sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Poema sobre a Pedra rejeitada

.


No Salmo 118:22 fala de uma Pedra.
A Pedra que os construtores rejeitaram e que veio ser a principal Pedra de esquina, Pedra do equilíbrio, Pedra que coloca tudo no arranjo contra a força da gravidade e pelo tudo se apruma, tudo se nivela, tudo se estabelece, tudo se firma.
Sim, ela veio ser, a principal Pedra, isto procede do Senhor e é maravilhoso ao nossos olhos é o que o Salmo diz.
Muito depois, Jesus um dia,  conversando com a liderança judaica  e com o povo lhes propõe uma parábola é termina assim a parábola que assim o rejeitaram.
É uma parábola sobre a rejeição do filho, a rejeição do herdeiro, a rejeição do que tem o poder, a honra e a Glória.
Essa rejeição, e assim Ele fala dizendo a eles, ' Nunca lestes nas escrituras; vocês que me rejeitam, a Pedra que os construtores que são vocês que diz que são os obreiros,  os edificadores, a Pedra que os construtores rejeitaram, porque ficaram com tudo menos com a Pedra que vive, essa veio a ser a principal Pedra angular, isso procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos '. 
Por isso, eu vos digo que o Reino de Deus uns será tirado, e será entregue a outros que produzam respectivos frutos conforme o que receberam, ao invés de negligênciarem tão grande Graça e salvação. 
É a mesma coisa que a gente ler em Marcos 12 quando Jesus falando ao mesmo grupo, diz a mesma coisa...
Ainda não lestes está escritura citando de novo Salmos 118: 22: ' A Pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal Pedra angular, isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos e procuram prenderam por causa disso'. 
Em Lucas a mesma passagem, a gente encontra a mesma fala dizendo: 'Jesus fritando os disse que quer dizer pois o que está escrito: ' A Pedra que os construtores rejeitaram, está veio a ser a principal Pedra angular e todo o que cair contra está Pedra, ficará em pedaços e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
E a gente chega em Atos dos apóstolos no capítulo quatro encontramos no verso cinco em diante mas especialmente no verso onze, quando os apóstolos foram presos e depois foram levados pelo capitão do templo até ao Sinédrio, ao parlamento judaico daqueles dias para serem inquiridos pelos principais sacerdotes e autoridades.
Foi Pedro então, cheio do Espírito Santo, levanto a eles e aplicou de novo o que ele tinha visto Jesus aplicar ao mesmo grupo e lhes diz : ' Autoridades do povo e anciãos no meio do parlamento, visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo, coxo que foi curado na porta do templo e de como ele foi curado, nós somos interrogados por causa da Graça concedida de graça e sem acepções de pessoas, tomem conhecimento disso todos vocês, de que foi em nome de Jesus o Cristo, o Nazareno a quem vocês crucificar-tes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vocês.
Este Jesus diz Pedro agora por mesmo grupo; este Jesus é a Pedra do salmo 118:22, a mesma Pedra que ele disse que era, por isso vocês quiseram matá -lo.
Este Jesus é a Pedra, vocês os desprezaram mas Ele é a Pedra sem Ele, tudo cair, nada se firma, nada se equilibra.
Este Jesus é a Pedra rejeitada por vós religiosos, os construtores, os sábios, os teólogos.
Sim, mas na ressurreição, Deus o validou com a Pedra de esquina de tudo e de toda às coisas. 
E não há salvação em nenhum outro,  porque abaixo do céu, não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importamos que sejamos salvos e ao verem eles no parlamento a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos admiram-se e reconheceram que eles de fato conheciam a Jesus e eram os que tinham andado com Jesus.
