
Teria mudado esse destino?.
Seria ao ser vítima 
do primeiro ataque,
da primeira violência
esse marco inicial?.
O mal.
O cidadão de bem.
Onde?.
Quando?.
Com quem?.
Com quantas outras mulheres
precisa estar
para não ser declarada sozinha?.
Perigo à vista!
E a mãe do anestesista?.
Filha?.
Mulher?.
Segurança aonde?.
Em casa?.
No espaço de fé?.
Tomando um café
numa padaria?.
Voltando pra casa no fim do dia,
"sozinha",
com uma amiga?.
Vida de mulher!.
5° país do mundo
em violência contra elas.
Igreja como parceira
para mudar?.
Não.
Igreja, submissão. 
Sociedade,
patriarcado,
machismo,
misoginia.
Mulheres negras
eram estupradas todos os dias
com a conivência da igreja
em mais de trezentos e cinquenta anos
de escravidão oficial.
Estupros legitimados por uma teologia,
por uma fé.
"Não se nasce mulher, 
torna-se mulher."
E tentam evitar
esse se tornar.
Tentam matar
as que que insistem
em se tornar,
silenciar.
Mas mulher é resiliência, 
é resistência, 
luta,
amor. 
"Vai em paz!.
Ser mulher  te salvou!".
Essa é a poesia condoreira.
E também a poesia do inconformismo.
Mas além de tudo isso,
é a poesia em defesa da mulher,
em defesa dos desvalidos!.

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