quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O poema sobre a desigualdade entre os homens


.



Seu eu tivesse de escolher o lugar do meu nascimento,
Teria escolhido uma sociedade
De grandeza limitada pela
Extensão das faculdades humanas.

Um Estado em que todos os cidadãos privados conhecendo-se entre si,
Nem os manobras obscuras do vicio,
Nem a modéstia da virtude pudesse subtrai-se
Aos olhares e ao julgamento do publico.

Quisera ter nascido num país em que o soberano
E o povo só pudessem ter um único e mesmo interesse,
A fim de que todos os movimentos da máquina
Tendessem sempre unicamente para a felicidade comum.

Quisera ter vivido e morrido livre, de modo.
Submetido às leis que nem eu nem ninguém.
Pudessem sacudir o honroso jugo que as cabeças mais altivas carregam tanto mais docilmente quanto são feitas para não carregar nenhum outro.

Quisera ter almejado que ninguém no Estado pudesse
Dizer-se acima da lei e que ninguém fora dele,
Pudesse impor alguma que o Estado fosse obrigado a reconhecer porque,
Qualquer que possa ser a constituição de um governo todos ficaria á descrição desses.

Não quisera ter habitado numa república de nova instituição,
Por melhores que fossem as leis que pudessem ter,
De medo que o governo constituído de outra forma, talvez que não a exigida pelo.
Momento não convindo aos novos cidadãos a participarem,

Teria procurado como minha pátria uma feliz e tranquila república,
Cuja antiguidade se perdesse de certo modo na noite dos tempos,
Que não tivesse experimentado senão golpes próprios para
Manifestar e firmar em seus habitantes a coragem e o amor da pátria.

Quisera ter escolhido para mim uma pátria desviada,
Por uma feliz impossibilidade de feroz amor das conquistas e preservar
Por uma posição ainda mais feliz,
Do temor de tornar-se ela mesma a conquista de outro Estado.

Não teria que temer mal algum senão a si mesmo e que,
Se seus cidadãos fossem excitados nas armas,
Seria antes para entreter neles esse
Ardo guerreiro e a altivez de coragem.

Teria procurado um país no qual o direito de legislação fosse cum a todos,
Pois quem melhor do que eles poderiam
Saber que condições lhes convêm
Viver juntos numa mesma sociedade?

Teria desejado um lugar onde eu pudesse escrever uma critica feroz e contundente contra a sociedade moderna,
Onde eu pudesse dá o meu grito de alerta sobre a exploração do homem pelo homem,
Sobre a degradação dos valores éticos.

Teria sonhado um lugar onde eu pudesse escrever uma sátira contra
A sociedade hipócrita e vazia que privilegia somente
O ter, o dominar, o conquista e o meu.
Mas que nunca soube o que é o ser.

Teria pensado em um lugar onde os homens não desrespeitassem a liberdade individual
A bondade e a inocência inatas no ser humano que é ignorada.
Pois se manifesta de todas as formas na natureza, desde que se saiba ver com isenção de vícios e maldades que acabaram sendo privilegiados na sociedade moderna.




                                                ***

A pior escravidão é aquela em que você se torna sem perceber que já estar sendo escravizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais lidas