Agora, já muitos anos depois, Pedro já velho; escrevendo pros o que eram forasteiros na dispensão de Judeus, no ponto Galácia, Capadócia, na Ásia em Bitínia para esses ele escreve dizendo -lhes o seguinte: ' Despojando portanto de toda a maldade, dolo, hipocrisias e invejas, e de toda a sorte de maledicências, desejai ardentemente como criança recém-nascidas o genuíno leite espiritual, para que por Ele vos seja o crescimento para a salvação, se é que já tendes tido experiência de que o Senhor é bondoso, se é que já tem conhecimento a Graça de Deus. 
Portanto cheguem-se a Ele, que é a Pedra que vive rejeitada pelos homens, a maioria dos homens o rejeitam. 
Mas para com Deus, Ele é a Pedra eleita, a Pedra preciosa.
Também vós mesmos como pedras  que vivem, sois edificados uma depois da outra, casa espiritual para sedes um sacerdócio santo a fim de oferecer-tes culto agradável a Deus por meio do Espírito Santo que habita em vós.
Pois está escrito no salmo 118 verso 22 e ele cita depois, primeiro ele cita Isaías " Eis que põe em Sião uma Pedra angular, eleita e preciosa, quem nela crê de modo algum será  envergonhado".
Pedro sabe disso e fala a esse respeito de que Isaías diz no capítulo 28 verso 16.
Ele diz: " Mas para vós, portanto os que credes, Jesus é a preciosidade,  mas para os que não creem, os descrentes; Ele é a Pedra que os construtores rejeitaram".
Os construtores são antes de tudo aqueles que acham que são os que estão erigido o Reino de Deus,  edificando homens.
Mas rejeitando a simplicidade, a harmonia, o equilíbrio que o Evangelho trás, e é só o Evangelho que nos alinha em Cristo com o tudo, que não complete com a lei da vida em Cristo Jesus. 
A Pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal Pedra angular, a Pedra de tropeço e rocha de ofensa.
São estes que tropeçam no Evangelho, tropeçam na palavra sendo desobedientes.
Agora veja a evolução vendo Salmo, Jesus vem e diz com toda a sutileza aos que ouviam dizendo: " Eu Sou a Pedra que vocês rejeitaram, Eu Sou o centro de equilíbrio do universo que vocês não querem, Eu Sou".
Vocês não acreditam que uma coisa tão ínfima, pode sustentar realidades tão imensas ?. 
Eu Sou essa Pedra que vocês rejeitaram, e vocês apedrejam, e vocês querem derrubar todos os dias.
Depois mais adiante falando às mesmas autoridades a quem Jesus havia se referido, Pedro diz " vocês não leram, (é claro que leram) ele Jesus é a Pedra que vocês rejeitaram, Pedra de ofensa, Pedra de escândalo para vocês religiosos.
E depois já velho e idoso, o que ele diz é isso, convoca usando primeiros a imagem da criança que precisa beber leite, ele viaja até nos colocar na situação daqueles que precisam encontrar o seu lugar de equilíbrio, se deixarem alinhar pelo alinhamento do Evangelho do Espírito de Jesus no amor para se tornarem construções da Graça de Deus nessa vida.
Cada um pode se transformar numa pedra viva e preciosa, eleita e preciosa e nas mãos Dele não lutando contra a Graça cada um pode encontrar o seu lugar de equilíbrio.
—Jesus, por favor, permite que está palavra singela, este ler de certezas do Evangelho, certezas dos Salmos, certezas de Jesus, certezas de Pedro, certezas de todos nós, permite que isto nos confronte às percepções agora.
Nós que estamos na justiça própria, na carne, na presunção, na arrogância, na soberba, na idolatria do nosso ego querendo encontrar o equilíbrio por contra própria, querendo agir como construtores que rejeitaram a Pedra primeira, a Pedra legítimidade, a Pedra do equilíbrio, a Pedra da harmonia que é Cristo, a Pedra que remove a pedra da religião e da incredulidade.
Senhor abre o nosso entendimento para ver que a gente constrói e é derrubado por que a gente nunca constrói sobre a rocha e nunca respeita o prumo da vida segundo o Evangelho. 
A gente não se deixa nivelar por Cristo, por isso as nossas edificações  caiem.
Ajuda a saber que mantermo-nos em pé o trabalho de obediência a harmonia simples do nosso estar em Cristo e ajuda-nos a sermos batizados nesse estar em Cristo aceitemos esse lugar espiritual de equilíbrio, descanso e paz aonde a Tua mão nos ponha é o que eu te peço agora em teu nome Jesus. Amém. 

Postagens mais lidas